Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Antonio Catigero Oliveira

    Nenhuma diferença entre eleitores bolsonaristas, que são maioria no Sul e Sudeste desta terra. Talvez, a maior escolaridade seja um dos motivos para essa gente achar que são melhores do que outros ou outras.

    Responda
  2. José Cardoso

    Quando o Churchill dizia que o melhor argumento contra a democracia é uma conversa de cinco minutos com um eleitor mediano, era em figuras como esse coronel que ele pensava. A questão, como ele mesmo refletia é: qual é a alternativa?

    Responda
  3. Fabrício Schweitzer

    Educado nem sempre é sinônimo de intelectualidade e crítica, infelizmente.

    Responda
  4. WILSON DOURADO DE GAMA FILHO

    O problema de vcs é que quando a esquerda entra no governo, destrói tudo, terra arrasada, vide Venezuela e Argentina. O americano não é besta e é patriota, e está vendo que o atual mandatário dos EUA, está deixando tudo escorrer pelas mãos, inclusive está senil, e se Deus quiser vai ser uma vitória do Trump acachapante.

    Responda
    1. WILSON DOURADO DE GAMA FILHO

      Marcos tenho certeza que ele vai querer.

    2. Marcos Benassi

      Mas se Deus não quiser, Wilson, você desiste de torcer por ele? Óia que é Deus, rapá.

    3. WILSON DOURADO DE GAMA FILHO

      José, quando vc vai com exército do teu Pais a Veve, invandir a Guiana? Agora cuidado, que os Ingleses não são Brasil, vcs viram o que fizeram nas Malvinas.

    4. José Roberto Franco Reis

      Americano patriota, pela linguagem a bozolândia se revela.

  5. marcos fernando dauner

    O fim do mundo está próximo - Apocalipse, cap. vinte e cinco, verso quinze .

    Responda
  6. Emilio Bazzani

    Aceitar a maioria... assim como engoliram o sapo barbudo.

    Responda
  7. ROBERTO REZENDE

    Fico incrédulo com toda essa constatação. Ficamos de espectadores pra ver onde tudo isso vai dar..

    Responda
  8. José Roberto Franco Reis

    Disse tudo mais uma vez a colunista ( triste reconhecer!) . A onda atual da extrema direita ( vide Milei) é "arrebentar o sistema" que é bem isso que a jornalista identifica: crueldade com imigrantes, arraia miúda e grupos que hoje já não se calam, variando isso de país pra país. Coroné, como o citado, é o tipo faceiro/fascista que do conforto da sua vida protegida irradia seu niilismo social, ambiental e político angariando gente ressentida e perdida pra esse projeto.

    Responda
  9. Marcos Benassi

    Dona Lúcia, a coisa toda é um horror; isso posto, agradeço pela gargalhada da chapa Cristo-Reagan: nem essa dupla vence o TrAmp, Jesus da Goiabeira! A demência que importa, contudo, nem é a do TrAmp, mas do eleitorado e da imprensa: nos temos coronéis Thompson aqui, mas só viraram "farol" quando ascenderam ao Executivo do Bozoverno, tipo o chanceler Arnesto, orgulhoso de nos levar ao status de Pária Internacional. Pelo visto, agora, nem Cristo nos salva.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Hahaha, demente estou eu: o coronel é Johnson, e não Thompson! Hahahahaha! (Como se fizesse grande diferença...)

  10. CLAYTON MARCELO PRADO DE CAMPOS

    O sistema de pesos e contrapesos dos republicanos já se foi há muito e levou junto a altivez e coragem de seus componentes, tanto expulsando do partido aqueles que tiveram a hombridade de tentar se opor à onda trumpista, quanto liquefazendo os princípios (se é que os tinham) dos que aceitaram (de bom grado na maioria das vezes) se reduzir a capachos. Mensagem: não aceite qualquer um em suas fileiras...

    Responda
  11. TALVANIO JOSE DE OLIVEIRA

    É, a democracia é a ordem correm perigo. Deus nos ajude

    Responda
  12. DAGMA REGO DE QUEIROZ

    Trump pode ser eleito de novo e, dessa vez, ele será mais cauteloso em planejar o golpe de Estado. Arrebanhará milícias armadas e alguns militares descontentes. O capital é uma relação social entre possuidores e despossuídos. E o fascismo - como a história já provou na Europa - também é atraente para as classes pobres que não têm nada a perder. O bilionário tresloucado que fala a linguagem do lumpemproletariado poderá lançar a humanidade em mais uma guerra mundial.

    Responda
  13. Hugo Vieira

    Estados Unidos hoje é uma sociedade doente; dividida entre Fox News e MSNBC. Lamentável para uma democracia com tantas boas universidades e acesso fácil a informação de qualidade. O futuro desse país é incerto e quem diria.

    Responda
  14. VITOR LUIS AIDAR SANTOS

    É o fim da República de Weimar americana e a chegada da reencarnação do bigodinho (agora sem bigodinho), para repetir 1933 escolhendo como bode espiatório desta vez, a figura dos imigrantes. E o tal Ted Johnson do artigo é clone de milhares de brasileiros em pensamento, mas sem casa ou pensão. O mundo não vai bem e a Democracia se equilibra com fragilidade.

    Responda
  15. Paulo Franco

    Pois é. Parece claro que os que querem formar opinião acerca do que tem que ser o certo não tem penetração na raiz.

    Responda