Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Cardoso

    Só lembrando que o voto é livre e secreto há décadas. Portanto, a culpa não está nos políticos que comandam o Estado, mas em nós mesmos que os elegemos.

    Responda
    1. Elcio Simielli

      Caro José. Somos obrigados a escolher candidatos escolhidos pelos partidos. E estes partidos liberam as maiores verbas para os de sempre. Isso não é democrático.

    2. CARLOS EUSTAQUIO DE ALMEIDA NUNES

      José Cardoso, infelizmente é uma ilusão acreditar que que votando nos políticos "certos" caminharemos para um país melhor. Quais são os políticos certos? Se for "certo", o que acontece com ele quando chega naquela engrenagem de corrupção. Democracia não quer dizer que é o povo quem manda. Não mandamos nada!

    3. URIAS LIMA SILVA

      Meu caro, nesse país de Caramuru, o voto não é livre mas obrigatório; secreto, nem tanto, já que a maioria grita, a plenos pulmões quem são seus políticos de estimação.

    4. URIAS LIMA SILVA

      Meu caro, o voto, nesse país de Caramuru, não é livre mas obrigatório; secreto, nem tanto, já que a maioria divulga, a plenos pulmões, seus votos em políticos de estimação.

  2. lilian santos

    Essa criatura , ideólogo da direita xucra e extrema direita tosca e violenta é um hipócrita, ele foi um dos precursores da perseguição aos professores, ele não tem moral e nem intectual para falar que o Estado faliu adm. E moralmente, ele ajudou a construir este país que ele se diz falido, ele é o sabujo de uma elite porca como ele, mas o problema do ponde é que ele é um fracassado, nunca conseguiu ser um professor de universidade pública, por isso o ódio, o desprezo pelo público....

    Responda
  3. Jorge Teixeira de Gouvêa Neto

    Os usuários de crack não são um grupo a ser atacado, estão no mais baixo nível de desamparados, isso sim!

    Responda
    1. Gabriel Ghilardi

      Diga isso ao dono da loja que foi saqueada durante o fim de semana e será obrigado a fechar.

    2. Galdino Formiga

      São vítimas.

  4. Marisa Coan

    Parabéns Pondé. Uma das últimas vozes da mídia cooptada escrevendo a verdade sobre este país bananeiro. Os únicos que continuam e agora, mais o que nunca, arrogantes, distantes da realidade e sem nenhuma vergonha de serem felizes com a desgraça alheia, são nossos representantes no executivo, legislativo e judiciário com suas platitudes e existência inúteis para o país, visando apenas a continuidade da mediocridade, do roubo e da canalhice.

    Responda
  5. Dario Lima

    No Brasil, nada funciona, Judiciário, Executivo, Legislativo e Milicos, as drogas e os patrões das drogas estão em todas as esferas desses poderes, diretamente e indiretamente. Liberação imediata de todas as drogas e Descriminalização irrestrita do aborto. Desmascarar esses hipócritas religiosos e seus líderes políticos da extrema direita bolsonarista.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Bom, pelo menos tiramos Bozo e quadrilha, o q afasta a possibilidade do país virar uma ditadura dirigida por uma milícia. Vale lembrar q a extrema direita, com seus deputados-pastores ou milicianos, são os gdes inimigos da liberação do aborto e da flexibilização das drogas. Esse governo só não avança nesses temas pq metade da população e a maioria da Câmara são bozistas, mas faz o q pode.

  6. CARLOS TARDIVO

    Sensacional Ponde! Seu desabafo seria o meu se eu tivesse sua cultura, o Brasil está podre, é a terra das togas, fardas, milicias e PCCs, não se resolve nada, vide a cracolandia, não se vai atrás de receptadores de celulares e morre-se por um é por aí vai,mas o importante é não chamar ninguém de gordo ou negro...

    Responda
    1. Galdino Formiga

      Bom comentário.

  7. adenor Dias

    Eu sabia que meu comentário seria censurado, mas publiquei assim mesmo! Os corrupto da imprensa são melindrosos!

