Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. João Rosa de Castro

    Olá, Pondé. Mas também não precisa exagerar. Use um pouco de hipocrisia ao menos para o bem do turismo brasileiro. Quase tudo o que você cita como sendo característico do nosso povo na verdade se espalha por mais de cem outros povos (IDH-2022). Quanto ao estado, que você menciona algumas vezes, tem ele a função de proteger uns dos outros, uns contra os outros e uns contra si mesmos. Por favor, não vamos nos afogar num pé de alface. Obrigado pela importante reflexão.

    Responda
  2. Josafá Rosendo de Lima

    Lavou a alma. O Brasil é isso.

    Responda
  3. Max Amaral

    Excelente, como sempre.

    Responda
  4. Celso Augusto Coccaro Filho

    Perfeito. Dia desses li que o entusiasmado Ministério Público estava planejando ações civis públicas contra o uso de expressões cristãs em sessões de câmaras municipais. Melhor mesmo não mexer com crime organizado, narcotráfico, fraudes bancárias e outros. Vamos escolher a boa batalha, mansa e tranquila.

    Responda
  5. Diego Rodrigues

    Mas é tão previsível, não importa qual seja a tese do texto do Pondé sempre girará em torno dos mesmos desafetos 'inteligentinhos' ou os 'patrulheiros'. Se o tema for fracasso estatal na gestão dos males cotidianos, dá pra incluir o ranço com pautas da militancia identitária confundindo-as com ações estatais? Dá, só pedir pro Pondé que dá.

    Responda
  6. GETULIO MOURA DE SIQUEIRA

    Os três poderes estão perdidos e sem capacidade de reagir às infinitas demandas sociais de forma objetiva e eficaz. A comparação é inevitável, prato muito cheio para criança. Como não conseguirá comer tudo, não come nada. Muito triste!

    Responda
  7. CLAUDIA LETICIA POLON GRECO

    Parabéns Pondé, sua análise é perfeita. Estamos vivendo o "mal menor".

    Responda
  8. Matheus Battistoni

    É a patrulha ideológica mais idiota da história. E se a polícia mata um bandido é aquele chororô

    Responda
    1. Max Amaral

      O Estado, por definição, tem.

    2. GETULIO MOURA DE SIQUEIRA

      Admitir o assassinato de qualquer pessoa por policiais é sinal claro da falência da sociedade. Ninguém deve ter permissão para matar.

  9. Décio Estevão Do Nascimento

    Perfeito

    Responda
  10. Rodrigo Bandeira

    Sobre a necessidade de legalizar as drogas ele não fala. Cara fraco.

    Responda
  11. CARLOS SERGIO MARZOLA

    Tenho a impressão de que quanto mais pior é melhor para os oportunistas ávidos pelo poder mediante falsas promessas iludem o povo, seja tanto a direita como a esquerda. Concordo, o Estado Brasileiro perpetua-se no atraso e está moribundo.

    Responda
  12. Sílvio Luís Guimarães de Mello

    Sem prisão em segunda instância os ricos nunca são presos e ai se locupletam a vontade e a olhos vivos, e na nossa cara,não a socapa e a sorelfa ,nesse lupanar brasilis. Sem punição só há ladrão!

    Responda
  13. ELIEZER PEDROSO LOPES

    O ódio dele contra a esquerda é patente. Papo de Bolsomi nion. Artigo que não vale a pena nem comentar.

    Responda
  14. antonio jordao

    Poucas vezes li uma análise tão perfeita deste país.

    Responda
  15. Vitor Heisenberg

    Mafiosos como Tomaso Buscheta disse que o Brasil é o paraíso dos corruptos e ladrões. Excelente exportador de narcóticos e colônia de férias para marginais e bandidos.

    Responda
    1. Joel Domingos

      Ronald Biggs, famoso ladrão, partícipe do assalto ao trem pagador, em 1963, em Buckinghamshire, fugiu da prisão em 1970 e veio se refugiar no Brasil, ficando aqui até 2001, quando retornou à Inglaterra. Casou com uma brasileira e viveu feliz até a morte.

