Opinião > Viagem ao passado Voltar
Comente este texto
Leia Mais
É só o Brasil começar a pensar em se industrializar que a grande mÃdia vem meter o pau! Folha vassala de interesses estrangeiros!
Xi ! O banqueiro da folha tá p da vida. Esse negócio de estado induzir desenvolvimento da urticária nele. Deve estar fazendo as contas de quanto dinheiro deixará de receber como dividendos. Tava indo tão bem depois do golpe liberal. Os investidores nadavam de braçadas.
Os jornais O Globo, Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo nos últimos dias fizeram ataques aos projetos do governo Lula para o desenvolvimento da economia nacional, que focam na retomada dos investimentos em refino do petróleo brasileiro e de fontes de energia renovável pela Petrobrás. fazem um esforço 'proposital' para descredibilizar a Petrobrás, buscando 'tirar a atenção' do fracasso das privatizações que foram realizadas nos últimos anos no setor de petróleo e gás natural.
Eu so posso deduzir que vcs , grande mÃdia, defendem interesses estrangeiros, sao contra o seu próprio paÃs. Vcs reclamam do baixo crescimento do pais, aà quando o governo propõe uma polÃtica que incentiva a industria, reclamam tambem. Reclamam que o governo gasta muito, ai quando o governo veta a desoneração das empresas, uma medida que nao trouxe empregos, e uma medida necessaria parabo governo arrecadar , vcs reclamam. Vcs estao a serviço dos EUA, das grandes corporações so pode
Se dependêssemos da opinião dos jornais, que é um amplificador da opinião do mercado que é um interessado direto em multiplicar patrimônio através do mercado financeiro e lucrar com venda de combustÃvel importado; o Pré-sal não existiiria e a Petrobras já teria sido vendida. Diga-nos, quem mais ampliaria o refino no paÃs, o mercado? Rs No mais, é preciso provar a viabilidade econômica e estratégica do empreendimento, reforçar a governança e compliance para evitar desvios e má gestão.
O senhor Godinho deve ser um importante PhD em economia para chamar Otto Von Bismarck de idiota.
O editorial é ideológico e panfletário, não se ateve ao exame das evidências: o de um projeto paralisado. Não investigou o custo benefÃcio, quando concluÃda a obra, dos investimentos orçados versus o aumento da produção esperado. Fico à s vezes pensando que é um estagiário preguiçoso que escreve tais editoriais, não pesquisa, não faz perguntas à s pessoas responsáveis, sai escrevinhando.
Lula mostrou que sabe lidar rejeição (ainda latente) e o fracasso mais não aprendeu que determinadas situações nunca serão ultrapassadas e que tempo age apenas como anestésico dos erros do passado.lembrado que a margem de manobra é pequena ou não existe.
Folha de SP: Um jornal colaboracionista.
É impressionante como a FSP se transforma cada vez mais na principal representante da elite do atraso. Rancorosa e sempre contra o avanço do paÃs. O ideal para ela é sermos eternos exportadores de commodities.
Parabéns pelo Editorial.
Só falta o Lula chamar o Zé Dirceu para ministro da casa civil!
Não vai demorar muito. STF abriu inquérito contra Moro e procuradores sobre delação de Tony Garcia. Nessa delação ele diz que foi obrigado a prestar testemunho falso contra o Ex-ministro José Dirceu. Fato que resultou em uma reportagem sensacionalista na revista Veja. Vamos aguardar.
Não vai demorar muito. STF abriu inquérito contra Moro e procuradores sobre a delegação de Tony Garcia. Nessa delação consta que ele foi obrigado a dar testemunho falso contra o ex-ministro José Dirceu, o que motivou uma reportagem sensacionalista na revista Veja. Vamos aguardar.
É o efeito colateral do STF ter dado liberdade condicional ao Lula. Está certo que foi o jeito de se proteger do Bolsonaro, mas o paÃs todo vai pagar as consequências. O cara tem deficiência intelectual aguda.
