Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Romano Fabris

    Controle das "instituições" é anátema para as autoridades.

    Responda
  2. Caleb Salomão Pereira

    Muito boas reflexões! Mas as instituições têm funcionado muito bem, para os de sempre. Puxadinho do poder econômico, midiático e, agora, gospel, o governo sabe a quem servir. Tudo em nome de uma governabilidade de duvidosa eficiência!!

    Responda
  3. Vanderlei Nogueira

    o judiciário tem a missão de criar obstáculos aos cidadãos de seus direitos já conquistados. A democracia depende diretamente de uma duvidosa intervenção do judiciário frente aos abusos do executivo...

    Responda
    1. Vanderlei Nogueira

      Missão, Visão e Objetivos

  4. Vicente Valcarcel

    Bom texto.

    Responda
  5. Antonio Pimentel Pereira

    Sem palavras pra descrever o rumo que nosso país tomou, mt triste a situação geral que vivemos hj

    Responda
  6. MARCIO OLIVEIRA

    Vinicius, você quer que a esquerda fale de creche e de escola? Isso não dá voto e nem like em rede social, esquece.

    Responda
  7. Araguaci Faustino da Silva

    O brasileiro está sendo espoliado pelo legislativo, pelo judiciário e pelo executivo. São os verdadeiros marajás. Eles que são a elite atualmente.

    Responda
  8. Rodrigo Caldas

    Há quem de fato prefira quando elas não estão funcionando, funcionam na surdina ou veladamente contra opositores.

    Responda
  9. Adauto Lima

    As instituições estão funcionando bem como nunca. Aqueles que têm autorização dos manos para presenciar os lucros nas comunidades, garimpos ou nas fronteiras traficando armas, drogas ou escravos são testemunhas do seu progresso nacional e internacional. É a atividade com o maior crescimento, rentabilidade e poder no país.

    Responda
  10. ULISSES RIBEIRO ROCHA

    As elites tem muita culpa nessa situação. Mais isso não convém falar. O povo, por sua vez, adora ser masoquista, votar em seus algozes.

    Responda
  11. Tadeu Humberto Scarparo Cunha

    Caro VTF, perfeita sua tomografia das instituições que funcionam,qquer estagiário de medicina diria que o paciente é um doente terminal,a questão é quanto tempo mais isso ficará em pé.

    Responda
  12. Décio Estevão Do Nascimento

    Concordo, todos se metem em tudo e não fazem o que deveriam fazer. Quanto mais bagunça mais negociatas no balcão de favores. Como avançar se as instituições e seus ocupantes, muitos eleitos, trazem soluções do passado?

    Responda
  13. Décio Estevão Do Nascimento

    Concordo, todos se metem em tudo e não fazem o que deveriam fazer. Quanto mais bagunça mais negociatas no balcão de favores. Como avançar se as instituições e seus ocupantes, muitos eleitos, trazem soluções do passado?

    Responda
  14. sérgio dourado

    De repente, nossas instituições são isso aí mesmo: um nicho de privilégios e de abusos institucionalizados, alguns claramente à revelia da Constituição: que só usam pra defender esse sistema "podre", também, que vernizam de Democracia. Excelente texto, por sinal.

    Responda
  15. Daniel Marques

    O Executivo surfa na polarização pois sabe que haverá os que apoiam incondicionalmente sem questionar seus malfeitos. O Judiciário navega ao sabor dos ventos do Executivo e participa do jogo de morde-assopra para não abrir mão dos seus privilégios. O Legislativo segue cada vez mais sedento de recursos públicos e distante do seu eleitor. O sistema é fétido propositalmente, para sempre criar a falsa esperança do futuro melhor, mas orientado a manter a matilha de velhas raposas que mandam por aqui.

    Responda
    1. Marenildes Pacheco da Silva

      Quanta luci10! E nós? aplaudindo!!!!

  16. antonio brito

    Correto Vinicius. Leitura de jornais e mídia hoje dá enjoo. Nenhuma proposta de fundo, de mudança e perspectiva. Mais estado onde não precisa: indústria bélica, naval, etc... e menos onde se mais precisa: creche, educação etc... o resto é espuma, enganação, falatório, politicagem e populismo

    Responda
  17. Antonio Catigero Oliveira

    Mas o que mais incomodou nas platitudes, é deixar de lado a cômoda situação de especuladores e financistas que lucram há décadas com juros extorsivos, e sequer foi elencado pelo 'indignado' colunista. Qual é o montante devorado por essas raposas que não se saciam nunca? Qual é o motivo desta terra que paga religiosamente as dívidas públicas, ter uma das maiores taxa de juros do mundo? O ''atual modelo extrativo-agrofinanceiro'' (A. Roncaglia) basta para as crianças se educarem e serem Cidadãs?

