Elio Gaspari > Sem metas, a Nova Indústria é velha Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Texto pobrezinho. Prefiro o do André roncaglia.
Estou decepcionada com o texto. O articulista invocou erros do passado para condenar o plano, sem indicar concretamente qual ou quais seus problemas.
O problema é que os empresários pegam o dinheiro e não entregam as contrapartidas.
No afã de criticar por criticar o atual governo, o articulista - e isso fica claro pela leitura do que escreveu - não se deu ao trabalho de sequer ler o projeto de apoio à indústria nacional. Isto tem um nome: desonestidade intelectual.
Sr Gaspari que tal verificar como são os programas de formação de técnicos no Japão, China, Ãndia, Coreia?
Debaixo da sova.
Sr Gaspari a formação dos técnicos não deve ser menosprezada, China, Coreia Japão tem há muito tempo programa de formação nos paÃses mais avançados tecnicamente alinhados aos objetivos de desenvolvimento industrial. Saqui isso não existe, as empresas privatizadas pagam salários de 4000 reais a engenheiros sem.programas de formacao
Tradicionalmente o salário de um engenheiro júnior é de US$ 1.000,00. O problema é que vivemos num paÃs escravocrata, onde o empresariado mama no governo e por isso não se importa com os concorrentes, consequentemente não se preocupa em reter bons profissionais, pois, no fim, acaba recebendo socorro do governo ou anistia pelo congresso.
O sr Gaspari desconhece o mais importante os japoneses, coreanos, chineses formaram seus estudantes em excelentes universidades no exterior, aqui temos universidades públicas que remuneram bem professores com conhecimentos limitados e de pelo menos 50, 50 anos atrás.
Ninguém ai vai falar do Elói Pietá? Um dos fundadores do PT que está saindo do Partido por não aceitar a Ditadura interna?
Melhor falar da brigalhada no PL.
Lula continua como o escorpião da fábula; não consegue modificar sua natureza, sempre amigo dos poderosos e em campanha permanente.
Se dependêssemos de velhos retrógrados como Gaspari, tanto a Embraer como a indústrias petrolÃfera e de siderúrgica não existiriam no Brasil, todas elas foram fortemente financiadas pelo estado e são grandes motores do Brasil.
O trem bala não saiu porque foi chupado pela burocracia. Além disso, o trajeto é geograficamente desfavorável. Melhor seria fazer um trem de média velocidade. Pra ser sincero, ninguém está interessado em facilitar nada.
Por sinal, o trem bala não saiu porque o lobby da aeronáutica e companhias de ônibus é muito forte sobre o congresso e sobre os velhos jornalistas jagunços de sempre, que foram contra.
Como se esperava era mesmo gastança de dinheiro para montar palanque pra anunciar mais "um trem bala da vida "., um PAC já anunciado no passado que era aceleração do crescimento que que nos levou a pior recessão em um século, ou seja com o sic, PAC o Brasil cresceu igual rabo de cavalo: pra baixo. Estamos ferrados ,seu Hélio. Na próxima é só fazer o ele de novo.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Eu já creio que nações idiotas não aprendem nem com os seus erros. Tenho pena da geração de nossos filhos e netos que vão pagar a conta.
Há há há há há há há há há
O esquadrão lulopetralha sempre a postos para atacar todo e qualquer artigo que possa empanar ou embaçar ações governamentais. Sempre a mesma ladainha, sempre os mesmos.
Quando li que o STF solta empresário larápio já parei, será que o articulista é melhor do que os ministros do STF?, acho que não, então não dá para ler
Considerando os 'terrÃvelmente, o tofoli e o gilmar (que é bom jurista, mas todos sabemos mais o quê), acho que o articulista é, sim, melhor. Alheio a isso, é mais do que sabido que o STF solta larápios.
Nós não vamos colocar uma meta. Nós vamos deixar uma meta aberta. Quando a gente atingir a meta, nós dobramos a meta. Lembram? A fome e desnutrição dos Yanomamis mais a Dengue, mais a Segurança vão ser a Covid desse governo medÃocre.
Barnabé vai para a JP pq vc não vê que temos governo e antes não tÃnhamos, então lá vc vai só ouvir o que vc gosta
O jornalista, claramente, não leu o texto da proposta. Já estava entediado nas saudações iniciais de seu anúncio. Daà foi pra Geisel, JK, Coreia, etc., uma vez que a opinião já estava pré-definida. Ou melhor seria dizer combinada?
