Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Joel Junior Cavalcante

    Importante essa questão. Somos uma sociedade alcoólatra, que cultua a bebida. Naturaliza-se a relação abusiva em festas familiares e outros espaços de sociabilidade. Deixamos de ser uma sociedade tabagista, como você bem apontou, Tânia. É importante agora pegar um caminho, meio termo, para um consumo racional do álcool. A saúde pública, o trânsito e as relações familiares agradecem.

    Responda
  2. Gustavo VB Farias

    Você poderia estudar mais sobre abstinência alcoólica e conversar com quem entende antes de uma proposta tão ingênua como essa.

    Responda
    1. Tânia Nogueira

      Meu caro, quem tem problema de alcoolismo precisa de tratamento médico. Para esses, o Dry January tampouco funciona.

  3. JO ALMEIDA

    Eu já cheguei a emagrecer cerca de 12 kilos tomando vinho seco, eu amava beber, até que tive consciência que era alcoólatra e hoje estou a cerca de dois anos sem álcool, sim existe vida sem álcool foi difícil nos primeiros doze meses, agora chegando aos 24 meses estou feliz e em paz O. Existe vida sem álcool.

    Responda
  4. Gabriel Moura

    Eu já fiquei 16 anos sem beber. Depois disso, nunca mais tento.

    Responda
  5. Christian Baines

    Por enquanto, estou conseguindo: nada de álcool desde o dia 1o janeiro. O plano é seguir assim até fim de junho. A ver se consigo... O mais duro tem sido ficar sem aquela taça de vinho branco gelada, seja no almoço ou no jantar...

    Responda
    1. Guilherme Canton

      Meus pêsames.

  6. Juliana Andrade

    Fiquei os primeiros 6 dias de janeiro sem beber e senti uma melhora geral... Voltei a beber, em menor quantidade, e com mais consciência. Ótimo teste pra Março Mais Seco. Bora.

    Responda
  7. Wilson Junior

    Conheço muitas pessoas que não bebem durante a quaresma mas exageram no resto do ano, eu vou bebendo sempre um pouco.

    Responda
  8. Regina Fonseca

    excelente! Parabéns e obrigada por compartilhar.

    Responda
  9. marcos fernando dauner

    Honestamente - Não vejo nenhum pecado em beber vinho no jantar de sexta feira e sábado (em casa, evidentemente) . Eu bebo vinho desde os treze anos e estou com sessenta e cinco .

    Responda
    1. marcos fernando dauner

      concordo contigo, Galdino . Infelizmente não tenho netos . Mas , vamos levando a vida . Nenhum fanatismo é bom .

    2. Galdino Formiga

      Bebemos vinho em casa, eu e a esposa, em média três vezes por semana e no máximo uma garrafa. Conversamos muito sobre o passado profissional, finanças, viagens, filhos e netos. Enfim, sobre a vida. Gostamos muito.

  10. JOS LEANDRO

    eu tomei três latinhas de cerveja na noite de natal e não mais! tenho passado minhas noites na companhia de Deus. fazer amigos é bom, mas é perigoso! Deus não é perigoso! melhor ter um amigo próximo do que um irmão distante, então, vou até à minha janela para conversar com o Insondável Senhor Todo Poderoso. apresento a Ele os tantos problemas que existem no brasil. O homem-gabiru saiu das páginas do livro "geografia da fome" de josué de castro e se espalhou por todo o país! Ovelhas sem pastor!

    Responda
  11. Teodoro Vieira Novo

    Excelente reflexão, Tânia! Importante encontrar a moderação e um bom motivo para manerar no consumo do álcool.

    Responda