    Responda
  8. adenor Dias

    Enquanto existir faculdade de direito, precisa- se de criminosos para sustenta-la! A sociedade brasileira, está chegando a conclusão, de que ser honesto não compensa! Para ser delinquente, não precisa nada mais do que coragem! Caso seja preso, o delinquente não precisará pagar as contas que o trabalhador honesto tem que pagar! Aposto que este comentário será censurado, mas quem sabe os diretores da empresa jornalística ficará sabendo a opinião de um leitor quase analfa, que vive na periferia

    Responda
  9. Bruno vasconcelos

    Pondé está meio depressivo, calma amigo.

    Responda
  10. Fernando Soares D Almeida

    Humilhação é o que ganha eleição

    Responda
  11. Fernando Alves

    Quem tem um pingo de humanidade em si vê apenas um ataque das elites às minorias nesse artigo, se arvorando da pretensão de que os problemas que eles sofrem são os únicos importantes, e os "problemas de todos", para diminuir qualquer luta de minoria. O objetivo é claro: eles odeiam minorias, são contra qualquer movimento social, acham frescura preto reclamar de ser acusado de roubo por segurança, gay apanhar na rua. A direita desalmada aplaude o discurso, pois compartilha do ódio às minorias.

    Responda
  12. VALENTINA DENIZO

    E agora José? Que ator social irá empreender um processo de mudança nesse momento que não há consciência social dos que são esmagados, nem empatia dos que pisam, há inércia dos que observam protegidos pela conivência, e poucos que reclamam ao vento?

    Responda
    1. Angelo Reia Neto

      Valentina.seu texto é irretocável.infelizmente.

  13. Marina Gutierrez

    Nao vejo a situação assim tão caótica, um ex. os USA, em 2023 lá ocorreram 617 tiroteios em massa, que naquele pais é definido como um tiroteio com mais de quatro mortos. E essas tragédias não acontecem apenas em bairros pobres, ocorre em todas as camadas sociais, de jardins de infancia de anglos ( como são chamados os brancos) à escolas, universidades, no trabalho, estudios de dança, igrejas, sinagogas, mesquitas, etc. Fora isso, é mais organizado, herança da colonização inglesa protestante.

    Responda
  14. roberta melissa oliveira sales

    Pondé, lapidar, como sempre. Você disse tudo. Tudo mesmo.

    Responda
    1. roberta melissa oliveira sales

      Ricardo, ok, querido. Fica em paz. Já vi que você adora meter o bedelho nos comentários alheios.

    2. Ricardo Knudsen

      Vc evocou o Aurélio e nem mesmo soube escolher o significado (entre vários) q vc escolheu para "lapidar". E com relação ao meu cometário, não entendeu a ironia. Enquanto vc usou o termo "lapidar" com o sentido figurado de algo superior (que merece ser escrito na pedra, é isso, viu?), eu usei um significado literal, da lápide na tumba, para dizer que Pondé representa a morte intelectual, a est upi dez absoluta. Mas vc estragou minha brincadeira, ter q explicar piada é deprimente.

    3. roberta melissa oliveira sales

      Ricardo, conforme nos diz o "Aurélio" , lapidar diz respeito a gravação feita em pedras. E pedras gravadas não são atributos apenas de tumbas. O significado é mais amplo como amplo é o pensamento de Pondé, explicitamente além da diabólica questão esquerda e direita.

    4. Ricardo Knudsen

      De fato, lapidar, como a pedra de uma tumba onde se enterrou toda a possibilidade de pensamento racional, propositivo e informado. Tumba onde se ouvem apenas as lamúrias rancorosas do colunista.

    5. roberta melissa oliveira sales

      Elcio, tenho impressão de quem você não leu o texto. Pois é justamente as elites os apontados como responsáveis pelo fato de cidadãos serem perseguidos ao invés dos bandidos de verdade.