Dalton ele afirma que o STF solta empresário larápio só aà já deu
Ok. Mas o que ele afirma que foge à verdade ?
Se for para falar sobre modos de produção antigos, o colunista deveria começar pelo agronegócio, que desenvolveu tecnologia, mas ainda conserva antigos hábitos centenários, como o coronelismo, o compadrio, o conflito pelas terras, e aà por diante. Mas o colunista não entra nesses méritos porque não é conveniente... Qual é o paÃs desenvolvido que vive de commodities, senhores ''analistas''? A ideologia não deveria ser o norte desses jornalistas, mas infelizmente é isso que vemos diariamente.
O fato é esse: somos dependentes da agricultura e da mineração desde o século 17. O paÃs só se desenvolveu nos anos 50 do século passado.
Antonio vc está certo é elitista de direita portanto não vai fazer uma matéria do jeito certo
Alhos contra bugalhos. Paixões contra os fatos.
A folha censura os comentários triste isso , não esqueço 1981
Não esqueço de janeiro o ano era 1981 , destr uÃram o paÃs , todos sabem quem foi , Nassif que o diga
O ideal do jornalista é por uma cerca no pais e manter o fazendão , com a especulação com tÃtulos da divida publica
Acho que não. De todo modo, não presuma. Aponte as inverdades ditas pelo colunista.
Ele gosta é dos militares
O provecto jornalista Élio Gaspari, um dos pilares de nossa Imprensa, sempre faz crÃticas que se revelam construtivas. Espero ser esse o caso. Quando cita elogiosamente Simonsen, qual deles, o das nauseabundas simonetas? Ou o que tratou a tremenda inflação de custos decorrente da crise do petróleo, como se inflação de demanda fosse, impondo corte de crédito e piorando tudo. Nem abastecer veÃculo usando cartão de crédito era permitido! O resultado, a geração pré Plano Real toda conhece.
Correto Gilberto, o Campos inventou para preservar a correção do balanço das empresas a cada ano. O Simonsen preservou. Virou semestral. Virou trimestral. Virou mensal. Virou diário, transformando-se em indexador, contaminando toda a Economia Brasileira. O aumento de preço do chuchu, virava o indexador aumentando de combustÃveis a aluguéis e juros. Os dois considerados patriarcas dos economistas. Produziram essas gerações de analistas.
Simonsen e o Roberto Campos inventores da ORTN que acabou com a economia?, tá certo
Pensei que o Élio fosse citar o Plano de 30 metas do governo JK. Transformou o Brasil de uma economia apenas rural, em economia altamente industrializada, em menos de 5 anos. Até tratores passaram a substituir o arado puxado a bicho.
Então, sofreu aquele acidente e morreu será?
Em 23 os çábios especialistas erraram todos, exatamente todos os maus agouros para o primeiro ano do governo. O Brasil pulou de décima segunda economia, levado pelo governo anterior, para a nona. Cumpriu todas suas propostas, novo orçamento realista, arcabouço fiscal, reforma tributária. Contra tudo e contra todos, em especial os especialistas tetranetos do agourento Velho do Restelo.
Há um mérito grande no Plano, não faz promessas. Cria o crédito e incentivos, e cabe à iniciativa privada, o Capitalismo Produtivo, não o Capitalismo Financeiro, O Mercado especulativo, apresentar projetos. Imagina-se que empresários plugados no mundo sejam capazes de apresentar projetos realistas.
Ele não pode falar a verdade os patrões dele são investidores
As lembranças não são boas. Os R$300 bi não são do governo são nossos. Ficar no sacrifÃcio sem correção da tabela do IR, aposentadorias sumindo com aumento de 3,7% é difÃcil. Concordar com um plano que não detalha rigorosamente nada e ainda pretende nos deixar como acionistas de empresas que não sabemos quais é cretinice. Não esquecendo que ferrovias para transportar produtos da 'nova indústria' ficaram de fora, gostarÃamos do nosso dinheiro investido nesse ansporte seguro e barato.
