Mundo > Israel tira sigilo de documentos para evitar revés em julgamento sobre genocídio Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Marina Gutierrez

    N. Y. Times, o número uno em defesa do estado de ISrael, pública “explicações “ saídas dos porta vozes do governo de I. como se fosse artigos jornalísticos! E outros traduzem e passam para a frente. E alguns argumentam” saiu no N.Y. Times “ como se isso fosse verdade absoluta!

    Responda
  2. Marina Gutierrez

    Antes mesmo da criação de um estado para esse povo que abandonou suas origens há milênios e foi fazer a vida na Europa, seus líderes já declaravam que quando conseguissem esse estado/território, iriam “empurrar “ as populações nativas para fora de suas fronteiras .

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Continuando meu comentário acima: algumas das dezenas de declarações de antigos lideres : D.ben Gurion: "Eu apoio a transferência obrigatoria dos palstinos, não vejo nada imoral nisso", Golda Meir " algumas vezes eu perco o sono quando penso quantos bebês árabes estão nascendo", Haim Ramon, ex ministro da Justiça em 2007: "ISreael deve desferir um golpe na infra-estrutural/oxigênio de Gazza", esse última desejo do ministro está em andamento desde o dia 7 /10/23.

  3. SAMYR AUAD

    Carni ceiros geno cidas e seus fiadores assass inos! O Estado Te rrorista não tem freios. Se acham uma raça superior, escolhida por deus e com direitos a terra prometida.

    Responda
  4. ROBERTO MACIEL

    Por que não entregaram antes e em sua defesa, em Haia, esses tais documentos? (Ou eles foram produzidos a posterior e sob medida? Como explicar cerca de 26 mil civis palestinos mortos, em sua maioria crianças e mulheres, se o objetivo era atacar o Hamas e libertar os reféns? Como explicar a proibição de entrada de alimentos, água, remédios e eletricidade para toda a população civil de Gaza? Como explicar a expulsão de e êxodo forçado de mais de 2 milhões de palestinos de suas casas?

    Responda
  5. Adenilson peneli

    Israel promove sim um genocídio na Faixa de Gaza, com a intenção de inviabilizar a criação de um Estado Palestino e promover assentamento de colonos judeus na região. se fosse qualquer outro país do mundo que fizessem, um terço do que Israel fez, tornaria paria internacional e seria varrido por forças internacionais.

    Responda
    1. DANIEL ROUSSO

      Is ra el saiu de modo unilateral em 2005. Foi um erro. Um go ver no de ter ror is tas tomou o po der.

    2. DANIEL ROUSSO

      Israel saiu em 2005 da faixa de Gaza de modo unilateral. Olha só no que deu: Governo de Terroristas!

  6. Marcelo Brum

    Vou dizer o óbvio uliuante: se Isra quisesse, já teria feito há muito tempo e rapidamente. Tem os meios para tal. Não quer, nunca quis.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Mais um que admite as intenções do governo em questão… como não podem fazer instantaneamente, estão fazendo em etapas.

    2. Felipe Araújo Braga

      Você acha que o mundos assistiria calado né? Seu comentário é desprezível.

  7. ROBERTO MACIEL

    Por que não entregaram antes e em sua defesa, em Haia, esses tais documentos? (Ou eles foram produzidos a posterior e sob medida? Como explicar cerca de 26 mil civis palestinos as sas si na dos, em sua maioria crianças e mulheres, se o objetivo era atacar o Hamas e libertar os reféns? Como explicar a proibição de entrada de alimentos, água, remédios e eletricidade para toda a população civil de Gaza? Como explicar a expulsão e êxodo forçado de mais de 2 milhões de palestinos de suas casas?

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Roberto Maciel, eu concordo com sua opinião, nada os impedem de agora criar documentos sob medida e apresentar como defesa. Eu pensei isso assim que li o artigo.