    6. elcio matos

      Lapidar nas acusações no que somos hoje, mas errôneo nos culpados que nos fizeram a chegar a esse ponto, sem citar nossas origens coloniais, imperiais e aos generais subservientes às elites nos tempos da república desde 1889 até 1964. A sociedade brasileira não é um fracasso por causa do seu povo, mas sim por causa das elites que a governam desde 1500. Mas é claro que o Pondé não vai acusar a elite pelos nossos problemas, afinal, a ralé é maioria.

  15. Gilberto Rosa

    Pondé é a maior representação da mediocridade na folha, apoiou Aécio, apoiou o golpe por Ulstra, apoiou bolsonaro, apoia a síndrome de cucaracho. Aponta as mazelas do Brasil, como o melhor representante de nossa bilionária elite do atraso, que por séculos parasita e comanda com golpes e gatunagens, tendo a cara de pau de jogar a culpa ao acaso de sermos brasileiros. Não é a toa que o bilionário parasita de juros, dono da Folha, mantém Pondé na Folha, não é a toa que defende o genocídio e Gaza.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Freire, obrigado rejeição, me alegra não compartilhar de vosso e ideal.

    2. Gilberto Rosa

      Não existe pessoa saudável que leia a coluna do Ponde, "Pensa que é Einstein e não come ninguém" e continue acompanhando, mas como temos um país que já elegeu Bolsonaro...

    3. Gilberto Rosa

      Concordo Esechias que ele disse boas verdades, apenas acrescentei exemplos de como ele, como hipócrita jagunço da elite do atraso, é a razão desta verdade que enumera. Além de apoiar o genocídio em Gaza, 8 mil vidas de crianças, mil mutiladas, o que o torna ainda pior, mas é motivo de admiração por alguns.

    4. Dario Lima

      Kkkkkkk consegui em algumas palavras, dizer que vc não tem nada a dizer

    5. Esechias Araújo Lima

      Pondé disse a mais pura verdade. Análise perfeita do cenário brasileiro de há muito. Não atacou nem poupou qualquer viés político: disse a verdade, mas a verdade, às vezes é dura de engolir. Parabéns, Pondé!

    6. Roberto Freire

      Apoiou o golpe por Ulstra...o bilionário parasita de juros, dono da Folha... Querido, estupidez tem limite. Se contenha porque o papelão que tu passa não é pequeno.

  16. WAGNER FERREIRA DE OLIVEIRA

    Matou a pau. Um verdadeiro tapa na cara das autoridades responsáveis por esse caos chamado Brasil. Aqui em SP, as chamadas " biqueiras", que nada mais são do que pontos de venda de drogas, operam 24hs por dia, e esporadicamente passa uma viatura, só pra dizer que há vigilância ostensiva. Pura mentira, bastava uma viatura 24hs nessas pontos, que a polícia sabe muito bem onde são, pra jogar água no chopp do PCC. Mas a conivência é um fato sabido e o crime agradece. "

    Responda
    1. Wilson Junior

      Ninguém vende drogas no mesmo lugar todos os dias sem a conivência da polícia, a viatura que passa esporadicamente é para a segurança dos traficantes.

    2. elcio matos

      Você já parou pra pensar que essa tal "biqueira" que você cita só existe porque alguma(s) otôridade(s) permite(m)? É sério mesmo que você acredita que os aviãozinhos que existem em cada esquina desse país não têm a anuência de algum agente público de segurança pública graças ao famoso "acerto"?

  17. João Vergílio Gallerani Cuter

    Que tal descriminalizar todas as drogas? Distribuir drogas aos dependentes e gastar em propaganda essa montanha de dinheiro que hoje vai para a repressão. Não é mais inteligente? Deu certo com o cigarro que, segundo os médicos, vicia mais que craque. Por que não daria certo com o Fentanil? Haverá viciados? Haverá viciados. A vida é assim...

    Responda
  18. PAULO CURY

    esta analise burra de bolsonarismo versus lulismo não nos deixa ver o tamanho do buraco que estamos metido

    Responda
  19. PAULO CURY

    Pede desculpa e devolve para portugal é o melhor que podemos fazer

    Responda
    1. elcio matos

      Quem nos deve desculpa é Portugal. Se nossa independência tivesse sido feita por um Tiradentes da vida, e não pelo filho do rei de Portugal, certamente esse seria um país de primeiro mundo como os EUA.

