Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Tadêu Santos

    O estado mais nazista do Brasil é Santa Catarina, justamente onde estão os descendentes de alemães, sejam os verdadeiros sejam os nazistas bolson'arianos'. É possível que até as autoridades judiciais estão comprometidas com a "pureza ariana", talvez tenhamos que recorrer a atual 'polícia alemã' para caçar os nazistas do veículo da foto, encorajado pelo patriotário inelegível...(infelizmente conheço pessoalmente nazifascistas).

    Responda
  2. marcos fernando dauner

    comando do Quinto Exército usando jipe nazista ? que coisa maluca ?

    Responda
  3. carlos batista

    Desfilou sim, mas qual o problema,? o que vimos foi uma parte da historia ao vivo e que a muito tempo ja faz parte do passado. Nao vi nenhuma suástica no veiculo.

    Responda
    1. Tadêu Santos

      Na Alemanha não seria permitido circular em locais públicos.

    2. joão josé do carmo neto

      O problema é o completo desrespeito pela nossa história - ainda mais em um desfile do exército. Os pracinha brasileiros lutaram contra as forças do Eixo, na campanha da Itália. O exército COMBATEU o nazismo. Da mesma forma quaisquer menção ao nazismo deve ser acompanhada de sua extrema condenação. Nunca as mazelas cometidas pelo ser humano foram tão bem documentadas, e ainda assim persiste a minimização dos crimes cometidos pelo nazismo. Nossa obrigação humana é condenar o nazismo sempre

  4. Clemens A F Schrage

    É um pequeno vexame. Essa cruz é usada HOJE nas forças armadas da Alemanha, que não são nazistas (na sua grande maioria).

    Responda
    1. Jorge Oliveira

      Hayssa Kyrie Medeiros Jardim. Vai procurar oque fazer? Curitiba ha tanta coisa para fazer e melhor para querida cidade do que preocupar com um símbolo metáforo?

  5. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    A quantidade de n azis aqui , assusta

    Responda
    1. Fernando Moreira

      Só vejo ignorantes, que não conhecem História ou, se a conhecem, a ignoram propositalmente em nome da panfletagem ideológico-lacradora.

    2. Daniel Marques

      Aponte os nomes, vamos lá, estamos aguardando.

  6. Marcelo Bondioli

    Dependendo do contexto e de como foi desenhada, a suástica pode representar algo do hinduísmo ou simbolizar o nazismo.

    Responda
    1. davi vieira de freitas

      Caro Marcelo: olhe bem para os dois símbolos e veja que são realmente desenhados de maneiras diferentes. Procure saber qual foi o usado antes e, acho que você quis dizer Budismo ao invés de Hinduísmo. Se estou enganado, peço desculpa.

    2. JAYME KOPELMAN

      Marcelo, aqui vai uma dica! Eis o resultado da eleição em 2022 na cidade de Curitiba: Bolsonaro 65 pct, lula 35 pct, cqd. Jk

    3. Fernando Moreira

      O que aparece na foto mostrada na reportagem não é a suástica (Hakenkreuz), mas, sim, a Balkenkreutz, que até hoje é usada pelas forças armadas alemãs, porque nada tem que ver com o nazismo. Tanto a reportagem, como o chilique da procuradora citada são fruto da ignorância deles sobre a História.

    4. Pierre Laville

      Obviamente, em Curitiba tem que ser sobre hinduísmo...

  7. Carlos Moura

    É a turminha do Brasil über alles. Tão inteligentes que homenageiam os pracinhas e os in imigos dos pracinhas. Difícil viu.

    Responda
  8. marcos fernando dauner

    Há uns cinquenta anos, a TV aberta brasileira, mostrava um seriado sátira americano denominado "Guerra, Sombra e Água Fresca" . Imaginem se isso fosse represado atualmente ! Teríamos milhares de comentários aqui na FSP .

    Responda
    1. Tadeu Roberto Corbi

      Mario, agora ele vai dizer que o comentário era apenas uma ironia, que vc não tem capacidade de entender.

    2. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Era uma comédia. Todos sabiam. Tal qual aquela série do hospital de guerra . Tal qual bom dia Vietnã. Não venha passar pano

  9. Valderi Silveira Pinto Júnior

    Bolsonarismo mostrando sua cara.

    Responda
  10. RICARDO ROMANELLI FILHO

    É a tão amada República de Curitiba mostrando sua cara.