E a sua eh crônica.
O STF e outros tribunais anularam os processos contra Lula por falta de provas e outras tantas irregularidades. Moro e Dallagnol institucionalizaram a corrupção, as provas são abundantes. Eles terão que acertar contas com a justiça. Uma coisa é fazer acusações nas redes sociais, na mÃdia, outra é ter provas para anexar nos autos.
Neil, quem elegeu o inelegÃvel foi Moro. Condenou Lula sem provas. Logo após a eleição foi premiado com o cargo de ministro.
O lula elegeu bolsonaro em2018 que o retribuiu o elegendo em2022. E lula também elegeu o seguidor de bolsonaro em São Paulo: com o mesmo candidato.Votei para lula, pela primeira vez na vida, dois turnos, pelo meio ambiente e por aquilo que nem ele, lula, nem o bolsonaro, tem: amor pelo Brasil.
Viagem ao passado é vender commodity bruta e importar industrializados. A Mais ou menos 500 anos que o Brasil segue essa receita "nova". Continuar vendendo petróleo bruto pra comprar 1/4 do combustÃvel consumido no Brasil é o sÃmbolo de um paÃs colônia. IncrÃvel os "sábios" e financistas distorcerem os fatos a tal ponto que é preciso um Lula para se dizer o óbvio.
A Folha faz a festa dos apologistas do mercado financeiro com editoriais como esse. O capitalismo tupiniquim não consegue sair do chão por conta própria e não quer que o Estado invista no desenvolvimento, pois assim, como está, os mais ricos vão triplicando suas fortunas e dominando o Congresso para manutenção de seus privilégios. Mais um importante documento de opinião para a história conferir posteriormente como nossa elite é perversa.
O paÃs necessita se industrializar, deixar de ser apenas um exportador de grãos e de matéria prima. Um paÃs agrÃcola e extrativista, sem nenhum desenvolvimento tecnológico, sem empregos, sem pesquisas, sem trabalhadores qualificados.
A elite e a Classe polÃtica. Quem votou para o fundão de quase dez milhões ,num paÃs paupérrimo,demonstra ser perverso.O Brasil existe apenas para sustentar polÃticos e poderosos.
Quando o pré-sal foi anunciado por Lula, a grande mÃdia, Folha inclusive, escreveu inúmeros artigos e editoriais semelhantes a esse afirmando que tudo não passava de delÃrio e propaganda politica de Lula. Hoje o pré-sal já responde por 78% da produção da Petrobras. Em relação ao refino, o Valor informa que de 2020 a 2022 a importação de combustÃveis teve um aumento de singelos 215,17%, mas para a Folha é “um absurdo” investir em refinarias. Absurdo é atender apenas aos interesses estrangeiros!
Os especialistas ouvidos pela Folha diziam que não era possÃvel chegar ao pré-sal. Se fosse possÃvel, não seria viável economicamente. E se fosse viável, o petróleo seria de péssima qualidade. Valeria mais a pena importar.
O L vai repetir mentiras até que os ignorantes acreditem que é verdade . Não foi ele mesmo que disse orgulhoso na Europa que haviam 25 milhões de crianças nas ruas do Brasil ? Tem orgulho de mentir e já disse que polÃtico tem que mentir . Cabe ao TCU acabar com a farra nesta refinaria . E a Folha usar o adjetivo certo que é mentiroso .
O Lula foi o único polÃtico, até então, a ocupar o cargo de presidente pela terceira vez. Não é pouca coisa. Trata-se de um lÃder mundial. É respeitadÃssimo lá fora.
O lula só engana os pseudos intelectuais que não sabem pensar. Torra dinheiro público em propaganda autopromocional para iludir os incautos.
Tem gente, muita gente que acredita em fake news.
Alibabá mudou a historia e se aliou aos quarenta? E a história mudou de nome, Os quarenta e Alibabá, forever...
