Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Jose Walter

    Se não tem o que falar, fala mal do Lula!kkkkkk

    Responda
  2. Paulo Sarmanho

    O desejo do articulista que com certeza deu uma mãozinha para o golpe contra Dilma e para que a serpente chocasse o ovo, era um Lula domado, tocando a agenda dos bacanas da Faria Lima e dos perdedores. Impressionante a desfaçatez do articulista.

    Responda
  3. Antonio Correa Sobrinho

    A política é o cúmulo do oportunismo.

    Responda
  4. stenio miranda

    E Schwartsman é um blefe. No bom sentido,claro.

    Responda
  5. Paulo Silva Barbosa

    Tuso de acordo com a conveniência do momento . Nossos políticos com raríssimas exceções são costumazes oportunistas , independente de partido ou ideologia .

    Responda
  6. JOSE TAVARES DE ALMEIDA

    O oportunismo de lula comentado por hélio não passa de elogioso por força do saber aproveitar o que convém ao fortalecimento da democracia. Tavares Sousa-PB

    Responda
  7. JOSE TAVARES DE ALMEIDA

    O oportunismo de lula comentado por hélio não passa de elogioso por força do saber aproveitar o que convém ao fortalecimento da democracia. Tavares Sousa-PB

    Responda
  8. Paulo Roberto

    Tem que botar o capetão no seu devido lugar! Já tá ganhando 80 mil as minhas custas, uma vez que ele nunca trabalhou na vida e ainda colocou os filhos pra mamar as tetas do do zé povinho!

    Responda
  9. Wagner Nobuo Hanaoka

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  10. ARRUDA LIMA E SILVA

    Romário era oportunista, sobrando na pequena área, ele metia pra dentro. Que Lula continue aproveitando as oportunidades e metendo nas redes dos fajutas.

    Responda
    1. Paulo Roberto

      Verdade e votou pro zé povinho aposentar aos 65 anos!

  11. Orasil coelho pina

    O Hélio esta correto em sua análise, só não vê quem não quer! Votei no Lula por puro desespero de um segundo mandato do Bolsonaro, depois de quase vinte anos sem dar um voto ao PT, onde já fui filiado e militante, mas gostaria não ter mais e esta necessidade!

    Responda
    1. ARRUDA LIMA E SILVA

      Creio que você repetirá a dose em breve, o lado de lá continua podre e com uma solução única para tudo: privatizar. O dente está doendo, privatiza; meu cachorro sumiu, privatiza; minha mãe não me ligou, privatiza. Não dá, cara, e depois da privatização vem o que ? o apagão, em alguns casos.

    2. Anete Araujo Guedes

      Votamos no Lula por ser ele o único com força, talento e experiência para vencer o inelegível. Chegou vencendo uma tentativa de golpe. Jogou rápido, fez um golaço e nos livrou daquele desqualificado. Começou a governar antes de ser empossado, havia um rombo nas contas públicas, realizado pelo inelegível para se reeleger.

    3. Anete Araujo Guedes

      Votamos em Lula porque era o único que tinha força para derrotar o inelegível. Aliás, se ele não tivesse sido condenado sem provas e preso, talvez não teríamos esse destrambelhado na presidência. Moro estendeu o tapete vermelho para o capitão passar.

  12. Deivison da Silva

    Tão óbvio quanto dizer que um político "X" é oportunista. Não fosse oportunista não poderia ser político, não ao menos um de qualidade. Precisamos de políticos que aproveitam as oportunidades para implementar uma coesão política necessária para uma perspectiva de progresso. Em verdade precisamos de forças endógenas para fortalecer o ritmo da evolução que a sociedade brasileira precisa. Menos futrica e mais trabalho inteligente de divulgação de boas práticas.

    Responda
    1. GERONIMO APARECIDO DALPERIO

      Sr. Deivison, excelente seu comentário. Amplo. Muito além do limite de percepção de muitos.

    2. Peter Janos Wechsler

      Em outras palavras, precisamos de políticos mentirosos contumazes como Lula.

    3. Anete Araujo Guedes

      Fora da política não há salvação, há barbárie.

