Mercado > Projetos do governo abrem caminho para inchar BNDES, dizem economistas Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Criticismo enviesado. Todas as iniciativas do atual governo em pró do desenvolvimento nacional, polÃticas de inclusão, combate à fome, desemprego, tem nas mÃdias oficiais uma reação enviesada e combatida pelos economistas representantes de uma visão de mundo, desenvolvimento e interesses pro mercado, esquecendo-se que Lula foi eleito para defender os interesses populares, com o papel do estado em fomentar o desenvolvimento nacional, a indústria, a agricultura e os serviços públicos de qualidade.
BNDES sendo utilizado para corrupção e favorecer parceiro$, vide JBS e outros.
É isto mesmo, o Brasil não estará doando dinheiro a ninguém, mas sim, financiando a exportação de bens e serviços e alavancando o desenvolvimento do pais, gerando divisas e emprgos no Brasil.
Não adianta chorar. Povão esta é vai percebendo os esforços do governo para roda girar.
Gostei desse comentário do Tiago Costa Silva! Que canseira... são os mesmos que disseram que PEC da transição não iria dar certo, que o Arcabouço Fiscal não iria dar certo e que a Reforma Tributária não seria aprovada...que a inflação iria estourar, que a economia não iria crescer...sempre os mesmos. Eles não fazem análise, fazem torcida pelo desastre
Bando de economistas bancadas por ruralistas mentem o tempo todo. Devemos abrir empresas do gênero cooperativa e acabar e sumir com esses milionários
Projetos da folha abrem caminho para desinchar o pt. Mas não conseguem.
O estado deve intervir sim e o banco central deve ser um orgão do governo. Os juros devem ser baixados a fim de que o empresariado comece a trabalhar.
Nem vou dormir. As previsões destes economistas sempre foram tão assertivas.
Sabujos petistas nada mencionam sobre a tentativa tabajara de emplacar Mantega na Presidência da Vale para ter um salário anual de cinquenta milhões ... não rolou!
Tente raciocinar. Faça um pequeno esforço. Plano industrial vindo, Bndes com participação ativa, vale só investindo em comodities e com capacidade siderúrgica. Capriche?? Mas, Uzmercaduz sempre foi mais forte.
Só falta chamar Dilma, a Gênia, para ser conselheira. Aà o time fica imbatÃvel. Incompetência à toda prova. Além, é claro, de financiar amiguinhos e distribuir cargos.
Mas os economistas consultados pela imprensa têm errado todas as previsões e análises!
Mas impressionam o gado e eh isso que interessa a imprensa liberal, pois o pt eh uma pedra no caminho deles, , cujos donos são banqueiros e. Maganos da elite financeira.
Paranoia neo-liberal contra o desenvolvimento industrial, nao encontra amparo nos fatos. EUA, Alemanha, Japao, China, hoje altamente desenvolvidos, o fizeram deviso a mao visivel do governo, que agiu como indutor do desenvolvimento e resolvedor de crises economicas. Nao ha excessao. Fatos comprovam. Entao pq especialistas da Folha sao contra o estado Brasileiro como puxador do desenvolvimento economico? Ou nao aprenderam com a historia, ou acreditam ser o Brasileiro um incompetente nato.
Não adianta explicar , o gado só encherga o gramado abaixo dos olhos.
Parece impensável, mas isso eh o Br desde sua colonização. Os interesses especulativos de poucos(banqueiros e elites financeiras e mesmo a do agro ) que vêem no paÃs so um meio de arrancarem o que puder , indiferentes ao rastro de destruição que vão deixando
Fatos comprovam, sim, que o desenvolvimento financiado pelo estado sem regras e contrapartidas nunca deu em mais que um voo de galinha, curto no tempo e sem ir muito longe. Mas pode funcionar até a próxima eleição para presidente.
A questao nao eh se o governo deve agir como indutor do desenvolvimento industrial do Brasil. A verdadeira questao eh como o governo deve fazer para induzir isso, ao mesmo tempo em que evite os erros do passado. O governo atual produziu muitos resultados positivos em passado recente, mas tambem cometeu erros. A sorte eh que parece ter aprendido a nao cometer os memos erros. Financistas nao consegue enxergar esses pequenos detalhes.
Não querem enchergar esses detalhes.
Ausência de metas, prazos e contrapartidas não são pequenos detalhes.