Gilmar, tabela foi corrigida? Onde já se viu quem ganha dois salários mÃnimos pagar imposto de renda? A defasagem da tabela chega a 113%. Onde está o governo dos trabalhadores para defendê-los desse verdadeiro confisco?
a tabela já foi corrigida em uma parte e a outra virá outros anos para frente, e só de não prometer nada já é melhor do que mentir como governo do seu herói
Finalmente entendi a dilma: como não tem meta, dobra-se a meta; sempre dará certo. DaÃ, claro, o governo dilma foi um sucesso em atingimento de objetivos.
Gaspari, aponte as metas. Os formuladores não sabem defini-las. Ajude-os , porque conhece o passado e o detém na memória como ninguém. Cito uma frase de Faulkner: O passado nunca é passado. Nele assentamos os erros para não repeti-los. A Faria Lima segue ideologicamente fixada no que lhe convém. Não acertaram uma até agora. Teme que o governo engate e imprima um novo ciclo de crescimento ao pais. Impedi-lo é a palavra de ordem. Não fica bem para sua idade entrar nela. Ou a assumiu como sua?
Parece que o Brasil República é uma eterna disputa entre uns que querem uma nação industrial e independente e outros que querem que fiquemos rurais, coloniais, dependentes. Um fazendão. Quando um avança vem o outro e passa a perna, derruba.
Quer-se honestidade, competência, verdadeiro compromisso com a população (não retóricas eleitoreiras), seriedade administrativa, eficiência da coisa pública. Sem isso, seremos mantidos rurais, coloniais, dependentes.
Penso que é importante o governo sinalizar, chamar os empresários, e se esforçar pra readquirir o protagonismo no planejamento do desenvolvimento econômico do paÃs. Não é tarefa simples fazer isso depois de 4 anos com o paÃs largado à s traças.
Se fosse esse o propósito ...
Mais uma coluna falando platitudes, o Gaspari não deve nem ter lido, já recebeu o script pronto. Não querem o BNDS fomentando com juros menores, querem que apenas os bancos, com seus juros parasitários, financiem as empresas.
Acorda Chicon, não é como tu pegando fiado no boteco da esquina. Esse papo de não ter controle nenhum é pra te colocar contra o BNDS, que empresta mais barato que os bancos. Lembra que o dono da Folha é banqueiro, não querem concorrência em empréstimos.
Gilberto ! os caras pegam dinheiro a 6% e compram tÃtulos públicos que remuneram 11,75%, e nada põem em investimento industrial. Ninguém deixa retorno imediato lÃquido de, em previsão pessimista, 3% aa para correr risco e aguardar retorno efetivo em não menos de 5 anos. É o que os caras fazem, pois ninguém fiscaliza. Não tem meta, como constatado.
Queremos penalizações para o não cumprimento.
Se não é penalizado o mais, tanto não será o menos.
Fico imaginando os EUA com polÃtica industrial do governo brasileiro, hoje não terÃamos a Microsoft, a Google, a Apple, a Tesla e tantas outras. Aqui não temos muita noção do que faz o indivÃduo empreender.
Quem não tem essa noção não pode ser empresário
A legião de fanáticos assina em baixo de absolutamente tudo que Lula fala e quem não concorda não sabe nada, não presta, é fascista, votou no Bozo, está de conluio com a Faria Lima. Mais previsÃveis e risÃveis impossÃvel!
Tem uma turma rasa que concorda com tudo que for contra o PT, pensa que nem o bilionário dono da Folha quer.
Não tem nada de fanáticos apenas os que tem visão percebe que a imprensa desde 2002 paga pesado contra o PT e o Lula, nem se for boa a coisa é de uma falta de civilidade enorme e sem consideração com o povo e o PaÃs
E vc Dalton, baba de raiva, não é? Contenha esse seu ódio por quem pensa diferente, faz mal pra saúde.
O mesmo texto Gregório? Vc disse a mesma coisa (previsÃveis e risÃveis) comentando em outro artigo. Essa sua previsibilidade está ficando mesmo risÃvel.
E babam por sobre as assinaturas.
Aspirações europeias para empresários brasileiros. Não tem como dar certo. Para empresário brasileiro, metas boas são aquelas que nunca serão cumpridas mas geram créditos que nunca serão pagos.