  13. Gilberto Rosa

    A estratégia da velha elite do atraso é clara, coloca os dois terços do congresso para chantagear Lula pela velha elite do atraso, pela governabilidade, depois coloca os jagunços da imprensa pra criticar Lula por ter jogado o jogo político com os dois terços. Assim bilionários parasitas, como o dono da Folha, ganham dos dois lados e podem indicar um novo Aécio para as próximas, sem que mentes simples percebam o jogo.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Lula está tendo que jogar o tempo todo contra o campo dos adversários: mídia conservadora, forças armadas, Lira, centrão, extrema direita, elite financeira, pastores evangélicos, a bancada da bala, do boi, da Bíblia, do agro. É assim que a esquerda governa. Daí fica difícil o país sair dessa mesmice em que se encontra, Lula fica impedido de efetuar uma reforma de base.

  14. Luiz Eduardo Cantarelli

    A mídia da direita quer um Lula perfeito na forma e no contexto. Deixa o velho falar suas bobagens, o importante é o progresso das suas políticas de inserção dos esquecidos na sociedade "bem legal". O Brasil vai crescer, vai distribuir rendas, vacinar a todos interessados e se integrar no contexto global da política. Por isso ele é um estadista.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Ricardo, vamos festejar as mansões compradas com dinheiro vivo, a prática das rachadinhas ou crime de peculato, as joias valiosas trazidas na moita, os cheques de Queirós, as drogas transportadas no avião da FAB etc.

    2. Ricardo Fernandes

      Vamos fechar os olhos para a corrupção, e festejar o reme-reme dessa administração ancorada na terceirização da administrativa à súcia do Centrão?

  15. Ney Fernando

    Lula é oportunista, o que não é nenhuma novidade. O problema são as consequências. Graças a atitudes como essa ele elegeu bolsonaro uma vez, quase o reelegeu, e na próxima periga eleger algum poste do bolsonaro.

    Responda
    1. Felicio Antonio Siqueira Filho

      Sr. Mateus não haviam provas mesmo.

    2. Matheus Teodoro Silva Filho

      Anete, você pode defender esse político se quiser, mas dizer que não havia provas com todo o escândalo, toda a divulgação e todo o prejuízo que isto causou, não dá.

    3. Anete Araujo Guedes

      Não distorce os fatos. Quem elegeu o inelegível foi Moro. Ele condenou e prendeu Lula, sem provas, retirou-o da disputa eleitoral, estendeu o tapete vermelho para o capitão passar, e foi premiado logo após as eleições com o cargo de ministro. Vamos ater aos fatos, à realidade!

  16. Nilton Silva

    Dizer que o Exército é machista é a via mais fácil do discurso. Se bem que como o Brasil não entra em combate real faz muito tempo, as mulheres poderiam, sim, entrar pra força em frentes de combate fictícias pra dar uma lustrada no discurso de igualdade geral e irrestrita das radicais.

    Responda
    1. Maurizio Ferrante

      Os combates virtuais do glorioso Exercito dão bastante tempo para as maracutaias reais!

  17. João Teixeira de Lima

    A verdade nua e crua é que vocês morrem de inveja do Lula. Apesar de tudo que passou com a mentirada do marreco e seus asseclas e em especial da grande mídia se elegeu pela terceira vez presidente da república, e se depender de mim e da minha família emplacará a quarta. Chora gadaiada de boa parte da impresa.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Nenhum político no Brasil conseguiu conquistar, pela terceira, vez o cargo de presidente da república.

  18. José Cardoso

    As posturas do Lula são consequência da fraqueza da racionalidade em nosso país. Nas últimas eleições francesas também havia um radical populista tipo Bolsonaro (o Zemmour), e um esquerdista marrento tipo Lula (o Mélenchon). Só que não chegaram ao segundo turno.

    Responda
    1. José Cardoso

      Anete, havia vários outros candidatos à presidência. Mas nosso povo, ao contrário do francês, escolheu para o segundo turno os piores entre eles.

    2. Anete Araujo Guedes

      Fraqueza? Graças a Lula e ao STF conseguimos nos livrar de mais uma tentativa de golpe. O petista jogou rápido, fez um golaço! Começou a governar antes de tomar posse, para cobrir o rombo que o inelegível efetuou nas contas públicas, para se reeleger.

  19. Valter Luiz Peluque

    Política é jogo de cintura, trafegar no pântano com crocodilos à espreita. Criticar quem consegue a façanha olhando de camarote é fácil. Não dá para exigir que quem se expôs ao lodo tenha a roupa impecável. De resto, Lula vai driblando crocodilos e a triste imprensa brasileira anti desenvolvimentista e subserviente ao colonialismo.