    Responda
    1. Antonio Catigero Oliveira

      Eu fiz uma pergunta lógica e objetiva, senhor Brito. Esta terra de agiotas sempre cumpriu com seus compromissos, e nunca escrevi que é preciso deixar de pagar dívida. Se o senhor teve o trabalho de responder, lhe aconselho ler novamente sem ideologia preconceituosa, e responder objetivamente: por que temos uma das maiores taxas de juros do planeta, se pagamos religiosamente estes juros extorsivos há décadas? Por que países igual a Argentina, falido há muito tempo, paga menos juros, senhor Brito?

    2. antonio brito

      Vocês não cansam de bater nessa tecla, o erro é de quem empresta não de quem toma emprestado. Vocês propõem o calote da dívida pública.? Certo e quem irá depois financiar e investir? Quem define os juros é quem toma emprestado. Se o devedor não tem credibilidade o problema é dele não do credor. O Estado que tanto arrecada gasta mais do que recebe tem que pedir dinheiro emprestado, ou imprimir moeda, ambos destroem a sociedade com inflação

    3. antonio brito

      Vocês não cansam de bater nessa tecla, o erro é de quem empresta não de quem toma emprestado. Vocês propõem o calote da dívida pública.? Certo e quem irá depois financiar e investir? Quem define os juros é quem toma emprestado. Se o devedor não tem credibilidade o problema é dele não do credor. O Estado que tanto arrecada gasta mais do que recebe tem que pedir dinheiro emprestado, ou imprimir moeda, ambos destroem a sociedade com inflação

  18. Marenildes Pacheco da Silva

    Quem tem políticos iguais os nossos não precisa de Benjamin "Bibi" nem de Hamas.

    Responda
  19. Antonio Catigero Oliveira

    Mas, quem não há de concordar que com todos os erros cometidos de 2003 até 2016, mesmo com crise econômica mundial e nacional, esta terra estava tendo um rumo social, cultural, educacional e político, que foi desmontado sistematicamente após o impedimento fraudulento sofrido pelo governo Dilma. Aliás, políticas públicas sobre contenção de gastos foi um dos motivos para ocorrer o motim que desencadeou no impedimento.

    Responda
  20. Marenildes Pacheco da Silva

    Com toda essa fossa transbordando, a impressão que tenho, é que cada mandatário, aparelha o estado a seu bel-prazer, cada um caçando seus concorrentes com o estupro a constituição. Ah! como queria políticos com espírito republicano; vai sonhando inoncente!

    Responda
  21. Antonio Catigero Oliveira

    O desabafo é justo, sem novidade. Temos uma burocracia caríssima e ineficiente, principalmente no sistema judiciário e forças armadas, como foi colocado. Congresso chantagista que só pensa em Bilhões$ para fortalecer velhas práticas do coronelismo regional. Empresários que individualizam os lucros e socializam os prejuízos. Desonerações e isenção de pastores. Também temos mídias seletivas; agro-ogro que apoia invasão de terras e matanças, e que possui apoio dos mesmos coronéis chantagistas...

    Responda
  22. Pery Pedro

    Gosto quando VTF aponta os erros da esquerda. Se eu fosse dela, também estaria incomodado, como fiquei e me incomodei em vários momentos do governo Bolso. No combate a corrupção e demissão do Moro, na gestão da pandemia. O artigo mostra maturidade política. Quanto às instituições, funcionam mais e melhor que as dos nossos pares da America do Sul, de longe. Nos salva dos excessos, e isso já é alguma coisa. Se é pouco, a culpa é nossa. O artigo é bom. Nem todos do VTF o são.

    Responda
  23. Angelo Batista Goulart

    As instituições da República , estão deterioradas , apodrecidas , o oxigênio limpo esta completamente contaminado , vivemos uma democracia fragil! dentro de um Estado que usa as bolsas de auxilio para a maioria da população para resolver a concentração de renda pela digestão moral da pobreza .Quando mais de 60% dos trabalhadores do nosso Pais estão impedidos de comprar todos os itens da cesta básica é porque existem castas sociais no Brasil, os poucos privilegiados !.

    Responda
  24. Alberto Melis Bianconi

    O colunista está surtando, tenta resolver todos os assuntos na mesma coluna... Que tal começar falando da imprensa mais interessada em fazer política do que informar o público?

    Responda
  25. PEDRO LUIZ DA MOTTA VEIGA

    Excelente artigo

    Responda
  26. JOAQUIM FERREIRA R FILHO

    Soltaram o ex condenado por erro de CEP, sem nenhuma contestação do mérito da condenação de 30 anos de cadeia embasada em provas robustas avassaladoras por 12 Juízes Federais. em tres instancias..O cara agora aparelhou ainda mais o STF no modelito Venezuela para se proteger ainda mais dos desmandos petralhas . É a fossa entupida já fedendo pra todo lado.

