Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. ULISSES ANTONIO DE ANDREIS

    Falsos dilemas nos assolam como aquele que opõe as "raízes sociais da miséria" e o "prendo e arrebento". Ninguém nasce para ser traficante ou garimpeiro ilegal. Este é um abandono de séculos, em prol de um restrito grupo. O que acontece, hoje, na região norte do país, não é incompetência. É um projeto. O Estado tem de apresentar e implementar com urgência um projeto integrando segurança pública e politicas sociais, antes que tal situação seja irreversível. Se já não o for.

    Responda
  2. Paulo Araujo

    E a índia ministra, que anda pelo mundo fantasiada de pavão e paga com dinheiro público faz o que? Já está lá há 1 ano e a coisa continua igual era no governo passado.

    Responda
  3. Artur Carmel

    Zoneamento Estratégico da Amazônia Já. Não tem solução. Claro que tem. O Estado brasileiro tem que assumir o controle da região e deixar de ficar passando pano na situação e usando-a demagogicamente.

    Responda
  4. João Vergílio Gallerani Cuter

    Só discordo do último parágrafo. Se há solução para o problema, ela é para ontem. Daqui a 10 anos, os índios estarão mortos e o narcotráfico terá dominado completamente o Estado. É preciso mudar radicalmente nosso modo de pensar certas questões (drogas, exploração da AM) e ter coragem de reformular soluções que não dão certo há 50 anos porque não podem mesmo dar certo nunca em lugar nenhum. Ainda mais na Amazônia. Há 20 milhões morando lá. E morrendo lá. Aos montes. Excelente artigo!

    Responda
  5. José Cardoso

    Se é verdade o que a colunista diz sobre o apoio das populações locais ao garimpo, não há solução. Serão sempre eleitos representantes favoráveis a essa atividade.

    Responda
  6. Raymundo de Lima Lima

    Como eu gostaria de Lygia Maria, colunista da FolhaSP, usasse pelo menos um olho para olhar este tipo de assunto escolhido por Camila Rocha. Mas, como dizia Fernando Pessôa, há pessoas com alma pequena que jamais vai enxergar mazelas como a do garimpo ilegal e destruidor do meio ambiente.

    Responda
  7. Alberto A Neto

    A trilogia "A Guerra", "A República das Milícias" e "Fé e Fuzil", não deixa dúvida da ascensão e hegemonização do crime organizado, com o surgimento dos "traficrentes" e das "igrejas do capetal" em todos os municípios com mais de 400.000 habitantes. Sem falar do "novo cangaço". Talvez o país tenha alcançado o 'status' de "Narco-Estado"; uma vez que não resta dúvida de que há nos estados uma "conciliação por baixo". Com as lideranças das grandes facções para lograr alguma ordem nas periferias.

    Responda
  8. eli moura

    o ouro do garimpo pode ser usado como lavagem de dinheiro com drogas, mesmo com baixo teores e produção que talvez não fossem economicos, a lavagem torna esta atividade atrativa. A atividade está sendo feita sob a omissão das autoridades legais, motivadas ou não, e pior, para viabilizar o narcotráfico, ou seja, a extensão dos estragos é muito maior que com nossos indigenas, matas e rios, chega aqui na periferia, com mortes de meninos pobres, pardos e pretos.

    Responda
  9. eli moura

    o ouro do garimpo pode ser usado como lavagem de dinheiro com drogas, mesmo com baixo teores e produção que talvez não fossem economicas, a lavagem torna esta atividade atrativa. A destruição dos povos indigenas, da mata, dos rios nao seria para produzir riqueza nacional, por

    Responda
  10. antonio brito

    Artigo. BEm fundamentado, coloca o dedo no lugar certo.

    Responda
  11. MARCO ANTONIO POLISELI

    Se pelo menos os números estivessem se mantido, mas com o atual governo as mortes aumentaram e o governo mandou parar de divulga-los. Só fazer os contas

    Responda
  12. Bruno Sebastião Neto

    Narcogarimpo, politica e genocídio yanomami ,no titulo faltou colocar Bolsonaro, o chefe de toda essa máfia !

    Responda
    1. Artur Carmel

      Foi, não foi...O garimpo ilegal começou com Bolsonário..

  13. MATILVANI MOREIRA

    É preciso paciência! Em breve o Lulad, a Marina, a Nísia, o Silvio, o Dino e a Sônia resolveram tudo isso! A FoLha sempre procurando atrapalhar o melhor governo da história! Nós do cercadinho do Lulad temos que dizer que não existem garimpeiros no Brasil!

    Responda
  14. Ricardo Lobo

    Onde estão (estacionados) o contingente das forças armadas? Conspirando para o próximo golpe? Já está na hora de mostrarem um serviço verdadeiro para a nação brasileira.

    Responda
  15. roberto foz filho

    Enquanto isso continuamos com a maioria dos quartéis no Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

    Responda
  16. Gaya Becker

    Interessante o miliciano defender garimpeiros e desconhecer totalmente os tra fi cantes de co ca ína que são parceiros de cri mes na Amazônia. Nem ele, nem o exér ci to dele que deveriam fazer a defesa daquela região...

    Responda
  17. Raul Cunningham

    Apesar do que o artigo mostra, em razão da “sabedoria” política dos atuais detentores do poder não há perspectivas de melhoria a curto ou longo prazos.

    Responda