Cotidiano > Lampião chamado de 'criminoso': por que filha de cangaceiro está processando autor? Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. edilson borges

    os comédia citam a vasta produção literária e audiovisual sobre o cangaço, mas não falam sobre os cordéis. saberiam encontrar o nordeste no mapa?

    Responda
    1. Adalberto Otaviano Luciano

      ??? Aqui no Nordeste cordel é literatura: diz-se, literatura de cordel.

  2. Adalberto Otaviano Luciano

    Não li o livro. Contudo, pelos comentários que a coluna suscitaram, vejo que autor e colunista, com maestria, cumpriram seus papéis: produzir obras de interesse dos leitores, afim de vender livros e jornais; quiçá, umas férias no sertão (Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Ceará), para aprimorar os conhecimentos?

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Sr. Douglas, não estou generalizando a partir desse caso, estou cansado de ver opiniões, inclusive de jornalistas, onde qualquer referência a dinheiro abre espaço para condenações de todo tipo. A expressão dinheiro vivo então é palavrão. Imagino que o Sr. reconheça, talvez a contragosto, essa vibe em si mesmo, né não?

    2. DOUGLAS SOARES OLIVEIRA

      Sr.Bianconi, realmente não há mal nenhum em querer vender seu peixe, seja com verdades ou mentiras. O problema é que isso não diz nada sobre um país, mas sim sobre o indivíduo. Do mesmo jeito que o seu comentário, generalizando um fato individual, diz muito sobre o senhor.

    3. Alberto Melis Bianconi

      Que mal há em vender seu peixe? A demonização de tudo que envolve dinheiro, também diz muito sobre o Brasil.

  3. carlos costa

    pelas ideias do autor processado, dificilmente seu livro vai atingir vendagem suficiente para a reparação pedida pela filha do cangaceiro e sequer terá nova edição com as correções requeridas. Quem quiser obra séria, procure ler Apagando o Lampião: vida e morte do rei do cangaço, de um dos citados na matéria, Frederico Pernambucano.

    Responda
  4. Alberto Melis Bianconi

    Bela coluna da BBC. Desperta meu interesse por dois lados. Primeiro, como é sempre difícil encaixar a dominação social no Brasil nas teorias marxista de luta de classes, com ambos os lados, por assim dizer, querendo se apropriar da admiração que qualquer estória lendária desperta. De outro essa forma dominação que é feita simultaneamente legal e ilegalmente, sem que se saiba qual prevalece. Algo tão próprio de nossas zelies, seu bolsonarismo profundo.

    Responda
  5. Adalberto Otaviano Luciano

    Quem desconhece "a chacina de Queimadas", na Bahia, que defenda Lampião.

    Responda
  6. ENAIDE HILSE

    Qualquer outra pessoa, ao tomar conhecimento de quem foram seus (Maria Bonita nao era melhor que Lampiao, senao nao teria sido mulher dele), teria mudado de identidade. Mas essa senhora, pelo visto de orgulha da sua ascendência

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Não me parece propriamente orgulho, mas é tudo sempre mais complicado do que uma briguinha entre o bem e o mal. Prefiro quem busca ver a verdade do que quem se esconde para fingir ser o que não é.

  7. ARMANDO SOBRAL

    leiam "Lampião, o senhor do sertão", um estudo irretocável. O falso histórico desse jornalista da PAN é lixo puro

    Responda
    1. Adalberto Otaviano Luciano

      Há centenas de publicações sobre o tema. Ler só uma não lhe assegura uma percepção dos fatos citados. Há quer ler os melhores representantes das diversas correntes, e, ademais, pesquisar "in loco". Porém, adianto, muito cuidado pois encontrará muitas "verdades".

    2. Adalberto Otaviano Luciano

      Como citado, tem publicações para todos os gostos. Há até quem diga que ele ressuscitou em Angicos e foi ser fazendeiro em Minas. Boa leitura.

  8. jorge souza

    A reportagem registra todos os lados já escritos ou relatados sobre o Lampião, diante disso fica mais difícil ainda saber quem realmente ele foi. É isso que da quando uma reportagem é séria, e nós os plebeus podemos atirar pra qualquer lado e tchau para a verdade. Parabéns a reportagem, realmente super completa e sem qualquer puxação de lado.

    Responda
  9. Joao Luiz Coimbra

    Independente do motivo que o levou fazer atrocidades, se matou, roubou, torturou é bandido pronto. Não sei por que tem gente que ainda tem admiração por este personagem? E os valentes soldados das volantes que combateram estes criminosos, não deveriam ser homenageados?

    Responda
  10. jorge souza

    A reportagem registra todos os lados já escritos ou relatados sobre o Lampião, diante disso fica mais difícil ainda saber quem realmente ele foi. É isso que da quando uma reportagem é séria, e nós os plebeus podemos atirar pra qualquer lado e tchau para a verdade. Parabéns a reportagem, realmente super completa e sem qualquer puxação de lado.

    Responda
    1. Adalberto Otaviano Luciano

      Exato. Seu comentário encerra a discussão. Há os que aprovam seus feitos e aqueles que os repudiam.

  11. Antonio Goes

    Mais terraplanismo e pós-verdade, já que comprovado que se mostrar maluco rende votos ..