    Responda
    1. RICARDO ROMANELLI FILHO

      Atenção Daniel Marques você pode estar incidindo, em tese, no crime de calúnia previsto no artigo 138 do Código Penal.

    2. Daniel Marques

      Comentario xenofobico que incita o odio contra a cidade de Curitiba

  11. Giovani Ferreira Vargas

    Ué! Pararam de falar do companheiro Genuíno? Kkk

    Responda
  12. Daniel Marques

    Festival de xenofobia nos comentarios, todos sendo devidamente denunciados para a moderação. Como ja foi explicado, o veículo é uma replica de um kubelwagen, parente do fusca e usado pelo exercito alemão na WWII. Nestes desfiles é comum ter veiculos militares iconicos, como os Jeeps MJ com a bandeira americana e picapes willys com o simbolo do exercito brasileiro. São veiculos antigos, de coleção, e não ficam restritos a desfiles no Sul.

    Responda
    1. Fernando Moreira

      *ignaros

    2. Fernando Moreira

      Isso mesmo Daniel, a maioria dos comentários aqui são de ignorantes, que não conhecem nada de História. O que aparece na foto mostrada na reportagem não é a suástica (Hakenkreuz), mas, sim, a Balkenkreutz, que até hoje é usada pelas forças armadas alemãs, porque nada tem que ver com o nazismo. Tanto a reportagem, como o chilique da procuradora citada são fruto da ignorância deles sobre a História, que arrastou uma multidão de ignários...

    3. Tadeu Roberto Corbi

      Carlos Moura. Num fusca, numa Ferrari ou num Rolls Royce, a mensagem seria a mesma.

    4. Daniel Marques

      Repita comigo: a Balkenkreuz ou barras cruzadas, pintada na porta deste Kubelwagen, é o símbolo das forcas armadas alemãs, assim como o cruzeiro do sul representa o exército brasileiro. Esse simbolo é usado desde a primeira guerra, muito antes do famigerado partido social nacionalista alemão se apropriar da suástica em seu símbolo.

    5. Carlos Moura

      Parente do Fusca ou não está veiculando (pun intended) símbolo N#z*st4. Fim.

  13. marcos fernando dauner

    Considerando ser um PA , provavelmente não deve ter sido decretado sigilo nele . Portanto, os estagiários da FSP poderiam acessá-lo e trazer notícias mais elucidativas aos leitores , que aqui se limitam a um festival de palpites .

    Responda
  14. VITOR LUIS AIDAR SANTOS

    Isso é veículo de coleção, utilizado em reencenação histórica, desfiles, encontros de carros antigos, e a suástica é o símbolo do nazismo, não a cruz marcada no Kubelwagen. É preciso separar o joio do trigo. Na Itália, todos os anos em abril, a Colonna della Libertá desfila durante três dias por diversas cidades com 150 viaturas da Segunda Guerra, incluindo vários alemães, celebrando a Libertação e a derrota do nazifascismo.

    Responda
    1. iverson morandi

      Esse carro, muito provavelmente, é uma réplica nacional feita no chassis do Fusca. Alguns fabricantes nacionais faz essas réplicas e a própria Volkswagen fabricou na Europa e no México uma versão civil, o vw181, o qual pode ser importado para o Brasil como veículo de coleção e muitos customizam como militar.

  15. Celso Augusto Coccaro Filho

    A Balkenkreuz é usada pelas forças armadas alemãs. Já era, antes do nazismo (que esteve no poder apenas doze anos) e ainda é. Mas não adianta discutir com a ignorância. Já a corrupção e o narcotráfico, não há promotores que resolvam. Apenas fingem e nos enrolam.

    Responda
    1. joão josé do carmo neto

      Vejo um esforço danado pra justificar o injustificável. O veículo é da IIGM, do exército alemão.... logo da Alemanha nazista. Ponto. Não compreendo a mensagem da simbologia. Os Pracinhas são heróis. Qq coisa q remeta ao EIXO é um desrespeito à memória destes nobres soldados e oficiais. A questão é humana. Não se faz apologia a algo tão desprezível como o nazismo, a não ser para demonstrar seus horrores e o tanto q devemos lutar contra essa desprezível ideologia

    2. Fernando Moreira

      *ignaros

    3. Fernando Moreira

      Isso mesmo Celso, a maioria dos comentários aqui é de evidentes ignorantes, que não conhecem nada de História. O que aparece na foto mostrada na reportagem não é a suástica (Hakenkreuz), mas, sim, a Balkenkreutz, que já era usada pelas forças armadas alemãs antes da ascensão do nazismo e por isso mesmo continua a ser usada até hoje pelas forças armadas alemãs. A reportagem é fruto da ignorância do jornalista sobre a História, que arrastou uma multidão de ignários nos comentários...

