Thiago Amparo > A África do Sul tem razão Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Saiu a decisão agora a pouco da ICC....O compromisso de Is. com o direito internacional é inabalável. Igualmente inabalável é o nosso compromisso sagrado de continuar a defender o nosso paÃs e o nosso povo. A tentativa vil de negar a Is. este direito fundamental é uma discriminação flagrante contra o Estado judeu, e foi justamente rejeitada. Escreve outro artigo professor la de Budapeste. de preferência.
Pelo que se extrai dos cometários dos doutos experts da internet, a Corte Internacional de Justiça deve ser enquadrada entre os ignorantes jurÃdicos. A sentença provisória da mesma acolheu boa parte da representação feita pela RSA.
O Hamas, pelos comentários, parece ser chefe de governo e chefe de Estado. Chefe de qual Estado? Pelo que sei, só existe um Estado desde 1948.
Perfeito comentário. Só toma cuidado para não perder o emprego na folha!
O Brasil após a petição da Ãfrica do Sul que apoia o Ha ma s. Logo, o Brasil apoia ter ror istas.
Thiago Amparo deveria nos informar o que o Tribunal Penal Internacional faria na prática, além de condenar o Hamas protocolarmente, para proteger Israel, como ele sugere. Não seria mais honesto da parte dele simplesmente afirmar que Israel não deveria se defender porque é inevitável, diante da estratégia do Hamas de se misturar com a população civil, que ao se defender militarmente, como qualquer paÃs faria, inclusive a Africa do Sul, vÃtimas civis são infelizmente inevitáveis.
A AfS pode ter um boa Constituição, mas já anos enfrenta graves problemas nas altas esferas de governo, com denúncias de corrupção e acusação de autoritarismo de membros das etnias Zulus contra outra etnias originárias. Ninguém deveria se colocar acima do bem ou do mal, seja AFS, Brasil, Israel nem os palestinos
Todo movimento identitário ignora seletivamente o segundo apartheid que surgiu na Ãfrica do Sul.
É um completo desqualificado que só tem espaço porque a Folha é identitária e se autoimpõe cotas
Agora todo mundo acha o Hamas feio. Pelo menos nos discursos oficiais , né? O que será que os palestinos acham do Hamas?
Muitos especialistas se acham capazes de comentar o texto de um doutor em direito internacional. FSP o filtro não está funcionando? De minha humilde opinião, concordo com o professor, pois um erro não justifica o outro.
Falhou em prevenir genocÃdio? Isso é uma piada?
Você por acaso pesquisou e de fato sabe o que significa genocÃdio?
Matar 25 mil escudos humanos não é terrorismo, mas 1200 é
Poxa, o sr. acredita que ele com todo currÃculo que tem não saberia o que significa genocÃdio?
Ãfrica do Sul é um PaÃs fantástico
A Ãfrica do Sul virou um paÃs terrorista, visto apoiar o Hamas.
Um gênio esse professor! Esse carinha calado seria um poeta. Quanta idiotice.
Uma lástima, achei que eta situação das crianças lhe provocava algum sentimento Paulo.
Idiotice seria deixar os Palestinos destruitrem Isr....vamos IDF!!!
8 mil crianças e mil mutiladas, segundo a Cruz vermelha é idi otice Paulo Bacaltchuck?
A melhor constituição do mundo tem mais de 200 anos e tem as cores branca, vermelha e azul...
A propósito, a tal constituição foi escrita em papel branco mesmo. A história das tres cores é metáfora ideológica de brasileiro intelectualmente colonizado e com sentimento de inferioridade.
Vc se refere à quela q permite comprar armas a vontade, até automáticas, o q causa dezenas de milhares de mortes a cada ano, muitas delas crianças? Q não prevê saúde pública como direito de todos, o q causo centenas de milhares de mortes na pandemia? Q precisou ser emendada, pq vergonhosamente manteve a escravidão? Que jogou indÃgenas em reservas miseráveis, sem qquer indenização ou apoio? Que permite injúrias raciais, misóginas e homofóbicas, em nome de uma pseudo-liberdade de expressão? É essa?
