Poder > Defesa e Exército buscam apoio de Lula e PT por volta de militares a operações de segurança Voltar
Comente este texto
Leia Mais
O governo Lula tem que manter o exército longe da segurança do presidente Lula, não gera confiança.
Deixa esse pessoal nos quartéis pintando meio fio, é mais barato e menos perigoso para a democracia.
Melhor seria uma ampla reforma, transformando a carreira militar em algo menor mais especializado, mais capacitado, com claros mecanismos de promoções, onde os pilares básicos da carreira militar como a disciplina e a hierarquia sejam respeitados à risca, sem a desordem que impera hoje.
Casos como esse, pelo apelo do tÃtulo, me faz lembrar o grande filme de Robert Altman, O exército inútil. Sustentar os privilégios dessa casta militar sai bem mais caro do que contratar mercenários para proteger os indÃgenas.
Os movimentos que desandaram com o vandalismo em 8 de Janeiro de 2023 demonstrou que as Forças Armadas não possuem confiança necessária. Diante deste fato, o chefe de Estado deve deixar esse pessoal quietinho, ganhando seu rico dinheirinho de nós, contribuintes, mas sem tarefas que possam empoderar esses generais golpistas novamente.
Deveriam lutar para atuar em situações de calamidade e urgência, como a que ocorre em territórios indÃgenas.
Milicos servem pra pintar rodapé ponto final.
Aleksander capacho da esquerda. Ponto final
Pois eh, imprensado, por um governo sofrÃvel, não tem força pra bancar isto aquilo, e acaba, a abrir seus flancos, logico, os avermelhados, vao ver isto de outra forma, lugar de vocês e na beira do Rio, ou do Mar, para ver a Barca passar.
Expulsar garimpo ilegal os mocinhos não querem né mesmo? Cometem atrocidades e incompetências várias, como aquele episódio da execução do músico no RJ e do morador de rua que tentou ajudá-lo, não punidos. O que está por trás disso? Qual a motivação disso? Faltou esse importante detalhe. Não merecem confiança depois de Villas Boas e seus golpistas.
Expulsar garimpeiros requer recursos, não sei se a sua visão obtusa ideológica deixa vc raciocinar de forma pragmática. Vc conhece aquela região ?
Milicos nos quartéis! Nada além disso. Tudo traÃra. Bonzinhos, agora? Quem se acovardou ou jogou pra plateia da direita fascista, e permitiu a algazarra nas portas dos quartéis, do que resultou o 08/01? Não existe possibilidade de confiar neles em nada de garantia da lei e da ordem, Segurança Institucional ou equivalente. Na hora H, podem ser ainda mais perigosos, pela dissimulação perniciosa. Ministro da Defesa, o senhor é mto fraco. FraquÃssimo. Ah se fosse Jobim (ou Xandão)!
Então chama o batman p resolver o problema DZ segurança pública
Na frente dos quartéis, no QG em BrasÃlia os militares mostaram que não são confiáveis. A passagem de pano nós golpistas militares e outro ponto. Como sempre o Brasil pune as galinhas e deixa a raposa cuidar do galinheiro. Temos guerra naa reservas dos povos originários , temos muito trabalho em campo para ontem. Vamos parar de pintar meio fio.
Sou militar da reserva e passei por 4 regiões do paÃs e também na área da Amazônia. Sei Como se faz as salsichas. Tenho tranquilize, equilÃbrio, conhecimento , senso crÃtico e conhecimento para debater o tema.
Suas narrativas, não são confiáveis, cheia de viés a favor do outro lado.
GLO's acirram a ideologia de inimigos internos, tão cara ao bolsofascismo. Militares abduzidos por essa ideologia são empecilho à consolidação da democracia no Brasil. Além disso, muita bufunfa envolvida, como sempre, desde o império, que aliás caiu com um golpe militar por causa de soldos.
Nada de novo! O que eles gostam é de dinheiro.
Se eles cumprissem brilhantemente suas funções constitucionais de proteção à s fronteiras não terÃamos tanto tráfico de armas e drogas, portanto larguem mão de GLO e vão trabalhar de verdade!. E quanto ao Múcio, cuidado Lula !
Enquanto as fa não forem profissionalizadas, sempre vão tentar cavar uma teta. Fim da justiça militar, estudo sério da localização das forças terrestres, diminuição de bases aéreas e administração profissional.
É uma das crises que nos jogam na cara que as governanças necessárias pra criar uma sociedade capaz de superar a desigualdade estrutural não está acontecendo na prática. Neste sentido não está certo culpar Lula. A situação já existe e é resultado de vários desdobramentos. E é verdade. Todas as vezes que os militares se apresentam o orçamento vem junto. E agora?
É uma das crises que nos jogam na cara que as governanças necessárias pra criar uma sociedade capaz de superar a desigualdade estrutural não está acontecendo na prática. Neste sentido não está certo culpar Lula. A situação já existe e é resultado de vários desdobramentos. E é verdade. Todas as vezes que os militares se apresentam o orçamento bem junto. E agora?