    4. Celso Augusto Coccaro Filho

      Falei nos doze anos por conta do tempo muito maior de existência da tal cruz. Apenas por este motivo, sem paranoia. Se querem associar tudo que é alemão a nazismo, tudo que é russo a comunismo, tudo que é americano a capitalismo, façam a vontade. Ignorância é algo universal, barato e não tem símbolo. Aproveitem.

    5. Tadeu Roberto Corbi

      E em "apenas" doze anos, veja a desgraça que fez. Vc queria que fosse o reich de mil anos?

    6. Dagmar Zibas

      Não é apropriada essa exibição em desfile nacional E há neonazistas aos montes mostrando as garras atualmente. Não tente passar o pano.

  16. MARIA CECILIA C SILVA

    Aquela cruz é símbolo da Wehrmacht, do exército alemão durante a II Guerra. Não é símbolo do nazismo.

    Responda
    1. Carlos Moura

      Separar a Wehrmacht do Nazismo é impossível.

    2. MARIA CECILIA C SILVA

      Esse símbolo foi usado também durante a I Guerra Mundial.

    3. Paulo Araujo

      O pensamento era o mesmo. A pequena variação dos símbolos não muda o cerne do pensamento nazista.

  17. Pedro Albuquerque Neto

    Estão lembrados daquele desembargador do Paraná que disse que o paranaense é mais evoluído culturalmente que o nordestino em razão da origem geográfica e do grau de desenvolvimento econômico? É essa a evolução: aqui no Sul, e no Paraná e Santa Catarina, principalmente, é alto o % de nazistas, misóginos, homofóbicos, fascistas, extremistas de direita. Mais: boa parte é eurocêntrica, daí a necessidade de exibirem-se com a camisa verde-amarela para esconder o eurocentrismo.

    Responda
    1. Luís Santana

      Antes fossem eurocêntricos. Na verdade são miamicêntricos. E um spoiler para os paranaenses brejeiros que se acham alemães e que só viajam dentro dos limites do próprio Estado: os alemães modernos consideram esses brinquedinhos ridículos, vergonhosos. Lá, muito mais que aqui, isso é coisa de tiozinho do zap com o pé na cova.

  18. eli moura

    não é fácil nao, mentes deformadas nao voltam. Um risco elevadissmo dar armas para aqueles fardados do sul. A irresponsabilidade parece não ter limites, somos uma naçao pobre e gastamos fortunos com aqueles fardados infortunados sem cerébros.

    Responda
  19. Tadêu Santos

    CONCLUÍMOS QUE O CENSOR "IA" É pra palavras listadas como terrivelmente inadequadas e para colocar o nome do assinante na lista dos censuráveis é alguém que sente dor de dente como a gente... Capice!!!

    Responda
  20. Carlos Fernando de Souza Braga

    Que surpresa, não é mesmo?

    Responda
  21. Djalma de Almeida

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Tadeu Roberto Corbi

      Dauner, provavelmente ele analisou o IDM, Índice de Desenvolvimento Mental. Sempre, em seus comentários, qdo te faltam argumentos, vc apela para o Pib e para o Idh para tentar dar força a seus comentários. Sou Paulista, o Idh de meu estado é maior e o Pib é quase o dobro dos seus três estados somados.

    2. marcos fernando dauner

      como chegaste a essa brilhante conclusão .? analisando o PIB e o IDH dos nossos estados ?

  22. José Roberto Pereira

    Você Decide! Se acha que Bolsonaro deve convidá-lo para candidatar-se à Prefeitura da República de Curitiba pelo PL disque... Se acha que a Conib deve processá-lo e persegui-lo como faz com jornalistas, disque...

    Responda
  23. Valdi Andrade

    Só faltava isto, que alemães fugitivos e oriundos do nazismo refugiaram se no sul do Brasil e parte da Argentina já sabíamos, mas que deixaram ovos de serpentes do mal que eclodiram deixando descentes estamos descobrindo agora

    Responda
    1. Renato Vieira

      Por essas bandas aqui do sul é o que mais tem. É inço. São eles que querem separa o sul do resto do Brasil.

  24. MARCO ANTONIO ZANFRA

    Que nota mal escrita! Parece ter sido copiada de um despacho da procuradora!