Otto von Bismarck ao ser perguntado porque copiou o modelo econômico do Reino Unido, então o paÃs mais rico do mundo, respondeu que gestões inteligentes copiam as das nações que deram certo. As nações medÃocres eram as que só aprendiam errando, e as idiotas não aprendiam nunca.
A caixa preta da Lava Jato um dia será aberta. Por enquanto ficam os questionamentos: qual o interesse de Moro em destruir as nossas empresas de ponta, que mostravam competitividade no exterior? Será mesmo que seu objetivo era apenas com a corrupção? Será que ele tinha capacidade intelectual para levar uma empreitada desse porte até esse desfecho final?
Nada mais medÃocre e idiota do que ficar copiando receitas de desenvolvimento importadas
E os mega dividendos, mais de 200bi distribuÃdos em 2022. Ninguém fala?
O grande medo das petroleiras multinacionais sempre foi uma eventual parceria comercial entre Petrobras e Pedevesa. O resto é conversa pra boi dormir.
A Pedevesa só exporta petróleo crú pq suas refinarias se deterioraram, por falta de manutenção. O que a PB ganharia com uma parceria dessas?
Seria, como já é, um calote garantido.
Interessante que ninguém cobra do setor público prestação de contas e punição pelos bilhões desviados. A iniciativa é um incentivo à repetição dos malfeitos. "Accountability" é termo desconhecido por nossos burocratas e, sobretudo, polÃticos.
Toda esta ironia barata não esclarece porque o orçamento desta refinaria foi estouradas múltiplas vezes. E onde a grana foi parar.
Lula deveria armar um circo em frente a sede do governo para falar bobagens com seus apoiadores, distorcer os fatos, mentir, atacar jornalistas e jornais. Ou então passear de lancha ou jetski, ou fazer motociatas. Que chatice, o cara só pensa em trabalho !
Com retomada de refinaria e plano de Mantega na Vale, Lula revisita velhos erros ou os acertos do passado que foram interrompidos por interesses de outros governos?
Uma tÃpica discussão perde -perde , o paÃs vai continuar importando Diesel, 70% da producão da Rnest é diesel de alto padrão. A cada ano sem o trem2 da refinaria deixamos de refinar em torno de 38 milhões de barris de óleo , já se foram 9 anos, façam suas contas ......
Gente: então vamos deixar a refinaria feito uma reencarnação da Transamazônica ou da ferrovia do aço? Já que se começou, que se complete. Quanto a interferência estrangeira o heroi Moro tinha ligações bem profundas com o Departamento de Justiça dos EUA. Por que este departamento estava tão preocupado com a corrupção em Pindorama? Zelo pela moral e bons costumes?
Quem sabe a próxima vai ser a volta da reserva de mercado da informática.
Para não ter PC carÃssimo com soldas frias e programas piratas. Atrasou o paÃs em uma década. E muitos pic aretas ganharam muito vendendo lixo.
É porque não?
Sertissimo editor. Vamos desperdiçar 18 bilhões e deixar a refinaria inacabada, afinal, será uma grande economia de dinheiro. Vamos continuar importando diesel da Rússia, assim, quando Putin entrar em guerra com a OTAN, movimentaremos os nossos veÃculos com cuspe. Guido, foi o ministro do pleno emprego, e o governo Dilma entrou em crise, quando apoiaram Aécio Neves, somos milhões de Cunha, e conje Marreco. Para destruÃrem o PT, destruÃram o paÃs e elegeram Bolsonaro. Não aprenderam nada???
A Folha não está nada preocupada com interesses da nação. É uma empresa de mÃdia controlada por capital financeiro . Portanto o interesse é ganho financeiro e não de produção industrial.E todas empresas de mÃdia devem muito. Então um editorial deste não serve pra nada.
Excelente comentário. A folha não faz apenas lobby, ela conspira diuturnamente contra o desenvolvimento do paÃs, visando os interesses de seus financiadores. Como você disse, destruÃram o paÃs e elegeram Bolsonaro. Mas acho que aprenderam que podem dar golpes e multiplicar seus rendimentos.