  8. Ricardo Knudsen

    Ao contrário do q escreveram Helio Schwartsman ("Arroubos teóricos") e outros articulistas, nunca houve qquer dificuldade para demonstrar a intenção genocida do governo de Bibi e de seus generais. Como comentei à época, não é evidente q cortar água, comida e energia de uma população aprisionada em um pequeno território é genocídio? Q obviamente se visa a morte indiscriminada de muitas pessoas daquela população?

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Daniel, se vc quer ser sarcástico, ao menos faça de um modo em q as pessoas entendam e achem graça, tem gente q vai achar q vc está me elogiando! Até para ser sarcástico é preciso um mínimo de talento e inteligência. Quanto a argumentos, nem vou cobrar, é óbvio q vc não tem.

    2. DANIEL ROUSSO

      Você devia se candidatar para a Corte Internacional.

    3. Ricardo Knudsen

      Andrea, como a Folha não liberou meu comentário com a resposta completa, sumarizo assim: os dois lados tem intenção genocída, mas no momento só o governo de Israel e suas IDF estão avançando no crime. Não passe o pano para criminosos.

    4. Ricardo Knudsen

      Andrea, não tenho nenhuma hesitação para responder sua questão: tanto o Hamas qto Bibi e seus generais tem intenções genocidas. A ONU, bem como o governo brasileiro, já deveriam ter declarado q o Hamas é um grupo terrorista. Assim como Bibi e seus generais são criminosos genocidas. Sua indignação seletiva faz de vc aquele q espalha fake-news e passa o pano para genocidas

    5. Ricardo Knudsen

      A questão sobre posicionamentos como os de Schwartsman e daqueles desqualificam a acusação da Africa do Sul recai sobre as suas motivações políticas. O q está por trás de negar o óbvio, de q cortar água e comida de pessoas aprisionadas tem intenção de matá-las? Não creio q apoiem o genocídio, mas tentam mascarar o crime seja para preservar aliados, viabilizar suas antigas posições polìticas ou simplesmente fomentar um laissez faire, até q os mais firtes se imponham.

    6. Andrea Heimann

      Prezado Ricardo, Você está espalhando uma grande fake news, disseminada com objetivos genocidas. Você sabe quem promoveu um massacre da população civil, com toques de crueldade (matar filhos na frente de pais, cometer violência de genero e etc) . E depois sai gritando "do rio até o mar", o que significa acabar com 14 milhões de pessoas em um território. Pense e responda, quem tem intenções aniquiladoras?

  9. ADRIANO DE CASTRO MEYER

    Geno Ci dio

    Responda
  10. Eduardo Boghossian

    Asa. Simos de milhares de crianças e de famílias necessitam de punição severa.

    Responda
    1. DANIEL ROUSSO

      Sim, o Ha mas vai pagar pelo que fez.

  11. Rafael LuZ DE ASSIS

    Acredito que o "Bibi" deseja ganhar a retórica. por que os documentos não foram apresentados na defesa em Haia? Não porque seria validados os fatos, comprovadas dadas e o que efetivamente foi decidido. Na verdade isso acusa o golpe recebido.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Não apresentou porque não existiam, foram preparadas agora.

  12. SERGIO DIAS CANELLA

    Como já disse em outro comentário, não sei se a acusação de genocídio vai colar. O certo é que crimes de guerra estão sendo cometidos contra a população de Gaza, assim como o Hamas os cometeu no 07 de outubro. Além das ações das Forças de Defesa de Israel as declarações de membros do governo israelense demonstrando um desejo velado de expulsão dos palestinos de Gaza devem pesar no parecer dos juízes de Haia.

    Responda
    1. DANIEL ROUSSO

      Sergio, você comparar os atentados de 07.10 com os efeitos colaterais da guerra decorrente, conceitualmente não tem fundamentação.

  13. JOAO CARLOS DA SILVA

    E o genocídio continua, só a eleição americana talvez ponha um freio, o Biden, que é sócio em toda a canalh ce, está com medo de perder votos.