    Responda
  25. Sergio Siqueira

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Sergio Siqueira

      Sinto Celso, mas seu Estado votou em peso no fascistóide aloprado.

    2. CELSO RIBAS

      Você mora aonde? Te garanto que jogo uma lista maior de nazifascistas do teu estado também! Não é só no Paraná não, é uma praga nacional!

  26. Raymundo de Lima Lima

    Veículos caracterizados nazitas, pessoas vestidas e gestos de saudação nazi-fascistas, entre outras homenagens são frequentes no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Pior é ver jud e cristãos evangélicos do lado da extrema-direita nazista e nazistas, defendendo o campo de concentração e crimes contra a humanidade em Gaza.

    Responda
    1. Daniel Marques

      Voce tirou isso da sua mente alucinada? Tem alguma prova, video, qualquer coisa deste absurdo? Sua fala é irresponsável e sera devidamente denunciada.

    2. Mario Catucci Jr

      Jamais vi e nem ouvi isso em qualquer cidade do Paraná. Sou paranaense, não vivo lá mas ainda tenho família e amigos. Essa opinião ( generalização gratuíta ) não procede.

  27. JAILSON DE BEZERRA

    Até quando os acrocéfalos vão continuar a ressuscitar essas anomalias históricas? M aldita hora em que pessoas sem noção foram às ruas em 2023 para chocar o ovo da serpente.

    Responda
  28. marcos fernando dauner

    anteontem aconteceu um encontro de proprietários de fusca aqui na cidade. convém investigar . Adivinhem de quem foi a ideia de criar o fusca ?

    Responda
    1. Tadeu Roberto Corbi

      Ironia? Seus comentários são sempre muito irônicos...

    2. Carlos Moura

      Falou pouco mas falou besteira.

    3. marcos fernando dauner

      nem todos têm capacidade para entender ironias .

    4. Tadeu Roberto Corbi

      Como dizia Noel Rosa: "Meu Deus do Céu, que palpite infeliz!"

    5. Sérgio Souza Lima

      Ganhou! O prêmio de "comentário mais sem noção do dia" é seu!

    6. Dagmar Zibas

      Quer dizer que lhe parece lícito homenagear o exército nazista em um desfile de 7 de setembro? A extrema direita pró-nazismo já ñão se vexa de mostrar a cara aqui e no exterior. Não passaram e não passarão.

    7. Dagmar Zibas

      Que passada de pano mais grotesca. Comparar alhos com bugalhos é tática dos mal intencionados.

    8. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Acho que fusca não é carro militar de combate. Ou estou enganado?

  29. Sérgio Souza Lima

    Depois que surgiu a praga do bozonarismo e as máscaras caíram, toda semana aparece alguma coisa bizarra e/ou criminosa vinda do PR.

    Responda
  30. marcos fernando dauner

    desfile , para que? para passear com tanques queimando óleo ? Até porque no dia sete de setembro ninguém fica em Curitiba . Como dia oito de setembro é feriado local, na noite do dia seis a cidade esvazia e o povo só volta da praia ou do interior após o feriado prolongado .

    Responda
  31. Amarildo Caetano

    É a supremacia ariana no Sul .

    Responda
    1. marcos fernando dauner

      escreveste besteira . Poderias ter ficado quieto .E os mortos lá na baia de todos os santos ? Também é culpa da tal supremacia ariana ?

  32. Mykel Alexander Santos Gomes

    Mais notícia espantalho, no mesmo assunto. Aí quando se apura os fatos historicamente, vem retaliação e censura.

    Responda
  33. João Batista de Junior

    Tem que punir.

    Responda
  34. Hélio Higuchi

    Não ví fotos do desfile além do que essa matéria publicou. Pela foto do veículo kubelvagen, o simbolo pintado é do exercito alemão. A proibição no Brasil é a de pintar a suástica, o simbolo do nazismo. e não o emblema do exercito alemão como foi pintado no veículo. Que eu saiba não existem kubelwagen originais no Brasil, esse veículo que participou do desfile é uma réplica. Existem sim 2 Schwimmwagen(versão anfíbia do kubelwagen) originais no Brasil não mão de colecionadores.

    Responda
    1. MARCELO CAMPOS DELAVIGNE BUENO

      No museu da Força Aérea Americana em Ohio existe um exemplar do famoso Messerschmitt Me 262A, caça utilizado pela Alemanha nazista. Será que por lá algum procurador sem ter o que fazer também resolveu processar o museu ?