Dalton sou Contador a mais de 50 anos e não consigo ver as penas e média empresas tocar este PaÃs só as grandes tem esse poder
Não necessariamente. Os micro e médios empresários são os grandes geradores de empregos e pagadores de impostos. Micro e pequenas empresas, se ficarem devendo, quebram. Creio que você esteja se referindo aos do tipo irmãos Batista, Eike, e outros tantos. Caso sim, a generalização é indevida. Caso não, a suas afirmação é insana.
Quantas vezes eu já ouvi essa história de que "quem critica está torcendo contra"! A ditadura já usava este argumento, todos os governantes democráticos já o utilizaram mil vezes: é sempre a mesma ladainha autoritária de sempre!
Sempre preciso e direto…toda coluna é também uma aula de história.
Lula mirou na indústria e acertou no mercado financeiro. A grana vai circular.
Sim, vai circular. Já quanto ao ponto de mira, não creio em tamanha inocência.
Elio colocando os pingos nos is. Faz crÃtica arguta e procedente, ao invés de apenas torcer contra, como os outros que já li na Folha.
E da� É o vento que vai responder. . .
Huuuumm....parece que os Moscas da vida estão revoando, ou seja, dando apenas espinhadinha e daà se mostrando experts.
Há algum tempo acho que muito da decadência do nosso futebol é um jornalismo esportiva fraco. Dá ciência de um jornalismo cientÃfico que confunde batatas com abóboras. E, sem dúvidas, acrescentaria a pobreza total do nosso jornalismo econômico. Estudem, critiquem, contribuam com argumentos corretos!
Como tem gente que torce contra o Brasil! Não vi uma única sugestão, uma única ideia, uma única palavra de esperança. Élio , o senhor deveria nascer de novo.
"Quais serão as metas que as empresas se obrigam a cumprir com a Nova Indústria? Por enquanto, nem uma palavra. Sabe-se que essas metas serão definidas daqui a noventa dias, mas poderão ser mudadas." O escriba da matéria contradiz a ele mesmo quanto à s suas crÃticas.
Um professor brasileito no Canadá que seria expert no assunto disse há uns fois dias que o plano "não tem métras [regras]. Tem metas." Agora o jornalista - expert em.estabelecer fatos - diz que não tem metas. Parece que há algo de intectualmente podre no reino do jornalismo: provavelmente tão apodrecido como a funcionalidade do capitalismo sem regulação desde 2008/09. Falta algumas pessoas saÃrem da sala de cafezinho se um escritório da finança internacional/nacional na Faria Lima.
O problema é que os empresários da indústria, e de todos os outros setores também, só se preocupam com os benefÃcios para si próprios e não pelo desenvolvimento do paÃs.
É mais do mesmo (recorrente há anos). O fracasso, como sói acontecer, também será o mesmo de sempre. Vários governos, inclusos os do PT, tentaram fomentar a indústria naval e sempre fracassaram. Os "campeões nacionais" do Lula é outro exemplo de programa recente e que, é claro, também fracassou (menos para os interesses privados de algumas empresas, como é o caso emblemático da JBS).
O Elio aposta contra o Lula.
Elio cumpre ordens do bilionário banqueiro dono da Folha, que não quer concorrência do BNDS. O velho jagunço, desde 64.
Os dois apostam no capitalismo.
Trem bala, nunca apoiei. Mas o colunista poderia ter lembrado q José Serra admitiu publicamemte q fez demandas estapafúrdias com a exclusiva intenção de sabotar o projeto. Esse foi o q confessou, imagine-se então as sabotagens de outros adversários q as fizeram em segredo! Após a última coluna de VinÃcius Torres Freire, só posso concluir q o colunista nem leu a proposta, pois se convenceu de q seremos para sempre um paÃs de vira-latas.
Sem metas e sem punição, não vai dar em nada.
Isto mesmo. Zero metas e depois dobra a meta.
Paulo, As falas da Dilma são absolutamente inesquecÃveis.
E sua paixão pela Dilma, para reproduzir a fala dela, não conta ?
Ricardo, A fixação de vocês no Bolsonaro... Sei não. Medo? Paixão? Este pobre paÃs necessita de um lÃder coerente, coisa que não temos há décadas.
Melhor do q aqueles q dobraram a aposta no Bozo.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Elio Gaspari > Sem metas, a Nova Indústria é velha Voltar
Comente este texto