  16. André pedrosa

    Ai gente...como eu sou reaça...meu sonho é ser o novo filósofo da boiada...ui ui...

    Responda
  17. Orlando Neto

    Parabéns Professor Pondé pelo diagnostico do poder econômico, político e ideológico do Brasil. Vivemos aqui a antítese do ideal de Platão de uma República para a maioria. Mas como boa parte da população é melhor e maior do que sua elite, como educadores temos a obrigação Moral de buscar melhorias. O povo merece!

    Responda
  18. Reinaldo da Silva

    Essa ladainha ideológica do Pondé é a mesma do Roberto da Matta, que popularizou a depreciação "jeitinho brasileiro" para produzir a mentira de que o "brasileiro não tem caráter" glorificando os americanos. Até hoje esse mantra é repetido em botequins cospe grosso. E, claro, o "Estado é o verdadeiro culpado". Alguma novidade? Pondé ao citar Nelson Rodrigues, esquece de citar outra de suas frases famosas: o nosso complexo de vira-lata. Pondé é o vira-lata liberalzinho, que pensa como vira-lata.

    Responda
  19. Paulo Cesar Lopes Pereira

    'O "projeto latino americano" fracassou como sociedade na imensa maior parte do continente..' 'Ouvi, recentemente, num país da Europa, como era chocante ver muitas crianças brasileiras jogadas às traças'. Só faltou dizer que se fôssemos colonizados pelos ingleses, franceses, alemães ou holandeses, teríamos uma sociedade tão avançada quanto a Guiana inglesa, o Haiti, Togo ou Suriname. Questões históricas, econômicas ou culturais são desconsideradas - lastimável...

    Responda
  20. Joao Quadros

    O Brasil eh um país de piratas, governado por piratas ( que não tão nem aí para ideologia), julgado por piratas, legislado por piratas e quem nao eh pirata, ou morr& , ou quer ser mais um pirata.

    Responda
  21. Alcides Castro

    O rolando lero da filosofia tupiniquim. Só falta compôr uma canção de protesto "contra tudo que está ai!".

    Responda
    1. marcos machado

      Lula é corrupto, Bolsonaro é corrupto e ums 170 milhões de brasileiros, ainda não o são, por falta de oportunidade....

  22. Paulo Araujo

    Minha preocupação não é com os barões da droga, que sempre existiram e vão continuar a existir. O que me assusta é que não existe uma preocupação do estado com a mínima segurança do cidadão comum. Sair a noite virou uma aventura perigosa, se envolve andar a pé numa calçada qualquer. Ficar culpando os barões da droga pela ausência de segurança é uma desculpa esfarrapada para não se investir na proteção do cidadão comum. nos EUA, ninguém tem muros nas casas e se passeia a pé...

    Responda
    1. Paulo Araujo

      Sr. André, perdeu uma excelente oportunidade de ficar calado.

    2. André pedrosa

      Papinho de bolsominion...só pensa em segurança e armamento... defender melhores condições humanas num país que tem umas das piores distribuições da renda, nem pensar, afinal, foi "Deus" que fez os ricos e os pobres...essa é a desculpa desses "cegos"

    3. Ricardo Knudsen

      Talvez vc devesse considerar q os melhores investimentos na segurança dos cidadãos, no médio prazo, são na redução da pobreza, da desigualdade e do racismo. Como nunca fizemos isso com a intensidade necessária, o passivo vai se acumulando e se tornando cada vez mais incontrolável. Não há solução apenas com polícia (tbém necessária, mas moderna e eficiente) ou o q vc chama de política de segurança.

    4. Paulo Araujo

      Caro Ricardo, usei os EUA para ilustrar o de sc as o absoluto do problema no Brasil. Apesar disso, São Paulo tem índice de 8 /100 mil habitantes; Salvador, 52/100 mil; alguns munícipios da grande Salvador se aproximam de 100/100 mil habitantes.

