Demétrio Magnoli > Esquecer Auschwitz? Voltar

Comente este texto

Leia Mais

Anteriores 1 2 3

  1. DANIEL ROUSSO

    Artigo ponderado, de bom nível e esclarecedor para os de boa fé inclusive da esquerda. Para a esquerda lha, resta ficar ros nan do e repetindo os clichês já conhecidos.

    Responda
    1. José Nascimento

      8 mil escudo$ humano$ infantis é um clichê, né, verdade. Gaza está sem infraestrura e completamente deustruída por Israhell. Como os palestino$ vão viver quando os bombardeios acabarem? Problema deles, né, $ionista?

    2. Joaquim Rocha

      Daniel defendendo a morte de dezenas de milhares de inocentes somente para atacar esquerda. Até onde pode chegar o maucaratismo de uma pessoa.

    3. Joao Cellos

      Pra você resta perversidade. Pra defender quem rouba ter ritórios e massacra um povo vale até chamar um texto pueril desses de "de bom nível e esclarecedor". Consegue dizer o que ele esclarece? Ou seu objetivo é só atacar "azesquerdas"? Patético!

  2. Diana Maffei

    Jornalista Demétrio, o senhor é mais sionista do que Benjamin Netanyahu!!!

    Responda
    1. Paulo Lustig

      E vc é mais antissemita que o próprio Genuíno

  3. Wilson Rossi

    É óbvio que existe uma identificação entre o estado judeu e o estado nazista. Vide declarações e conduta do governo.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Naftal, e as declarações de Bibi comparando os palestinos a Amalek, o povo bíblico inimigo de Israel, q deveria todo ser passado a fio de espada e cuja memória deveria ser excluída completamente? Lembrando q excluir da memória todo um povo, biblicamente, significa a sua extinção. E a declaração do general encarregado da invasão, prometendo trazer o Inferno aos civis palestinos? Essas são declarações de Estado?

    2. maria gouvea

      Senhor Rodrigo...as posições de defesa de extermínio foram fo governo de Is, na pessoa do primeiro ministro e do ministro de defesa. Leia o parecer de Haia

    3. RODRIGO NAFTAL

      O seu comentário, além de antissemita, revela um total desconhecimento (oiu ma-fe) de regime de Estado. Israel é parlamenrista. O fato de alguém da base de apoio fazer declarações abomináveis, isso não representa a posição do Governo. A extrema direita de Israel e Nataniahu merecem críticas, mas vincular as declarações de um ou outro parlamentar como posição de Estado não faz nenhum sentido.

  4. Wilson Bazzani

    Esqueçeram o massacre armenio, a bomba atomica desnecessaria de Nagasaki.... vamos esquecer.

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Entre outros. Vários mencionados pelo colunista.

  5. Wilson Rossi

    Caneta de aluguel a serviço da Conib.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Nossa! Acertou na mosca!

    2. Joao Cellos

      A Conib é uma notória usuária do lawfare. E parece não se ater em defender os interesses de seus associados, mas sim dos interesses de Is rael.

    3. Cintia Klein

      Não possui força alguma x caneta de aluguel da Conib. Contraditoria a sua teoria de atuação da entidade. Para alegar que alguém corrompe o outro há de se apresentar sólidas evidências. Não apenas elocubrar ao bel prazer.

    4. Mykel Alexander Santos Gomes

      "A Conib é mais séria que seus comentários." Em processos contra a opinião sem dívida, mas em bases reais de argumentos históricos e gerais não possui força alguma, somente intimidação. Haja visto o partido atual, Likud, ter sido herdeiro do terrorismo do Stern, Irgun e Haganah. Isso evitam falar!

    5. Cintia Klein

      A Conib é mais séria que seus comentários.

    6. Mykel Alexander Santos Gomes

      Parece isso mesmo!

  6. Peter Janos Wechsler

    Estranho que ninguém contradiz os fatos citados pelo articulista, isto é, as barbaridades cometidas recentemente por outras nações e etnias. Nem precisa ir tão longe. Basta lembrar a limpeza étnica na Bósnia. Os leitores preferem julgar de acordo com as próprias simpatias subjetivas. O Brasil entrou na segunda guerra já decidida por oportunismo. Antes foi fortemente simpatizante do eixo.

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Correção: "quarenta e quatro"

    2. Peter Janos Wechsler

      A guerra estava decidida desde Stalingrado. O papel da força expedicionário valeu como propaganda. O Brasil entrou em junho de quarenta e oito. A política exterior do Brasil até a entrada, como vc diz forçada, foi claramente antiss emita impedindo a imigração. Aranha também só se converteu com o jogo jogado.

    3. Nelson Franco Jobim

      Entrou por pressão dos EUA e porque a Alemanha atacou navios na costa brasileira. Dentro do governo, o gen. Dutra era a favor do Eixo, mas Oswaldo Aranha de se alinhar aos EUA. A guerra não estava decidida e brasileiros morreram para romper a "muralha" que os nazifascistas puseram na Itália.

  7. Reinaldo Haas

    As tentativas de silenciar críticas a Israel com acusações de antissemitismo é cansativa e perigosa. É importante lembrar que o antissemitismo é real, mas não devemos usar esse termo para deslegitimar qualquer crítica a Israel. O governo de Netanyahu tem um histórico de violência contra os palestinos. O ministro da guerra de Netanyahu, Benny Gantz, já declarou que quer os palestinos fora de Israel. Essas declarações são preocupantes e não devem ser ignoradas.

