Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Luiz Walter Corsetti Doederlein

    O Rebelo parece que está um tanto senil, mas nem por isto deixo de achar seu projeto apropriado. Estamos numa terra de macaquices. Recuso-me a entrar numa loja que põe na vitrine "sale", "off" e semelhantes.

    Responda
  2. Paolo Valerio Caporuscio

    Por acaso o secretario tem conhecimento do assunto da pasta que ocupa???

    Responda
  3. José Augusto Bernabé

    O que esse ex petista fizer eu assino em baixo, sempre foi um dos poucos honestos nos governos do Barba.

    Responda
    1. Marcio Neves de Barros

      O cidadão aí precisa ser mais informado, Aldo Rebelo nunca pertenceu ao PT. É a velha ignorância bostominion de propagar fake news e generalizar tudo. Muda o disco!

    2. José Roberto Pereira

      Chega de reproduzir tudo que o Telegram do Carluxo diz. Cansativo demais.

  4. Júlio Cezar B Silva

    Aldo Rebelo só entende de bajular militares; virou uma espécie de mascote exótico da extrema direita. Cada um encontra o nicho que lhe cabe.

    Responda
  5. Roberto Gomes

    Sugiro a leitura do livro Estrangeirismos - guerras em torno da língua, escrito por quem realmente entende do assunto: profs Carlos Faraco (UFPR), Pedro Garcez (UFRGS), Ana Maria Zilles (UFRGS), Marcos Bagno (UnB), John Schmitz (Unicamp), José Fiorin (USP), Sirio Possenti (Unicamp) e Paulo Coimbra Guedes (UFRGS).

    Responda
  6. Alexandre Cunha

    Homem sério, coerente, patriota, e lógico, com ideias excelentes.

    Responda
    1. Paolo Valerio Caporuscio

      KKKKKKKKK , quanta imaginaçao.

  7. Marcio Neves de Barros

    Eu sinto um tremendo nojo quando vejo tais palavras nas lojas. É a prova da aculturação estadunidense que impera no país.

    Responda
  8. RENAN OLIVEIRA DE ARAUJO

    Discordo de absolutamente tudo do Sr. Aldo Rebelo. No entanto, esse projeto é corretíssimo e deve sim, ser debatido e transformar em lei. Nossa Língua Portuguesa é riquíssima e sofisticada em sua morfologia. Já não chega o eufemismo corporativo de substituir funcionário/empregado por "colaborador" (sendo que qualquer dicionário rechaça no significado). Quem pode chorar é turminha corporativa, os "boas vibrações" e aqueles que adoram anglicanizar qualquer palavra para relativizar um conceito.

    Responda
    1. Josué Flores

      No caso seria anglicizar e não anglicanizar. São parecidos mas conceitos diferentes.

  9. Franz Wagner

    Este é o COMUNA que a dita DIREITA BRAZUKA gosta!

    Responda
  10. Antonio Pimentel Pereira

    Esse é um figurassa, parece mais um coronel q um comunista, oportunista cm todo político carreirista, sempre ocupando uma boquinha, ministérios, secretarias estaduais, virou mexeu "olha ele aí" na presidência da câmara dos deputados não desconcentrou os royalties e icms do sudeste numa reforma tributária justa, pra amparar as outras regiões, daí esse é o quinto movimento dele, sempre beirando poder, vai aposentar cm o quinto da côroa, é um imperador, fóssemos uma monarquia, já era o conde aldo

    Responda
  11. Valdir Costa

    Acho o idioma Português muito bonito e deve ser usado. Termos estrangeiros com raras excessões emburrecem uma sociedade que precisa parar de imitar os EUA. Somos diferentes e menos preconceituosos com estrangeiros.

    Responda
  12. antonio jordao

    Meu Deus, ressuscitaram o cara e ele parou no tempo...que país atrasado!

    Responda
    1. antonio brito

      Nada é tão ruim que não pode piorar. Entrou no vazio da Marta? Um cargo boquinha que o contribuinte Paulistano tem que sustentar

  13. José Fernando Marques

    Acho o projeto legítimo. É uma confissão de sentimento de inferioridade o nosso deslumbramento diante dos idiomas estrangeiros. Reflete a nossa inferioridade econômica. Só não creio que o caminho mais eficaz seja o das leis. É muito mais de consciência cultural. Franceses e norte-americanos são xenófobos quanto ao uso de estrangeirismos. Nós não os imitamos nisso...

    Responda
  14. Ivan Bastos

    Indico o ótimo livro Latim em Pó para ver como nosso português foi formado e conformado.

    Responda