    5. Ricardo Knudsen

      A Itália, apesar do mito de paraíso do crime organizado, tem 0,5 assassinatos por 100 mil habitantes/ano. Os USA, q vc admira, tem 6 assassinatos, mais de 10X. Os USA são muito mais ricos e gastam muito mais em segurança. Pq então são muito mais violentos? Uma pista: a Itália é um país mais solidário e igualitário, com saúde pública, universidades públicas, programas contra a pobreza, polícia menos violenta, menos racismo etc. Já os USA favorecem o individualismo e a repressão policial...

    6. Ricardo Knudsen

      A Itália, a despeito do mito de paraíso do crime organizado, tem 0,5 assassinatos por 100 mil habitantes/ano. Os USA, q vc tanto admira, tem 6 assassinatos, mais de dez vezes. Os USA são muito mais ricos e in muito mais em segurança do q a Itália. Pq então os USA são muito nais violento? Uma pista: a Itália é um país muito mais solidário e igualitário, com saúde pública, universidades públicas, programas contra a pobreza, polícia menos violenta, menos racismo etc. Já os USA favorecem o

    7. Ricardo Knudsen

      Nunca houve uma politica de estado para a segurança, muito menos políticas para atacar os problemas q levam ao crime, ou a aplicação de métodos modernos e eficientes de polícia. A gde maioria dos crimes não são resolvidos, nem mesmo investigados. O q sempre existiu foi polícia reativa e repressiva, tipo PM, q funciona pouco contra o crime organizado. Hoje em SP, nem PM temos, o efetivo é o menor deste século, apesar das promessas eleitorais de Dória e Tarcísio sobre segurança.

    8. Paulo Araujo

      Finalizando, aqui em Salvador, somos a segunda capital mais violenta do Brasil. Só saímos a noite de sexta a domingo pq ficou perigoso estar em bares de rua a noite. Andar a pé a noite é uma aventura perigosa. Tenho saudade dos tempos em que segurança era política de estado. Ou será que foi um sonho?

  23. Antonio Catigero Oliveira

    Cazuza já dizia em uma de suas músicas: ''somos iguais nas desgraças''. A retórica do colunista não condiz com a realidade, pois é público e notório que o Estado é atuante em regiões e bairros de nível econômico alto; em regiões periféricas, ocorrem o tal do ''esmagamento'' em sentido literal do termo, e não é preciso ser doutor para saber desta triste desigualdade. Da forma como foi escrito, parece que ricos e pobres sofrem dos mesmos males. Proporcionalmente, pobre paga mais imposto.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Muito bom. Sobre pobre pagar mais imposto, é importante lembrar q pobre paga imposto sobre uma renda de sobrevivência (lembrar q no Brasil boa parte dos impostos está nos produtos, no consumo, as alíquota de IR estão entre as mais baixas, considerAméricas e Europa).

  24. Gilberto Rosa

    Se a conib mandou o ministro fortemente evangélico para Is ra el, junto com alguns amigos do judiciário, com tudo pago, quantas assinaturas da Folha será que a Conib fez, para apoiar aqueles colunistas que por sua vez apoiam o genocídio em Gaza?

    Responda
  25. Nilton Silva

    "O Brasil, uma terra de cínicos, se afoga em termos da moda saídos das mais inúteis ciências humanas, enquanto vê o país se transformar numa imensa usina de pessoas antissociais. Golpes, fraudes, assaltos, assassinatos, corrupção". Precisa comentar?

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      De fato, não vale a pena perder tempo. Quanta m, não é mesmo? Se declarações est upidas e preconceituosas pagassem imposto, Pondé ia ter q pedir o perdão da sua dívida com a Receita!

  26. Willian Oliveira de Moura

    Não adianta, Pondé. Colocar em equivalência Bolsonaro e Lula é simplesmente é burrice e/ou falta de caráter e você sabe disso. A gangue do PT é muito pior, fez e faz muito mal ao pais.