Israel refugia-se na vitimização alegando antisemitismo. Já que estão se apegando à s formalidades da definição de genocÃdio, está mais do que evidente a clara intenção de transformar as vidas dos civis em Gaza em um inferno terreno.Tal feito tem por objetivo a limpeza étnica desse território pelo aniquilação das vidas dos civis,através da sua saÃda voluntária ou compulsória.A barbárie do Hamas, inspirada no ISIS, não pode ser usada como justificativa para o projeto pessoal/polÃtico do Netanyahu.
Marcelo sabichão, você deveria descer de seu pedestal, indicando as inconsistências do meu comentário, não tentar se valer apenas de lacração!
Voce é ignora nte em Lei Penal. Não se humilhe assim, públicamente...
"A melhor constituição do mundo". Lacrou!
Vc tem um argumento, ou só queria lacrar? Pq querer só lacrar com um assunto trágico como esse é muita superficialidade.
Determina a incredibilidade histórica do tal presidente africano para propor algo relativo à genocÃdio, já que ele mesmo assina embaixo do genocÃdio da AIDS por distribuiçãode desinformação.
Qual a credibilidade de Bibi, q além de geno cida está sendo processado por corrupção? Qual a credibilidade de generais fascistóides q prometem trazer o inferno a civis palestinos? Qual a credibilidade de um exército cujos soldados cantam alegremente q não há civis inocentes em Gaza? Foi essa ideologia assassina q fez as IDF assassinarem tres reféns israelenses q haviam fugido do cativeiro. Certamente os confundiram com civis palestinos.
Vice de presidente genocida é vice-genocida?
Publicaram no lugar errado. Este presidente africano foi vice presidente de Jacob Zuma, que pregava para seu povo que Aids se cura com ducha de agua fria...como alguém aqui pregou a cloroquina...e também foi chamado de genocida não foi mesmo?
Creio q muitos não aceitem q a Ãfrica do Sul possa ter uma constituição exemplar e jurÃstas de alto nÃvel. Basta falar em Ãfrica q o racismo estrutural se agita nas entranhas de muitos dos nossos concidadãos. Os trechos da acusação com as declarações de Bibi evocando Amalek e de generais das IDF, particularmente o q promete trazer o inferno aos civis palestinos, são chocantes. O vÃdeo q mostra a alegria dos soldados israelenses cantando q não há civis inocentes em Gaza é de virar o estômago.
Pois é Marcos, outro dia um gajo me chamou de racista e antissemita nestes comentários,pq eu disse q as hostilidades tinham q cessar imediatamente e q criminosos dos dois lados deveriam ser trazidos perante a justiça. Não havia feito qquer crÃtica aos povos envolvidos, só a seus lÃderes, nem comentado sobre direitos ou reivindicações. Aà vc se pergunta: q tipo de pessoa é essa, q te difama e xinga pq vc pede o fim da violência e diz q criminosos tem q responder à justiça?
E o nÃvel da arju-mentação contrária a estes pontos que você levanta, caro Ricardo, é de doer o fÃgaro. Estômago é o começo.
"O paÃs tem a melhor Constituição do mundo". É fácil escrever isso. O difÃcil é demonstrar.
Interessante é que o único ponto a que conseguem se apegar no texto e a tal constituição da Aáfrica do Sul, dito por muito como a melhor, basta procurar na interet, como se isto fizesse qualquer diferença quanto ao genocà dio. É uma negação, que me faz lembrar a população da Alemanha na segunda guerra.
Dufrayer, como vc sabe? Já fez uma leitura comparada de constituições? Cada um que aparece.
Ótimo texto muito bem fundamentado. Infelizmente alguns leitores não conseguem esconder a surpresa diante da grandiosidade do gesto da Ãfrica do Sul com tamanha competência, e também não conseguem avaliar com justiça e clareza os argumentos que essa peça traz. Grata por vc ser voz ativa numa imprensa comprometida com um único lado.
A acusação da Ãrica do Sul é bem fundamentada. Não é difÃcil enquadrar o governo de Israel na definição de genocida da Convenção de 1948. Esta inclui em genocÃdio a imposição de condições q levem à morte parte de uma população. Só o corte de água e suprimentos, com os palestinos aprisionados em Gaza, deveria bastar para tipificar genocÃdio. Dá pra viver sem água e comida? O bombardeio indiscriminado de cidades e as declarações de autoridades citadas pelo colunista completam o caso.