  20. Bruno Sebastião Neto

    Em suma ,o poder público(Patas) Se confunde com o Bolsonarismo !

    Responda
  21. Orasil coelho pina

    Parabéns, Caro Pondé, seu texto está perfeito, é o que uma parcela importante de brasileiros gostariam de dizer.

    Responda
  22. ezequiel silva

    Importante que ainda exista alguém sóbrio nesse país, com a capacidade e coragem de vomitar coisas que muita gente faz de conta que não enxergam, por covardia ou pelo fato de se beneficiar com o caos instalado.

    Responda
  23. Orasil coelho pina

    Parabéns, Caro Pondé, seu texto está perfeito, é o que uma parcela importante de brasileiros gostariam de dizer.

    Responda
  24. Eliaquim Almeida

    Como sempre a mesma ladainha de senso comum da classe média, colocando o Brasil como pior lugar do mundo, que não tem jeito e blá, blá, blá! Sai fora Cuca! Qualquer país populoso no mundo encara problemas similares aos nossos, cada um em sua proporção. Faça análises mais profundas, tente ver a influência do capitalismo financeiro, do neoliberalismo, da desigualdade social que só cresce....

    Responda
    1. Roberto Freire

      Como sempre a mesma ladainha sobre o neoliberalismo, o capitalismo financeiro, bla, bla, bla. Zzzzz, zzz. Zzzzz,zzz

    2. GINO AZZOLINI NETO

      Sempre tem um obtuso que não enxerga a realidade. Parabéns Pondé, só desagradou os esquerdinhas medíocres.

    3. Dalton Matzenbacher Chicon

      Esqueceste dos sucessivos não governos, espertinho.

    4. Dalton Matzenbacher Chicon

      Esqueceste dos sucessivos não governos, espertinho.

  25. Joel Domingos

    Acho que Pondé tá sendo otimista quando vê o Brasil marchar para a condição do Equador: eu o vejo marchando para a condição do Haiti.

    Responda
  26. elcio matos

    Pondé afirma que seu ponto de vista não tem nada a ver com direita e esquerda, mas é claro que a coluna é um ata que ao governo Lula. Como se os 13 anos de governo de esquerda fossem responsáveis pelas nossas mazelas vigentes desde 1500.

    Responda
    1. elcio matos

      É isso Dalton, você está certo. Os 524 anos de desacertos desse país que culminou no que somos hoje (como o Pondé salientou nessa matéria) não é culpa do colonialismo, dos tempos do império, nem da nossa era republicana marcada por golpes militares e das elites. Tudo é culpa dos 13 anos do PT.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Pela sua visão das coisas, não são responsáveis nem pelos 13. Tadinhos, não. Roubaram um pouquinho, apenas. Afinal, neste país sempre se roubou. Até o bozo, que iria resgatar a moralidade e a ordem, não perdeu tempo em, junto com os seus huguinho, zezinho e luizinho, meter forte a mão na cumbuca. Vai ver o culpado disso tudo são os contribuintes, por pagarem impostos.

  27. Alaor Magno

    Os incomodados que se mudem. Simples assim!

    Responda
    1. Roberto Freire

      Brasil, ame-o ou deixe-o. O fascismo é sempre simples.

    2. GINO AZZOLINI NETO

      Logo alguém vai mudar a senhora para outra vida

    3. Dalton Matzenbacher Chicon

      Simplíssimo. Lembre disso no seu dia a dia, várias vezes a cada dia.

  28. Henrique Marinho

    Artigo perfeito. Parafraseando Dr. Jonhson, a democracia que alardeiam aos quatro ventos é o último refúgio dos can alhas.

    Responda
    1. elcio matos

      Exatamente. E como dizia Churchill, a democracia é a pior forma de governo, exceto por todas as outras formas que já foram tentadas na história.

