-
Fernando Moreira
Esses botecos "raiz-fake" e os restaurantes temáticos têm público certo: a geração classe média pasteurizada que cresceu no eixo casa (em condominio)-escola (particular)-shopping, ou seja, que sempre viveu numa bolha apartada da realidade, que tem aporofobia, ou seja, gente-fake.
-
Márcio Choki
Inventaram o boteco fake. Vejam o datalhe no cardápio: "Stella Sem Glúten". E os preços? Uma longneck custa 14 pilas. Eu tomo latinha no bar que frequento por 3 reais. E o tira-gosto é salsicha em lata.
-
JOS LEANDRO
e aí, gaúcho, vc é colorado ou gremista?
-
-
NACIB HETTI
Aqui em BH o que se conta nos botecos é a qualidade da comida. O resto tem vida curta.
-
Felipe Araújo Braga
Sem tirar do contexto: adoro um quilinho. Outro dia comi em um tal de Vaca Véia, de descolado só tem o nome, pois a comida é cara e ruim. Mas serve pro pessoal fresco comer e se achar descolado. Uma marmita de birosca dá de dez a zero.
-
Julio Shiogi Honjo
Há uns 40 anos no Rio tinha um lugar interessante de beber chope e comer umas sardinhas fritas em pé e ao ar livre, de noite. A rua era fechada e os donos dos bares improvisavam, no meio da rua, umas mesinhas com uma tábuas em cima de barris de chope e funcionava à note. Havia vários bares do tipo. A tradição continuou, transformando-se no hoje famoso e turístico beco da sardinha, agora organizadamente com mesas de verdade e cobertura e desde as onze da manhã.
-
Miguel Ruiz
Antes de qualquer comentário, seria interessante definir o que viria a ser um "boteco raiz", caso contrário a matéria não faria o menor sentido. E não faz. Para mim - e eu escrevi "para mim" - um boteco raiz é aquele que serve pinga barata e cerveja gelada, também barata, em copo americano. Que oferece ovos cozidos coloridos e salsichas em conserva como tira-gosto ou um misto quente, com pão dormido, mas com preço justo. Além dos doces e refrigerantes para agradar os filhos que você levou.
-
DIEGO AGUIRRE DE MELO
Me lembrou o texto de Antônio Prata: ''Eu sou meio intelectual, meio de esquerda, por isso freqüento bares meio ruins. Não sei se você sabe, mas nós, meio intelectuais, meio de esquerda, nos julgamos a vanguarda do proletariado, há mais de cento e cinqüenta anos. (Deve ter alguma coisa de errado com uma vanguarda de mais de cento e cinqüenta anos, mas tudo bem)''
-
Francisco Barbosa
O pratinha é um hipster, não é nem intelectual e muito menos de esquerda, típico frequentador do parque temático citado na matéria.
-
-
Alberto pescara
Hoje, com 52 anos, não bebo álcool.Mas até pouco tempo atrás adorava um boteco. Boteco ideal: Lugar pra sentar, preço de distribuidora, cerveja canela de pedreiro, bons tira-gosto, trilha sonora escutável e amigos pra fazer resenha. O resto era acessório não obrigatório.
-
RAUL MASCARENHAS
Não vejo mal nenhum. Gosto de boteco assim.
-
edilson borges
boteco bom é no mesmo quarteirão onde vc mora, ou a meia quadra do teu trabalho, frequentado por seus vizinhos e comparsas de copo. isso eu nunca vá aqui em sp, só ví no rio. a tijuca e a região central tá cheia de pé sujo assim. se tiver uma roda de samba é um plus a mais.
-
antonio lionel
impressionante como o autor esculachou os pobres numa matéria tão fútil...........
-
Almir Coelho
Que matéria chata.
-
Arno Costa
Nesse país há botecos por todo o lado. Como ando para achar um lugar decente para tomar um simples café expresso.
-
Agatha Antunes
Que absurdo! Não vejo uma relés mesinha de jogo de bicho nesse vídeo.
-
MARCO ANTONIO ZANFRA
Vai fazer 29 anos que abandonei a bebida, mas, no meu tempo, só frequentava pés-sujos de verdade! E pendurava a conta!
-
neli faria
Foi-se o tempo que passava a noite em boteco bebendo...!Como fui feliz nessa vida.
-
JOS LEANDRO
era um quincas berro d'água?
-
-
Maria Lopes
Curiosidade: por que pé sujo? Muitas coisas sujas em botecos, não tenho dúvida, mas o que os pés têm a ver com isso?
-
Kleber Veloso
Reza a lenda que é por causa dos banheiros. Será? Vc vai ao banheiro e volta com os pés sujos....
-
-
filipe nascimento
Mano... Esse texto do colunista valeu pela edição inteira da Folha hoje...
-
Jéssica Freitas
Em BH, capital dos botecos, a ironia: abriram um bar chamado Moema, que dizem servir comida paulistana (?) e vive tendo fila e espera para entrar. Fica ao lado do Redentor, decorado de Rio de Janeiro e também sempre lotado.
-
Daniel Marques
Ja que estão por ali, podem pegar o Pinheiros-Pq. Pirajuçara e descer no ponto final. Vão ter uma experiencia ainda mais "raiz".
-
Kleber Veloso
Queria ver esse pessoal, nos idos anos 70, entrar num desses botecos da periferia para comprar cigarros pro avô, Kent, se não tiver, Continental, sem filtro por favor.
-
José Cardoso
As pessoas tendem a ir onde as pessoas tendem a ir. Uma vez criada a moda, não importa o local mas o tipo de pessoas que se espera encontrar lá.
-
Marcus Acquaviva
Só gente que não duraria 1 minuto em algum bar de rincão no Brasil adentro vai nessa patuscada.