    2. Hélio Higuchi

      Dagmar. Existem inúmeros colecionadores de artigos militares históricos no mundo e também no Brasil. O intuito de desfilar um veículo utilizado na II Guerra Mundial, deve ter partido de grupos de colecionadores de veículos militares. Não se trata de homenagear os nazistas, e sim de homenagear os veículos que participaram na II Guerra Mundial. Tenho certeza(repito, não acompanhei o desfile) que desfilaram junto com este kubelwagen, vários veículos dos aliados que participaram nessa guerra.

    3. Dagmar Zibas

      Que dizer que é apropriado desfilar com veiculo de uso dos nazistas na 2a. Guerra desde que não porte a suastica? De qualquer modo, é uma homenagem ao exercito nazista, não? Pode isso?

    4. Alexandre Ercolani de Carvalho

      Bom dia Hélio! Preciosa informação. Tenho um de seus livros na mimha estante. O MP deveria se ter assessoria de quem conhece o assunto.

  35. Aparecida Alves

    Os nazisTas ,estão audaciosos demais ,saindo de tudo que é Bueiro.

    Responda
  36. Luiz Carlos Fonseca

    Os bozonaristas do Sul maravilha nunca perdem a oportunidade de mostrar quem de fato são.

    Responda
  37. Jorge silva

    Vigiai senhores vigiai Sempre. Eles continuam ai Vjgiai

    Responda
  38. Jorge silva

    Vigiai Porque eles contuam por ai. Bem faz a Alemanha 2024 com milhares de pessoas nas ruas gritando. Vigiai!!!!

    Responda
  39. ISAIAS DA SILVA

    É importante separar as forças armadas alemãs do nazismo. Se utilizassem o símbolo das SS em desfile público, aí seria realmente complicado. Não se pode culpar um povo pelo atos de seus governante, ao menos, não para sempre. Dito isso, se fosse em qualquer lugar do país, seria mimimi da esquerda. Já que foi no sul, é claro que foi demonstração de racismo.

    Responda
    1. marcos fernando dauner

      Qual brasileiro se sente culpado pelos mortos provocados pela tal dita-dura de cinquenta anos atrás ?

    2. francisco e c viola

      Não se pode culpar um povo...essa era a defesa de muitos no tribunal de nuremberg

  40. Alexandre marcio

    pergunta quem estava dirigindo ,quem autorizou,quem era o dono do veículo, várias questões e nenhuma resposta.

    Responda
  41. Antônio Augusto Soares

    Há outros veículos destes pelo mundo. São relíquias reconstruídas por aficcionados.

    Responda
    1. francisco e c viola

      Rolando lero, esse eh o problema apontado.

  42. EDSON FREITAS MATTOS

    Realmente o estudo da História não é para todo mundo.

    Responda
    1. Daniel Zago Furii

      Pelo contrário, essa gente sabe muito bem o que faz

  43. osmir vieira

    Aqui nesse lugar que é Curitiba, pedacinho desse Brasil varonil, em se tratando de n@zismo tudo é capaz, não tem dessa de ser ou não ser a Cruz certa, o que importa é a analogia! É o querer mostrar ser melhor que os outros, é o devaneio de mostrar uma força inexistente e o desejo de amedrontar as outras etnias aonde parece dizer " sou branco, descendo de alemão sou superior e posso te aniquilar em um forno se eu quiser" isso é N O J E N TO.

    Responda
    1. Daniel Marques

      Comentario xenofobico que fomenta o odio a população de Curitiba usando de fake news

    2. marcos fernando dauner

      papai do céu ! viajaste na maionese !

  44. Eduardo Freitas

    Do jeito que a loucura caminha, brevemente, até o fusquinha será taxado representante do período nazista e terá sua existência cancelada.

    Responda
    1. Paulo Araujo

      Perdeu uma excelente oportunidade de permanecer em silêncio...

    2. Mykel Alexander Santos Gomes

      Exatamente. Tocam no assunto, aí quando se aprofunda vem a retaliação.

    3. ISAIAS DA SILVA

      Eduardo, compreendo sua posição e a aceito em partes. Veja, Roger Waters do Pink Floyd e o Lemmy Kilmister do Motorhead apanharam por vestirem uniformes nazistas, quando todo mundo sabia que eles não o eram. Tem de analisar caso a caso. Mas símbolo que remete a alemanha nazista usada por em desfile em Curitiba não tem como ser acidental. E aí não dá para passar pano.