Não haveria invasão de Gaza sem os atos bárbaros cometidos pelo Hamas. Mesmo agora, poderia haver paz se os reféns fossem devolvidos - e por que não o fazem? Esse tipo de responsabilidade não pode ser atenuada e/ou relativizada.
Comentários como o seu me faz demonstrar que nem todos os humanos tem bom senso. Descartes errou ou estava sendo irônico. Me causa nojo não enxergar a desproporção da reação, lembra a retaliação dos soldados e generais nazistas para vingar a morte de um, a regra era matar 10 ou 100.
Esqueci. Tudo é relativo hoje. Inclusive estupro, chamado agora de "resistência"...
Lamentável seu comentário.
Vc não entendeu, o governo de Israel não dá a mÃnima para os reféns. Bombardeia prédios arbitráriamente, sabendo q ali pode haver reféns. As IDF fuzilaram tres reféns q escaparam do cativeiro. Estavam sem camisa, para mostrar q não portavam armas ou bombas. Agitavam uma bandeira branca. Dois morreram imediatamente. O terceiro, ferido, implorava por ajuda. Foi morto a sangue frio por soldados israelenses. Não se importaram em verificar suas identidades, não era sua missão resgatar reféns.
Não haveria Hamas se não houvesse a continua ocupação dos territórios Palestinos e a continua opressão do povo árabe palestino há no mÃnimo 76 anos . Nada começou no 7 de outubro, foi consequência dentro de um contexto terrÃvel
Vc está confundindo invasão de Gaza com genocÃdio em Gaza. Um crime (o ataque terrorista do Hamas) não justifica o outro (genocÃdio palestino pelo governo de Israrel).
Vergonhoso seu comentário. Primeiro: Is ra el tem tomado terras da Cis jordânia, que sequer é governada pelo Ha mas. Segundo: os atos do Ha mas justificam o genocidio que Is ra el está cometendo?
É uma surpresa para o Ocidente assistir a um paÃs Africano apresentar uma peça jurÃdica competente e muito bem formulada.
Sim, e vc leu? Ou tá falando de orelhada? O ponto mais forte da peça não é a comprovação de genocÃcio, pois esta depende de comprovação de vontade, o que é difÃcil, mas das declarações dos próprios ministros como Ben Gvir da coalizão de ultra direita do Netaniahu apregoando expulsão da população civil.
Vc leu a peça?
Os únicos que sempre defenderam, publicamente o genocÃdio, o extermÃnio de um povo apenas pelo fato de sua origem, foram: Hamas, Hezbollah e Irã (covardemente agindo nos bastidores). O grupo terrorista Hamas será derrotado mas continuará existindo. Se Israel perde essa batalha deixará de existir. Simples assim. Neste contexto, até poderÃamos considerar os argumentos do articulista como risÃveis mas, na verdade, são carregados de parcialidade e antissemitismo. Vergonhoso!
Vergonhoso é vc difamar o colunista, xingando-o de antissemita, ao passo q defende genocÃdas. Bibi e seus generais facistóides não só defendem o genocÃdio, dizendo aos civis palestinos q estão trazendo o inferno para Gaza, como executam o q prometem.
E Ham ass e Hez bollAllah apoiados pelo belicista e imperialista Irã, que quer dominar o Oriente Médio.
Fala sério? Então, se Israel tomasse medidas menos violentas, tais como bloqueio total de Gaza até a libertação do reféns, causaria a destruição do Estado de Israel?
Arrã, tá.
Israel nunca deixará de existir , um Estado consolidado mesmo que tenha sido criado de modo injusto , a revelia do povo árabe que lá estava . Esse argumento é retórico, para poder atacar e fazer o que quer sem punição. É um Estado que tem apoio incondicional dos EUA e aliados , ainda a maior força do planeta.
Senhor Thiago, a Ãfrica do Sul conhece bem o que é segregação racial, não estou seguro se é um paÃs indicado para ensinar normas civilizadas ao ocidente! Hamas é fora da lei, não tem como conviver!
Ninguém propôs conviver com o Hamas, vc notou q o colunista chamou as ações do Hamas de crimes? Mais honestidade intelectual, por favor, esse truquinho de sugerir q quem critica o governo de Israel está defendendo o Hamas é abjeto.
