Poder > MST chega aos 40 alterado, com desafio de renovação e sob cerco bolsonarista Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2
Folha de São Paulo achando que somos bobos , reportagem enviesada , a injustiça social continua imensa , sinceramente vou cancelar minha assinatura
Vá para a página do PT ralhas, lá só tem elogios.
A matéria critica a tática de pressão e tenta provar que o MST não faz mais sentido, que é anacrônico diante da modernização do agronegócio. Errado. A reforma agrária ainda cabe no Brasil, que tem muita terra não aproveitada; serve como incentivo para pequenas propriedades familiares e sistema cooperativo; serve para redistribuir a produção de alimentos em cada região e estimular a agroecologia; é fundamental para fixar a população no campo com melhores condições de vida e menos desigualdade.
Hamilton, concordo contigo. mas, fazendo uma analogia a parabola do bom samaritano, todos os governos passam ao largo do agricultor espancado a beira da estrada, que geme aflito por um pedaco de chao.
Concordo com quase tudo, se não fosse a partedas invasões. Nada pode ser feito na marra. Assim como o 8 de janeiro invasões não podem ser permitidas. Tudo deve passar pela polÃtica democrática
O jornal faz um longo e unilateral texto sobre um movimento de ação social tão complexo como a MST sem ouvir um único representante do movimento. Chegou até a ouvir um lÃder dos ruralistas, e no mais fez pesquisas no Google.
Inaceitável nos dias de hoje é a liberação de mais veneno pra nossa alimentação, o que o mundo rejeita, nós comemos.
A ex ministra mente. O agro é o maior responsável pelo desmatamento e pelas alterações climáticas no paÃs. Também é campeão no uso de agrotóxicos, envenenando nossos rios e alimentos. Por fim, não é independente do governo. Se vale do plano Safra e paga pouco impostos qdo exporta seus produtos.
Muitos se esquecem que o MST não toma terras de ninguém, afinal no estado de direito isso só pode acontecer após decisão administrativa ou judicial, realizada pelo Executivo ou Judiciário. E as regras de destinação de terras para reforma agrária são muito claras, sugiro que consultem o site do INCRA. O que faz o MST é somente cobrar a realização da legislação. E engana-se a Ex-ministra em dizer que não há mais terras improdutivas para o movimento, pois também não são só elas.
Como dizia o Xuxu (quer voltar a cena do crime) antes de abraçar o Descondenado "invadiu vai ter que desenvadir", nada a ver com o bolsonarismo (coisa nova) e sim com o direito constitucional da propriedade. O agro hoje e o maior negócio do Brasil, doa a que doer. Se quiserem ser vÃtimas dos enroladores chefes invasores petralhas, boa sorte.
Que otimo terminar o domingo e ler um texto fantastico desses. Bah!
O seu discurso tem tudo a ver com o inominável, já que você não passa de um serviçal.
Coloque em liquidificador: fascistas, milicianos, neonazistas. Teremos o produto hoje conhecido de bolsonarismo. É contra este produto que a democracia brasileira terá que se impor se quiser só reviver. Não é só o MST, é a democracia do paÃs.
Aos Alexandres da hora: se cuidem com o abismo na beirada da Terra. Como lhes ensinou Olavo de Carvalho, a Terra é plana. Se cuidem.
Jkkk acho que você quis dizer petismo. Nada mais fascista do que a esquerda (vide Giovanni Gentille), de Stálin a Mussolini, passando por Mao e pelo partido social nacionalista alemão. Todos dentro da mesma metodologia, mesma aproximação. Por que nossos oligarcas de esquerda seriam diferentes?
"Se quiser sobreviver"
Só em escrever o que você escreveu, você não é um democrata.
O mst não tem cnpj, não é registrado em qualquer órgão, não tem sede, não tem cpf com qualquer responsabilidade, então não existe, só tem meia dúzia de criminosos invadindo o que não é seu .
Criminosos são os golpistas de extrema direita e o seu adorado miliciano ladrão de joias.
Mas tem padrinho no planalto! Uma tradição jagunça de nossos oligarcas.
