Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. ALZIRA SANTANNA

    O MEC deveria também se preocupar com o número de alunos em classe das escolas de ensino fundamental e médio do Estado de São Paulo!!! Uma vergonha!!! Como uma professora consegue alfabetizar quarenta alunos????? Mais de vinte alunos , com certeza os outros ficarão analfabetos!! Por melhor que os professores sejam , eh humanamente impossível!!!!

    Responda
  2. MERCEDES NAZAR CANDIDO

    Nem deveriam existir cursos a distancia. (Abner Nazaré Cândido)

    Responda
  3. jef ferreira

    Faculdades de araque que só produzem jumintos.

    Responda
  4. Lucas Carniel

    Já cheguei a dar aula para mais de 100 alunos presenciais, de diferentes cursos, na Universidade Paranaense (UNIPAR) de Francisco Beltrão, ganhando 40 reais a hora aula. Eram alunos de diferentes cursos: Educação Física, Nutrição, Estética e Farmácia. Isso que era apenas uma das turmas. Agora adotaram o método de contratação de professores por demanda. De forma que a cada seis meses rescindem o contrato dos profissionais que não teriam aula no semestre seguinte. Ser professor está sendo terrível

    Responda
  5. Paulo Tavares

    Porque o MEC não mira também na Educação básica, pois no Pará muitos professores estão com mais de 1.000 alunos.

    Responda
  6. José Eduardo de Oliveira

    essas faculdades, principalmente as do interior dos estados, não passam de caça-níqueis. FPCD, facilidade para conseguir diplomas, arapuca de profissionais desqualificados, mas quem quer qualidade, nem a Harvard...

    Responda
  7. jef ferreira

    Tem muitos que acham que o que importa é o diploma e não o conhecimento. Estas escolas são a maior enganação ,só servem pra atender a politicagem do PT. O coitado pega o diploma e vira motorista de Uber .

    Responda
    1. jef ferreira

      Estas escolas só formam Jumintos.

    2. Antonio Carlos Alves Prado

      O gha do continua pas than do. Hi dhi ho ta.

    3. Joao Luiz Coimbra

      Politicagem do PT ou seria do governo anterior? Só me fala uma coisa, quem mais contribuiu com a expansão das Universidades e Institutos Federais no país? Como a educação pública, principalmente nas Universidades federais foi tratada pelo governo Bolsonaro? Pergunta se as instituições privadas foram tratadas da mesma forma.

    4. Marisa Oliveira

      Quanta ignorância. Mas você é do grupo que acredita que os "livros têm muitas coisas escritas", não é?

    5. Rives Passos

      Quem vai investigar é o governo do Lula. Difícil entender isso? Camilo Santana, Ministro da Educação.

    6. Rives Passos

      Quem vai investigar é o governo do Lula. Difícil entender isso? Camilo Santana, Ministro da Educação.

  8. Giovani Ferreira Vargas

    Quanto o PT está ganhando das universidades tradicionais para frearem o avanço da concorrência...? Ou alguém acha que a petezada está preocupada com a educação...?

    Responda
    1. Marisa Oliveira

      Sempre esteve, caríssimo. Os maiores investimentos, em universidades públicas, foram feitos nos governos do PT. Muito diferente do que aconteceu com a época do Bela Lugosi brasileiro e do bolsoameba.

    2. Charles Brown

      Ao contrário do burrosolnarismo, a quem não interessa povo educado e consciente, o governo Lula incentiva a cultura e o conhecimento. E isso não se obtém es "escolas" que vendem diplomas...

  9. Paulo Jr

    Claro que excesso de alunos atrapalha, mas o pior, é que existem cursos gravados sobre praticamente todos os assuntos acadêmicos, com qualidade igual e apenas não são reconhecidos. Esse é o tipo do assunto em que regulação não só é aceitável, como recomendável, mas a burocracia prefere procurar pelo em ovo do que tratar do que precisa ser cuidado.

    Responda
  10. jose silva

    teoricamente pode contratar um professor por um ano e gravar as aulas e pode dispensa-lo ai e so lucro.

    Responda
  11. Edson José Neves Júnior

    Não são instituições de ensino, são fábricas de diploma. Se pagar a mensalidade, a aprovação nas disciplinas é automática. Essa farra tem de acabar.

    Responda
  12. Ricardo Meneguel

    Algo eh inegável, as faculdades perderam prestígio que tinham ! Cada vez menos os jovens tem visto a faculdade como uma dívida mas também como uma necessidade de se ter no curriculum, então o melhor caminho eh o mais rápido, aí que entra o sistema EAD .

    Responda
    1. Guilherme Vilela

      Foi um erro o Governo Federal estimular as faculdades em detrimento dos cursos técnicos.

  13. marcos fernando dauner

    os culpas também são os Conselhos profissionais que registram pessoas oriundas dessas arapucas .

    Responda
  14. marcos fernando dauner

    Eu já vi curriculum de curso de ADM que não apresenta nenhuma disciplina de Direito e nenhuma de Contabilidade . como pode um absurdo desses ?

    Responda
  15. marcos fernando dauner

    Essas fakuldades PPP (papai pagou, passou) são uma pouca vergonha . Acredito no leitor que diz que, se matricular o cachorro dele numa dessas fakuldades , ele será aprovado num vestibular de medicina .

    Responda
  16. Raquel Oliveira

    Poderia investigar também na rede estadual de SP, onde há, em algumas escolas, de 46 a 50 estudantes de Ensino Médio, em cada sala, pra um professor que ganha uma miséria e tem de 11 a 22 salas para cuidar e (tentar) ensinar alguma coisa.

    Responda
  17. Marco Medeiros

    Hoje em dia, se eu matricular o meu cachorro em uma destas “universidades”, com certeza ele consegue um diploma. Até de medicina.

    Responda
  18. Marco Medeiros

    Quem não sabe que estas “universidades” de EAD não passam de mercadores de diplomas de ensino superior?

    Responda
  19. José Nilson Gregolis

    Alunos fingindo que aprendem Professores fingindo que ensinam(porque é impossível para mais que 100 alunos) e faculdades que fingem no EAD. Na engenharia civil na minha época estudava ( cedo, a tarde e a noite),saim sabendo a Engenharia. Hoje sinto pena . Virou mercadoria

    Responda
  20. claudia pinto

    Deveria verificar também o número de alunos no ensino fundamental e médio da rede básica. Um unico professor da rede publica chega a ter 500 700 alunos ou mais dependendo da carga horária e da disciplina.

    Responda
  21. NACIB HETTI

    Tem professor fingindo que ensina e aluno fingindo que estuda.

    Responda
  22. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

    O que esperar quando educação passa ser mercadoria ? Como qualquer negócio o que vale é a busca de aumentar as taxas de lucros, assim, investir em tecnologia e reduzir a quantidade de trabalhadores é o caminho trilhado por todas as empresas competitivas, a qualidade é apenas um detalhe!

    Responda
  23. João Batista de Junior

    Penso que se tiver fiscalização eficiente vão ver coisas absurdas.

    Responda