Vc se dá conta q para norte-americanos e europeus a dita América-Latina, Brasil incluso, não faz parte do "Ocidente"? Busque artigos sobre comportamento em jornais acadêmicos, estudos sobre "Trust" ou "Weird psychology". Nesses artigos, brasileiros entram como comparativo de população q não é culturalmente "Ocidental". Sugestão: abandone o seu jargão de colonizado, soa ridÃculo!
Como vc, muitos não aceitam q a Ãfrica do Sul seja um paÃs civilizado e tenha uma constituição exemplar. Basta falar em Ãfrica q o racismo estrutural se agita nas entranhas de muitos dos nossos concidadãos. Os trechos da acusação com as declarações de Bibi evocando Amalek e de generais das IDF, particularmente o q promete trazer o inferno aos civis palestinos, são chocantes. O vÃdeo q mostra a alegria dos soldados israelenses cantando q não há civis inocentes em Gaza é de virar o estômago.
A extensão do conceito de genocÃdio acaba equivalendo-o à guerra. Realmente a guerra é algo terrÃvel e não deveria existir. Mas para isso seria preciso imaginar um mundo sem religião, sem paÃses e sem propriedades, como na letra de John Lennon. Estamos muito longe disso.
Não é necessário excluir as religiões, porque nada é mais antirreligioso do que o fanatismo religioso, assim como nada é mais antipolÃtico do que o dogmatismo ideológico. Religião vem de religar e a polÃtica é o meio para a sociedade se coordenar, nada como o exercÃcio da tolerância para que as duas funcionem.
Bom texto e excelente parâmetro de abordagem. Concordo, plenamente com o articulista.
Tem meu apoio Chicon!
O atual presidente da Ãfrica do Sul era vice de Jacob Zuma, aquele que ficou famoso por pregar que AIDS se combate com ducha de água fria...vai vendo!
Credibilidade, para dizer o minimo. E de quem estamos acompanhados. E de que se trata, no mÃnimo, de alguém que assinou embaixo do que um genocida (este, real, por conta da Aids) fez. Um genocida mandando apurar outro paÃs de genocidio...hilário, senão trágico!
Entendi, sua lógica é de q não há genocÃdio em Gaza por que o atual presidente da Ãfrica do Sul foi vice de alguém q vc despreza. Não é por nada não, mas não creio q os juÃzes da corte internacional irão levar isso em conta. Sendo pessoas cujo cérebro funciona, acredito q eles levarão em conta apenas as evidências de q houve crimes.
E no que isso influencia em estar havendo ou não genocÃdio? Está faltando argumentos para defender o estado terro rista de Is rael, né?
Ãfrica do Sul, " paÃs tem a melhor Constituição do mundo". Gostaria que o colunista listasse os critérios que usou para chegar nesta conclusão.
Sim. Espero tenhas encontrado o porque de ser a constituição a melhor do mundo, só estava lhe auxiliando. Já que é o tema que mais lhe interessa na coluna, poderias compartilhar aqui o seu aprendizado.
Gilberto Rosa, gostaria de saber onde está escrito nas regras de uso do fórum do jornal que eu sou obrigado a comentar apenas sobre o tema da coluna? Se você pretende se ater somente ao tema de algo publicado, fique à vontade. Prefiro exercer meu direito de comentar algo que eu acho relevante, especialmente aquelas coisas jogadas pelos colunistas e que muitas vezes não são óbvias e nem algo amplamente conhecido.
O texto não é sobre a constituição da Africa do Sul. Se tem curiosidade, busca na internet South Africa has the best Constitution in the world. Depois comenta aqui a razão de ser considerada a melhor.
Talvez limite-se à leitura da dita Carta.
Seria necessário um livro. Mas como o articulista é advogado e professor da FGV tem credibilidade.
Os $ionistas não aceitam que Israhell cometa genocÃdio e preferem mudar de assunto. Mas se alguém fizer isso quando eles falarem de antis$emitismo, Deus me livre!