    Responda
  20. GUILHERME F

    Antes era o gado do Bozo. Agora são os adoradores do Lula. Tudo farinha do mesmo saco.

    Responda
    1. Regina da Silva Mariano

      Que comentário entediante.....zzzz

  21. RAFAEL NUNES DUARTE

    O colunista já perdeu a credibilidade faz tempo...

    Responda
  22. Antonio Eustaquio

    Que país você está meu caro colunista? A política real é assim...

    Responda
  23. Anete Araujo Guedes

    Lula se deparou, dias antes de tomar posse, com várias tentativas de desestabilização do país por meio da instalação do caos, que culminaram no 8/01, onde uma tentativa de um golpe, arquitetado com a cooperação de alguns integrantes das forças armadas, foi efetivada . Ele jogou bem, fez um golaço e começou a arrumar recursos, antes mesmo de tomar posse, para cobrir os rombos deixados pelo inelegível durante a campanha eleitoral para ter como iniciar seu governo.

    Responda
  24. Fernando Artacho Carvalho Martins

    Na verdade, o que Lula disse sobre o Departamento de Justiça Americana e sua relação com procuradores e o Moro foi registrado até por jornal francês. A corrupção havia e há mto tempo, porém foi feito um uso político e os EUA possuiam interesse em descredibilizar a Petrobras que tem ações na bolsa americana para beneficiar seus acionistas, como de fato ocorreu.

    Responda
    1. Ricardo Fernandes

      Teoria da conspiração não vão salvar a alma mais honesta do mundo!

  25. Anete Araujo Guedes

    Lula é obrigado a jogar com a elite financeira, a bancada do boi, da bala, da Bíblia, do agro; com a extrema direita, as forças armadas e a mídia conservadora, penso que é um malabarista, um equilibrista, um político de peso.

    Responda
  26. Ricardo Fernandes

    O atual presidente é um reflexo da cultura nacional da "malandragem". Não escreve o que promete e tem uma desculpa pronta para todas as suas incoerências. Vende um discurso demagógico de pai dos pobres, mas governa com uma coligação que vai do Centrão à Faria Lima. É socialista apenas quando dilapida o erário público com "doações" vultosas para ditaduras ditas esquerdistas.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Moro vai ter que acertar contas com a justiça, por seus crimes.. Uma coisa é efetuar acusações na Internet, nas redes sociais, na mídia corporativista, outra é apresentar as provas nos autos.

    2. Anete Araujo Guedes

      Não compra mansões com dinheiro vivo, não transporta drogas no avião da FAB, não tenta esconder joias valiosas, não efetua rachadinhas ou crime de peculato, não recebe cheques de Queirós, não tem loja de chocolate, não libera armas etc.

    3. Ricardo Fernandes

      Empréstimos para financiar obras sem as devidas garantias e outros mimos, são no mínimo incúria.

    4. Marcelo Fernandes

      Quando o governo Lula III deu algum dinheiro para "ditaduras dita esquerdistas"? Você tem alguma prova? E se tem, por quê ainda não fez uma denúncia? Não seja ridículo. Você critica Lula mas parece que o único desonesto aqui é você mesmo ...

  27. MARCIO Gionco

    O pior é o efeito pedagógico, pois as pessoas acham que não precisa estudar, pode patrocinar a roubalheira e até ir para a cadeia, que no final se dá bem. Não deixa aparecer novas lideranças. O mal que ele fez e está fazendo vai durar por gerações.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      A Lava Jato foi desmascarada, desmoralizada. Moro e Dallagnol institucionalizaram a corrupção. Agiram em prol de seus interesses financeiros, políticos, de poder, as provas são abundantes. Terão que acertar contas com a justiça.

    2. Ricardo Fernandes

      As mazelas do ex-presidente não inocentam o atual mandatário.

    3. Marcelo Fernandes

      E o mal do bolsonarismo? Alguma palavra? E sobre o trapaceiro chamado Moro? Alguma palavra? Não seja ridículo, meu senhor.

  28. José Eduardo de Oliveira

    ele e os outros sempre foram. mas nele soa como uma traição e das grandes.

    Responda
  29. MATILVANI MOREIRA

    Isso lhe deu liberdade para tentar reescrever a história. No passado Hélio dizia: deu liberdade para mentir. Onde está o Hélio que tinha tanta coragem! Está fazendo o L!

