Dora Kramer > Amargo regresso Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Rodrigo Correia do Amaral

    Um legislativo forte é bom para o país. As últimas legislaturas aprovaram uma reforma da previdência e uma reforma tributária, a partir de PECs construídas dentro do Congresso Nacional. Por outro lado, se descambarem para a corrupção generalizada no uso das suas emendas, a Polícia Federal e o Judiciário entram no jogo e os atuais mandatários pagarão o preço, como pagou Eduardo Cunha. Mesmo tendo sido reabilitado pelo Bolsonaro no PL, o Boy também sabe o que é cadeia e tornozeleira eletrônica.

    Responda
  2. EDMUNDO JOSE SANTIAGO

    Pois é, Vinicius: no Brasil temos o quarto poder: a imprensa. É só gritar através dela que o povo escuta, ao invés e ficar refém desses escroques que se dizem parlamentares, com raríssimas exceções

    Responda
  3. EDMUNDO JOSE SANTIAGO

    As goelas da direita e da esquerda são da mesma largura

    Responda
  4. Adalto Fonseca Júnior

    Estamos em tempos de muitos e grandes interesses e de paupérrimos bons exemplos. O que vai além do campo ideológico no caso brasileiro. É uma doença estrutural e crônica. É difícil separar o joio do trigo, o oportunismo da verdade. A inelegibilidade de Bolsonaro não é exatamente motivo de orgulho pois mostra quantas transgressões foram cometidas com o o apoio de parte representativa do eleitorado. O que não beatifica Lula, tampouco a classe política.Olhos ouvidos e consciência atentos sempre.

    Responda
  5. Benedito Claudio Pacifico

    Lula considerou tudo mas não tem como trabalhar com um congresso conservador e super empoderado por bolsonaro que depois do golpe arrumaria a casa a seu jeito .

    Responda
  6. RUI BARBOSA

    LULA III livrou-nos do pior dos males que já assolou o Brasil: Bolsonaro. Blza! Só que, como de costume, jamais calçou as sandálias da humildade, juntamente com sues áulicos do PT, passou a errar, dia sim, dia também, em suas avaliações de convivência com o Congresso, totalmente viciado pelas benesses do orçamento $ecreto e Emenda$ do Relator. Está totalmente refém de Lira e, mesmo contando com o apoio de Pacheco, vai sofrer um massacre por sua falta de visão do presente.

    Responda
    1. Marcelo Carneiro da Rocha

      E quem torcia contra de qualquer jeito continua torcendo, eu só leio porque assino a Folha.

  7. Vinicius Branco

    Dora, muito obrigado por nos brindar com seus artigos objetivos e certeiros. Texto impecável, como sempre!

    Responda
  8. Pipo Falda

    O curioso é que a colunista coloca a desfaçatez do Congresso como consequência de uma virtual leitura errada do presidente. Ora, é ao Congresso que se deve criticar por embutir 4 bi no fundão. Se a sanha do Congresso é imparável, o que poderia Lula fazer além de oferecer cargos e emendas? A colunista é uma metralhadora de platitudes obcecada com o PT. Esta Folha já teve colunas políticas infinitamente mais qualificadas...

    Responda
    1. Adalto Fonseca Júnior

      Estamos em tempos de muitos e grandes interesses e de paupérrimos bons exemplos. O que vai além do campo ideológico no caso brasileiro. É uma doença estrutural e crônica. É difícil separar o joio do trigo, o oportunismo da verdade. A inelegibilidade de Bolsonaro não é exatamente motivo de orgulho pois mostra quantas transgressões foram cometidas com o o apoio de parte representativa do eleitorado. O que não beatifica Lula, tampouco a classe política.Olhos ouvidos e consciência atentos sempre.

    2. Vinicius Branco

      Se ele eh impotente para lidar com a situação, que pegue o bone e vá para casa. Continuar dando cargos e emendas sem qualquer limite significa cumplicidade com o mal feito. Porque não expressa enfrenta o Congresso em suas lives e redes sociais, quando teria o povo a seu lado?