A PF descobriu que a Abin de Bolsonaro usava uma ferramenta de empresa de Is ra el para espionar clandestinamente membros do STF e polÃticos, e estes dados estão armazenados en Is ra el. Os braços deste poder avança sobre imprensa, polÃtica e judiciário no mundo, como a série jornalÃstica The Lobby no youtube mostra. O ministro evangélico indicado por Bolsonaro, hoje está em Is ra el, pago pela Conib.
Brum, não associes o atual poder no estado de Is ra el com a religião, nõa é bom para a comunidade. Tem muiiiita gente boa da comunidade que recusa este tipo de associação, como o grupo jewdeus de esquerda, que acha um absurdo a conib interferir no judiciário brasileiro.
Voce é um GenoÃno racista!
Essa teoria vale não só para o caso citado como também para todos os governos africanos que deixam seus povos morrerem de fome e desnutrição como também o nosso no caso dos Yanomamis. Pois não?
Não.
Parece-me q vc sugere q se há crimes, genocÃdios e negligências criminisas em outros lugares, então o genocÃdio em Gaza tem mais é q ir adiante, é isso? Seria vc um ativista pró-genocÃdios? Se for o caso, em termos de postura moral vc fica até abaixo daquele austrÃaco do bigodinho ridÃculo.
Com raras exceções (os desgovernos africanos) são marionetes cruéis do ocidente ao oriente, do Cristianismo ao JudaÃsmo que desprezam e ignoram a dor do povo africano?
Como alguém pode em público dizer, em outras palavras, que apoia a morte de 8 mil crianças, mil mutiladas segundo a Cruz vermelha.
Excelente, Thiago. A monstruosidade que acontece em Gaza tem que ser denunciada de forma incansável, não importa o nome que se dê a ela.
Esse horror, com sofrimento de ambos os lados, tem de parar, e parece que não ajuda uma parte instigar a outra. Os dois povos têm razão ao defender seus direitos à terra; seus governantes perdem a razão por não utilizarem meios civilizados para conversarem sobre esses direitos. Agora que ambos governos negam a solução de dois estados, temos de voltar a defendê-la, afora isso difÃcil haver paz.
Das notÃcias que acompanho, ambos os governos e parte de sua população não reconhece o direito do outro à terra, o que, infelizmente, a meu ver, dificulta a possibilidade do fim do que está ocorrendo.
“Os dois povos tem direito à terra”. Concordo, só que o governo de Is ra el não concorda.
O senhor da morte que infelizmente governa o valoroso povo judeu , é do mesmo baixo nÃvel do carrasco Hitler . Outro perÃodo triste e desumano da história, não só povo palestino , mas principalmente Israel . Uma vergonha mundial .
Ãfrica do Sul esfregando a verdade na cara do mundo. Is a el prática genocÃdio em g a z a. Simples assim.
A Ãfrica do Sul tem a Coragem e a Estatura Moral de dar uma lição de Civilização ao Mundo. Foi ela mesma vÃtima do Colonialismo e da Apart heid. Houvesse uma nação nos anos 40 com sua coragem, em lugar do silêncio conivente, talvez o sacrifÃcio do Povo Escolhido não teria ocorrido em escala tão terrÃvel. A defesa que faz, é a defesa da Humildade.
Vice presidente de presidente genocida é vice-genocida? Este é o presidente atual da Ãfrica do Sul. Imagine, um vice-genocida chamando os outros de genocida...
ZZZzzzzZZZ
Conta tudo para a sua mãe, Kiko! (João Cellos)
Moleque!
Ué?! Aprendeu a escrever? Ou foi o seu dono que fez?
Oi Joao. Pelo visto o adolescente aqui é você, que está há mais de 8 horas chorando sobre meu comentário. Cresça e arranje um emprego, garoto.
Se você for um adolescente é menos grave. Se for um adulto com comentários por onomatopeias, aà é bem pior, pois é coisa de moleque.
Um comentário debochado para uma situação tão grave, vergonha.
A distinção que você propõe é mero diversionismo nesse caso. Retaliação indiscriminada contra milhões, milhares de inocentes mortos ou mutilados, sobretudo mulheres e crianças; fome e doença como armas de guerra - estes são fatos que nenhuma artimanha semântica vai conseguir disfarçar.
Joao, peça para o seu pai te explicar a diferença entre crime de guerra e genocÃdio.
Rubens, peça para um adulto ler e explicar o texto pra você.