    Responda
  14. Paulo Henrique

    Genocídio...

    Responda
  15. ISAIAS DA SILVA

    O governo israelense faz o que faz, diz o que disse e quer posar de bom moço porquê aventou a ideia de talvez quem sabe um dia sei lá permitir um navio hospital?

    Responda
    1. LUIZ LEAL

      Se eles tivessem um mínimo de preocupação com saúde da população atacada não teriam destruído os hospitais que já existem. Existiam!

  16. ricardo caselli moni

    Colonialismo como no século XIX ..

    Responda
  17. Ricardo Lobo

    Genocídio. Não é possível que a política mundial continue permitindo um governo de extrema direita aja de forma tão criminosa. Tem que haver punição.

    Responda
  18. Joao Cellos

    Folha, quando for se referir às vítimas desse ter rorismo de estado, não diga que "vinte e seis mil pal estinos morreram", mas sim que "foram assassinados". Pessoas morrem desde que o mundo é mundo. Serem assassinados é outra coisa. Vocês não usam eufemismos com o Ha mas, e por que usam com Is rael?

    Responda
  19. Robson Barreto

    Os líderes de Israel amariam poder exterminar os palestinos de gaza. Genocidas que são

    Responda
  20. Matheus Battistoni

    Israel sabe onde estão os reféns? Como não bombardeou o cativeiro até agora? O racismo judeu tem que ser denúnciado, não se trata de guerra, mas de pogrom, massacre indiscriminado de civis. Netanyahu é dez vezes pior que Pinochet e, ao contrário de Hitler, permanece no poder democraticamente.

    Responda
  21. Andréa Haddad Gaspar

    Atas de reuniões podem ser "fabricadas" a qualquer tempo. Os supostos documentos analisados pelo NYT que precederiam o incitamento ao genocídio pelo PM e seus ministros, podem ter sido produzidos com a exata intenção de desviar o real motivo. Israel é mestre na mentira. Senão, por que esses tais documentos só foram mostrados agora? Por que não serviram de matéria de defesa perante o Tribunal de Haia?

    Responda
    1. Andréa Haddad Gaspar

      Çei, Marcelo dannhhh você

    2. Marcelo Brum

      Porque documentos secretos de guerra só são exibidos em último caso. Dãããn...

  22. Sérgio Pombo

    Bairros inteiros em escombros e ainda dizem que é o Hamaz o objetivo.

    Responda
    1. DANIEL ROUSSO

      O pior é que é mesmo. O Ha+ e o resgate dos re féns são o objetivo.

    2. DANIEL ROUSSO

      O Ha mas é responsável por essa situação.

    3. Marcelo Brum

      Túneis do terror

  23. Marina Gutierrez

    Inacreditável essa tentativa do governo de Israel para se inocentar, logo no incio da guerra um porta-voz militar afirmou sobre os ataques aéreos de Israel“a ênfase está nos danos e não na precisão”e isso continua até o momento; um membro do Knesset sugeriu punir os palstinos com uma segunda Nakba,um general se referiu aos palstinos como animais, bestas humanas e todos assistem aos bombardeios massivos, a matança indiscriminada e as recusas sobre um cessar fogo.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Marcelo é um grande passador de pano para Bibi e seus generais. Tadinhos, só falaram aquelas coisas e ameaçaram civis palestinos com o Inferno pq estavam estressados! Faltou explicar que eles não só falaram, mas executaram. Cortaram água, comida e energia. Assediaram hospitais, bombardearam ambulâncias. Bombardearam prédios indiscriminadamente. Soldados das IDF fuzilaram três reféns israelenses escapados do cativeiro, certamente confundidos com civis palestinos, esse era o modus operandi.

    2. Marcelo Brum

      Existem pessoas que falaram bobagens no meio do fervor da guerra após atacados. Como Genoíno fez, porém este último não está no meio da guerra.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.