  9. Gilmar Maghenzani

    Não concordo Dora ele é uma raposa velha sabia que não podia confiar e nem confia com certeza, mas fazer o que dê a fórmula pra ele faça um aconselhamento se como ele deve agir

    Responda
  10. José Cardoso

    O presidente pode ter minoria no congresso, mas tem maioria no STF. Meu palpite é que jogará cada vez mais em dueto com esse parceiro.

    Responda
  11. Paulo Roberto Taveira

    A jornalista não é cega! Parabéns pela coluna!

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Então vc acha que a raposa velha se iludiu com o congresso?, acho que foi vc que se iludiu com a Dora

    2. Anete Araujo Guedes

      Trata-se do mais nefasto congresso da história desse país, dominado por congressistas sem projetos, ideais, daí a gritaria em prol da pauta de costumes, sencionalismos, distorção dos fatos etc

  12. MARCELO Cunha de Souza

    É lamentável a articulista não contextualizar o real funcionamento do congresso, o toma lá da cá que sempre existiu e que se aprofundou depois dos 4 anos do inominável, e responsabilizar um presidente que tenta melhorar o que lhe é possível no país. Ou ela sofre de antipetismo ou de desonestidade intelectual. Uma pena.

    Responda
    1. Paulo Lustig

      Se aprofundou nos 4 anos do inominável? Já se esqueceu do mensalão?

    2. Gilmar Maghenzani

      estou achando que são as duas coisas pq faz tempo que ela vem criticando e nenhum elogio

  13. NACIB HETTI

    Lula, antes muito esperto, entrou em um caminho sem volta. A grana para os partidos asfaltou os currais políticos. Os partidos de esquerda perfumada também estão gostando da festa.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      ninguém deixa de ser esperto e o caminho não sem volta pq acaba e currais políticos existe na direita meu caro e depois é centrão que é o culpado não os partidos de esquerda

  14. Milton Cohen

    Ou seja, apostou no bom e velho modus operandi corrupto de sempre. Nada novo vindo da organização criminosa.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      não apostou foi obrigado e depois não é organização criminosa e sim o bolsonarismo, não queira transferir o bastão

  15. GERONIMO APARECIDO DALPERIO

    Desde que o mundo é mundo sempre prevaleceu e prevalece os interesses individuais e corporativos; na impressa, na sociedade e na política não é diferente. O CN que está aí não brotou é a síntese política da sociedade. Ano de eleições municipais e conflitos não será bom pra ninguém, executivo/legislativo. Acredito que a matéria mais relevante será a regulamentação da RT, não é do Lula é do Brasil. Política é negociar, nem sempre fácil. Que melhore nas próximas eleições, será?! Com os eleitores.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      só se tirarem os bolsonaristas de lá

  16. Marcos Benassi

    Não nos esqueçamos, dona Dora, que volta "hostil" também em função do risco que correm cabeças esvaziadas de ideias republicanas e repletas de desejos inconstitucionais. Sem mencionar o que fizeram em verões e invernos (mal) passados. Habilidade política tem limite: funciona onde há espaço para política. Onde a questão é de negócios, ela tem um efeito limitado, ainda mais se quiserem botar, como parte da negociação, algum tipo de blindagem legislativa. Complica, de fato.

    Responda
  17. antonio brito

    Está certa . Coisa que político não esquece é traição. Combinar e não cumprir é típico do L, logo chega a conta.

    Responda
    1. antonio brito

      Caro Gilmar, a vida é uma solidão, não tenho mitos. Os lideres acertam uma coisa, atravessa a praça e não é nada disso, daí o enorme conjunto de vetos.

    2. Gilmar Maghenzani

      hã lembrei então o seu mito está udido pq tem muitas traições né?

    3. Gilmar Maghenzani

      está divagando apenas mostra uma traição aí

  18. Anete Araujo Guedes

    Após o Orçamento Secreto e a governabilidade terem ficado nas mãos do congresso, não há como retirar prerrogativas tão lucrativas, que asseguram a garantia do retorno nas próximas eleições. Ao lidar com a maioria dos parlamentares hostis, da extrema-direita, destituídos de projetos, partidários apenas de seus interesses pessoais, e o resto que se dane, Lula tem um time adversário que faz de um tudo para sabotar seu programa de governo e de quebra, o país.