    4. MARCO ANTONIO POLISELI

      Pois é

    5. Ricardo Andrade

      Tadinho, Eduardo. Está se sentindo injustiçado!

  45. Alexandre Pereira

    Alguém ensine à doce senhora a diferença entre a Balkenkreutz e a suástica.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Senhores, deixem de frescuras. A própria suástica tem uma simbologia que transcende o bigodinho e seus aloprados, assim como a cruz e suas variações, empregadas pelas forças armadas alemãs antes e depois das guerras mundiais. Se formos contar os mortos nessas guerras, nenhum país, nem o nosso, poderá usar qualquer símbolo que seja.

    2. FERNANDO MAIOR

      Realmente, estamos aguardando a associação histórica entre os Cavaleiros Teutônicos (quando se iniciou o uso da Cruz Balcânica), das Forças Prussianas com a Independência Brasileira. Pois é essa a associação, não uma celebração da Wehrmacht da 2a guerra, que ma tou quase 500 brasileiros da FEB e teve uma discreta associação (contem ironia) com certos krimes contra a humanidhade.

    3. Ricardo Andrade

      Ensina aí, sabidão! Estamos todos aguardando seu conhecimento e ensinamento. A procuradora precisa te conhecer.

  46. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. francisco e c viola

      Darci tem razão. Mas tbem eh a única região com inúmeros episódios e fatos de inspiração nazista, e a região onde o estrupicio facista teve vitória significativa.

    2. MARCO ANTONIO POLISELI

      Toma, xomofobico!

    3. Alexandre Pereira

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    4. Darci de Oliveira

      Comentário generalista e meio fora da casinha. Só aqui no Rio Grande do Sul tivemos e temos grandes expoentes da esquerda progressista brasileira, bastando citar Jango, derrubado pelo golpe de 64, o Governador Brizola, o governador negro Colares, e mais à esquerda ainda os Governadores do PT Tarso Genro e Olívio Dutra. Para não falar não falar também do gaúcho Carlos Prestes, idealista que fez história no Brasil com sua famosa Coluna revolucionária.

  47. Paulo César de Oliveira

    Não sou especialista no assunto mas a cruz não é exatamente um símbolo nazista, embora tenha sido usada para marcar navios, aviões e veículos da Wehrmacht durante a Segunda Guerra Mundial. Na verdade, a Balkenkreutz começou a ser usada nos aviões da arma aérea do exército alemão em 1918, ainda durante a Primeira Guerra Mundial.

    Responda
    1. francisco e c viola

      Então tá. Ele só queria homenagear o exército alemão de hoje em dia.

    2. Fernando Moreira

      Na verdade o que aparece no veículo em questão é a Eisernes Kreuz (Cruz de Ferro), que embora tenha surgido em 1813 omo uma condecoração militar da Prússia, foi adotafa posteriormente pelo Império Alemão, pelos nazisthas do Terceiro Reich e pela atual Alemanha. Ou seja, ainda é usada pelas forças militares alemãs atuais. O chilique da procuradora citada é apenas uma manifestação da ignorância dela sobre a História.

  48. Paulo César de Oliveira

    Não sou especialista no assunto mas a cruz não é exatamente um símbolo nazista, embora tenha sido usada para marcar navios, aviões e veículos da Wehrmacht durante a Segunda Guerra Mundial. Na verdade, a Balkenkreutz começou a ser usada nos aviões da arma aérea do exército alemão em 1918, ainda durante a Primeira Guerra Mundial(Wikipedia em inglês).

    Responda
    1. Paulo César de Oliveira

      Obrigado, Fernando. Seu comentário foi muito esclarecedor.

    2. Fernando Moreira

      Essa cruz tem origem na Ordem dos Cavaleiros Teutônicos, lembrando a Cruz de São Nicolau.

    3. Fernando Moreira

      A Balkenkreutz nada tem que ver com nazisthas, já era usada antes deles, no Reino da Prússia, e continuou a ser usada depois deles e até hoje pelas forças armadas alemãs. Esse chilique da procuradora citada é apenas uma manifestação da ignorância dela sobre a História.

  49. Rubens Ventura

    Perderam a noção da decência.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    2. Paulo César de Oliveira

      Provavelmente veículo alemão capturado pela FEB e trazido para o Brasil como troféu de guerra.

    3. Joel Domingos

      Enquanto o Ministério Público só iniciou a apuração dos fatos, você já considera o fato como provado e já deu o veredito? Esse tribunal da internet é muito célere e eficiente!