    Responda
    1. Pery Pedro

      Joaquim, não falamos disso aqui. Aqui, ele foi acusado de ser dono do sítio e não era, não tinham provas, nunca houve corrupção. Todos os juízes e ministros estavam errados, nunca houve Lava Jato, todos os outros países estão errados também. Quanto ao aparelhamento, desta vez pode. Dessa vez é por amor.

    2. Alberto Melis Bianconi

      Pois é descobriram que o CEP e o CPF do facínora eram outros, que segue solto.

  27. Elizabeth O Costa

    Muito bom o texto! A nossa democracia está ou continua abalada pelos próprios poderes institucionais.

    Responda
  28. Pedro Luis S C Rodrigues

    Uma boa coluna. Aparentemente colocou os pés no chão após a passada de pano da anterior

    Responda
  29. José Cardoso

    O voto é livre e secreto faz tempo. Se os deputados e senadores aprovam fundões e emendas colossais para si próprios, e são eleitos mesmo assim, não há muito o que fazer.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Há muito o que fazer. Para começar o voto precisa começar a fazer sentido. O eleitor vota em fulano sem saber que está votando primeiro no partido do fulano. Livre e secreto é importante mas não basta, o jogo político precisa de regras claras e que favoreçam comportamentos republicanos.

  30. Nilton Silva

    O Brasil é o paraíso das bolsas. Tem pra família, pra empresário, pra servidor público. No final a conta não fecha e dá-lhe imposto. É do jogo.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Umas bolsas são mais necessárias, importantes e prioritárias que outras. Caberia a um jogo político transparente e disciplinado definir quais serão atendidas quais não.

  31. Wilson Rossi

    Jornalista de aluguel. Atualmente presta serviços ao lobby conservador de direita.

    Responda
  32. João Vergílio Gallerani Cuter

    Concordo 100% no que diz respeito ao Judiciário mais caro do mundo e às carreiras militares. São instituições que se valem do poder que a sociedade lhes dá para impor a essa mesma sociedade salários e penduricalhos inexplicáveis. Afora os juízes e seus dependentes, não há um único brasileiro que não acharia um despropósito o quanto ganha um juiz, promotor ou delegado em início de carreira. O BNDES é um outro assunto, eu acho. Ali, a discussão é longa. E interessante.

    Responda
  33. Rafael Gallina Delatorre

    O mercado improdutivo não quer instituições. Não quer Constituição, leis, regras de convivência. Quer que a mão do mercado conduza tudo. A selvageria, salve-se quem puder, e chamam isso de liberdade, e libertad.

    Responda
    1. Rafael Gallina Delatorre

      É sim Rubens, o nervosinho. Está dizendo que tudo o que vem com a Constituição, ou seja, o Estado, não funciona. Que os 3 poderes da República não funcionam. Praticamente prega que devemos nos livrar disso. Por o que no lugar? É libertário no sentido Milei/Trump/Boso.

    2. Milton Cohen

      Não é do mercado quem ele tá se falando. Vá se tratar.

  34. Dario Lima

    Palavras perfeitas que consegue desenhar a situação brasileira, milico e judiciário formam juntos o grande problema do Brasil, o somatório das entregas das duas instituições = zero.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Acredito que milicos e judiciário entrem no texto mais para confundir que para explicar.

  35. José Davi

    Que artigo mais destemperado, misturou desorganização institucional, aprofundada pela adorada lava jato até pouco tempo atrás, com benesse de certos servidores, mas não fala nada sobre a meia dúzia que ganha rios de dinheiro com juros abusivos e o serviço da dívida, prejuízo a serviço público e termina mostrando que não leu o plano do Alckmin para indústria.

    Responda
  36. Paulo Sales

    E sem chance de melhorar.

    Responda
  37. José Augusto Bernabé

    Essa Fossa foi criada na Constituição de 88, Armas, que a décadas não vão a guerras, muito bem remuneradas, Judiciário mais caro do mundo que só julga de acordo com o Jornal Nacional, Políticos garantido aposentadorias e propinas e Imprensa no esgoto de entrada e saída, qualquer semelhança com Uganda não é coincidência.

    Responda
    1. Rafael Gallina Delatorre

      Pegou o cerne da crítica. É contra a Constituição e a tentativa de civilizar a sociedade e progredir.

  38. José Augusto Bernabé

    Essa Fossa foi criada na Constituição de 88, Armas, que a décadas não vão a guerras, muito bem remuneradas, Judiciário mais caro do mundo que só julga de acordo com o Jornal Nacional, Políticos garantido aposentadorias e propinas e Imprensa no esgoto de entrada e saída, qualquer semelhança com Uganda não é coincidência.