    Responda
  19. José Antônio

    Quem dera que o tri Presidente Lula pudesse contar com uns 367 companheiros na Câmara e uns 61 no Senado. Mas não, dizem que após a eleição de de dois mil e vinte e dois, há uns 400 camisas amarelas na Câmara e uns 70 no Senado. Abaixo (a)s camisas amarelas!

    Responda
  20. Mauricio de Oliveira e Silva

    Torcida contra não vale. Você tem que chamar atenção do parlamento para o compromisso com o Brasil.

    Responda
  21. Emerson Marcos Leal

    são tantas crises inventadas que ninguém liga mais, a senhora tá é fazendo torcida.

    Responda
  22. Antonio Thadeu Wojciechowski

    É isso que eu chamo de torcer contra. Chega a dar n...o...j...o.

    Responda
  23. COLOMBO MELO

    Os deputados e senadores de direita foram eleitos com a maioria dos votos dos brasileiros. O congresso é de direita e liberal na economia. Lula é um político de ontem com idéias de anteontem. Um velho dinossauro esquerdista, um esquerdossauro, um PTerossauro.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      sim, mas é o único que pode nos salvar é o chapolin colorado

  24. Dario Lima

    33 partidos políticos, parte dos 33 filhos que querem cortes nas despesas para o pobre, aumento nos lucros das empresas, via juros subsidiados, aumento no lucro dos bancos, e dinheiro pra gastar nas suas bases, sem compromisso ou prestação de contas.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      parte? veja quantos partidos estão no centrão

  25. Rogerio Lima Afonso

    É a tal crise da governabilidade, Dora, em que o Parlamento governa sem a responsabilidade de governar...um Presidencialismo manco frente a força do Congresso que joga em seus interesses. Até quando?..

    Responda
  26. Rogerio Lima Afonso

    É a tal crise da governabilidade, Dora, em que o Parlamento governa sem a responsabilidade de governar...um Presidencialismo manco frente a força do Congresso que joga em seus interesses. Até quando?..

    Responda
  27. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    E a culpa é do Lula, Dora?

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      até de vc ter nascido

    2. sandoval abreu sader

      Tudo é culpa do sapo barbudo

  28. José Roberto Pereira

    Sou totalmente contra prender deputado, mas favorável a prender mafioso e miliciano travestido de deputado. PF no Al Lirone e seus 300 BBBs.

    Responda
  29. Rafael Alves Albuquerque

    revelação ou torcida?

    Responda
  30. Fernando Alves

    Uma coisa que eu adoro nessas colunas todas é que os comentaristas nunca entram no mérito das decisões do congresso. A única coisa que o importa são "os reveses causados ao Lula". Se prejudicam a economia, a sociedade, nenhum deles se importam. Depois vão e achincalham o executivo por causa dos efeitos das decisões do congresso. Para a Dora, tudo bem o Lira usar o cargo para enriquecimento ilícito, desde que provoque o Lula.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      pois é Fernando vc foi lúcido agora parabéns, o que importa é lacrar ou cancelar pq é de esquerda e se fosse de direita iria apoiar, sabe né os patrões

  31. Cida Sepulveda

    Tem gente que não argumenta. Agride. Nós comentários, obviamente.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      agora vi uma luz no final do túnel

  32. Sergio Siqueira

    Quem tem chave do cofre é o governo. Lei nenhuma faz aparecer dinheiro se ele sumir. É só querer ir para o confronto.. Salteadores de trapézios apareceram depois do aloprado.

    Responda
  33. NACIB HETTI

    Mais grana amansa a turma.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      tem de onde tirar Dalmo o governo arrecada mais de 3 trilhões

    2. Dalmo de Souza Amorim Junior

      O déficit já alcança bilhões, não há mais de onde tirar. Ele vai fazer o L e chamar os insatisfeitos para um traguinho no palácio e tudo vai ficar bem, depois ele vai ser indicado para o Nobel da Paz. Tudo simples assim.