Como se o Insper tivesse algum dia trazido alguma proposta medianamente propositiva para o Brasil. Que coisa cansativa que é essa gente.
Que canseira... são os mesmos que disseram que PEC da transição não iria dar certo, que o Arcabouço Fiscal não iria dar certo e que a Reforma Tributária não seria aprovada...que a inflação iria estourar, que a economia não iria crescer...sempre os mesmos. Eles não fazem análise, fazem torcida pelo desastre.
A folha pegou pesado, toda a semana colunistas tocando malhando o BNDS. Natural que o bilionário banqueiro parasita de juros dono da Folha, não queira que o Brasil se desenvolva com o governo oferecendo juros normais, quer que qualquer empresa dependa dos disparados maiores juros do mundo, que sugam todo ano mais de dois trilhões da população brasileira, como muito bem explica o professor Dowbor no artigo A farsa do déficit, no jornal Le monde Diplomatic. Juros é nosso maior problema.
É falso também afirmar que os juros que o Brasil paga aos seus credores corresponde mais de 70% das despesas obrigatórias da União. No site do ministério da fazenda, na parte sobre contas do governo, mostra claramente que os juros são apenas 8,64% das despesas obrigatórias e amortização da dÃvida é mais alta, de 85% . Mas esta última está abatendo a dÃvida contratada, que, claro, não é o juros.
O paÃs é muito arriscado aos olhos dos investidores estrangeiros e se perceberem que o governo não está cumprindo as metas e as regras fiscais, ou eles se livram dos tÃtulos ou exigem juros mais elevados por causa do risco. Para os investidores do Brasil é a mesma coisa e aqui há muitos fundos de seguro privado que tem que diversificar os seus portifólios porque há muita instabilidade quanto à trajetória da dÃvida pública, o que impacta no mercado de tÃtulos do governo.
A taxa de juros dos tÃtulos públicos não são exatamente iguais a Selic, os de curto prazo são próximos a ela, mas os de longo-prazo podem ser bem maiores que a Selic, pois leva em consideração a capacidade de pagamento do paÃs ao longo do tempo. No Brasil, os investidores estrangeiros têm uma reação mais forte no que se refere à confiança de que o governo vai arrumar as contas e fazer superávit para pagar os juros da dÃvida.
Freire, são 3 distintos tipos de juros que enumerei, acho não entendeste. Quer fazer crer que o maior juros real do mundo, na selic, se deve ao Brasil ser o mais arriscado paÃs de se investir no mundo, viste que o governo paga pela selic o dinheiro retido dos bancos? Também o maior do mundo juros real, disparado maior, para pessoa fÃsica e jurÃdica se deve.. a sei lá o que que tu quer que se deva, menos aos bancos, tá bom.
A questão de tributar dividendos é outro assunto. Apoio que investidores paguem impostos de renda sobre os seus rendimentos em participação acionária em empresas listadas ou não em bolsas. Isso vai ajudar a promover uma maior distribuição de renda no paÃs. Aguardemos a reforma do imposto de renda. Esperamos que ela tribute a renda dos mais ricos e desonere a classe média.
Não tem nenhuma lógica lucros de bancos resultarem em juros mais altos, de onde você tirou isso, meu Deus ? O governo financia as suas dÃvidas no mercado financeiro; porquê raios vocês acham ruim que o governo pague, e com juros, de acordo com o risco que se espera, como expliquei abaixo, aos seus credores o que deve ? Sabia que há fundos de previdência privada que possuem esses tÃtulos ? imagine se o governo não paga o que deve.
Estamos falando de juros dos bancos de varejo ou de juros atrelados a tÃtulos públicos do governo ? Este último fica mais alto quando os investidores observam uma trajetória insustentável da dÃvida e os sucessivos déficits nas contas do governo, resultado: os juros de médio e longo prazo sobem pois o risco fica mais alto de emprestar dinheiro para o governo, se o governo fizer superávits primários na contas, aqueles mesmo juros caem e o risco fica menor.
VinÃcius, a causa dos altos juros são os bilhões de lucro todo ano, e o pior, nem imposto sobre dividendos pagam, como em qualquer pais. Busca na Internet como os bancos são remunerados pelo valor retido pelo governo. Imagino tu viva só do rentismo, seria muita inocência está tua argumentação.