    Responda
  27. Alberto A Neto

    Bruno Paes Manso investigou as últimas três décadas da escalada do crime organizado no Brasil "A Guerra"; "A República das Milícias"; "A Fé e o Fuzil". Hoje, segundo o Fórum Nacional de Segurança Pública, a "economia do crime" é responsável por quase 5% do PIB nacional. Maior, portanto, do que as economias somadas do Ceará, Maranhão e Piauí. São US$ 60 BI. "Talvez o Brasil já tenha acabado e a gente não se tenha dado conta disso". (Paulo Francis).

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Pois é, Francis morreu suspeitando q o Brasil tinha acabado, até mudou pros USA. Mais de duas décadas depois ainda estamos evidentemente por aqui, mas vc ainda não se deu conta de q o Brasil não acabou? Vc querer desistir dele, sem assumir sua parcela de responsabilidade pelo q vai errado, é muito diferente dele ter acabado.

  28. CARLOS EUSTAQUIO DE ALMEIDA NUNES

    Sua análise é perfeita como sempre, Pondé. O pior é que não sei o que podemos começar a fazer pra tentar mudar isso, mesmo pensando num período de longuíssimo prazo.

    Responda
  29. Ivo Ferreira

    Muito bom. Se tivesse dito que a culpa é da "esquerda" ou da "direita", certamente muita mais gente estaria elogiando. Mas, criticou todos e magoou o pessoal que tem políticos de estimação.

    Responda
  30. Galdino Formiga

    Crônica para ser lida todos os dias. A realidade é dura para todos, independente da opinião politica. Aceitem que dói menos.

    Responda
  31. Roberto Fabiano

    Críticas postas, maioria corretas tendo em vista da comprovação diária. Vamos também com ideias, soluções e caminhos, afinal não estamos antes ou pós pandemia quando somente existia discórdias diárias, apesar do atual desinteresse da maioria em Brasília, cair da ponte não é um caminho. Aos pensadores, críticas sempre e que tal com ideias, soluções, descasca o verbo e ao final: que tal se fizéssemos assim ...

    Responda
  32. Mario Silveira

    Pondé cirurgicamente perfeito .

    Responda
  33. Valter Fanini

    Alguma ideia Senhor Pondé de como reformar o Estado por vias democráticas, ou melhor, como reformar a sociedade para que construa um Estado que cumpra com seu papel. Texto cheio de chavões e de uma indignação pueril, produção inadequada para quem se pretende filósofo.

    Responda
  34. Ricardo Knudsen

    Chicon, a questão é de fato sobre o que é real ou não. Vc e o colunista acham que o país não tem solução e é habitado por gente inferior, da qual não se pode esperar nada, o que não deixa de ter um ranço racista. Só posso aconselhar vcs a deixarem o país ou se acocorarem num lugar quentinho, para chorarem com conforto. Enquanto isso, o resto da população, algumas lideranças políticas e não políticas incluídas, fará o que pode para melhorar a vida e o país.

    Responda
  35. Marcus Vinícius Xavier de Oliveira

    Interessante como a psicanálise nos dá instrumentos para a leitura de nós mesmos e do outro... Por exemplo, para qualquer filósofo não-olavista e/ou intelectual público, o texto seria um ato falho que somente se diria à mesa de bar após muita bebida e perda do autocontrole, mas não no espaço público. Não que ele não parta de uma premissa verdadeira - o Estado só pega os fracos e que não conseguem se safar -, mas não apresenta nenhuma alternativa. Não as há?

    Responda
    1. URIAS LIMA SILVA

      Em "A Montanha Mágica", de Thomas Mann, um personagem sintetiza: "a crítica está na origem do progresso e das luzes". O colunista, a meu ver, fez seu trabalho e não tem porquê apresentar soluções para os problemas citados, embora não seja exercício de grande dificuldade deduzirmos que o país necessita, urgentemente, de um novo Contrato Social.

  36. Adailton Alves Barbosa

    - O estado tem de enfrentar os criminosos, mas infelizmente, como bem escreveu o professor Pondé, tem falhado miseravelmente.

