Elio Gaspari > Mercadante quer 4º polo naval após três anteriores terem naufragado Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Deletei o comentário. Vai que a mãe do Gaspari ainda é viva, sei lá.
Um ministro da fazenda, que Lula declara ser seu amigo, embora Lula haja feito fama e carreira jogando pedras na sua polÃtica de arrocho salarial, dizia ser melhor pagar só a 'comissão' das obras - 5% a 10% -, do que realizá-las. Isto reduzia o prejuÃzo do Erário em 90% ou 95%. Por quê? O ministro, um frasista mordaz, sabidamente tinha a resposta na ponta da lÃngua: "Quando governo compra circo, o anão passa a crescer". Do grupo de 'aloprados do PT' só um sobreviveu. Hoje está a ver navios!
Muita conversa e poucoa Ação e realização, tÃpico de demagogos.
Mercadante está sendo coerente com sua biografia. Afinal, até hoje ele não entendeu direito o Plano Real, ao qual ele se opôs e talvez se oponha até hoje.
A questao nao eh se, mas como o governo deve fazer agir para induzir o desenvovimento industrial do Brasil, evitando erros do passado. Bombardeio neo-liberal contra o desenvolvimento industrial, nao encontra amparo nos fatos. EUA, Alemanha, Japao, China, todos chegaram la devido a mao visivel do governo, Entao pq especialistas da Folha sao contra o estado Brasileiro como puxador do desenvolvimento economico? Ou nao aprenderam historia, ou acreditam ser o Brasileiro incompetente por natureza.
A folha tem razões que jamais confessaria.
Sr.. Helio, o senhor deveria revisitar o passado, para que hoje e no futuro o Pais tenha jornalistas sérios e honestos, que fazem criticas sérias e não apenas defendam interesses proprios ou de seus patroes.
Midia privada todos os dias publica tres ou quatro colunas atacando a politica industrial do gov Lula, quando nao publicando ate editorias. Parece que a midia Brasileira quer que tudo permaneca como esta, com juros nas alturas, industrias se desfazendo e o pais escorrendo para o ralo de ser eternamente um supridor de materias primas para paises desenvolvidos. Me pergunto que interesses a midia defende? Os do Brasil, ou os de outros paises?
A mÃdia pertence ou eh mantida pela elite financeira, banqueiros a frente. Essencialmente liberal.
Enquanto isso a China, a Coreia do Sul estão fabricando, e no mesmo modelo de incentivo, pelo menos na Coreia é, as campeões nacionais. Há muito ataque a governos, e toda a tolerância com empresários que pegamos a grana e as coisas não saem. Palloci? Só queria ficar com um apartamento valioso, e conseguiu. Os juÃzes e procuradores ávidos por interferir na polÃtica entraram na dele.
Gaspari, o BNDS está recebendo crÃticas e sugestões. Envie essas que você aponta. Na próxima semana se lembrar de mais algumas não deixe de escrevê-las na sua coluna. Na monarquia e no império quais os fracassos que você poderia adicionar para serem analisados pelo atual governo? Sua memória emite tanta luz que chega a obscurecer a visão do presente.
E será mais um que irá naufragar.
Mais um passo na reedição dos tais campeões nacionais...
Não conseguimos fabricar um simples motor a combustão, o que dizer de um cargueiro? E antes que digam que temos comple xo de vira latas, eu diria que somos um pais de analfabe tos. Enquanto não houver educação por aqui, teremos que nos conformar com os últimos lugares da fila.
Dionisio, o Brasil fabrica carcaças de aviões. Quem fabrica as turbinas, sistemas e painéis - isso sim, da dinheiro! - sao os outros. Se somos tao bons, porque nunca fabricamos um veiculo (excluindo o velho Gurgel) ou sequer uma moto ate hoje?
E enquanto tiver mentalidade como a sua , não teremos educação. E os últimos lugares da fila são ocupados pelo nosso povo. Nossa elite financeira(da qual vc não faz parte, nem eu) ocupam os primeiros lugares. Um Ãndice pra exemplificar(mas temos vários), somos o segundo maior mercado de jatinhos particulares. Do mundo!
Brasil fabrica avioes, filho. Muito mais complexos que cargueiros. Industria naval eh altamente desenvolvida na Amazonia. Noventa% dos navios que la trafegam sao de fabricacao nacional. Vai dizer que vc nao sabia disso?
É o jeito petista de governar. Os escândalos são de "raiz". Mastro de tronco com 2m e 97cm? Acho que naquela época já se fazia fake news.
O doutorado do irrevogável revogável Mercadante foi obtido de forma medÃocre, e na banca estava o indefectÃvel Delfin.