Há muitas outras causas, como já disse, que nada tem haver com Campos Neto, PG, ganância de banqueiros e rentistas que você e outros falam. Os problemas são mais sérios do que a narrativa propagada, e sem lógica, diz, trata-se de problemas institucionais em sua maioria e macroeconômicos muitas vezes - esta última: polÃticas fiscais austeras ajudam a manter os juros básico, a Selic, baixos.
A taxa cobra pelos bancos é maior que a Selic, claro, pois está captando dinheiro com essa taxa de referência. Há muitas outras causas que levam o spread bancário no Brasil ser alto, a falta de uma legislação sólida que dê segurança jurÃdica para credores é uma das causa dos juros alto aqui pois o risco é maior se o devedor não honrar o que deve. Há também a concentração bancária, que veio diminuindo mas ainda é alta em alguns tipos de crédito. Quem tem desconhecimento aqui não sou eu.
Gilberto. ali nos comentários abaixo você menciona os juros básico da economia, a Selic, que nada tem haver com as taxas de juros que são cobrados pelos bancos de varejo ou Fintechs. A Selic é a taxa de referência dos bancos que a usam para operações financeiras entre bancos e pessoas fÃsicas ou jurÃdicas, por exemplo: o banco capta dinheiro da poupança que rende 70% do CDI (Selic envolvida) e empresta a uma taxa maior, a diferença é o spread bancário.
Os navios-plataforma são só um exemplo de muita coisa do tipo. Que agora é repetida com os perpetradorez dizendo não estar fazendo nada errado.
Toda essa argumentação se aplicaria na metade do primeiro mandato da Dilma, que deu no que deu. Onde estão as metas, as contrapartidas e punição para quem não cumprir?
Deus manda chuva o povo reclama, Deus manda Sol o povo Reclama. Lula está liberando Dinheiro de um Banco de desenvolvimento BNDES qua são 300 bilhões para desenvolver a indústria BRASILEIRA o povo Reclama, se fosse para Cuba, Guatemala e Venezuela o Povo Reclama. Que inferno... Vão todos para baixa da égua.
Os navios-plataforma para a Petrobrás saÃram 30% mais caros que se tivessem sido feitos em Singapura. Acabou o projeto, não teve mais. Isso é desenvolver a indústria nacional?
Eu não concordo com a visão de muitos economistas ortodoxos que acham que temos de ser o paÃs do agro. Também reconheço que os melhores anos que vivemos foram os anos Lula. Mas é preciso tomar cuidado para não repetir os anos Dilma: polÃticas econômicas desastradas nos levaram ao desastre.
Não adianta, Folha... Seu jornalismo pequeno medio cre e de má-fé já não cola. Só faz mesmo alimentar bolsonaristas com má-informação e evidenciar o comprometimento com a elite do atraso.
A Folha de São Faria Limer não se conforma. Para este jornaleco, o importante é ficar tudo como está. Logo, é a hora de abrir fogo contra um governo que não se conforma com um Brasil pequeno. Ah... Folha pequena.
Os economistas de sempre, com suas ideias de sempre. A lógica desse gente é sempre ter que fazer poupança para garantir o juros de uma classe improdutivo, que dão o nome bonito de investidores, que não investem em nada que não seja especulação financeira. Não temos como pagar a vida moderna com salário baixos dos serviços e do comércio, o agronegócio recebe subsÃdio, exporta e coloca o dinheiro na especulação. O neoliberalismo empobreceu o mundo nos últimos 40 anos e crio meia de bilionário.
Impressionante como tem gente como Freire, que por desconhecimento ou por interesse rentista, afirma que os maiores juros do mundo no Brasil, melhor, disparado os maiores juros reais no mundo, seja pessoas fÃsicas, jurÃdicas ou tesouro, é uma simples relação de oferta e procura no mercado. Acha que o Guedes Paraiso e Campos Neto Paraiso são inofensivos administradores e não representam interesses de banqueiros brasileiros, cujo dinheiro não é escasso, como Freire acredita, ou diz acreditar.
A baixa poupança da população brasileira contribui para que o preço do dinheiro, os juros, sejam altos, pois é muito escasso no sistema bancário. Somado à isso, um ambiente onde não há fortes garantias para o credor caso o devedor não honre as suas dÃvidas, alienação fiduciária de um bem, para cobrir o prejuÃzo, também contribui para os juros altos no mercado devido à incertezas quanto à capacidade de pagamento do cliente.
