Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. JOS LEANDRO

    para ser darwininista é preciso, antes, crê em Deus !

    Responda
    1. Flavio Camilo

      Boa Leandro, agora passa a bola pra cá que esse produto é do bom heim.

    2. Ernesto Pichler

      É preciso aprender a escrever.

    3. Paulo Augusto

      Fumaste algo mofado ?

  2. Paulo Augusto

    Não há contenda entre darwinistas e criacionistas, pois o primeiro grupo se baseia em fatos científicos e o segundo em folclore religioso, ou seja, sem comparação.

    Responda
  3. Ricardo Botto

    "Religião: uma filha da Esperança e do Medo, que explica à Ignorância a natureza do Desconhecido." (Ambrose Bierce)

    Responda
  4. Ricardo Knudsen

    O colunista em mais uma demonstração de ignorância científica. Assim como desmentiu Galileu ao afirmar q um gordo cai mais rápido q um magro, agora distorceu darwinismo e criacionismo. Para darwinistas, a natureza não é cruel nem boa, é amoral e sem objetivos, pelo simples fato de não ser um ente. Já a generalização sobre o pensamento criacionista não tem base científica. Muitos acreditam em um deus punitivista, q pode mandar outro dilúvio ou novas Sodoma e Gomorra se o povo não se comportar.

    Responda
  5. Sérgio Silva

    Há a teoria boliana, a ser considerada.

    Responda
  6. Rives Passos

    "Todo ser vivo deve ser devorado para outro ser vivo continuar vivendo até ser ele mesmo devorado. Eis a teologia monoteísta que pregou o darwinismo. Puro Brás Cubas". Bem, quanto a questões teístas, não me manifestarei. Mas, que a tese acima se aplica ao capital, me parece bastante razoável considerar. Ah! Acho comunismo uma utopia, portanto, inaplicável. Obs. antes que algum ignor se manifeste em relação ao comentário.

    Responda
  7. Rives Passos

    "Todo ser vivo deve ser devorado para outro ser vivo continuar vivendo até ser ele mesmo devorado. Eis a teologia monoteísta que pregou o darwinismo. Puro Brás Cubas". Bem, quanto a questões teístas, não me manifestarei. Mas, que a tese acima se aplica ao capital, me parece bastante razoável considerar. Ah! Acho comunismo uma utopia, portanto, inaplicável. Obs. antes que algum néscio se manifeste em relação ao comentário.

    Responda
  8. Andre Rypl

    Para os que acreditam, se deus criou o mundo e todo o resto, depois bateu uma preguiça e ele, tipo criança que cansa de brinquedo novo, foi fazer outra coisa e deixou este planetinha de lado. Sei que muita gente precisa acreditar num deus, num plano, num desígnio - por mim, tudo bem, desde q não ataquem quem não acredita

    Responda
  9. Paulo Cruz

    O homem é a mais insana das espécies. Adora um Deus invisível e mata uma natureza visível...sem perceber que a natureza que ele mata é esse Deus invisível que ele adora. (Hubert Reeves)

    Responda
  10. Pablo Fonseca

    Pondé acordou com preguiça hoje ... O estagiário de plantão que escreveu ou foi cópia do colegial esse assunto repetidérrimo?

    Responda
  11. Pablo Fonseca

    Pondé acordou com preguiça hoje ... O estagiário de plantão que escreveu ou foi cópia do colegial esse assunto repetidérrimo?

    Responda
  12. Rodolpho Oliveira

    Eu nunca vi o caos criar regras (da natureza, no caso); nunca vi a desordem ser largada e sozinha criar a ordem; nunca vi explosão criar vida, diversidade de vida, de beleza e tantas complexidades que nem o homem atual que tem até inteligência artificial ainda não tenha conseguido desvendar segredos e fatos da natureza! É óbvio que a fé é em grande parte emoção, sentimento, abstração... mas é também lógica! É preciso mais fé para acreditar nessa s estórias do que em um Deus criador!

    Responda
    1. Paulo Augusto

      O que precisa de fé para existir, não é real. O que é real, não precisa de fé para existir. Portanto, qualquer deus é apenas fantasia religiosa. Quanto à origem da vida, não precisa ter fé mas apenas estudar para entender.