Estamos há tempos num ambicioso projeto de um submarino nuclear. Ou seja: a grande dificuldade não é construir um navio, mas construÃ-lo a um custo competitivo, com qualidade, e no prazo requerido para conseguir vendê-lo à s companhias internacionais de navegação.
Ha décadas colocamos bilhões de dólares nesse projeto, e não ha sequer uma previsão para conclusão. Pelo jeito ainda vão alguns bilhões nesse projeto faraônico.
Pense no teimoso Thomas Edison, recordista em acumular fracassos. Sabe se lá. Tinha uma lâmpada elétrica no fim do túnel, ou seria um farol? Não há registro que ele tenha lido Gn 1:3.
Salvador de Sá:bem lembrado. Daqui a uns quatrocentos anos, será que os de agora serão lembrados? O Brasil é esse eterno subdesenvolvimento graças a esses oportunistas polÃticos. Todos, sem exceção,e ,principalmente ,os dois últimos boiadeiros.
a sugestão é só continuar enchendo de soja os galeões bucaneiros de sempre? fala sério.
USA, ja derramou 2 trilhões de dólares em subsÃdios para a reindustrializacao dentro do paÃs, apenas nos últimos 3 anos. Lá as estradas seguem esburacadas, pontes caindo por falta de manutenção, malha ferroviária do tempo do velho oeste; divida interna de 130% do PIB e imprimindo moeda sem lastro. Tudo isto pode. Agora, a nona economia do mundo não pode facilitar a juros civilizados a reindustrializacao brasileira.
VinÃcius, qual a sua fonte para refuta lo? Tudo que Flávio disse eh verdade. Consulte o site do banco mundial e a plataforma do partido Democrata para a reconstrução dos EUA.
Acabei de passar 3 meses no nordeste dos EUA, dirigi por sete estados e não vi um único buraco nas estradas. Qto às pontes q atravessei, vão muito bem obrigada.
Vc esta delirando, não? So pode ser. Qual a sua fonte?
Quando o governo americano investe bilhões para ajudar a criar uma filial americana da fabricante de Chips taiwanesa TSMC é aplaudido pelo investimento estratégico. Quando o Brasil faz um movimento semelhante numa área de logÃstica que é crÃtica para nós é criticado pela imprensa de plantão. Complexo de vira-lata.
Editorial Folha: "..a motivação de Lula é a recusa em reconhecer os fracassos, a má gestão e os casos comprovados de corrupção ocorridos nas gestões petistas anteriores"(sic). Qualquer semelhança, mera coincidência!!! até quando sr.! tanta opinião em favor do status quo da subserviência e do modelo apenas exportador de commodities?
Subserviência de quem ?
É preciso contar melhor a história dos naufrágios provocados pala Lava Jato. Corrupção, tinha. A questão é se faz sentido punir, além dos diretores responsáveis, a própria empresa. Se a lei manda fazer isso, sugiro que o juiz autorize a substituição da multa por açoites. Cinquenta chibatadas no muro da empresa para cada milhão surrupiado. Pronto. Ninguém perde o emprego. Não é melhor assim?
Concedo. Que arranquem a pele do lombo de quem bem entenderem. Mas destruir empresas não é um modo inteligente de combater corrupção, concorda?
Chibata deveriam levar os que roubaram bilhões a luz do dia. A começar pelo descondenado. E cinquenta chibatadas eh muito pouco para castigar todos eles de forma justa.
O Elio Gaspari não muda: da mesma maneira como ridicularizava os investimentos da Petrobrás no pré-sal, agora tenta o mesmo com a polÃtica de reindustrialização do setor naval.
O Gaspari precisa se reciclar. Esse negócio de roubalheira foi inventado pelo Moro para destruir a indústria nacional.
Aviso aos navegantes: Negativismo a vista!
Todos santos. Ok.
No fundo, toda essa argumentação do Gaspari se deve ao patrão, bilionário banqueiro parasita de juros, que não quer empresas pegando empréstimo com juros razoáveis do governo, quer que tomem dos bancos, no disparado maior juros do mundo, seja jurÃdica, selic ou fÃsica. Juros é o maior problema do Brasil, disparado, são eles que coordenam a grande imprensa e dois terços do congresso, o resto é pra encher salame.
As intervenções do estado na economia quase sempre fracassam. No Brasil isso é uma regra. A reserva de mercado e incentivos para a indústria de informática trouxeram enormes prejuÃzos para a sociedade. A indústria naval é a queridinha dos estatocratas brasileiros. Desde o governo militar ela se beneficiou de vários programas de estÃmulo. Todos fracassaram! O governo anterior do PT repetiu a mesma fórmula e o fracasso foi ainda maior pois foi acompanhado de muita corrupção.
O blá blá blá repetido dos jorginhos.
