Mercado > Lula sobe tom com Paraguai e ameaça romper acordo sobre preço de energia de Itaipu Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Setor elétrico cheio de incompetente. Vide falta de energia em vários estados e várias mentiras para o povo. O Centrão que manda no setor recebe muita grana das distribuidoras de energia e não cassa as concessões. Lula é refém deles, mas está certo com Itaipu. Tem que jogar duro. Sabem a vantagem do Brasil ? A Argentina está quebrada e a parte do Paraguai que pode ser vendida sim para os hermanos (pois existe sim linha de transmissão entre o Paraguai e Argentina) corre o risco de não ser paga.
A matemática é simples: acordo feito na ditadura, prejuÃzo. Economizar 3 bilhões faz bem para a saúde da soberania do Brasil.
O precedente do petróleo na BolÃvia está falando alto. Ou o Brasil aprende a defender seus interesses ou todo paÃs sul-americano vai achar que manda aqui dentro.
Nao faz sentido algum ficar gerando energia sem demanda. Deixa a agua la estocada ou abre as comportas ... o paraguai q se exploda!
Fala grosso agora mas quero ver se precisarmos desse excedente de energia numa provável crise energética, vai ter q chamar a dilma para desensacar o vento para gerar nas eólicas.
Estas mal informado, Paraguai possui linha de transmissão com a Argentina. E sendo dona de 50% de Itaipu ela pode se quiser desligar os geradores do seu lado. E o poder de barganha deixa de existir pelo fato q o Brasil precisa dessa energia tanto quanto o Paraguai precisa de vende-la, ela já faz parte do sistema interligado .
Bem inteligente! A discussão é sobre o preço pois a energia será gerada de qualquer forma, o Paraguai não consome o excedente e não há linhas de transmissão para outros paÃses. Sabe o que a autora quis dizer com "poder de barganha"? Acho q não!
Que por sinal, estão indo muito bem, cara pálida.
Paraguai não tinha ''grana''. ''O empreendimento custou 12 bilhões de dólares, o Paraguai entrou só com 50 milhões de dólares financiados pelo Banco do Brasil e o restante foi pago com recurso brasileiro, certamente tais dÃvidas deverão ser quitadas para depois propor uma revisão, o que parece não ter uma solução tão rápida''.Paraguai entrou só com água.Brasil pode romper o contrato e não comprar a parte excedente. Paraguai que se dane. Venda p/ Argentina falida.
O Centão é como o tráfico de drogas e a contravenção. Controlado pelo Sionismo. Já viram um "Grande Traficante Americano?" Como assim, os EUA consomem 70% das drogas do mundo e não tem Grande Traficante? A CIA.
Os "Cio Nistas querem transformar o Brasil em um fazendão. Acorda Brasil. por isso deram vários golpes no Brasil, sendo o último na Dilma e a prisão do Lula. Querem o Brasil terra de demen-tes sem aspirações. Fazendão de soja ignorantes. Eles fortalecem o Agro, que é subsidiado por nós, pra usar o Agro contra os poder constituÃdos do Brasil; Acorda Brasil.
E nós vamos ter que pagar por esse aumento? Aliás, a quanto tempo pagamos? Não me venham dizer que é por causa da Guerra do Paraguai.
O Sionismo (Eua, Is Rael, Inglaterra) controla o Centrão. Não votem em Partido do Centrão.
O acordo será assinado em breve. O Paraguai precisa desta receita. "Para quem está afogando, jacaré é toco"
O contrato é leonino em favor do Paraguai. Pelo que entendi acredito que deveria ser revisando para restabelecer o equilÃbrio econômico financeiro.
Não tem acordo com os cucarachos e ponto final ,pra um paÃs nanico continuar nos achacando
Tem leitor que fica indignado quando as potências nos impõem seus interesses mas quando lidamos com os mais fracos ficam loucos para usar o porrete.
Não é para comprar PN destes caras não. E a ponte, que nós construÃmos para eles nos venderem muamba!
Pode ocorrer algo semelhante com a rota bioceanica.... Mexer com esses vizinhos pobres dá um trabalho.
Se alguém que entende do assunto puder explicar o que acontece com a energia excedente se o Brasil não comprar e o Paraguai não conseguir vender ?
Não tenho certeza, mas talvez reduzam a geração, diminuindo a oferta para atingir somente o necessário para atender a parte do Brasil mais o que é necessário ao Paraguai, sem sobras.
Simplesmente e 'perdida, não existe meios para armazena-la.
Mais uma bela herança dos formidáveis ditadores militares brasileiros e suas tenebrosas transações.
A tarifa de Itaipu é estabelecida em base nos custos operacionais, royalties e serviço da dÃvida. Com a liquidação desta última, a tarifa teria de cair em algo entre 67% e 75%. Portanto, mesmo o valor que o governo brasileiro propõe já é excessivamente elevado. O saldo do pagamento de custos operacionais e royalties seria usado para fazer obras no Paraguai, com 80% do custo pago pelo Brasil, e no Paraná. É mais um subsÃdio disfarçado, imposto aos consumidores de energia elétrica do Brasil.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Discordo, o Paraguai entrou no emoreendimento com boa vontade.
Haveria usina sem a parte paraguaia do rio?
O Paraguai é um paÃs mais pobre q o Brasil, mas nem por isso justifica o valor pedido pela energia excedente q nos vende. É bom lembrar q sem o BR não teria Itaipu nenhum, construÃdo e financiado inteiramente por nós. Que seja feito um acordo q benefÃcie ambos com ctz podemos pagar um pouco mais, mas não a exorbitância quase imposta, caso contrário q o Paraguai faça bom proveito com a energia excedente e disponibilize a quem queira comprar, quem sabe no mercado livre de energia.