    2. Ricardo Knudsen

      Vc deveria estudar um pouco de termodinâmica, particularmente o conceito de entropia. Procure a segunda lei da termodinâmica e exemplos de como se aplica em bioquímica, e verá como "leis" da bioquímica (= leis da vida) surgem naturalmente. Se estudar probabilidades, vai tbém entender como a interação entre dois processos aleatórios (mutação genética e seleção natural, por ex.) pode criar "ordem". Pensando bem, lhe falta estudar ciência.

    3. elcio matos

      Deus está no DNA humano desde nossos primeiros vestígios na história. Tentemos estar na pele de um dos nossos ancestrais há cem mil anos quando nossa espécie começava a compreender os elementos fundamentais do mundo em que vivia. Qual a explicação para o sol que iluminava o dia e a lua e as estrelas que surgiam na noite escura? E as chuvas? Foi assim que Deus surgiu em nosso DNA. E mesmo que todos esses mistérios iniciais sejam hoje explicados, Deus perpetuou-se em nós.

  13. Marcelo Levy dos Santos Braga

    Se Deus existe é problema dele. Sou ateu apateísta.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Gostei de apateísta, não conhecia essa palavra. Mas como produto da cultura Deus é fascinante.

  14. Marcelo Carneiro da Rocha

    Segundo Darwin existe um Deus, mas ele terá que evoluir muito para chegar a ser Luiz Felipe Pondé.

    Responda
  15. Martins Costa

    O mundo animal (humano incluso) é cruel, no sentido de que as regras naturais são cruas e duras (a humanidade aqui e ali acrescentou asperezas e alívios). Darwin desvendou uma parte dessas regras naturais, inescapáveis, e, de certa forma, querendo ou não, desmascarou o mito do 'Deus de amor' Cristão. Daí a reação dos ditos criacionistas.

    Responda
  16. Lucas Gomes

    Quando eu morrer fico sabendo. Boa noite.

    Responda
  17. Bruno Sebastião Neto

    Nem Darwinismo e nem criacionismo ,somo todos frequências !

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Arrã...

  18. elcio matos

    Essa é uma tese que nem precisa ser discutida no âmbito filosófico. Deus não existe e somos a última espécie dominante na escala evolutiva. Ou seja, não somos todos descendentes de Adão e Eva e os animais que nos perseguiam na pré-história hoje nos divertem nos zoológicos. Se isso é bom ou ruim não sei. Só sei que é o mundo hoje é assim.

    Responda
  19. José Cardoso

    O texto me lembrou de Spinoza e sua observação de que chamamos bom aquilo que nos é útil. Nesse sentido, sendo tudo o que acontece vontade de Deus, não há sentido em chamá-lo bom ou mal. Os processos biológicos, as interações e mudanças das espécies em sua interação umas com as outras e com o ambiente físico, são o que são.

    Responda
    1. José Cardoso

      chamá-lo bom ou mau.

  20. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Sem Deus no meio pf

    Responda
  21. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Mas se não existia nada daonde saiu essa explosão ?

    Responda
    1. Paulo Augusto

      Segundo a lenda cristã, o deus-fantasia surgiu do nada e do nada criou o universo.

  22. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    A terra como a gente a conhece tem uns sete.

    Responda
  23. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Pera lá. É mal ou mau ?

    Responda
    1. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Knudsen faltou um ponto aí.

    2. Ricardo Fernandes

      Depende!

    3. Ricardo Knudsen

      Vc fazer essa questão foi mal, já o fato de eu comentar possivelmente se deve ao meu mau humor depois de ler o artigo.

    4. Wilson Roberto Theodoro

      No caso, é mau (adjetivo), e não mal (substantivo, advérbio ou conjunção). O autor se equivocou ou a revisão falhou.

  24. Victor Kenji Oikawa

    Assistam Blade Runner...

    Responda
  25. elcio matos

    Blá blá blá.... Deus não existe e não somos todos descendentes de Adão e Eva. Darwin estava certo e talvez (para não dizer infelizmente) fazemos parte dessa tal cadeia evolutiva que ele tanto citava, pois o leão que tanto perseguia nossos ancestrais na pré-história hoje nos diverte no jardim zoológico. Já escrevi várias vezes aqui na coluna do Pondé que não entendo patavina de filosofia, mas, vamos falar a verdade, nem precisa ser filósofo pra entender a evolução humana.

    Responda
  26. BRAULIO S ALVES FERNAN

    Êta, homem bobo esse pondé! Midi-cult blefoso!