-
DIONYZIO ANTONIO M KLAVDIANOS
Excelente texto :)
-
Marcos Barbosa
Marcão , senti saudades agora do bar do Zé lugar família viu ,o Zé era o cara mais malvado desse mundo ,tinha um três oitão debaixo da mesa do balcão ,tinha um porrete que já vi ele usar no cucuruto de um bêbado boca suja ,um tipinho anti família como ele falava ,fora que ele se dizia jagunço lá na Bahia,que eu acreditava até pq o cara era mal ,mas um mal justo . Fora que o boteco era na entrada da favela e eu frequentava depois do serviço de madrugada. Bons anos aqueles .
-
JOS LEANDRO
frequentei bares e botecos por muito tempo. qd bebia bebia mais ainda. queria ser um cara da noite, papo cabeça. fumava free. hj o meu lugar é aos pés do Senhor.
-
JOS LEANDRO
boteco com aspecto de feito para pobre, mas frequentado por gente rica é igual à esquerda brasileira, cheia de burgueses, que estuda nas melhores universidades do país e faz intercâmbio na Europa!
-
sandoval abreu sader
Prefiro o Marcao falando de comida.
-
Marcos Benassi
Ahhhhhh, Marcão, suas quatro derradeiras palavras responderam à pergunta que não cheguei a fazer: "cobram preços de Pinheiros". Então Sodeu, pô: com preços de sarjeta, eu sento na sarjeta feliz; por valores de segundo andar, eu quero receber condições e tratamento idem. Na verdade, nem vou mais a boteco: não pode fumar, tá tudo caríssimo, não sei se gosto da humanidade ao redor - não sei mais qual boteco tem humanidade compatível comigo, na verdade. Trabalhar em casa,morando longe, dá em veiêra!
-
marcos fernando dauner
Aqui em buracoville há lago parecido - boteco da Frau - nunca entrei lá , mas sempre está cheio de gente na calçada . E fica num dos m2 mais caros da cidade , no bairro mais caro da city .
-
Marcos Benassi
Hahahahah, xará, mas a suspeita é forte, hein? Inda bem que não tenta ser "originalmente mineiro" aí no sul: Nhá Frau ficaria péssimo! Hahahahah!
-
-
gilberto schoncer
Se vissem a equipe da cozinha. Nunca mais comeriam fora de casa
-
gilberto schoncer
Tinha um restaurante q achava legal.boa comida .preço justo. Etc..ate q vi a cozinheira na porta esperando abrir .ao vê la Nervosa. Fumando esquelética despenteada pura nunca mais
-
gilberto schoncer
E os bares vizinhos de faculdades...verdadeiros nojos...
-
Francisco Barbosa
Gentrificaram o bairro - lembro de botecos de verdade e riscas facas no Largo da Batata-, expulsaram os pobres, que para estar em Pinheiros precisam se acotovelar em ônibus para atender a burguesia em faxinas, portarias ou balcões e, para fechar, esse mesma burguesia escrxta agora cria seu parques temáticos para simular a vida real, pois seus bairros viraram inabitáveis e tediosos, em meio a prédios com segurança armada e trânsito parado. A zona oeste rica virou um shopping caro a céu aberto.
-
Diego Rodrigues
Há uma glamourização insana dos tais botecos raiz. Tenho ranço de boteco, meu pai sempre me levava quando criança, e apesar dos doces e fliperama, achava um tédio, uma tristeza só, os mesmos caras que os mesmos papos furados, as mesmas discussões estúpidas pelas glórias de cada time, os mesmos vexames dos dependentes que não conseguem parar. Minha amostragem não expressa o real boteco? Talvez...
-
Miguel Ruiz
Se tiver tempo, e paciência, leia o meu comentário. Era (ou é) assim mesmo: "doces e refrigerantes para agradar os filhos que você levou". Mas esse simulacro é coisa de imbecil. Boy de sapatênis pagando pau para empresário esperto. Dizem que algumas minas adoram um playboy que gosta de pagar pau.
-
Marcos Benassi
Não é que a amostragem seja ruim, prezado Diego, é o viés: quem tá de saco cheio, repara mais naquilo que é trash. Caso você se divertisse com o espetáculo, a mesma amostragem daria resultado distinto. Tá tudo bom.
-
Diego Rodrigues
Mas sei que deliberadamente optar por um simulacro de um que não oferece o mesmo serviço raiz e cobra de acordo com o bairro de bacana, aí eh sacanagem. Mas sabe como eh, a gente quando jovem vai atrás da manada, se as minas estão colando lá na calçada eh pra lá que 'nois vai'. Porque manada escolhe algo assim, sei lá, deve ser porque nunca passou algumas horas num bar raiz de periferia de verdade. A experiência melancólica onfaria passar longe.
-
-
george costa
Esses paulistas são muito chatos engraçados. Chegam a ser caricatos. Kkkk
-
JOSE RENATO SIMOES
Esse pessoal moderninho de Pinheiros é realmente ridículo.
-
João Melo
Buteco de periferia não é bonito, tampouco agradável. Barato porque serve micharia, além do álcool, e banheiro precário. Sei porque fui sócio de um, no Parque Savoy. Por dois anos tentamos mudar o perfil do consumidor; alcoólatra e boêmio, independente do dia da semana. A polícia batia ponto.Fechávamos às 4, 5 e abríamos às 12, 13 todos os dias. Não aguentamos e vendemos. Ainda bem.
-
Rubens Said
Bar bom é bar com mulher bonita.
-
filipe moura lima
Cada minhoca no seu buraco. Prefiro boteco de pobre, na perifa.
-
Marcos Benassi
Ali, ao menos, a paridade entre ambiente e conta tá garantida, né não? Salve os pé sujo!
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.