Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Beatriz Judith Lima Scoz

    Investir em educação: melhores condições estruturais, funcionais e organizacionais para as ações educativas nas escolas e, ainda, formação docente continuada e salários que atendam às reais necessidades dos educadores...

    Responda
  2. Marcelo Magalhães

    O Presidente tem que abrir os olhos, pois investir em educação hoje significa encher os bolsos do fraudador do mercado financeiro Jorge Paulo Lemann.

    Responda
  3. Juliana Nascimento

    Senhor Presidente, queria eu no meu tempo receber pra fazer algo que não passa de minha obrigação. Os jovens de hoje não querem estudar por falta de espaço no mercado de trabalho. Nosso país é corrupto demais pra ter controle de fraude e irregularidades. Com todo o respeito isso pra mim é cabide eleitoral.

    Responda
  4. Benedito Claudio Pacifico

    Não votaria jamais em bolsonaro mas Lula com seus programas de bolsa tudo já me encheu.

    Responda
  5. Ivan Bastos

    A realidade é muito dura, com alta evasão e baixo rendimento. Esta situação não pode permanecer pois voltaremos à idade da pedra em breve. Algo tem de ser feito urgentemente para que esta geração volte a estudar. Se esta bolsa melhorar o interesse dos alunos, será uma esperança em dias melhores para este país. Entretanto, o programa precisa ter continuidade, cobrar contrapartidas dos estudantes e não morrer como o Ciências sem Fronteiras, que pouco agregou ao país, pois foi pessimamente gerido.

    Responda
  6. Anderson Siqueira

    Não que era certo, mas sou da época em que se combatia evasão escolar com borracha no lombo. Jovens deviam estar na escola e/ou trabalhando... se não estivesse em nenhum dos dois, boa coisa não era... o tempo passou e hj vemos que esse modo de ver se confirmou...

    Responda
  7. Rafael Cisneros

    Qualquer ajuda é boa, esperemos que não seja como a merenda escolar, que os alunos só frequentam pra comer. O que deveria ser feito é reestruturar a educação, melhorar as condições de trabalho dos professores, quem participar de atos criminosos dentro ou fora da escola perdera o auxilio, câmeras de vigilância nas escolas para proteção dos servidores e professores, etc.

    Responda
  8. Giovani Ferreira Vargas

    Bolsa disso, bolsa daquilo... Bolso desse, bolsa daquela...

    Responda
    1. Rafael Cisneros

      Caro, o problema não é a bolsa, mas a fiscalização desses recursos. A bolsa incentiva e melhora a economia fazendo circular bens e serviços. Agora, o discurso por traz da bolsa é outra historia

  9. Danilo Alves de Souza

    A bolsa é uma medida de combate à evasão escolar. Não é investimento em excelência acadêmica ou infraestrutura e recursos humanos, nem uma solução para a miséria das famílias de muita pessoas que abandonam o Ensino Médio. E mesmo essa tímida (e urgente) política pública custa bilhões por ano, razão pela qual devemos ser críticos a tetos de gastos que pregam austeridade pra serviços públicos, mas nunca pra grandes empresas devedoras nem pra farra do capital especulativo.

    Responda
  10. josé cláudio do nascimento

    É dificil imaginar que aluno de ensino médio irá estudar por causa de bolsa.

    Responda
    1. Dan Radu Pasca

      Sei que é difícil, mas vamos nos esforçar um pouco. Vamos imaginar uma família. A realidade das famílias de baixa renda: o filho / a filha na escola é um fator de custo. Tirar o filho / a filha da escola depois do fundamental e botar pra trabalhar, nem que seja pra vender balinha na rua, é um fator de renda. Estes R$ 200 são pra garantir renda pra família, enquanto deixar a criança estudar. É um incentivo para garantir um futuro melhor pra criança e com isso pra família. Foi difícil imaginar? d

  11. josé cláudio do nascimento

    Mas, aluno que é pobre ou miserável já não recebe bolsa família?