    Responda
  39. Maria Lopes

    Aplaudo sua coluna de hoje. Ficamos indignados com o descalabro e com o cinismo sem fim. A metáfora é pertinente. Fossa entupida e muito mal cheirosa. Uns vampiros que se alimentam dos impostos dos trabalhadores. Que país decente se ceva nos impostos cobrasos dos pobres?

    Responda
  40. Gilberto Rosa

    Onde está o papel de jagunços de nossa velha elite do atraso? Aquela que deu dois golpes e Já quer preparar um terceiro? Aquela que desestruturou o país apoiando 64 e Aécio e Cunha em 13, com golpe e prisão, para depois com bolsonaro abocanhar privatizações fraudulentas, gasolina? Vinícius, você é o centro do atraso, defendendo o maior juros do mundo pro bilionário patrão, juros que sugam nossas riquesas, muito mais do que qualquer outra coisa, mais de 2 trilhões desviados aos bancos, todo ano.

    Responda
    1. antonio brito

      Ninguém obrigou o Estado tomar emprestado, senão seus próprios erros

  41. Fabrício Schweitzer

    Pois é, quando não há distinção entre público e privado, muitos gritam que é questão de foro íntimo; quando, claramente, há distinção entre público e privado, a promiscuidade entre os lares e as instituições é enorme, a ponto de congestionar suas atuações e tornar a apropriação indevida num ato inescrupuloso.

    Responda
  42. Luis Cuadrado Martin

    A fossa não entope. A fossa enche.

    Responda
    1. Rafael Gallina Delatorre

      Pois é, artigo escrito com o intestino da nisso. Esse sim pode entupir. O ex presidente que o diga.

  43. Paulo César de Oliveira

    Acho que o Brasil bateu algum tipo de recorde de mau uso do dinheiro público. Nosso Judiciario eh o mais caro do mundo em proporção do PIB(1,6 por cento) e um dos piores na comparação global, com lentidão extrema, idas e vindas, insegurança juridica e injustiças gritantes.

    Responda
  44. Marcos Benassi

    Poi Zé, Vêtêfê, e, ao invés de botar em discussão os fundos de socorro às aéreas e as instituições de controle e publicização das políticas de desenvolvimento industrial, gentes iníquas como o Vardemá gritam por proteção; outros, como o AgroOgro e os "Evangélicos", berram pela perda de privilégios e querem gorar o Conae. A fossa tá repleta de dejetos, meu caro. Nem que fosse um biodigestor, dava conta.

    Responda
  45. Geilson Silva

    Ora bolsonarista, d’antanho qualquer ista. Vale tudo, kissiphoda o país.

    Responda
  46. Newton Broetto

    É aceitar que funciona, instituições, ou engolir outro golpe de estado e suas delinquências. Não há dúvidas quanto ao resto da publicação, é só ver como o STF tem protegido a classe patronal em suas decisões.

    Responda
  47. Florentino Fernandes Junior

    Vinicius texto brilhante. Assino embaico. E aqui embaico nos brincando de direita e esquerda

    Responda
    1. Carlos Figueiredo

      2

  48. Vanderlei Nogueira

    Pensado para não funcionar, o planejamento não é para a atual execução , e o ajuste é escolhido pela execução. Se os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário referem-se às funções de Planejamento, Execução e Ajuste

    Responda
    1. Vanderlei Nogueira

      Por que indicar gestores para as Estatais se cada empresa tem sua missão, visão e objetivos?

  49. Regina Fonseca

    Triste realidade a nossa.

    Responda
    1. Geraldo Lourenço Brita

      Triste mas não de todo passível de mudanças...! O pessimismo é a tônica do grupo que se reúne sob os auspícios do que se convencionou chamar Direita...! Não vêem instituição alguma funcionando, sequer querem que cumpram seu papel...! Sabem que será preciso fortalecer o Estado para que funcionem e isto está longe do que gostariam, pois prezam pelo mínimo...! Restam-lhes o negacionismo, a ojeriza por eleições, o conspirar contra a ordem democrática, etc...!

    2. Geraldo Lourenço Brita

      Triste mas não de todo passível de mudanças...! O pessimismo é a tônica do grupo que se reúne sob os auspícios do que se convencionou chamar Direita...! Não vêem instituição alguma funcionando, sequer querem que cumpram seu papel...! Sabem que será preciso fortalecer o Estado para que funcionem e isto está longe do que gostariam, pois prezam pelo mínimo...! Restam-lhes o negacionismo, a ojeriza por eleições, o conspirar contra a ordem democrática, etc...!

  50. Paulo Eyder M de Carvalho

    Obrigado Vinicius, fiel retrato da realidade brasileira. Fossa entupida que antes de implodir sempre encontra forma de se autoregenerar criando novos velhos podres espaços para acomodar os novos velhos compadrios. Sim, as chamadas instituições funcionam como construtoras e arquitetos criativos desses novos velhos espaços. Quem paga ? Sabemos.

    Responda