Blogs Cozinha Bruta > São Paulo merece mais do que pão com mortadela Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Mortadela é alimento?
PeraÃ!! O que seria do paulistano na 2a feira sem o VIRADO À PAILISTA? Isto sim é o suprassumo da gastronomia paulistana!E é exclusivo de São Paulo!
Marcão, Proponho a candidatura do pastel de feira com caldo de cana.
Mortadela em si nem alimento deveria ser
Não foi o estabelecimento que transformou o sanduÃche em sÃmbolo da cidade. Foram os clientes dele. A mÃdia, essa entidade que adora criar polêmicas e tendências, fez o resto. E parabéns ao “espertalhão “ que soube ver essa oportunidade e aproveitá-la! Assim como tantos, ele fez aquilo que é uma das marcas registradas de São Paulo: ele empreendeu e venceu! Que outros tivessem a mesma “esperteza” dele.
Essa mortadela ultraprocessada é gostoso, mas só de ver é condenável pelos nutricionistas, à começar com excesso de sócios, gorduras, conservantes, entre outras coisas que os consumidores não sabem.
Meu Deus, que coluna horrorosa! Cada dia mais elitista.
Leia Pondé e deixe o Marcão pra nós e em paz.
Se merece então mais que pão com esse embutido,não faz sentido a existência da candidatura do buolos.
Se merece então mais que pão com mortadela não faz sentido a existência da candidatura do buolos.
Não entendi. Quem falou ao articulista que Sampa é conhecida por conta dessa alta dose de mortadela no pão??? Discordo. A gastronomia paulistana não deve nada a nenhuma outra grande metrópole. Quem aqui vive como eu sabe bem disso. Muita diversidade e qualidade e bons, muitos bons pratos.
Deve, e deve muito. Estamos a uns 20 parsecs de Nova Iorque e de lugares do sudeste asiático.
Isso mostra o que realmente é São Paulo e seus habitantes (não todos, é claro !).
Comentário absolutamente sem noção.
Abro uma divergência. É dificÃlimo fazer um bom sanduÃche de mortadela. É como sushi. Minimalista. Quantas fatias? De que marca? De que espessura? Em que temperatura? Empilhamos as fatias como folhas de eternit? Ou grande parte do segredo está numa desarrumação despretensiosa de fatias ao léu? Dá uma apertadinha no pão antes de comer, ou não dá? Corta o pão na diagonal? Se cortar, como não desperdiçar aquelas deliciosas migalhas crocantes? Ciência pura...
Faltou a maionese pra completar a viajem
Acompanho a divergência em gênero número e grau.
Para mim, este horrÃvel sanduÃche de mortadela do Mercadão é a essência do mau-gosto dos que o comem e elogiam. A quantidade de mortadela é tão grande que, prporcionalmente poderÃamos esquecer que o pão existe e vendê-lo como mortadela no prato. Um amontoado de gordura e de carne, da qual não se sabe a origem. Quem sabe que parte dos animais são usadas para fazer a maçaroca.
Pelo menos em Ubatuba inventaram com a banana o prato que se chama: Azul Marinho!!! Uma moqueca de peixe com banana.
Conheço a moqueca mas , falando em Ubatuba, lembro do prato caiçara feito com galinha e banana verde.
Descupe o erro de digitação: é Azul Marinho,
Azul Magrinho é um prato da culinária caiçara do Norte do Paraná. Feito com banana da terra verde, esta faz com que o caldo fique azul,
Melhor coluna desse jornal!
Para mim, deve estar entre as cinco melhores: Antônio Prata, Conrado Hubner, Juca Kfouri e Celso Rocha de Barros compõem o quinteto.
Nem tanto.
Mortadela não deveria ser classificada como alimento, está mais para droga nociva a saúde.
E já que entrou no assunto, o Mercadão, apesar de lindo, não tem nada que valha o nome e a fama. Tem frutas espetaculares? Sim. Só. Dá uma passeada no Mercado Municipal de BH, e compare.
Ali no Mercado Central em BH tem uns trem bão!
Sua coluna faz valer minha assinatura. Abs
Mas sanduba de mortadela boa com pão bom é muito bom!
Bom... se serve de consolo SP também tem o inacreditável Cuzcuz Paulista com sardinha e ovo, com textura de reboco de parede
A gastronomia de São Paulo tem muitas influências. Já comi o pão com mortadela do bar do Mané, mas tive que dividir. Para o turista sugiro a pizza da Margherita Pizzeria da Alameda Tiête, o polpetone do Jardim de Napoli, o tabule do Almanara, o pastel de camarão rosa do Hocca bar, o sanduÃche de pernil do bar Estadão, o filé mignon com fritas de muitas padarias paulistas, etc. Na elaboração está a essência do sabor; como as esfihas da minha mãe, cuja receita aprendeu com as vizinhas libanezas.
Também somos conhecidos como a cidade que faz um bolo do tamanho de um ônibus no seu aniversário e ainda promove um espetáculo dantesco quando as pessoas o comem. De qualquer maneira, somos herdeiros do Bandeirantes e dos baroes do Café. Nos identificamos tudo isso, inclusive o prefeito e o governador que colocamos no poder.
A Democracia é assim mesmo, são eleitos os escolhidos pela maioria, e aos derrotados só resta a critica!!!
É o que acontece. Para inveja dos coxinhas.
Presunto e groselha também.
Mortadela é vermelha.
Não entendi sua "resposta". Favor esclarecer.
Aà o "simplão" ! Adivinha em quem...
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Blogs Cozinha Bruta > São Paulo merece mais do que pão com mortadela Voltar
Comente este texto