    Responda
    1. LUIZ OTAVIO CRUZ TEIXEIRA

      Não, José Cláudio, não!. O Bolsa é pago à pessoa responsável pela família. No Pé de Meia, está escrito na matéria, o estudante precisa abrir conta na CEF para receber o dinheiro depositado em seu nome. Que nível de desinformação!

  12. Joe Rodrigues

    Não estava entendendo até aqui, a matéria esclarece. Acho que qualquer ajuda é válida, e deve ser um plano de nação, pois se entrar outro governo e retirar o subsídio, não adianta, continuaremos na mesma. Com certeza a evasão vai diminuir.

    Responda
  13. Erivan Rodrigues de Macedo

    Boa iniciativa deste governo. Certamente vai contribuir para combater a evasão escolar, e criar em milhares e milhares de jovens, a esperança de melhores chances de trabalho após a conclusão do nível médio.

    Responda
  14. Sergio Siqueira

    Formaremos excelentes alunos com está esmola. Harvard nos invejará. Enquanto isso vamos ao exterior fazer o nada com o inútil.

    Responda
    1. Dan Radu Pasca

      Oi??? Falta ligar os seus dois neurônios.

    2. Leonilda Pereira Simoes

      Visão deturpada.

  15. TALVANIO JOSE DE OLIVEIRA

    Não concordo. Vai ser gasto milhões, com todo mundo recebendo e não vai ajudar a educação. O valor deveria ser destinado a melhores condições e qualidade das escolas, melhor treinamento de professores, etc. Dar melhores condições sim, mas pagar para se ir a escola, acho um gasto inútil.

    Responda
    1. LUIZ OTAVIO CRUZ TEIXEIRA

      Talvanio, é só para estudantes de baixa renda, inscritos no CadÚNico. Não é para "todo mundo". Leia a matéria com mais cuidado. Não atrapalhe a sua capacidade de entendimento com suas opinões préconcebidas.

    2. Dan Radu Pasca

      Então, vc quer ajudar as famílias a educarem seus filhos e estes terem mais chances no futuro, ou “ajudar a educação”, assim, de maneira abstrata, sem considerar as condições práticas e precárias das famílias? Claro que precisamos investir ao mesmo tempo na qualidade das escolas e principalmente nos professores.

    3. josé cláudio do nascimento

      Também penso assim.

  16. José Augusto Bernabé

    Maravilha, isso dá pra pagar sandália havaianas, passagem em canoas ou lombo de jumentos e ainda sobra pra um marmitex igualzinho dos togados do supremo. Maravilha, parabéns.

    Responda
    1. LUIZ OTAVIO CRUZ TEIXEIRA

      Qual parte da palavra in-cen-ti-vo o sr. não consegue entender?

  17. José Augusto Bernabé

    Dá pra comprar havaianas, calção novo e pagar passagem?

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      Por menos que seja, para quem não tem o que comer, já ajuda. Pode melhorar, mas não tem graça não ter apoio do governo para estudar. Só os muito pobres sabem do que se trata. Os outros fazem piada.

  18. José Augusto Bernabé

    Eita plano bom, os pobres começa a sair da miséria, não vão mais pra escola descalços ou em canoas, vão de metrô.

    Responda
    1. Sergio Siqueira

      Não seria metro de passos a pé?

  19. José Augusto Bernabé

    Viva, os pobres estudantes pobres podem comemorar, sairão da miséria educacional. Fiquem calmos, ano que vem será melhor.

    Responda
  20. José Augusto Bernabé

    Maravilha, isso dá pra pagar sandália havaianas, passagem em canoas ou lombo de jumentos e ainda sobra pra um marmitex igualzinho dos togados do supremo. Maravilha, parabéns.

    Responda
  21. José Augusto Bernabé

    Dois quilos de carne nobre? Os alunos pobres vão continuar indo pra escola descalços, em canoas ou em lombo de burro? Ora ora, o plano da educação do famoso rouba mas faz a quarenta anos eram bem melhores.

    Responda
    1. Ivan Bastos

      Pelo nível do seu texto, talvez também mereça esta bolsa. Mas não sei se pode pagar o Curso de Português e Piano da Profa. Natascha.