    Responda
  27. Fauzi Palis Junior

    É duro suportar o não saber, daí todo mundo”sabe”, pelo menos, do que precisa saber.

    Responda
  28. elcio matos

    Como sempre a FSP censurado meus comentários, mesmo que não sejam ofensivos ou com palavras de baixo calão. E, de novo, eu pergunto: qual a utilidade de assinar o portal se a única vantagem é interagir nos comentários. Acho que vou ter que cancelar a assinatura pela enésima vez pra que amanhã algum atendente da FSP tente me convencer a continuar assinante pagando apenas 1,99 nos primeiros três meses. Até que não é tão ruim.....rsrs

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      É q a censura do site vem de um software de EA (Estupidez Artificial). Ele bloqueia tudo q considera suspeito, como por exemplo números, particularmente se acompanhados pelo símbolo de porcentagem. Também censura automáticamente palavras "feias", mesmo q não estejam em um contexto ofensivo. É essa a tecnologia q vai nos redimir? Deus me livre! (obs. : Esta é uma afirmação retórica, cultutalmente determinada).

  29. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Sabemos tudo sobre depois do big. Mas e antes ? Isso me intriga. Não sou criacionista nem darwinista. Mas faz pensar. Acredito no ser humano. Às vezes nem isso.

    Responda
    1. elcio matos

      Acho que essa é a única parte onde criacionistas e darwinistas concordam antes do nascimento (ou criação para a religião judaíco-cristã): "E as trevas cobriam os abismos".

    2. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Desde o big o universo teria quatorze BI de anos. Contados por nós. O q não é vantagem

    3. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      É Sr Décio o telescópio tá chegando lá.

    4. Décio Ceballos

      Nada se sabe, ou se observou ou poderá ser observado, dentro de um período do suposto big-bang e quinhentos mil anos. Só então o universo passou a ser observável.

  30. elcio matos

    Blá blá blá.... Deus não existe e somos a última espécie na cadeia evolutiva, pois mesmo termos sido comidinha de leões há um milhão de anos, hoje eles nos servem como diversão no jardim zoológico. Aqui pertinho , no litoral paulista, em Itanhaém, existe uma ilha chamada de "ilha das cobras" que é considerado um dos cinco locais mais perigosos para a espécie humana devido a povoação de cinco mil serpentes, e que só crescem em número, porque lá não existem predadores contra elas.

    Responda
    1. Dilmar Oliveira

      Diga isso para os parasitas e microrganismos que tem em nós um belo repasto! Alguns dos quais capazes de nós enviar para a terra dos pé juntos...

  31. Felipe Vasconcelos

    Os seres humanos podem criar a inteligência artificial. Então haveria uma criador anterior da inteligência humana? Por associação imaginativa, seria possível fazer teologia, entendendo fragmentos de Deus, a partir do processo de criação da inteligência artificial? Vou fazer essas perguntas para o ChatGPT...

    Responda
    1. Décio Ceballos

      Uma (exemplo) pré condição para a existência de um olho ou de um telescópio é a refração da luz. Mas me intriga muito mais são as pré condições de transparências para observabilidades, a luz atravessando membranas, milímetros de vidros, mas principalmente distâncias tais como dez - doze bilhões de anos (transparentes)-luz. Incrível, talvez, nem tanto, o universo seja infinitamente pequeno.

  32. Felipe Vasconcelos

    Para os gnósticos, o mundo material foi criado pelo demiurgo, um deus malévolo (que não se confundiria com o Deus supremo do cristianismo, numa análise comparada). Mas a centelha divina seria a reconexão com o mundo espiritual, puro e bom, origem de toda a realidade. Sua citação foi incompleta para conduzir a reflexão na direção que você almejava.

    Responda
  33. Décio Ceballos

    Há questão é quando "Deus" parou de "trabalhar": Nas pré-condições para tudo? No Universo? Em nós? Ou, continua trabalhando para viabilizar resultados para (quase) tudo que surge na cabeça dos inovadores? Não restam dúvidas que as pré condições para a existência do universo são "TDIs", resta saber se resultante de Inteligências Naturais ou Artificiais. Muito mais importante do que o darwinismo (óbvio), são as pré condições prontas (óbvio) à inovação.

    Responda
  34. Dalmo de Souza Amorim Junior

    Não acredito em religiões que exigem dízimos e nem naquelas cujos representantes se dizem portadores da única emanação válida da verdade.

    Responda