    Responda
  30. Andre Moraes

    Lula é oportunista no sentido positivo da palavra; para um politico é uma virtude quando usada para interesse da coletividade, é utopia achar que ele não pode se beneficiar. Admitir corrupção de pessoas não invalida dizer que uma investigação foi conduzida para atender interesses estrangeiros, conspirações a parte. Para quadros de Estado, espera-se indicar técnicos, com trato político e de confiança; prefiro o governo fazendo políticas públicas que minimizem as distorções de representatividade.

    Responda
  31. Adalto Fonseca Júnior

    As narrativas não se sustentam e as escolhas de Lula declaram ostensivamente esta realidade. Votar em Lula não nos poupou das contradições do populismo. Concordância sem crítica é uma escolha perigosa.

    Responda
  32. Adalto Fonseca Júnior

    As narrativas não se sustentam e as escolhas de Lula declaram ostensivamente esta realidade. Votar em Lula não nos poupou das contratações do populismo. Concordância sem crítica é uma escolha perigosa.

    Responda
    1. Adalto Fonseca Júnior

      No mundo perfeito da Barbie você quer dizer.

    2. Anete Araujo Guedes

      O governo Lula é populista, voltado para o povo, para os projetos sociais. Trata-se do Partido dos Trabalhadores. É o único partido que nos representa.

  33. GERONIMO APARECIDO DALPERIO

    Sr. Hélio, optar pelo óbvio facilita a redação, né?! Lula é um político. Não trabalha com ciência exata. Na vida, e na política não é diferente, alcança a vitória quem vizualiza as oportunidades e aproveita-as. Quem, assim não o fizer ficará por conta da sorte. Na política isso não funciona. Tirada enviesada para reconhecer habilidade política do Lula. Três vezes Presidente não é mera casualidade. Se fosse teria ficado no primeiro mandato.

    Responda
    1. GERONIMO APARECIDO DALPERIO

      E o ceticismo não é uma questão de escolha.

    2. Adalto Fonseca Júnior

      Autoengano também é uma escolha.

    3. GERONIMO APARECIDO DALPERIO

      Necessariamente o pragmatismo não leva ninguém a perder seus princípios éticos. O cidadão pode ser prático na resolução dos seus problemas sem desrespeitar as leis e as pessoas. Respeitar os princípios democráticos e trabalhar na defesa da democracia sem nenhuma tentativa de ruptura é manter seus princípios éticos.

    4. Adalto Fonseca Júnior

      Quando tudo se explica pelo pragmatismo onde ficam os princípios éticos?

  34. carlos campos

    Os patrões do colunista vão indica-lo ao prêmio de colaborador do mês. A competição é dura, tem muita concorrência mas o dito cujo se acha no páreo.

    Responda
  35. FABIO FIORAVANTI

    Que novidade hm ? Um político que é uma metamorfose ambulante ! Tá com saudades daquela turma que descia a lenha nos direitos humanos e depois passou a exigir direitos humanos pros terroristas ?

    Responda
  36. Olavo Cardoso Jr

    Lula não ganhou a eleição. Lula não é apenas um oportunista. É um detrito. E transformou o Brasil à sua imagem e semelhança.

    Responda
    1. Paulo Augusto

      Por isso o Brasil está se tornando um sucesso.

  37. Alberto A Neto

    Hélio continua olhando a árvore e não vê a floresta. Hélio crê, ainda, que Luís Inácio III teria algum outro propósito no seu terceiro mandato, senão o objetivo estratégico de lograr o êxito em 2026 para seu quarto mandato? Tudo que for conveniente e todos que se mostrarem necessários à reeleição, certamente serão contemplados. Spinosa, de quem Hélio é fã, diria que se trata de "perseverar no ser". Hélio até parece a Carolina na janela, que não viu a banda passar. Hélio crê em "boi voador". Tst.

    Responda
    1. Ricardo Fernandes

      Em 2026 veremos a reedição da estratégia marionete de saia, só que a escolhida vai ser a "cumpanheira" Canja!

  38. Alberto A Neto

    Hélio continua olhando a árvore e não vê a floresta. Hélio crê, ainda, que Luís Inácio III teria algum outro propósito no seu terceiro mandato, senão o objetivo estratégico de lograr o êxito em 2026 para seu quarto mandato? Tudo que for conveniente e todos que se mostrarem necessários à reeleição, certamente serão contemplados. Spinosa, de quem Hélio é fã, diria que se trata de "perseverar no ser". Hélio até parece a Carolina na janela, que não viu a banda passar. Hélio crê em "boi voador". Tst.

