Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Joel Domingos

    A tolice de descriminalizar as drogas... O consumo de drogas sem controle pode destruir um país. Quando a China se negou a permitir o comércio em seu território nos moldes exigidos pelos ingleses, estes começaram a Guerra do Ópio, pela qual iniciaram um grande narcotráfico, que quase destruiu a China. A maior parte da população se tornara lerda e drogada. (continua)

    Responda
  2. Joel Domingos

    (continuação) Isso durou de 1850 a 1864. Carlos Lehder, do cartel de Medellín, jurou fazer o mesmo com os EEUU na década de 1970. Seu projeto foi parado com a sua prisão nos cárceres americanos. Foi solto só em 2020. Já dizia Edmund Burke: "Um povo que não conhece sua história está fadado a repeti-la."

    Responda
  3. Joao Antonio

    Pra relaxar e se divertir sobre esse tema, sugiro um filme com Tom Cruise, Made American. Boa diversão.

    Responda
  4. Joao Antonio

    Não bastasse o interesse de pessoas que fizeram ou ampliaram suas fortunas no tráfico, ainda temos a "guerra cultural" da extrema direita que impede qualquer debate civilizado. Por esse motivo o Congresso Nacional não é hoje o local pra esse debate. Qualquer avanço nesse tema será lento e pede união de diferentes forças pra ter alguma chance.

    Responda
  5. Berenice Gaspar de Gouveia

    Muito bem colocado. Se proibir resolvesse, não teriam extinguido a Lei Seca e o consumo de álcool nos EUA seria ínfimo. Essa "Guerra" na arranha o uso e só corrompeu as instituições. Os "traficantes" são meros varejistas, os barões estão no meio dos banqueiros e empresários de fachada

    Responda
  6. Florentino Fernandes Junior

    Nao sei a soluçao. Pena q so li isso no final. Podia ter sido a primeira frase.

    Responda
  7. Marcos Araujo

    O texto trata de assunto melindroso. Vc vai comentar e a censura da Folha nao deixa. A hipocrisia está transformando o melhor jornal do Brasil numa sucursal da revista Caras. Só fofoca pode ser comentado

    Responda
  8. Alberto A Neto

    A trilogia "A Guerra", "A República das Milícias" e "Fé e Fuzil", não deixa dúvida da ascensão e hegemonia do crime organizado. O surgimento dos "traficrentes" e "igrejas do capetal" em quase todos médios e grandes municípios. Sem falar do "novo cangaço" na zona rural. Talvez o país já tenha alcançado o 'status' de "Narco-Estados". Há sinais evidentes de que há na Federação uma "conciliação por baixo" com as lideranças das grandes facções para lograr uma "ordem mínima conluiada" nas periferias.

    Responda
  9. Marcelo Costa Batista

    Inacreditável como a folha de São Paulo permite tal publicação sem a publicação do contraditório. A proposta de acabar com o crime organizado através da descriminalização das drogas, para não dizer é de uma infantilidade e inocência que assusta qualquer pessoa dotada de raciocínio lógico. É mais fácil dizer liberem a droga que eu quero usar ( mesmo sabendo as consequentes misérias que isso causa para o corpo humano e para as famílias que sofrem com familiares dependentes conforme a ciência e...

    Responda
    1. Marcelo Costa Batista

      A autora do texto foi infeliz em propor a descriminalização das drogas sob o argumento de combate ao crime organizado cola. O crime hoje trabalha de forma diversificada, se não ganhar com as drogas irá ganhar com o gato net, com a cobrança de propina, com cobrança de pedagio a moradores para ir e vir, é só olhar para o Rio de Janeiro acreditar que hoje é só drogas soa muito inocente ou leviano.

    2. Marcos Araujo

      Em que mundo voce vive? A guerra às drogas ma ta muito mais que as drogas em si. Nos anos 1970 sua opinião seria considerada correta. So que nao deu certo, ao contrário, mostrou-se totalmente errada. Acorda

    3. Gabriel Ggulieuh

      Acredito que a brutalidade, letalidade, covardia, racismo e tortura policial matam muito mais que as drogas em si. Sinto que a polícia está cumprindo seu papel em manter as coisas como são. Eles estão cada vez mais sádicos e violentos. Nada muda. Eles nao querem que mude. Dependência química é problema de saúde, não de segurança.

    4. Marcelo Costa Batista

      ... medicina não se cansam de alertar. Vamos a lógica correta, mesmo que a descriminalização das drogas tivesse sido aprovada no congresso Nacional (local correto para a discussão e aprovação) e sancionada pela presidência o amo passado, teria impacto na economia, no recolhimento de imposto, no aumento de mortes por overdose, nas internações, na proliferação da cracolandia Brasil a fora, mas a única coisa que não seria reduzido é o crime organizado por que esse já diversificou sua atuação.

  10. Joel Domingos

    Tendi. É o *combate* ao tráfico de drogas que está destruindo a América Latina. Se deixar de combatê-lo, obviamente, não haverá destruição. Perfeito. Como dizem os alemãs: Super (zupa)!

    Responda
  11. Rafael Guarda

    Porque não se discute o consumo de drogas? Porque não se toca na ferida dos países desenvolvidos que sustentam o tráfico? Quem paga caro pelas drogas não são os viciados da cracolandia e sim os europeus ricos que pagam em euro.

    Responda
  12. Fatima Marinho

    Excelente texto. Legalizar eh a solução. Cobrar impostos, uma fração vai para a saúde para tratar os doentes, outra para educação integral de crianças e adolescentes e habitação decente. Gera dinheiro para fechar as contas do governo. Essa seria uma revolução que mudaria tudo, fim do tráfico. Fim das prisões doa vapores, fim da mão de obra do crime.

    Responda
  13. antonio brito

    Perdendo uma guerra significa que deve rever os métodos e reforçar o ataque e não capitular. Autora diz que não sabe o que fazer. Depois apresenfa uma solução: abandonar o combate e liberar geral. Canabis tem efeito colateral, afeta os neurônios e a organização do pensamento escrito.

    Responda
  14. Marcelo Magalhães

    O texto é fantástico, com pontos totalmente atuais e conclusões perfeitas. Associada à descriminalização, a inteligência seria fundamental, porém uma polícia inteligente prende corruptos e consequentemente os políticos. Não vamos ter.

    Responda
  15. Gaya Becker

    Eu não sei como a Folha permitiu que essa colunista escrevesse sobre esse assunto. Uma coisa é certa. A censura está a postos para impedir que se faça comentários. Incrível a hipocrisia desse jornal.

    Responda
  16. Gaya Becker

    A ponta solta ao combater as dro gas é que os vicia dos fazem parte da sociedade.São políticos, filhos de políticos, amigos de políticos, empresários, filhos de empresários, amigos de empresários e por aí vai.A descriminalização entra na história para proteger a sociedade que não quer aparecer como vicia da e ao mesmo tempo pregando moral com o na riz lotado de pó.Que as dro gas estão destruindo a todos não há a menor dúvida.Uns porque são vici ados e outros porque tem que conviver com isso.

    Responda