    Responda
  37. Fabio José

    O Brasil é uma zona. Um paraíso para ladrões. Os ladrões e bandidos adoram o Brasil. O brasileiro é um analfabeto que por não conseguir interpretar as coisas acaba acreditando nesses bandidos que estão no poder. Um estado que só ferra com a vida do Brasileiro. Um estado que só faz merda.

    Responda
  38. Gustavo Michelin

    mas a democracia foi salva, kkk

    Responda
  39. Eduardo Elói

    Texto cheio de coisas e lugares comuns. Fala o que muita gente fala sem se fundamentar ou se aprofundar um 'cadinho' só, não sei se por preguiça ou por achar que todo mundo aprecia a sua crítica. Sai pra lá sô !

    Responda
  40. URIAS LIMA SILVA

    O professor e historiador português Nuno Palma, em sua mais recente publicação "As Causas do Atraso Português", cita literalmente: "Portugal transmitiu ao Brasil um projeto institucional de qualidade inferior àquele que a Inglaterra, por exemplo, deixou nos Estados Unidos". A péssima qualidade das instituições criadas no país, entre os séculos XVIII e XIX, está na origem dos nossos males atuais. Parabéns, Pondé, por tão necessária lucidez.

    Responda
  41. José Augusto Bernabé

    O Estado é o verdadeiro Crime Organizado e esse inimigo é maior do que todos nós, como diria aquele Mago do Senhor dos Anéis.

    Responda
  42. José Augusto Bernabé

    Quem é esse tal de "Crime Organizado?" Muito se fala sobre isso sem perceber que o verdadeiro Crime Organizado é de fato o Estado que tem ao seu dispor o Judiciário mais caro do Planeta e um Xerife testa de ferro pra perseguir cidadãos comuns usando um Boi de Piranhas como as Cracolândias ou o vamos fazer o L para camuflar a corrupção em massa de sua gestão.

    Responda
  43. NACIB HETTI

    Simples: o cidadão é fragilizado e o tráfico é poderoso.

    Responda
  44. cesar azevedo

    Pondé finalmente descobriu um pedaço da roda, seu texto parece um TCC anabolizado pelo Chat GPT.

    Responda
  45. Vitor Mangualde

    Quem carrega no peito a luz da verdade e o respeito sabe que o mundo tem jeito

    Responda
    1. NACIB HETTI

      O mundo tem jeito; só não se sabe qual.

  46. Vanderlei Nogueira

    Uma ferramenta muito utilizada no Brasil, idade produtiva. mesmo trecho, mesmos crimes, há tempos...

    Responda
  47. Thiago F

    Toda ascensão ao poder inevitavelmente carrega a corrupção desde tempos imemoriais da Humanidade. O estado é concêntrico e o cidadão é excêntrico, essa é a condição! Sair disso seria viver no dito "paraíso"? O que Realidade e o que é fantasia?

    Responda
  48. max ribas

    Parabéns, Pondé. Infelizmente o Brasil é o paraíso da mediocridade. Tarefa de Hércules mudar de condição social aqui para melhor, pois você passa a ser atacado por todo mundo como se fosse bandidhho. Penso que este é o real problema do nosso País. Desanima.

    Responda
  49. Flavio França

    A direita brasileira, que acusa a esquerda de proteger bandidos, deveria estar organizando frentes parlamentares para tomar medidas a fim de extinguir as infames saidinhas e toda a palhaçada do criminoso cumprir uma parcela da pena. Pristão perpétua, pena capital até quem sabe. Tudo o que for necessário para tirar o país desse desespero. Mas não. Esse bando de picaretas só sabem falar de gay, kit gar, banheiro de travesti, mamadeiras e o caramba a 4.

    Responda
  50. Alexandre Passos

    Não cabe mais , um colunista com o Pondé nessa folha...Veja se pode ...alguém com pensamento crítico autônomo...aqui não...aqui todos seguem uma determinada cartilha . Fora Pondé...vc não é uma "pessoa bonita"

    Responda