Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Adalto Fonseca Júnior

    O ufanismo do discurso de Lula fica pairando na minha mente. A cena toda, personagens egressos da instituição ali presentes e tudo parece razoável. Não temos informação sobre ensino fundamental, não temos dados sobre qualidade da oferta de educação pública para todas as classes sociais. O que a governança tem a dizer sobre um projeto para a Educação que comtemple a complexidade da sociedade e suas demandas mais básicas? Nos mostre por favor.

    Responda
  2. Antonio Catigero Oliveira

    Novamente estamos voltando a perceber a importância do conhecimento e da pesquisa. E a molecada da periferia está mostrando que aproveita as poucas chances; mesmo com todos os empecilhos, demonstram claramente que possuem capacidade para ascender socialmente estudando e aprendendo a ser Cidadão. É só o governo paulista do carioca Tarcísio não atrapalhar com truculência e ignorância.

    Responda
  3. neli faria

    Não adianta ter USP em cada estado, se o analfabetismo funcional é enorme.O jovem entra na USP ou em outra faculdade e não tem condição de acompanhar, porque teve ensino precário. Deve investir no Ensino, mas, desde a tenra infância.Parece que o político, seja quem o for, não quer plantar um futuro para o Brasil, não quer construir uma Nação. Hoje o brasileiro se embrutece a cada ano , não respeita o próximo. A violência urbana também é fruto do embrutecimento de alguns.E, ninguém percebe!

    Responda
  4. LUIZ GONZAGA SILVA

    Um país precisa muito de educação. Principalmente para nunca mais ter um presidente que despreza a Educação e Cultura e ainda arraza com nosso SUS!

    Responda
  5. LUIZ GONZAGA SILVA

    Um país precisa muito de educação. Principalmente para nunca mais ter um presidente que despreza a Educação e Cultura e ainda arraza com nosso SUS!

    Responda
  6. Elisabeth Beraldo Faria

    Lula ovacionado na USP ! Cadê a notícia em 1a pagina? !

    Responda
  7. armando moura

    Lula abriu várias universidades federais pelo Brasil, são gratuitas. Há muita crítica sobre qualidade, mas sempre a quantidade vem primeiro. De cada cem se dez forem contributivos a ciência e ao desenvolvimento , terá dado certo. A China produz mais de dez mil engenheiros por ano. Se a China parar o mundo para, porque seus produtos estão na cadeia produtiva de todo o mundo. Só a elite quer ser conservadora, seletiva para serem tratados como doutor. Um retirante continua ensinando superação.

    Responda
  8. MARCIA CIARALLO PESCUMA

    O que o Brasil precisa mesmo é de escola pública de qualidade e em tempo integral em todo o território nacional. Sem isso, no máximo, continuaremos a ter ilhotas de excelência (USP, por exemplo) em meio a um oceano de mediocridade. Um país de verdade se cria fundamentalmente com cidadãos melhores, mais bem educados e escolarizados, não apenas com alguns pesquisadores distribuídos em poucas universidades.

    Responda
  9. Emanuel Mello

    Esse cara é um demagogo muito cara de peroba

    Responda
  10. WILSON DOURADO DE GAMA FILHO

    Eu também ganhei várias medalhas, por sempre ser o aluno primeiro da turma. Esses dois ganharam medalhas, um por ser um péssimo rábula, que fez enes concursos para juiz e nunca passou, e o outro não conseguiu nem completar o antigo mobral. O que mais bem aprendeu foi subtrair o erário, nisso passou em primeiro lugar.

    Responda
  11. JORGE CESAR BRUNO

    A ausência do governador de São Paulo, diz muito, sobre o que representa eke e o seu grupo político!! Parece que educação é professores, não são as suas prioridades!! E pena! Parabéns ao presidente Lula pela incansável busca da melhoria e democratização do acesso ao Ensino superior!! A democracia agradece!!

    Responda
  12. Jairo Almeida

    O Brasil é contraditório ! Enquanto um dito semianalfabeto exalta o conhecimento um ex-presidente formado na escola dos generais só fazia esculachar tudo relativo a educação.