  34. José Renato Altoé

    A teoria do caos, parece mais um desejo de caos para o governo.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Se fosse o bozo não seria

    2. NACIB HETTI

      Parece mais um desejo de grana.

  35. JOSE CAMPOS

    O que os jornalistas não entendem é que o Congresso está sendo hostil com o Brasil.

    Responda
    1. paulo Raulino

      Daqui pra frente, por muitos anos, a situação geral do país só tende a piorar, seja quem for eleito em 2026, não importando se de direita ou de esquerda. A reputação dos políticos brasileiros nunca foi boa, mas conseguiram entrar numa trajetória de piora.

    2. Dalmo de Souza Amorim Junior

      Moço, não esquece que o Judiciário já custa 2% do PIB e aquela moçada pouco dá em troca do que custa!

  36. Valdo Neto

    A Dora enfim liberou sua wish list para o ano novo.

    Responda
  37. André Silva de Oliveira

    Gostei do irônico "festejada competência política".

    Responda
  38. Andre Moraes

    Apenas desejos de Dora, A Aventureira. Não será fácil; estamos diante de um horda de criminosos da banda ideológica que não fazem oposição, apenas disseminam ódio e boicotam o atual governo; isso aumentou o preço da horda fisiológica, que estão sempre dispostos a negociar, mas não podem esticar muito a corda sob risco de rompê-la. Esse é o momento que estamos. Espero que a próxima legislatura descontaminemos esse congresso.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      É só não eleger os bolsonaristas que melhora

    2. NACIB HETTI

      A próxima legislatura será igual a que está passando. Os currais eleitorais só estão esperando a grana.

  39. Luís Cláudio Marchesi

    Lula governa com a cabeça em 2003/2011. Mudou presidente. Ele come (e vai comer sempre) nas mãos dos congressitas. Culpa do Bolsonaro que se ficou de quatro para Câmara e Senado. Ainda dá tempo de Lula desembarcar da história em 2.024. Um novo tempo!

    Responda
  40. MARIA F LUPORINI

    Veremos. A elite do atraso não resiste a alguns bilhões do orçamento.

    Responda
    1. André Silva de Oliveira

      E quem paga é puro como a neve e branco como o gelo, não é?

  41. Gilberto Rosa

    Jagunça Kramer sinalizando que a Folha e dois terços podre do congresso vão pegar pesado a favor da nossa elite do atraso. Por sinal este ano sai Campos Neto Paraiso, ídolo do bilionário banqueiro dono da Folha, parasita de juros, vão tentar interferir na escolha do Lula.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Mas gente, é o papel que ela faz a décadas, plantou o golpe e o monstro das joias, colheu 700 mil vidas na covid e muito ódio espalhado por tudo, não é pouco.

    2. André Silva de Oliveira

      Jagunça Kramer é outra manifestação típica da política do amor.

    3. Luiz Roberto silveira piloto

      Jagunça Kramer… fino vc ..

    4. MARIA F LUPORINI

      Sim. Até lá teremos mais bons resultados. Turma do Poste Ipiranga perdeu as eleições. Aceitem.

  42. eli moura

    Um congresso que representa os interesses de ruralistas contra posseiros e indígenas, de evangelicos que santificam o dinheiro, emoresarios corruptos de bets do futebol contra o esporte, alto funcionalismo contra os salários acima do teto e milícias contra pobres pretos e pardos. O que se pode esperar daqueles dois penicos cheios de troços engravatados quando Garibaldo balança o rabo ou se toca a lira dos ratos?

    Responda
    1. NACIB HETTI

      Lira dos ratos é uma boa.

  43. CARLOS SANTOS

    Em qual país democrático, deputados tem R$ 50 BILHÕES p conchavos e falcatruas? Chantagem e extorsões EXPLICITAS, e, invariavelmente (salve pequeníssimas exceções), e se tornam MILIONÃRIOS após assumirem mandatos? Precisa responder? Poderia ser questão do ENEM.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      errado não tem mais emendas do relator o STF acabou com elas, o que tem são outras emendas que tem de saber pra onde foi no ano passado tinha uma herança do bozo por isso a pec de 168 BI a da gastança

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.