O jornalista conseguiu acordar os raivosos que perderam as rachas. Navegar é a única solução para economizar dinheiro e clima pois polui menos e existirá daqui a décadas. Um paÃs com muitos recursos e grande litoral não pode pagar 80% ou mais de frete para outros paÃses. Na área naval como o Colega Décio por mais de 3 décadas desde o 1o. Plano de construção, 0 Ãnicio de Campos até o pré-sal, sei que o problema não está na indústria mas sim como empresários usam os governos e recursos nossos.
Faltou dizer que a malfadada SeteBrasil foi financiada com o dinheiro dos fundos de pensão, esses mesmos que agora, com o prejuÃzo que seus beneficiários estão tendo que suportar, o governo quer tirar-lhes o patrocÃnio, para que naufraguem sozinhos no mar de corrupção.
Todo mundo colhe o que planta!!
Aço chinês mais barato, mão obra mais barata, imposto menor,o que o governo precisa ainda para entender que sempre vai ser mais barato construir lá fora e comprá-lo do que fabricar aqui?
A Escola de Samba União dos Ex Condenados já está na pista. Lula como Mestre-sala e a Dama do tráfico como porta-bandeira rodopiam sob as vaias na Sapucaiu. A ala Soltando Todos para a Folia (STF) liberou geral a farra. Dilma é a rainha da bateria sempre atravessando o ritmo. O carro alegórico é o 'Desenrola' que tenta recontar a história de Lula escondendo suas aventuras em 3 instancias do Judiciário. O samba enredo é o mesmo que já foi derrotado em carnavais passados.
Infelizmente, o atual presidente da República insiste em querer repetir os erros que cometeu em suas administrações anteriores. Não descarto nem a hipótese de recriação da CPMF.
Tem alguma coisa errada nas medidas do mastro do Padre Eterno nesse artigo. Dois metros de altura para um navio de 53 m? 97 cm de circunferência (não seria diâmetro)?
2,97m de cincunferência: perÃmetro.
Me enganei. Na verdade são 2,97 m de circunferência.
O Brasil eh um paÃs de piratas ( o que explica a obsessão por navios), logo nenhum " projeto" , seja do sr L, B, D, T, F, C etc vai dar certo. Os piratas não querem "desenvolvimento", querem r0u b4r e pilhar
Eremildo é um idiota e acredita nas próprias ideias que é melhor produzirmos apenas soja e minério de ferro e deixar a tecnologia com que sabe fazer. Nos anos 70 e 80 fabricavamos navios com tecnologia e insumos brasileiros. Exportavamos para a América Latina e Europa. Depois passamos a fabricar plataformas de petróleo; algumas operam até hoje. Eu estava lá como engenheiro trabalhando nestes projetos. Hoje, importamos até parafusos. Este viralatismo já cansou a beleza de madame Natasha.
A res abaixo não sabe que foi dinheiro do estado que fez desenvolver aeronáutica , tecnologia agrária, tecnologia de pré sal. Etc. Pra esse tipo de mudar não adianta explicar.
Gilberto, Vale e Embraer sao empresas privadas, graças a Deus. Não fossem, o PT ja as teria quebrado.
Flávio,na sua época não existia o aço chinês mais barato, mão de obra muito mais barata e os impostos escandalosos com certeza não eram do nÃvel atual, Entendeu?
Se dependesse do Gaspari não terÃamos Petrobras, Vale e Embraer, motores do Brasil, fomentados pelo estado.
Todo mercadante precisa de um navio. É da natureza dele.
Tudo isso eh verdade, e da�! Na história mundial, a vida eh feita de tentativas, fracassos e sucessos. Só. Além do mais , todo sucesso um dia também fracassa. Existimos para renovar. Tudo bem Élio, o gado também precisa ser alimentado, e a folha tem suas razões para esse desempenho. Vamo que vamo
O Ary acha que só devemos financiar armas para as milicias, digo, cacs, jet-sky, lojinhas de chocolate e jóias arábicas?
Errar uma vez é normal, duas e burrice, da terceira para frente é roubalheira mesmo.
Então vai tentar e errar com vosso dinheiro. Nós brasileiros já estamos cansados de financiar aventuras fracassadas de demagogos!
Gaspari não poderia deixar de alimentar o golpe, ele, e patrão ainda apoiam. 5 milhões de empregos e empresas gigantescas foram destruÃdos, os donos soltos. Não fizeram como na Alenhanha da segunda guerra, onde preservaram empresas e empregos prenderam donos. Foi apenas um golpe armado para privatizações fraudulentas, trezentos bi de dividendos pagos por nós na gasolina e maiores juros do mundo. Vergonha Gaspari ainda contar a hihistória distorcida contra o Brasil
João, antes de falar, procure na Internet a quantidade de empregos que foram eliminados, depois fala, mas não busque nas fake news da turminha das rachadinhas.