    Responda
  13. Marcos Longaresi Carvalhães

    O partido dele ficou dezesseis anos no governo, deixou expandir no Brasil os maiores conglomerados de universidades particulares do mundo, por intermédio do FIES, que tem estudante devendo até hoje, e do Prouni que é de graça para o estudante mas o governo tem que pagar a universidade particular, assim como no FIES, e agora ele vem dizer que precisa de uma USP em cada estado, no mínimo passou óleo de peróba na cara para falar isso.

    Responda
    1. neli faria

      Ele, lula, está no poder há dezesseis anos. E o Gadovermelho não percebe. O que ele, lula, plantou no passado? nada, absolutamente nada. Pelo contrário, torrou dinheiro público em propagandas auto laudatórias, copa do mundo, olimpíadas, pensão, dez salários mínimos, para jogadores de futebol, tropas no Haiti e o Haiti era e é aqui. Ele ilude apenas quem não pensa e se ilude com as propagandas auto promocionais.

    2. DORREMI OLIVEIRA

      Não importa Marcos, pública ou privada, uma universidade foi ontem, é no presente e será no futuro, um fator essencial para o desenvolvimento desse imenso país. Aproveito e lhe faço um apelo: deixe o preconceito e o ressentimento de lado e dê ao Lula o grande valor conquistado por êle na área da Educação, conforme fazem milhões de brasileiros.

    3. JORGE CESAR BRUNO

      Desculpe, o Brasil foi descoberto em 1500, querer que em apenas 16 anos, se mude séculos de descaso com a educação, deve ser uma brincadeira, fato!! Entendo que o mais que se faça, nunca vai ser o bastante, mas o possível!! E que bom que filhos de porteiros estejam se formando!!

  14. Marcos Longaresi Carvalhães

    O partido dele ficou dezesseis anos no governo, deixou expandir no Brasil os maiores conglomerados de universidades particulares do mundo, por intermédio do FIES, que tem estudante devendo até hoje, e do Prouni que é de graça para o estudante mas o governo tem que pagar a universidade particular, assim como no FIES, e agora ele vem dizer que precisa de uma USP em cada estado, no mínimo passou óleo de peróba na cara para falar isso.

    Responda
    1. João carlos Gonçalves de souza

      Na América onde a faculdade pública é paga , 80 % das famílias estão endividadas. Até a meritocracia é para poucos.

    2. neli faria

      Atenção!Existem vidas Inteligentes no Brasil fora da dicotomia bolsonaro e lula. Votei para lula, em vinte e dois, porque bolsonaro foi terrivelmente mau presidente, se tivesse sido apenas mau presidente, como fora mau militar, teria anulado como o fiz em dezoito. O erro do exército foi não ter expulsado o mau militar. Aprendi, com minha defunta mãe, então viva, que político é para ser cobrado e não idolatrado O Marcos tem razão: lula está no poder dezesseis anos e nada plantou para o futuro.

    3. Cecília Rangel

      Com a palavra o eleitor &0¥IN0, que pateticamente mantém-se orgulhoso de seu presidente negacionista, golpista e que sonhava em fechar as universidades públicas, por serem "antros de esquerdistas."

    4. ADRIANO DE CASTRO MEYER

      Perdeu a chance de ficar quieto.

    5. Joao Vianey Nogueira Martins

      Você deve daquele tipo que não passa na universidade pública e culpa o vizinho que ouvia música em volume exagerado.

    6. Jodiberto Dall Oglio

      Uma pena esse comentário. Não entende nada de educação, e nem sabe o que aconteceu no primeiro governo em relação ao número de universidades federais e Institutos Federais criados no País. O colega precisa se informar melhor.

  15. Joao Pinheiro

    Que sorte! A USP conseguiu comemorar seu aniversário sem a presença do penetra bexiguento.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Não seria difícil, ele foge de universidade, ciência e livros como o diabo foge da cruz!