Nao finaciamos nada . A.divida foi feita externamente em dolar
O Brasil construiu, mantém e administra a Itaipu. O Paraguai que trate de se conformar com a realidade, e agradecer ao nosso PaÃs por não romper o tratado. Afinal, a Itaipu é nossa!
Itaipu é binacional, o rio não é todo brasileiro. Tem como separar?
Não é nossa, é de ambos os paÃses, a não ser q tomemos a Itaipu na mão grande como Ivo Morales fez com as unidades da Petrobrás na BolÃvia.
Lulla canta de galo para aparecer e na hora H amarela e volta atras.
kW e MW são unidades de potência. Unidades de energia são kWh e MWh. Muito provavelmente a reportagem queria se referir ao preço do MWh.
Devido à forma de comercialização estabelecida para Itaipu, a tarifa é calculada com base na potência MW e não MWh (energia).
Não votei nele, mas está certÃssimo, pois esse aumento com certeza vai ser repassado para o consumidor, tá certo ele de bater o pé e não pagar o que eles pedem.
É só não comprar a energia do Paraguai. Meio bilhão de dólares por ano não vai quebrar a economia paraguaia.
Onde está escrito kW, lê-se MW, erro grave da redação.
Não saber até pode ser tolerável, mas não pedir a um engenheiro eletricista para revisar esta parte é intolerável para um grande jornal.
Tem muito jornalista que não sabe fazer conta. No inÃcio das transmissões de corridas automobilÃsticas era comum ouvir: "o piloto fez a volta em 2 minutos e 14 décimos...".
A an ta na zi tem a fórmula mágica, só faltou combinar com russos, chineses, prefeitos e a população! Ma néh é sempre ma néh. Não fosse uma an ta de direita até poderÃamos discutir civilizadamente o assunto.
Discutir com bosofarias é perda de tempo até conseguirem tirar o comunista debaixo da cama.
Você deve ser uma sumidade para chamar Lula de ant a, vai lá e se elege e faz o que está sugerindo.
A idéia é boa, mas a conta não é tão simples assim, qualquer renuncia de receita significa apertar o cinto e cortar despesas...ai complica ... independente se for vermelho , branco , azul ou amarelo.
Grita Mito
Problema maior que as divergências no trabado são as opiniões idiotas
Paula, a globalizacao acabou. Todos os paises, inclusive os EUA patria do chamado livre comercio, estao colocando tarifas sobre importados, caso contrario a China engole eles. Vc nao quer que o Brasil seja o unico cordeirinho indo para o altar de abate que a China transformou seu parque manufatureiro. Isso nao eh odio contra a China, pelo contrario. Admiro aquilo que a mao do estado Chines foi capaz de fazer. Deveriamos comecar por desvalorizar o cambio, do memo jeito que eles fazem.
Celso, o Brasil é fornecedor de matéria prima e importador de tecnologia. Ninguém aqui tem fábrica de painel de energia solar.
José, a classe média sempre pede muito mais do que ganham os ricos e os pobres num governo petista.
Dionisio, tá meio tarde pra esse ódio contra os chineses. Afinal, esse seu telefone (ou seria computador?) de onde vc mandou a resposta foi quase todo fabricado por eles.
Pela sua proposta os brasileiros, pobres em sua maioria, subsidiariam a classe média na compra de placas solares da China. Quem é a an ta?
Pelo jeito vc deve ter alguma empresa de energia solar e parece olhar para seu umbigo.
O cara sugere gov dar tiro no pe, reduzir tributacao sobre paineis solares para ver o mercado inundado de paineis Chineses, dizimando concorrentes e aumentando defict fiscal, e ainda chama o presidente de an ta vermelha?
Independentemente do poder militar deste ou daquele paÃs, não há motivo para o tarifaço pretendido pelo Paraguai, exceto o "motivo" consistente na ganância do governo paraguaio de mais dinheiro à s custas do consumidor brasileiro. Vamos ao mercado adquirir a energia mais barato, se há mesmo essa possibilidade. Qualquer coisa diferente disso é uma diplomacia rasteira que, ao fim e ao cabo, vai satisfazer bolsos estrangeiros à s custas do consumidor nacional.
Gente, esse tipo de comportamento é ou não comum numa negociação? Os paraguaios tentam obter vantagem para o seu paÃs, o que é legÃtimo, cabe ao Brasil utilizar suas vantagens negociais para obter um bom acordo, ou só quando somos as vÃtimas do imperialismo, do poder do mais forte, é que o condenamos?
André, vc acabou de dar a opinião certa, se a energia paraguaia está cara não se compra, é simples. O que o Brasil não pode é querer obrigar ao Paraguai, sob ameaças, a que venda a sua energia ao preço que as subsidiárias brasileiras queiram, a fim de aumentar sua lucros.
Se fosse com um governo de esquerda, tipo BolÃvia no tempo de Evo Morales, teria doado Itaipu ao Paraguai, assim como fez com a refinaria da Petrobrás naquele paÃs.
Os milicos de esquerda doaram a metade na década de 70.
Diálogo é difÃcil com eleitores de Bolsonaro. Olha a conclusão.
Quantos tanques tem o Paraguai?
Não é assim que se resolve. Os diplomatas de ambos os paÃses devem conversar. Energia barata , regular e limpa é pressuposto de desenvolvimento econômico, social e Industrial que o Brasil tanto precisa. Tanques são importantes, mas nunca devem ser empregados contra parceiros do Mercosul. Nunca!
Só tanques de roupa.
Nossa, estão se borrando de medo desse tom de voz tão rouco que mal consegue falar
Esse tom de voz tão rouco é o que faz a janja delirar.g
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mercado > Lula sobe tom com Paraguai e ameaça romper acordo sobre preço de energia de Itaipu Voltar
Comente este texto