Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Cardoso

    No sentido comum do termo, consciência é algo que reconhecemos em outros seres humanos quando interagimos com eles. O segundo uso do termo (a dedutiva) parece uma tentativa de redefinição. Isso é sempre possível, mas não é melhor empregar outra palavra, em vez de distorcer o significado de uma já existente?

    Responda
  2. JOSE EDUARDO MARINHO CARDOSO

    Há aqueles que defendem que a consciência em si não existe como afirmava o filósofo alemão Edmund Husserl. Ela é sempre a consciência de algo, para algo (objeto), uma vez que depende da intencionalidade do sujeito. Dessa forma, a consciência não existe fora da relação com o objeto, enquanto que o objeto não tem sentido fora da relação com a consciência; existe uma relação de dependência entre os dois. E aí, a consciência existe ou não? O que vc acha?

    Responda
  3. Paulo Jr

    Blababláaahh.

    Responda
  4. Marcelo Innecco

    Levando em conta que.o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, admitido no nosso país como referência formal e informal, contém nada menos do que 18 definições para definir o que é consciência (ao contrário de bola de gude, que é só bola de gude mesmo)... não seria incoerente dizer que a consciência também pode facilmente não ser matemática: isto, para começar.

    Responda