O MST defende teses anacrônicas e obtusas. Apenas um exemplo: o MST chama o agronegócio de latifúndio (sendo que o agronegócio utiliza tecnologia de ponta e alimenta 1 bilhão de pessoas). Nesses 40 anos o MST se destacou apenas pelo uso da violência; em geral caracterizada pela invasão de propriedades e destruição de benfeitorias. Infelizmente as instituições do estado agem com extrema leniência com o MST e seus inúmeros criminosos ficam impunes.
Claro que numa reportagem desta f ol ha é que você não vai encontrar os destaques objetivos da importante e incrÃvel contribuição do MST. Mas, se quiser, procure que logo você vai ficar no mÃnimo surpreso!
Uma fazenda invadida, quebraram o curral de madeira pra fazer lenha,quebraram uma casa de mil metros quadrados e levaram tudo, até os vasos sanitários, destruÃram o campo de futebol, a piscicultura, a suinicultura, construÃram casas a beira rio, o que é proibido, não obedeceram os trinta metros, abandonaram as seringueiras e o incra pagou os donos, um décimo do valor venal. Absurdo.
"Tudo tem seu tempo determinado " - Eclesiastes cap. três . o tempo do mst e do pt acabou . o mundo se renova . Hassim camiña a umanidade .
O que o MST faz é Ocupação! Não invasão. Eu sei que a qualidade do texto vem de um viés para aguçar a conveniente ignorância. Nesta guerra pelos corações e mentes, o que valeu sempre neste tema foi desinformar. Os caras fazem uma reportagem sobre 40 anos do MST e colocam uma fala da ministra fascista do bozo e nenhuma de um integrante do movimento. Lamentável.
Alexandre Cunha, quem trabalha debaixo de sol e chuva é o pequeno agricultor, que não faz parte do agro. O agro desperdiça água, derruba florestas e contamina tudo com agrotóxico.
Alexandre, seus argumentos não convencem a ninguém...
Oh fava, até o lugar aonde você mora era terra indÃgena, você mora na roça?, o agricultor que mais preserva no mundo é o brasileiro, de vinte a oitenta por cento de reserva ambiental, procure se informar melhor, se alimentou ontem , agradeça a um sofredor, que trabalha no sol , na chuva e não no ar condicionado com secretárias servindo café, aliás,tem noção da cadeia produtiva do café?
Exatamente. Existe uma diferença bem clara entre ocupar, que é apenas um ato de manifestação em que você não pede a posse dessa terra em que se está instalado, mas de outra que cumpra os requisites da legislação para reforma agrária; e invadir , que é o que o grande produtor faz em áreas de proteção ambiental ou áreas indÃgenas.
Como vai entrevistar uma coisa que não existe oficialmente, invasão e ocupação é a mesma coisa, é crime. Conhece a constituição?
Senadora, o agro (e a pecuária) recebem incentivos a perder de vista e pagam poucos impostos em comparação a seus lucros. O brasileiro que rala dia e noite e até aposentados ajudam a bancar a vida luxuosa dos exportadores do agr (agro pop aonde?). O BR merece uma reforma agrária justa, não é possÃvel o agro alegar ser o motor do Brasil e termos 125 milhões de brasileiros vivendo em situação de insegurança alimentar.
Tereza Cristina dÃz que agro está independente, onde? Mais de 540 bilhões emprestados a juros menores pelo governo é um privilégio que a indústria não tem.
Os Alexandres, como todo serviçal de miliciano, no lugar de argumentos exibem mentiras dos grupos de tiozões de whatsapp.
Paulo, mostre a prestação de contas e eu acreditarei em papai noel. Mais um exemplo de corrupção.
Alexandre Cunha, deixe de fake news: o financiamento de obras para outros paÃses foi através de contratação aqui, tanto que o governo conseguiu o fato inédito de emprego pleno, jamais alcançado em outra época da história do paÃs.
O bndes também empresta com juros subsidiados para todos os projetos bem feitos e com possibilidade de retorno, empresta até para Cuba, Venezuela,Angola e outros, leve seu projeto lá.
A indústria consegue subsÃdios na sudene , sudam e banco do nordeste. Os agricultores pegam dinheiro para plantar e depois pagar. Não é de graça, sem alimentos ninguém vive.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Poder > MST chega aos 40 alterado, com desafio de renovação e sob cerco bolsonarista Voltar
Comente este texto