    Responda
  39. MARCELO PEREIRA DO NASCIMENTO

    Chocado... Lula nada era a última alma honesta, sem artimanhas, quase uma uma divindade?

    Responda
    1. Ricardo Fernandes

      Alma honesta com visual de súcubo para nós atormentar!

    2. MARCELO PEREIRA DO NASCIMENTO

      Perdão... Lula é uma divindade pairando sobre nós

    3. Hermes Yaly

      Lave sua boca com sabão, Marcelo! Como assim, "quase uma divindade"??? Em Lula não cabe isso de "quase"!!! Herege!!!

  40. CAMILO DE MELLO

    Artigo ruinzinho.....

    Responda
  41. Petrônio Alves Corrêa Filho

    Só uma pergunta: - Qual político não muda seu discurso? Há... Mas Lula é do PT. O PT não pode nada!

    Responda
    1. Ricardo Fernandes

      Janones; Sérgio Cabral; Garotinho e Collor, assim como o pai dos pobres, fizeram carreira com o discurso da honestidade e austeridade, mas a história foi outra!

    2. carlos campos

      Verdade Petrônio, FHC negou tudo q disse mas nunca foi taxado de oportunista , era "estrategista ", agora com Lula e o PT o viés é negativo. Só pelo fato de ter tirado o inominável do páreo, já fez muito pelo país.

  42. Roberto Pimenta

    O colunista é um oportunista. Bota um título dúbio pra atiçar uns e outros e, no fim, fala o óbvio. Nem precisa ser político. Toda pessoa muda seu discurso conforme mudam as situações. Se o Botafogo está ganhando, o discurso é um. Se começa a perder, o discurso é outro. O cara não deixou de torcer pelo Botafogo, mas ajustou seu discurso à uma nova situação. Qual o problema? Ou qual a novidade? Precisa gastar uma coluna para essa obviedade?

    Responda
  43. PAULO CURY

    Penso que ele nunca deixou se der um sindicalista oportunista , quem se enganou foi porque quis

    Responda
  44. ANTONIO ZENIVALDO COELHO

    Oportunismo é a defesa de um Império decadente

    Responda
  45. Renato Pessoa E Melo

    O oportunismo de Lula também aconteceu na primeira eleição, quando chamou para vice o industrial José Alencar. Nesse terceiro mandato, seus discursos muda conforme a conveniência.

    Responda
    1. Adalto Fonseca Júnior

      A teoria do mundo perfeito by Lula é facilmente contestável. Comparar com o ignóbil não é tão difícil assim. Outras contradições do populismo devem ser analisadas.

    2. Anete Araujo Guedes

      Adalto, tudo continua estranho, não há mais tentativas de golpe, ataques às instituições, militares no poder, gabinete do ódio, passeios de lancha e jetski, motociatas, circo montado na frente da sede do governo, drogas transportadas no avião da FAB, joias valiosas etc .

    3. Adalto Fonseca Júnior

      Mas o eleitor sabia na chapa em que estava votando. Fez parte do pacote. Este ponto é relevante e na época teve significados específicos. É claro pra mim que comporta um arranjo populista. Ainda estamos sob uma "democracia" que funciona no modo "populismo". Mas naquele momento foi uma escolha de um lider populista que era o melhor para a ocasião. Nada diferente da última eleição. Foi o melhor pra ocasião mas tudo continua estranho.

  46. Leonardo Trindade

    Fiquei esperando chegar na parte que explicaria o título e ela nunca veio. Oportunismo.

    Responda
    1. Ricardo Soca

      Oportunismo é o jornalismo do Schwartsman.

  47. wilson kfouri

    Moderadores vcs venceram desisti, Não se agem por ignorância ou má-fé?

    Responda
  48. wilson kfouri

    Como foi o comportamento do Brasil em 2023 em relação à inflação,juros, dólar, Bolsa, Notas de Crédito, desemprego, balança comercial, posição na economia mundial etc?

    Responda
  49. wilson kfouri

    Moderadores os fato públicos e notórios merecem moderação devido à ignorância ou censura torpe? Vcs não sabem o que aconteceu em 2023 em relação à inflação,juros,dólar,desemprego, Bolsa , Notas de Crédito,,balança comercial, aprovação de novo marco fiscal,e reforma tributária,melhora dompais na economia mundial etc?

    Responda
  50. Marcia Vitoria Delgado

    Lula é diferenciado, isso incomoda muita gente.

    Responda