    Responda
  8. Felipe Vasconcelos

    Parabéns por demonstrar com argumentações consistentes a posição contraditória (e politicamente interessada) da Ãfrica do Sul. A forma como a esquerda articula as suas posições na geopolítica mundial é desastrosa e moralmente de baixo nível.

    Responda
    1. Mykel Alexander Santos Gomes

      Texas e Califórnia rompendo com os EUA! Estou me deliciando com o colapso dos EUA, por tudo que ele representa: cavalo de guerra de Israel, reserva de abraamismo (cristianismo sionista em especial), mentalidade progressista e iluminista, roubo de patentes, baluarte da usura e fraude financeira. O povo americano é quem mais sofre...

    2. Mykel Alexander Santos Gomes

      Democracia liberal é só um mesmo nome para governo de corporações e sociedades anônimas em paraísos fiscais que compram partidos direta ou indiretamente, e inclusive financiam a mídia, certamente para os próprios interesses. Governos reais: autocracias de diversos tipos e governo de corporações. Governo fictício: democracia (ainda mais indireta). Acreditar em democracia é ignorar que 99% dos governos reais tirando um ou outro municipalismo europeu ou cidade grega foi democrático.

    3. Felipe Vasconcelos

      A esquerda defende os direitos humanos nas democracias liberais e na geopolítica defende Estados que violam esses mesmos direitos humanos.

  9. Fernando Alves

    O autor já esqueceu o genocídio armênio, já que os que fizeram querem ser amiguinhos do ocidente. O que importa para o Demétrio sempre são apenas as vidas brancas e ricas.

    Responda
  10. Joao Cellos

    Rapaz! O primeiro parágrafo é tão pueril que chega a ser inacreditável. Então quer dizer que não se pode apontar genocídio por parte de Is rael porque os jud eus sofreram holoc austo? É bem curioso saber que o holoc austo sofrido pelos jud eus gerou um passe livre para que Is rael cometesse crimes em série e não pudesse sequer sofrer críticas. Que absurdo!

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Joao Cellos, o leitor abaixo, D. Rousso comentou aqui na Folha que algumas pessoas não deveriam ter seus comentários publicados. Nem em Israel isso acontece, o Haaretz publica o que quer...

    2. Ricardo Knudsen

      Daniel, vc escreveu "Insisti em se situar...", trecho q é incompreensível, e no entanto se dá ao ridículo de afirmar q é o João quem tem problemas nessa área? Argumento q é bom, nenhum, só ofensas. Como se dizia em outros tempos: tome vergonha, seu menino!

    3. Joao Cellos

      Daniel, consegue ver alguma objeção ao que eu escrevi? Pelo jeito não. Mas o seu problema não é cognitivo. É de má-fé e de perversidade mesmo.

    4. DANIEL ROUSSO

      Sugiro você ler novamente o artigo, dessa vez com mais atenção.

    5. DANIEL ROUSSO

      Somente 20% ou menos da população brasileira consegue entender certos artigos de jornal e revistas. Com esse seu comentário, insisti em se situar na fatia dos 80%.

  11. Mykel Alexander Santos Gomes

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Mykel Alexander Santos Gomes

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    2. Mykel Alexander Santos Gomes

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    3. DANIEL ROUSSO

      Não sei se entendi bem. Seria você um negacionista do Holocausto?

    4. Mykel Alexander Santos Gomes

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  12. Mykel Alexander Santos Gomes

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Mykel Alexander Santos Gomes

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    2. Mykel Alexander Santos Gomes

      Antissemita é tudo que é contra o interesse sionista? Para começar o termo inclui outros semitas, então nem vale, seria então anti judaísmo? A liderança sionista ou o que a precedeu é o problema, ela se baseia em terra prometida a qualquer custo, daí o atrito milenar. Não adianta fazer marco zero e esquecer quando convém a tradição que está no contexto! E agora?

    3. DANIEL ROUSSO

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  13. Marcelo pires

    Já elegeram o Hamas como Estado Soberano e independente? Essa eu não sabia, acho que o colunista quis afirmar isso nas entrelinhas...

    Responda
    1. Joel Domingos

      Não entendeu o texto? Ou só absorveu o que lhe convém? Freud explica. É o seu viés cognitivo que, mesmo inconscientemente, filtra os fatos e argumentos que reforçam suas crenças. Leia o 5º parágrafo do artigo em comento.

  14. Marcelo pires

    Já elegeram o Hamas como Estado Soberano e independente? Essa eu não sabia, acho que o colunista quis afirmar isso nas entrelinhas...

    Responda
  15. NIvalde Castro

    Impossível ler este tipo de narrativa tendendo. “Cala-te Demetrio”!!!!

    Responda
  16. Fauzi Palis Junior

    Fora Demetrio. Já deu! Seus contra argumentos eram até interessantes mas agora caíram no absurdo. Falta completa de bom senso e de lógica simples.

    Responda
  17. Aleksander Hada Ribeiro

    Sugiro ao colunista estudar a diferença entre bds e antissemitismo.

    Responda
    1. Fernando Alves

      Por enquanto Ga za é "só" um gueto, igual aos que haviam antes de Ausch witz.

    2. Pedro Vasco

      Igualmente sugiro você estudar a diferença de crimes de guerra e genocídio.

Anteriores 1 2 3

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.