Michael França > Educação (não) é mais importante atualmente? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Excelente texto, certeiro, bem fundamentado e sem apelar para questões raciais, que com certeza existem. Eu também acredito que as desigualdades irão aumentar.
O povo prefere futebol, carnaval e outros circos, então não reclamem e aguentem.
Michael, admiro seu argumento e boa vontade p com a educação. Porém, brasileiros e seus politicos eleitos adoram mesmo é religião, igrejas, cultos histérios barulhentos, vestir camiseta louvor, ou seja, estão se lixando para educação. Compare o número d igrejas q nascem cada dia e o número de escolas, no Brasil. Quantos programas de tv dedicam a doutrinação religiosa e quantos se voltam ao ensino e educação de conhecimentos? Ópio para sonhar ou ilusionar, disse D.MauelBueno, de Unamuno.
Que texto certeiro. Educar é dar ferramentas para o olhar crÃtico diante dos acontecimentos e isso se pratica desde o berço até na instituições de ensino. Mas, essas últimas, na grande maioria, disponibiliza um saber pronto e programado. Programado para que? Eis a questão. Terminar com Romaria foi obra de mestre. Parabéns!!!
Quem sabe fazer bem alguma coisa não fica sem trabalho. Pintar, consertar geladeira, impermeabilizar lajes, colocar fechadura e instalar uma porta, trocar um registro que está vazando, assentar um piso, e por aà vai. A finalidade da educação é muito mais liberar o indivÃduo do trabalho (definido nos exemplos acima) do que ensiná-lo a trabalhar.
Não gostei da matéria! Mesmo analfabeto, os homens e mulheres sempre foram uteis dentro de uma sociedade. Só não são útil, os preguiçosos sanguessuga! Essa maneira de criticar a baixa qualificação do trabalhador brasileiro, é uma justificativa para que nós aceitamos a miséria que nos impõem!
Sua posição não tem o menos fundamento empÃrico. Você atribui a miséria à preguiça e à falta de vontade individual? Na sua visão, um cara sem condições, que teve uma infância desprovida de qualquer educação consistente, vira a chave e consegue tudo o que quiser se for proativo? A famosa "meritocracia"? Culpar o miserável pela sua própria condição é o instrumento mais eficaz de perpetuação das desigualdades...
A formação instrumental que habilita para a prática produtiva é necessária, mas não suficiente. A capacidade reflexiva e crÃtica permite que haja presença no resultado por parte do trabalhador. É a única forma de não fragmentação do mundo e de responsabilização pelo produto. O operário da ind. automobilÃstica não reconhece o carro que montou como obra sua. Assim como o industrial sabe que não colaborou para melhora coletiva. São as alienações marxistas, causas de grande sofrimento.
Citou Karl Marx para justificar a miséria do povo! Não há como fazer todos viver bem, como todos deseja. O que queremos por direito, é não passarmos por necessidades básica! A meu ver, o que seria necessidades básicas: emprego, moradia, saúde e educação, "para que quiser estudar!" A ambição de muitos, não é necessária! A ascensão social, que desejamos, que venha por habilidade profissionais e sorte...
Citou Karl Marx para justificar a miséria do povo! Não há como fazer todos viver bem, como todos deseja. O queremos por direito, é não passarmos por necessidades básica! A meu ver, o que seria necessidades básicas: emprego, moradia, saúde e educação, "para que quiser estudar!" A ambição de muitos, não é necessária! A ascensão social, que desejamos, que venha por habilidade profissionais e sorte...
Qual o contexto de pensamento crÃtico que defende no seu texto?
Também é corriqueiro presenciar na sociedade brasileira pessoas com credenciais acadêmicas que não conseguem trabalhar nas à reas que se formaram.
Eu acredito que seja normal uma pessoa estudar para seguir uma profissão, e tal profissão saturar por excesso de profissionais! Será que se o Brasil tivesse um milhão de jornalista e outro milhão de pilotos d e avião, haveria mercado para todos! Com o excesso, as empresa passa a procurar pelo em ovo não hora da seleção!
O texto cai no vazio ao criticar um modelo que todos sabemos fracassado. Propostas? Além disso, o autor tem viés de culpar professores, quando diz que o pensamento é dirigido por grupos. É preciso ter dados, não achismos. Principalmente na educação. Nessa área, Faltam decisões com base em evidências! Falta a ciência pedagógica, desprezada pelos brasileiros, que tb desprezam a Educação em si. Não a veem como fim, mas como meio.
Concordo ipsis literis com a sua abordagem. Meus sinceros parabéns. O grande entrave são os governos de fato implementarem a única possibilidade de resolução desse problema. Educação básica com qualidade estruturante e educação secundária qualificadora. Sem isso, nada melhorará. E nenhum governo, desde há 55 anos quanto fui para a escola, fez qualquer coisa que se possa dizer digna de conduzir a um verdadeiro bom resultado. Quando muito, paliativos simpáticos são elaborados. DaÃ, os resultados.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Michael França > Educação (não) é mais importante atualmente? Voltar
Comente este texto