Ôôô, Fábio, que belo texto, meu caro. Um bom panorama da gulodice milica e do pé atrás que isso gera - não sem razão, aliás. É aquele adágio espanhol famoso, de que "não há bruxas, mas que existem, existem". Depois da KHagada do golpe de64, levou décadas pra obter algum crédito moral; na primeira bozolinada, caem de novo em tentação? Ora, perdeu, mano. Nóis num lambeu bota? Agora lamba sapatênis.
O presidente ja disse, que em seu governo nao tem GLO. Parece que a defesa não entendeu?
Se o governo ordenar uma GLO para expulsão dos invasores de terras indÃgenas, as FFAA vão querer um pagamento extra, tipo mercenárias?
Hahahahah, caro Ernesto, *As Mercenárias* eram uma banda excelente de SP, punk-rock até o caroço. Coisa fina, que não condiz com esses milico DumBão. Hahahahah!
Apesar da previsão legal, esse tipo de ação deveria ser evitado e até extinto. Não se deve fazer de algo excepcional (utilização das FFAA em conflitos internos) uma regra. Ainda mais em tempos recém-saÃdos de um embaralhamento entre militares e funções civis, sem nem sempre terem sido seguidas regras éticas etc. O paÃs possui forças policiais civis e militares para tal. Ademais, essa saÃda é a pura confissão da falência do Estado brasileiro em termos de entrega de segurança à população.
A falência do Estado na segurança pública já é um fato em alguns estados brasileiros. O uso inteligente das Forças Armadas, em casos pontuais, subordinadas à coordenação civil de segurança, poderia ser um recurso válido e útil.
Lula vai e arrumar um divórcio. Se liga Presidente.
As Forças Armadas consomem recursos astronômicos sem eficácia nas suas atuações. Pretendem agora atuar nas cidades, deixando fronteiras e áreas estratégicas a descoberto. Só uma nova geração de militares, com mentalidade evoluÃda e apartada do passado, pode mudar os fatos e se reconciliar com a sociedade. A população brasileira não deve ser o alvo das Forças Armadas.
Haiti é aqui ?
Tem que ter forte justificativa para uso da GLO.
Resistências começaM, ou resistência começa. Olha a concordância aÃ, editor.
O editor quer por lenha na fogueira. Parece que cria notÃcia para tumultuar o cercadinho.
Avança os arfe e asrrecua os beque
Tem que tem forte justificativa para uso da GLO.
Expulsar os invasores de terras indÃgenas, por exemplo, sem cobrar a mais por isso.
Altere-se o 142 da CF, retifique-se a redação da Lei que disciplina a GLO para criminalizar fortemente condutas abusivas de militares contra civÃs e crie-se uma guarda nacional com tropa própria e apta a este tipo de intervenção. Esse é o caminho. Forças armadas não servem para nada, só transtornam o ambiente polÃtico.
Rebogue-se o três quatro cinco do código penal
Altere-se o 142 da CF, retifique-se a redação da Lei que disciplina a GLO para criminalizar fortemente condutas abusivas de militares contra civÃs e crie-se uma guarda nacional com tropa própria e apta a este tipo de intervenção. Esse é o caminho. Forças armas não servem para nada, só transtornam o ambiente polÃtico.
Lula está certÃssimo! A GLO é um atalho fantasioso, que nunca deu certo. O Brasil precisa aperfeiçoar suas polÃcias, não recorrer à s Forças Armadas. A polÃcia requer uma formação e métodos especÃficos. Não há um só exemplo de uma nação que tenha conseguido diminuir a criminalidade através das Forças Armadas. Múcio não passa de um lobbysta das corporações militares.
Não dá né?! Tenta na próxima década porque se queimaram por pelo menos uns 10 anos.
Sem anistia!
Que tal a GLO dos yanomami?? Lá sim precisa de lei e ordem! Urgente!
Mas, para isso, eles querem cobrar a mais, pois são mercenários.
Ou Lula demite toda a cúpula das FA , inclusive o ministro, ou não vai conseguir controlar o paÃs.
GLO nas fronteiras impedindo entrada de drogas e armas, quartéis sempre próximos de fronteiras para diminuir custo de GLO.
Há grandes inimigos da nação atacando o povo brasileiro, eles cruzam a fronteira, matam nosso povo, trazem mercadorias ilegais, exportam por nossos terminais, roubam e escravizam brasileiros. Evitar isso é o verdadeiro compromisso de nossos militares, sejam da terra, da água ou do ar. São negligentes em suas ações, incapazes de propor um bom plano para acabar com tudo isso. Nossas fronteiras precisam de trabalho competente!
As GLO's deveriam acabar, deveriam usar o mesmo remédio que usaram em BrasÃlia, no dia 08/02, o governo federal deveria decretar intervenção federal no Rio de Janeiro.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Poder > Defesa e Exército buscam apoio de Lula e PT por volta de militares a operações de segurança Voltar
Comente este texto