Os investidores: Bancos, corretoras, empresas, pessoas como Bill Gates e Buffet etc., são importantes para o crescimento econômico, não são meros especuladores, sabem onde colocam o seu dinheiro para terem retornos de longo-prazo. O Nubank recebeu muito dinheiro de investidores como Buffet e hoje é uma das maiores fintechs da AL.
José. Desculpe intrometer. Mas isso tudo você disse não tem nenhuma lógica. Em uma economia há agentes superavitários (poupam dinheiro) e deficitários (que precisam de dinheiro). O empréstimo que você e pessoas jurÃdicas pegam no banco para fazer algum investimento em algo é graças as pessoas que poupam dinheiro. Os juros altos no Brasil é devido ao que falei abaixo e lá no comentário do Ademir, mas também a baixa poupança no Brasil contribui para os juros altos no mercado.
Fsp publica Receita de Bolo (fofocas) pra esconder quase guerra civil nos EUA.
Será que esses "vassalos do mercado", digo, economistas e editores, são os mesmos que noticiaram que o Brasil iria virar uma Venezuela, que o crescimento do PIB seria fraco, que a inflação estouraria ? Eita gentinha rasteira....
Vassalagem de nossa imprensa. Eua a beira de uma guerra civil. Texas fecha suas fronteiras para autoridade Federal. Biden ameaça usar Forças Armadas e Texas continua rebelde. A FSP esconde de seus leitores. Cobrem cobertura sincera dos jornais.
Quer que os juros dos mercado caiam ? Tenha uma polÃtica fiscal austera, faça reformas que melhorem o ambiente institucional: marco das garantias ajuda a reduzir incertezas quanto à confiança no devedor de honrar as suas dÃvidas, mas o Lula vetou pontos que alienam bens para cobrir prejuÃzos, o que reduz o potencial do marco.
Bom. Espero que caia pelas razões que citei acima, pois é isso que ocorreu no 1 governo Lula: houve reformas no mercado de crédito nesse perÃodo, o que ajudou em boa parte o crescimento econômico em seus 2 mandatos. Agora, caso não caia por esse modo, é na porrada mesmo, o que não deu certo no passado e nos custou caro por esse jeito.
CaÃram e vai cair mais porque tem Governo de Verdade e não um embuste com um Guedes.
Reformas que tragam estabilidade e segurança jurÃdica, como o marco das garantias e outros que podem impactar no mercado de crédito, ajudam a aumentar investimentos, principalmente a longo prazo. BNDES é só uma forma de fazer má alocação de recursos, via crédito subsidiado, a empresas ineficientes.
fiz a pouco tempo um comentário sobre a reportagem, comparei o sistema privado e bancos como bndes e banco do nordeste não disse nada de mais e mesmo assim foi para moderação. se o comentário não for publicado, eu cancelo minha assinatura automaticamente.
se comparar o bndes, o banco do nordeste com os bancos privados, é uma verdadeira aberração. eu tenho conta corrente em um banco privado, não uso empréstimos desse banco para nada, pois pela simulação, eu pegasse R$ 50.000,00 para pagar em 60 meses, no final o valor total ficaria em R$300.000,00, dai quem cresce nestas condições. cresci no meu empreendimento através do banco do nordeste
Braulio. Mediocridade é aquilo que o José Davi escreveu. Pessoas que não entendem o básico de economia e como os bancos funcionam vem aqui dar opiniões sem lógica alguma.
É ridÃcula a explicação de VinÃcius Freire. A mediocridade é patética.
Bancos públicos, como o BNDES, Banco do Nordeste e Caixa, são usados de tempos em tempos para projetos de governo, como agora com o BNDES. Por isso os juros são menores, porque o risco não é uma preocupação grande. Caso haja prejuÃzos por inadimplência, por exemplo, esses bancos receberão aporte financeiro do governo para manter os balanços de fluxo de caixa em dia, o que não é o mesmo, claro, para bancos privados.
Que bom que deu certo o seu empreendimento, Ademir. Mas tem que lembrar que bancos privados levam em consideração o risco deste empréstimo não ser pago, por isso os juros são mais alto e somado ao que eu disse acima, a legislação não dá muita garantia para o credor caso o devedor não honre suas dÃvidas, o que aumenta ainda mais o risco e os juros. Bancos públicos não levam muito em consideração riscos pois o governo sempre pode ajudá-los em caso de muita inadimplência.
