Mercado > Brasil perde voos 'low cost' para Europa e segmento se concentra na América Latina Voltar
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Onde estão estas low costs que eu nunca vi? A verdade é que o preço é praticamente tudo igual se vc considerar as bagagens e assentos. Quem faz um vôo internacional só com uma pequena mochila? As mesmas empresas , latam, etc... praticam preços mais baratos em vôos internos em outros paÃses da américa latina. Imaginem o quanto de potencial turÃstico perdemos por causa desse lobby dessas empresas aéreas.
O maior problema para o Brasil decolar é o Lule gastando muito e o prognóstico de queda nas arrecadações.
O modelo de "low cost" não se adapta a voos de longo curso. O próprio artigo fornece as razões para que isto aconteça- a separação de custos entre a viagem, propriamente dita, e outros serviços como transporte de bagagem e refeições. Acontece que, num voo de longo curso, os passageiros precisam de se alimentar, durante o voo, e necessitam de bagagem de porão para estadias maiores. Além disso usam o mesmo modelo de avião ( 737, A320), fazendo grandes encomendas com grandes descontos do fabricante
Só há um jeito de baratear passagens aéreas: diminuir o preço das aeronaves e/ou baixar os juros. Alguém, (ou uma empresa de leasing) que tenha 500 milhões de reais, pode ganhar 70 mil reais por dia no mercado financeiro, já desconsiderando inflação. Para comprar um Boeing 737 com esse dinheiro para fins de arrendamento, com a trabalheira envolvida, vai quer uma diária bem maior da companhia aérea.
Reportagem fraca, que não fala dos trajetos internos que deveriam ser o foco do transporte aéreo no Brasil, um paÃs gigante e que tem muitos aeroportos subutilizados. Qual é o verdadeiro problema? O lobby das três principais empresas aéreas Gol, Latam e Azul, que impedem a operação de outras de menor preço de passagem. Enfim, a reportagem é fraca, raza, precisa estudar mais para escrever um texto com os reais problemas que impedem que brasileiros viajem de avião.
O que seriam os tais custos de judicialização? Se uma empresa vem à um paÃs tem que cumprir as leis do mesmo, não é? Querosene caro? Onde é mais barato? Poderia ter explicitado isto. Para mim, pagamos tudo muito caro não por estes fatores, mas sim por quê os empresários nos enxergam como uma eterna colônia de exploração. O negócio aqui é nos esfolar vivos. Nossa mão de obra é barata, mas pagamos preços até acima de economias desenvolvidas. É o lucro Brasil, não o custo Brasil o problema.
Ótima análise.
Perfeito!
Perfeito o seu comentário. Eu estou aqui no aguardo do post do meu comentário, enviado para mediação não sei absolutamente porque. O problema não são custos e judicializacao, o problema é um cartel fechadissimo que opera com o sinal verde da ANAC. Como exemplo, dia 16 de janeiro, tive de pagar aproximadamente 5734,00 por uma passagem sdu-cgh-sdu. É inconcebÃvel, uma extorsão, legalizada pela República Bananeira.
CertÃssimo, fica a impressão que só há impostos no Brasil e que os insumos só sofrem altas aqui. Falar em salário então é piada. Com encargos um salário mÃnimo chega a 500 dólares.
Interessante, não se comenta nada sobre o cartel, já que não é livre mercado, mas sim livre cartel. Preços estratosfericos e arranjados entre as companhias. Semana passada um voo SDU-CGH-SDU me custou R$5734,00. E a ANAC, claro, não faz absolutamente nada. Serviços péssimos, cobrança absurda por penduricalhos, preços cartelizados. Enfim, a cara do capitalismo ultra liberal pós-moderno e pós-selvagem.
Conversa pra boi dormir. Como disse um leitor, qual é a empresa brasileira que não seja low cost? Todas são. Ganham um absurdo com um produto que só sobe de preço a cada dia. O governo deveria investir em estradas com qualidade e deixar as aéreas quebrarem.
O problema de custos da aviação não é novo. Se arrasta desde os anos 80 e foi uma das coisas que fez a Varig ir pro espaço. O preço do QAV não é um problema novo. Não entendo por que não se pode arrumar uma solução para esse setor. É muito foco no agro e nada para indústria e serviços.
Muita ladainha, na verdade todos querem benesses governamentais, exemplo: qual o custo do querosene por litro na Europa e no Brasil? Não levantou isso. Então a pesquisa ficou capanga, e outra coisa, qual cia aérea não cobra despacho de bagagem hoje, se isso for critério pra definir low cost das demais, todas são low cost então, mas só no serviço pois o preço é exorbitante em todas.
Boa reportagem mas Faltou preços comparativos no texto. 70 euros foi o que paguei por 2 trechos em abril de 2023 entre Lisboa e Paris, cerca de 1600 kms. Em junho do mesmo ano repeti o trajeto e paguei o mesmo valor. Pela mesma distância não se encontra preços semelhantes no Brasil. Não existe explicação razoável.
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