Elites brasileiras, como diria Tallerrand sobre as cortes espanholas não aprendem nada nem esquecem nada.
Será que o tom de um editorial anônimo deve ser esse num assunto sujeito a tantas controvérsias? Ninguém duvida de que houve corrupção na Petrobrás. Ninguém nega que o preço da Abreu e Lima multiplicou-se. O problema todo está em saber se é ou não necessário o Estado brasileiro ter controle sobre o setor de petróleo. É o que defendem pessoas como o Ciro Gomes, por exemplo, com bons argumentos. Ninguém precisa ser neutro. Mas, se não estiver assinando o que escreveu, deve ser mais sóbrio.
Cartel de empresas descoberto pela PF foi totalmente descaracterizado pelo trabalho politico perpetrado por juÃzes, promotores e pela velha imprensa.
Uma caracterÃstica notável do presidente Lula é não se deixar influenciar pela imprensa corporativa. A folha participou do golpe na presidente Dilma, que colocou um lobista na Petrobrás que multiplicou por 3 o preço da gasolina e explodiu a inflação. E depois assistimos ao butim da empresa que distribuÃa mais dinheiro do que o total do lucro. Assistimos também a privatização das refinarias, alegando o benefÃcio da concorrência e depois o despejo de joias. Tudo apoiado pela folha.
A imprensa corporativa sempre foi contra a Petrobras, desde sua criação, e por interesses alheios.
Editorial correto. RidÃculo mesmo é ouvir que o departamento de justiça americano estava dirigindo a justiça e os tribunais brasileiros, STF inclusive. Estagnação permanente. A economia não avança olhando só no retrovisor.
Números : Nos 9 anos de adiamentos da conclusão do trem 2 da Rnest, deixou-se de refinar no paÃs uns 340 milhões de barris. Com o petróleo a US$ 80,00/ barril, especialistas estimam que a cada barril de petróleo refinado no PaÃs, versus exportação do óleo bruto, chega- se a agregar lÃquido em torno de US 12,00 por barril , logo sem considerar segurança energética, empregos locais, impostos ...etc perdeu- se algo de U$ 4,1 bilhões (outros ganharam). Brasil não é para amadores!!
Porque tanto mimimi? O paÃs precisa de mais diesel, faz sentido a BR investir na produção. Esse negócio todo parece mais é uma briga por dinheiro e poder. Outra coisa, é fato que os americanos fizeram de tudo para prejudicar a Petrobras e as empresas de engenharia brasileiras. Por sinal, o governo americano faz esse jogo sujo no mundo inteiro.
O que interessa o que a Folha pensa!
Lula foi ao canteiro de obras e se pôs a proferir falsidades. Tenha coragem FoLha e diga que o Lulad é mentiroso! Será que esse dia chegará?
Lu la é chamado de men ti roso pela mi dia corporativa desde que surgiu como lÃder sin di cal, e no entanto está aà reconstruindo o paÃs em um frente ampla.
Acho que existem tantos outros problemas que esse editorial rançoso e requentado poderia se ater e qualquer pei do do Lula lá vem o que FSP pensa. E a desoneração? Qual a opinião? A já sei. Pra vcs o governo pode “investir” mas quando destina para educação, ciência e tecnologia é gastança.
Brasil um pais sem futuroÂ…Â…..e sem passado
Chora fsp. É difÃcil acreditar que a fsp e seus editores tenham aprendido algo com seus erros passados em apoiar golpes de estado e pretensos super herois que nada mais queriam alem de implantar um regime de extrema direita no paÃs.
O Lula está bem assessorado. A Folha está com saudade do Guedes, do inelegÃvel, do Temer, dos generais de 64.
Aliás continua dando espaço para ex-herois em atividade.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > Viagem ao passado Voltar
Comente este texto