Antes era tudo "normal". Nao escreviam uma linha... Agora, se nao faz é incompetente. Se faz, tem os "sabios" que dizem que nao vai dar certo. ENTÃO, porque nao se habilitam para fazer algo de bom, ao invés de só criticar?
O bacana é que segundo os economistas ouvidos sempre pela imprensa são aqueles que previram inflação alta, aumento nos combustÃveis, aumento do desemprego, baixo consumo.
Venezuela e Cuba já receberam empréstimos em governos do Lula, ainda falta a Nicarágua e Coréia do Norte! Assim dá prá publicar?
A Folha deve considerar que nos Governos Lula da Silva, o BNDES, já emprestou dinheiro para a Venezuela, Cuba e não tenho certeza se para a Nicarágua, mas falta ainda, entre outros, a Coréia do Norte! Na linha da autodeterminação dos povos!
Não houve empréstimo para o exterior. O financiamento internacional foi para pagar serviços e produtos fabricados aqui e exportados, o que resultou em aumento do emprego, tanto que junto com outras práticas o Brasil alcançou o emprego pleno, fato nunca antes acontecido na história do paÃs.
Resumindo, os grandes bancos brigam com o governo por emprestar com juros normais, tirando dos grandes bancos a possibilidade de ermprstar com juros absurdos, os maiores do mundo.
Ele entende tanto de economia que nos governos do partido dele houve a maior junção de bancos, um comprando o outro, e o tal do CADE aprovou tudo e não fez nada, resumindo, formou-se um cartel de prestação de serviço bancário com meia dúzia, em que eles cobram quanto quer, principalmente do povo simples, pobre e algumas vezes até miseráveis que votaram em massa no pai dos pobres.
Isso foi com teu herói fhc. Se liga ga . Vá comer uma bruschetta
Calma pessoal o pai dos pobres já disse que os princÃpios da economia tem que serem todos revistos, e que os economistas precisam rever seus conceitos, inclusive disse que os livros estão desatualizados, quanto jornaslista que não entendem de nada e ficam aà criticando o aprecidador de caldo de cana destilado.
Foi o governo Lula que levou o Brasil a um patamar nunca mais visto na história: sexta economia mundial, PIB multiplicado por três, reservas internacionais multiplicadas por dez, emprego pleno, aumento do salário-mÃnimo em dólar em três vezes e meia, dobrou a produção de veÃculos, valor da Petrobras multiplicado por sete, lucro da Petrobras multiplicado por seis, quatorze universidades e duzentas e quatorze escolas técnicas criadas.
Calma pessoal o pai dos pobres já disse que os princÃpios da economia tem que serem todos revistos, e que os economistas precisam rever seus conceitos, inclusive disse que os livros estão desatualisados, o jornalÃstas intolerantes, o homem tem pós graduação na Universidade de Burrardi e Robardi, no fim tudo dá certo.
Por que o Sr não vai p Itália ?
Matérias como essa dão vergonha! Não entrevistam nenhum economista ou pesquisador que tenha uma visão divergente para fazer o contraponto. Poderiam falar até com outros colunistas do jornal, como o André Roncaglia. No entanto, preferem bater em qualquer possibilidade colocada pelo governo que, na opinião deles, possa fazer com que corram o risco de não receberem o pagamento de juros da dÃvida pública. Jornal golpista vergonhoso!
A pergunta que não quer calar! Caso estejam errados? Vão ser responsabilizados? Engraçado que são os mesmos que endeusam Javier Millei e seu plano de destruição da Argentina!!
Seria interessante esses economistas, citados pela Folha, esclarecerem quais m3ledidas seriam adequadas para melhorar a desindustrialização brasileira, ao menos uma. Solução não li ninguém apresentando. Vamos ajudar no lugar de ficar o tempo todo batendo na mesma tecla do déficit zero.
Certamente para o PT dinheiro dá em árvores .
Não. Dá no IRPF dos bilios
Banqueiros detestam qualquer tipo de concorrência.
O PT vai quebrar o paÃs novamente.
Paulo Augusto, não vou perder meu tempo te explicando. Já desisti.
É melhor falar com o fÃgado do que com o ânus!
Rafael, vocês não sabem fazer conta. É o mal da esquerda.
Um fÃgado falando
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mercado > Projetos do governo abrem caminho para inchar BNDES, dizem economistas Voltar
Comente este texto