Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Luiz Mario Vieira Souto Leitão da Cunha

    Pelo seu relato, Timor Leste, essa pequena ex-colônia portuguesa, que tanto sofreu nas mãos do indonésios, e que foi transitoriamente administrada pelo grande diplomata brasileiro Sérgio Vieira de Melo e, depois, por Alexandre "Xanana" Gusmão, parece mesmo um país feliz.

    Responda
  2. Eduardo Galvao

    Por dois anos trabalhando em Díli, retorno para o Brasil amanhã, 26 de janeiro. Neste dois anos dá para er e senti que o país properou muito, com investimentos de países como a Indonésia e China. O Brasil tem auxiliado muito Timor-Leste, na área de coooperação téncia em muitas áareas, principalmente na área de educação. Desde a independência o Brasil está presente auxiliando no desenvolvimento de Timor-Leste,

    Responda
  3. Renato Vieira

    Antes de ler o seu artigo procurei pela história da luta pela independência dos tomorenses. Uma história de luta e vitória. Esse teu artigo me fez relaxar pra começar bem o dia. Parabéns e que possamos ter mais sobre suas viagens.

    Responda
    1. Ivan Bastos

      Procure pelo ótimo livro "A Ilha das Trevas", de José Rodrigues dos Santos. Verá como os timorenses sofreram com os indonésios, e como a política externa portuguesa apostou tudo na independência deste pequeno país, e venceu o bloco asiático.

  4. EMANOEL TAVARES COSTA

    Muito confortador e agradável ler um relato singelo, comovente e revelador de que a alegria natural do povo brasileiro é replicado no outro lado do mundo. Robson Jesus despertou em mim o forte desejo de conhecer Timor Leste. Obrigado.

    Responda
  5. renato mocellin

    Que bom saber que o povo timorense está conseguindo superar suas dificuldades. É bom lembrar que os Estados Unidos apoiaram a ocupação Indonésia e que uma revista de grande circulação aqui no Brasil fez uma reportagem ridicularizando a Fretilin.

    Responda
  6. MILTON BARBOSA CORDEIRO

    Interessante como esse tipo de matéria jornalística ajuda a entender um povo e de um país tão distante, mas importante para o Brasil em termos geopolíticos, sem contar que trata-se de uma ex colônia portuguesa e compartilhamos mesma língua.

    Responda
  7. joão moreira

    Excelente artigo para começar o dia. Valeu!!!

    Responda