    Responda
  12. Fernando Santos

    Lembro do tema na escola. Não lembro se foi no fundamental ou ensino médio. Nem de longe ele foi pintado como herói. Era um @ss@ssino e doido pra mim pelo que lembro. Sempre vi as fantasias como sátira, pq no fundo todos sabem que ele não prestava.

    Responda
  13. jose batista

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  14. Dario Lima

    Escrivido, não escrito, por um Bolsonarista, portanto é mentira. Seres com alguma semelhança com os humanos.

    Responda
  15. DOUGLAS SOARES OLIVEIRA

    Santos e monstros, heróis e vilões... Como sempre, na maioria das vezes, a história é escrita por aqueles que vencem. Mas quando quem perde ganha uma aura de mito, de personagem lendário ou folclórico, capaz de mobilizar discussões e estudos por tantas gerações, há um misto de verdades e mentiras entrelaçadas que ninguém poderá mais separar, qualquer que seja a narrativa.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Perdeu? Tem certeza? Antes de morrer (e no final todos morrem!) humilhava as forças policiais.

    2. ENAIDE HILSE

      Eu nasci no sertao da Bahia e lembro do que ouvia de pessoas que ou conviveram com lampiao ou ouviram de outras que conviv. com ele. O jornalista só sabe um pouquinho sobre as barbaridades dele, que certamente adquiriu por meio de leituras. Ex., por onde ele ia passando obrigava filhos a extrupar maes, pais a estrupar filhas, e muitas outras barbaridades. Eles obedeciam para se salvar, mas na maioria das vezes eram obrigados a matar um o outro e o último era morto por lampiao e e seus cangac.

    3. Dario Lima

      Perfeitamente, palavras precisas, porém os bolsonaristas sempre contam as histórias e a realidade de forma distorcida, para beneficiar os milicianos, são terraplanistas.

  16. ENAIDE HILSE

    Herdeiros podem ter o direito de impedir que comentem sobre seus parentes mortos. Só que Lampiao nao era uma pessoa; era um monstro, e assim cada um pode comentar o que quiser sobre ele. Só quem desconhece a história pode negar isso.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      A bem da verdade, é o mote da matéria, a tentativa de identificar Lula com lampião, só pode ser obra de bolsonarista.

    2. ENAIDE HILSE

      Nossa, o assunto se misturou a vidência? Que mito é esse que você cita?

    3. Dario Lima

      Concordo, porém comparado a seu Mito, o cangaceiro foi um anjo e não era amigo dos milicianos que matam no Rio de Janeiro.

  17. Matheus Battistoni

    A Constituição garante o direito de resposta. A opinião negativa é livre, essa história de discurso de ódio e incitamento à violência é uma grande bobagem. Só cães adestrados são incitáveis "Agressão" verbal se responde verbalmente.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Pelo que conta a história do oito de janeiro, são muitos os cães adestrados vivendo entre nós.

  18. Pedro M

    Chama a atenção que a família processa todo e qualquer uso da imagem do lampião

    Responda
  19. Jose Walter Da Mota Matos

    De Olavo de Carvalho a Pavinato, a extrema direita segue sem rumo, buscando interpretar a história de forma totalmente equivocada e sem sentido, e deixam claro que nada aprenderam após os respectivos vexames de cantar hino nacional pra pneu e por o celular na testa pedindo a intervenção de ETs, o vício nas fakes não foi superado, continua estimulado, tanto quanto a disseminação de ódio e rancor. Depois, querem questionar o resultado das urnas em infundadas suspeitas. Eitaaaaaa....

    Responda
  20. Flávio Taylor

    Não sou de Esquerda, mas não suporto e nem compactuo com esse tipo de atitude(no caso através de um livro) que quer distorcer a história, inventar fatos, criar todo tipo de mentiras pra destruir a reputação de outras pessoas. A direita raivosa é uma máquina de mentiras. Esse livro deve ser um l i X o.

    Responda
  21. Marcos Benassi

    Belo texto, Pâmela, grato. O que mais me preocupa é a Almedina, uma editora séria e bem reputação na Europa, editar uma porcaria raivosa dessas aqui no Brasil. Vai queimar o filme.

    Responda
  22. GEIL LUIS OLIANO OLIANO

    Ele só escreveu a verdade. Esse lampião nunca foi santo, pelo contrário um tremendo criminoso.

    Responda
    1. Francisco Neto

      Duvido que você tenha lido o livro para poder afirmar que "Ele só escreveu a verdade".

    2. Adriano Ferreira

      Releia o penúltimo parágrafo.

  23. Adriano Ferreira

    Não gasto nem meu tempo com esse tipo de livro. Pôr_kria editorial.

    Responda
  24. NELVIO PAULO DUTRA SANTOS

    E Lampião recebeu, mesmo, o título de "capitão" para combater a Coluna Prestes?

    Responda
    1. Adalberto Otaviano Luciano

      Não. Como todos nordestinos, foi enganado pelo político da época: Pe. Cícero .

  25. Julio Shiogi Honjo

    Em suma, Lampião tinha estreita ligação com alguns coronéis, como ocorre hoje com as milícias cariocas, umbilicalmente ligados ao poder no estado e até a nível federal até há pouco tempo.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Essas ambiguidades, entre o legal e o ilegal e entre o herói e o vilão, ontem e hoje, dizem muito sobre o Brasil.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.