Enqto dormes algumas centenas de pessoas, seres humanos, estão perecendo!
Thiago, uma coisa me impressiona: o destemor com que o Bibi e seus burocratas enfiam seu paÃs em uma guerra de extermÃnio. Devem crer firmemente que não vai dar nada, né? Esperam o quê? Gasta-se uma fortuna; reduz-se o vizinho a escombros cheios de cadáveres, numa proporção de 1pra20; desrespeita-se resoluções internacionais como sempre. E quererão sair limpinhos dessa? Que gente de fé, putz!
Thiago Amparo ,parabéns pela coragem de dizer a verdade . Isto é uma raridade na imprensa brasileira comprometida com o sio nis mo
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Estado ge no cà da comandado pelo car ni cei ro Netanyahu
+
A Lei das Gentes.
(i)É no Tribunal Penal Internacional que se dará o julgamento. Um Tribunal jovem, tentando se firmar como 'Côrte do Mundo'... Walter Maierovich fala bastante no Uol do pioneirismo deste Tribunal, de uma diferença marcante de eles terem que trabalhar com base na 'Lei das Gentes' - Acordos entre paÃses, coisa difÃcil.
(ii)A ordem de prisão ao Putin, por exemplo, demonstra como é difÃcil tanto se firmar, como ter bons planos. Prender é a solução sem criatividade da Justiça. Não resolve, é um 'pelo menos' isto foi providenciado.
(iii)Impedir, dificultar, monitorar são legÃtimos enquanto estratégia da Justiça e têm resultados muito mais eficazes. Um órgão mundial tem facilidades para isto. Preferiram apostar no de sempre...
(iv)Espero que com Nethanyahu aproveitem melhor estes recursos que têm às mãos. Aprender com a do Putin - Prender pra quê? Onde? Com celular? Continua Presidente da Rússia? Ocioso...
Dezesseis mil mulheres e crianças mortas. Aplicando uma simples regra de três, facilmente verificável nas tenebrosas estatÃsticas das guerras, representam um número dez vezes maior de feridos, ou seja, queimados e mutilados. Dizer que ações deste tipo representam atos de defesa é escárnio, deboche e crueldade.
Importante continuar denunciando esse massacre contra a população civil de Gaza. A Ãfrica do Sul tem razão, e tem mesmo. Também importante o registro da defesa de dois estados: Israel e Palestina.
O mass acre do dia 7 só foi contido quando o Exér cito chegou. Só nestas poucas horas, 1200 foram assassi nados e brutal izados. Mas de acordo com o autor, o que deveria ter sido feito era uma petição à Corte.
Já a resposta q vc defende para o ataque terrorista do Hamas é uma operação de vingança contra civis palestinos, q mate vinte vezes mais, ou quem sabe mil vezes mais, q o nùmero de vÃtimas do Hamas. Durante a ocupação naz-ista na França e na Itália era isso q as SS faziam. Qdo a Resistência matava soldados alemães, eles prendiam dez vezes mais civis na cidade do ataque e os fuzilavam. É o q faz Bibi e seus generais facistóides.
AÃ, em contrapartida, Is rael assas sina vinte e três mil pessoas, sendo grande parte mulheres e crianças? É disso que trata o texto. Tente outra pra apoiar um estado terro rista.
É mesmo de invejar a grande democracia da corrupção da Ãfrica di Sul.
Este presidente da Ãfrica do Sul era vice daquele que dizia à população que se combate a AIDS com ducha de água fria...vai vendo o nÃvel...
Mais um que não tem vergonha de apoiar o extermÃnio de 8 mil crianças, mil mutiladas segundo a Cruz Vermelha.
É mêmo, que devia ter proposto isso é o Quadrúpede-ex-Chefe, el'Rey seBozo 1o, Aquele que Não é Coveiro.
Mira a realidade!
Qualquer tema que venha à tona, que enseje debate, devido à urgência, ao desrespeito às leis internacionais, arrumam sempre um jeito de desvirtuar, desviar a questão, como bem faz Moro, para a corrupção.
Isso não libera Is ra el de cometer ge no cà dio
Isto não libera Israel de cometer genocÃdio e limpeza étnica há décadas
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Thiago Amparo > A África do Sul tem razão Voltar
Comente este texto