  29. Antonio José da Costa Lima Costa Lima

    Texto irretocável. Parabéns O

    Responda
  30. Marcelo Costa Batista

    Perfeito, claro e realista. Ainda há vida inteligente entre colunistas de jornal que pensam fora da Bolha. Parabéns pela coragem de expor nossas chagas, feridas e mazelas só assim podemos compreender o que nos aflige.

    Responda
  31. Anna Rodrigues

    Não tem esquerda ou direita que cura um País de gente egocêntrica que só pensa no próprio umbigo. Para se construir uma nação é preciso pensar coletivamente, está disposto a cumprir regras, respeitar leis e ter princípios. Aqui, se vende fácil o que não tem preço, como já observou Renato Russo, por uma gente fascinada pelo consumismo e com mentalidade escravocrata.

    Responda
  32. Alexandre Pereira

    Considerando que parte dos traficantes do asfalto são cidadãos com foro privilegiado, com influência política ou são filhos de algo, claro que é mais fácil coibir quem não tem as costas quentes. Nasceu ontem? A hipocrisia está naqueles que protegem o tráfico em causa própria ou adoram se sentir descolados com um tapinha. Sigam o arrego, sigam a caneta.

    Responda
  33. MARCOS CAVALCANTE UCHOA

    Que texto magistral! Ainda dá tempo de passar por revisão técnica? Caso seja possível, há um probleminha no uso de voz passiva sintética. Com essa senha qualquer revisor dá um jeito nisso.

    Responda
    1. MARCOS CAVALCANTE UCHOA

      Galdino, acabei de fazer a correção, mas o texto terá de passar pela moderação da Folha.

    2. MARCOS CAVALCANTE UCHOA

      "Só não se diz isso claramente porque a inteligência pública brasileira é quase toda corrupta: lava-se ideias sujas e comportamentos sujos, assim como o mercado lava dinheiro sujo." O correto é " lavam-se ideias sujas ..." Eu não tinha corrigido temendo parecer chato diante da grandeza do texto, mas é pela grandeza que precisa ser "perfeito ".

    3. Galdino Formiga

      Corrija para os leitores. É mais fácil.

  34. Charles Moreira Cunha

    A décadas repito e convido conhecidos de "esquerda" a pensar a catástrofe benjamiana sobre o conceito de modernidade qdo ele nos mostra os olhos arregalados do Angelus Novus de Paul Klee...compartilho do mesmo pavor. Assusta-me igual o poder do marketing político que manda nos partidos e governos. Milton Santos deixou-nos a saída, opor-se às fábulas e construir outro mundo. Sabemos o que nos atrasa.

    Responda
  35. QUIRINO DE OLIVEIRA MINOSSI

    Foi feliz na exposição, simples e lamentável realidade!!!

    Responda
  36. Lisandro Signori

    Como se tudo fosse culpa do poder público né ! A elite que corrompe, as empresas privadas que sonegam, o agro que bota veneno... nada disso existe né, apenas o poder público é responsável por todas as mazelas.... que reducionismo bobo Sr. Pondé !

    Responda
    1. Esechias Araújo Lima

      Por que o poder público não corrige isso?

    2. Marina Gutierrez

      Lisandro, muito bem! Assino embaixo.

    3. Dalton Matzenbacher Chicon

      E não é ? Ora, ora ! Onde o estado é ineficiente, por óbvio que todo o resto não funciona. A elite é quem e corrompe quem ? As empresas sonegam e não são cobradas e/ou acobertadas por quem ? O agro bota veneno e é fiscalizado por quem ? Que miopia conveniente e bobinha.

  37. Lisandro Signori

    Algumas coisas certas e várias bobagens, ver problemas é fácil, mas o autor não aponta nenhuma solução. Generalizar botando todos os políticos na mesma panela, é simplismo que não resolve nada. Aponte caminhos meu caro ! Pois apontar o dedo é fácil.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      A solução é honestidade, no mínimo. Comece, você, sendo intelectualmente honesto.

  38. Hudson Neves

    OK, você não concordar com certas disputas linguísticas que estão colocadas no presente, mas daí misturar enfrentamento ao crime organizado, (qual relação que há entre essas questões?!). Fica parecendo que o texto foi escrito enquanto o articulista assistia TV.