5 milhões de empregos? Parece os 7 milhões de mortos pela covid, ou os 200 milhões de pobres miseráveis no Brasil. Pela madrugada gente, parem de divulgar lorotas
muuhhh
Perfeito.
Êta gorpista! Vai ler o diário do PC cubano, que ai tu fica mais filiz.
Mostramos capacidade naval, não é pouco. Isso, em um momento com novos desafios, tais como energia verde, economia offshore, renovação das frotas, encoraja para nova tentativa. Importante fazer diagnósticos do o quê deu errado antes e definir estratégias, o governo deveria fazer isso, para tirar espaços de artigos como esse, Superficiais e sem propostas de como fazer diferente.
Mas a folha, se não tem espaço, cria o espaço. A ordem do chef da cozinha , o frias, eh ::surpreenda o gado, sempre. Veja que a salada Eliana não falha nesse mister.
Ninguém mais do que a Petro brás necessita provar que é verde. Entre as possibilidades de ação estão os navios, a construção deles por aqui, de preferência com investimentos estrangeiros e participação nacional, é fundamental. Quem compra navios como ela e parcerias com esforços como esse do BN DES podem viabilizar o sucesso de uma nova era de construção naval.
Proposta de como fazer diferente; ...façam sem Superfaturamento e sem corrupção!
..quando se erra uma vez e' coisa humana, a insistência no erro e' bu rri cê e também outras coisitas....
Kkkkkk, o paÃs tá devendo até as cuecas, dÃvida pública astronomica e fica lançando foguetes, fala sério !
Ary esse mês mesmo o Brasil lançou com sucesso um foguete, vc está mais atrasado que calcanhar de cego
Bullshit , só pra exemplificar, o programa espacial americano passou uma década explodindo foguetes até dar certo. Aliás, muskito adotou nos tempos modernos essa estratégia , desenvolver com os erros. Magda.
..falar nisso. O primeiro e último q o Brasil tentou lançar, explodiu no chão, lembras?
Luiz, quando se lanca um foguete no espaço a intenção e' outra!
Esses foguetes para o espaço vez por outra vivem explodindo. Não sei porque insistem em fabricá-los e os lançarem.
Será que um dia vão entender que a indústria naval brasileira não será nunca competitiva se em Singapura e na China não cobram os altos impostos brasileiros? Que absurdo repetirem sempre os mesmos erros com o nossos impostos.
O Gilberto Rosa e as informações sem pe nem cabeça. O Brasil eh o grande campeão na cobrança de impostos. Pior eh que pagamos muito e não recebemos nada de volta.
Igor, precisas estudar os impostos brasileiros, que são regressivos. Frente aos impostos de Europa e EUA, o Brasil é menor. Sai desse papo de bilionário que quer baixar impostos, pra eles, mantendo os nossos. China faz o que o BNDS propõem para crescer enormemente.
Verdade. Imposto. Isso não deveria existir. Não sei porque o Brasil insiste em cobrá-lo.
....errar e' inerente ao ser humano, ..insistir no erro e' burrice, ou até outra coisa...
Fatalista. Não entende que o mérito da Lava-Jata (mesmo com seus métodos irregulares e objetivos escusos) foi de impulsionar a regulamentação de transparência e conformidade, tornando muito difÃcil que se repitam os erros do passado. Toda força ao renascimento da indústria naval, agora prá valer (espero).
Com os mesmos no leme do navio? O risco de dar certo é grande .
De todas as análises sobre o 'novo' plano de industrialização, nada supera o bom senso e a cultura do Gaspari. Pena que essas qualidades faltem aos nossos burocratas.
Arnaldo ,ele estava andando jet skis em SC, fazendo selfs pra galera dele
PolÃtica industrial no Brasil não se faz de baixo pra cima, também, com qualificação do trabalhador como se esperaria de quem os usa pra se eleger mas que, ao final, está de braços dados com a elite do cartel via roubalheira: é feita a dedo pra se privilegiar amigoX...
Outra coisa sr Elio, Barrao de Maua desenvolveu a industria Naval com o dinheiro dos investidores Ingleses pra Coroa, mais a direita conservadora da época,bajuladores de Dom Pedro manipularam e mataram a galinha dos ovos de ouro. Dá pra fazer um comparativo com o sucateamento das empresas de construção nos ultimos 10/12 anos
Fala-se sobre corruptos do t partido tal mas é os outros e os comandantes destes partidos ? Onde estavam nossos presidentes ( o maior dos comandantes ) , precisamos de homens honestos e que saibam comandar e não passear e roubar
Mais navios e menos " jornalistas " como você.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Elio Gaspari > Mercadante quer 4º polo naval após três anteriores terem naufragado Voltar
Comente este texto