    Responda
  39. Paulo Jr

    Ninguém é perfeito, mas as vezes, alguém escreve um texto perfeito. Foi isso que eu acabei de ler.

    Responda
  40. S RGIO CURSINO S RGIO CURSINO

    BRILHANTE!

    Responda
  41. luis tadeu romano

    Pondé, seu texto é a luz no fim do túnel, espero que ele seja a referencia para mudarmos a trajetória de nossa sociedade e a desviarmos do abismo que está próximo !!!

    Responda
  42. Paulo sebastião De souza

    As pessoas são complexas. Um estado muito cheio de regras torna o viver mais dificil. Vivemos uma época " caga regra" . Acredito que uma sociedade mais liberal é mais feliz ,a Inglaterra será? caminha assim! Whisky, voto, carinho, respeito, verdade por exemplo, ainda são proibidos em muitos " universos". Os jovens deveriam se rebelar contra estas regras excessivas e não ficar "cagando mais regras".

    Responda
  43. Antonio Luiz Lolato

    Muito bom . A maior verdade. É essa a realidade que não querem, nossos governantes, que vejamos

    Responda
  44. Ricardo Knudsen

    As antas só viram em 2022 q o Bozo era um mal maior. Quem tinha um mínimo de visão e caráter, já sabia disso em 2018. Lendo esse artigo, percebo q não há nele qquer coisa q se assemelhe a uma idéia a ser discutida. É só uma torrente de lamúrias, pessimismo e ofensas de um sujeito ressentido. O país teria q matar um leão por dia por dia para resolver seus problemas, mas ter q desviar das antas atrapalha muito!

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Chicon, a questão é de fato sobre o que é real ou não. Vc e o colunista acham que o país não tem solução e é habitado por gente inferior, da qual não se pode esperar nada, o que não deixa de ter um ranço racista. Só posso aconselhar vcs a deixarem o país ou se acocorarem num lugar quentinho, para chorarem com conforto. Enquanto isso, o resto da população, algumas lideranças políticas e não políticas incluídas, fará o que pode para melhorar a vida e o país.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Vc quer discussão de ideias sob negação da realidade ?

  45. elcio matos

    Pensem num filósofo mal-humorado, ranheta, que aparentemente não gosta de gente nem da vida. Não, não tô citando o Olavão não.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Chicon, eu penso em vc e no colunista, q se acham donos da verdade, sempre achei q fosse um tipo de doença. E pensar q vc chamou outros de bobinhos, mas acredita na Verdade! Muito bobinho, não acha?

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Pense em quem não gosta da verdade e ataca o mensageiro.

  46. antonio de padua cortes

    Muito bom o artigo. Também não vejo muita saída para este país. O que acontece no Rio e em São Paulo está, infelizmente, se espalhando vagarosamente por todo Brasil. A atenção à pauta de costumes e de combate às drogas, por exemplo, servem apenas para desviar a atenção de outros problemas que, se não combatidos, nos levarão a um novo Equador.

    Responda
  47. Lorenzo Frigerio

    Isso tem nome: política.

    Responda
  48. MARIO TAKAHIRO NISHIDA

    Vejo esse filme quase todos os dias no programa de Datena!

    Responda
  49. julio alves

    Felizmente para esse cara tem a Folha que dá espaço e uns trocados para ele escrever. Seu texto habitual não chegaria a uns 290 pontos na redação do ENEM, afff.

    Responda
  50. Ricardo S Reis

    Pondé sempre brilhante, expondo a realidade brasileira, tocando na ferida. E vai continuar assim pois, foi a escolha burra do povo (e os maus políticos são reflexo disso) que optou pelo caminho de desinvestimento na educação, na saúde pública, no lazer, etc, na manutenção de uma justiça ineficiente, que enxuga gelo. Tem jeito de reverter o pior, mas leva tempo, planejamento, vontade política e principalmente engajamento real do brasileiro.

    Responda