Hélio Schwartsman > O segredo sujo da corrupção Voltar
Comente este texto
Leia Mais
A Obscura Transnacional é um pic@retagem profundamente envolvida com a corrupta ação do ex-juiz Sérgio Morto e seus miquinhos amestrados da Leva Jato. Com o desonroso apoio desse odiário.
corrupção sistêmica não tem perdão SR Hélio, ela disvirtua a razão das instituições, fica democracia pra ignorante ver.
O pior é quando a corrupção passa a ser considerada uma habilidade para negócios, passando de ato imoral para algo invejável na sociedade.
E toma nome de (hihihi) jeitinho. Difis.
Se a percepção de corrupção tem aumentado por desmonte (governo anterior) de instituições de combate e o atual governo nada fez para restabelecer, penso que fala da "lava jato". Será mesmo?! Deve ser, até porque se aproximavam. Dependendo da intensidade da sombra só uma vaza jato para dar visibilidade, deu. Percepção é um tanto subjetiva, mas enquanto haverá sombra, gato e rato brincam de esconde, esconde.
Nas eliminatórias sul americanas de transparência estamos perigando de perder a vaga: atrás de Uruguai, Chile, Colômbia e Argentina. Por enquanto, acima de Equador, Paraguai, BolÃvia, Peru e Venezuela. Nosso novo técnico não oferece muita esperança de avançar na tabela.
[óia, meu caro, se fizermos uma pesquisa sobre a percepção "popular" a respeito da sençura folhomática, vai dar Herda. Pois vejam você e os colegas a sutileza e (in)competência poliglótica do bagúio: "c um", da expressão latina, provavelmente é interpretado pelo código como a menção norte-americana ao esporro. Daà que *impede* sequer o envio do comentário à tortura. Pô, só pode restar a percepção de que a sençurofrenia é burrra que nem uma porta. Percepção muito precisa, aliás. Tenha dó.]
Hahahahah, se o parâmetro de comparação é a disputa direta via bala, até que a corrupção não tá mal na fita. Hahaha! Contudo, sem o método "bode na sala" pra modular nosso olhar pra coisa, fica difÃcil; ao par de recorrermos ao "c um grano salis" interpretativo, podÃamos também usar uns cartuchos de sal em represália à pppiicaretagem, será que não? Óia, Hélio, percepção é um treco dúbio: com os Bozôs sendo varejados, e um monte de indÃcios péssimos, ainda há Bozolóide gritando "Luloverno ladro!"
Em mais de 100 anos de República a corrupção sempre fez parte das relações de oligarquias e empresas com as instituições, com polÃticos e partidos visando a permanência dos ricos e poderosos no controle do Legislativo, Judiciário e Executivo. Durante muitos anos os polÃticos e partidos da esquerda (socialdemocrata, socialista e comunista) combateram a corrupção da direita e dos liberais conservadores. Quando o lulismo aderiu aos esquemas de corrupção a esquerda ficou sem ação, perdeu a bandeira.
Essa percepção, prezado Hamilton, é mais do que péssima: pode levar a outra, a de que "não tem jeito mesmo". Ainda que a maioria dos beneficiários diretos da grana fossem do PP, PL e adjacências, foi o PT quem saiu queimado, por contraste com seus ideais. A própria dificuldade em fazer uma revisão pública dos acontecimentos colaborou pra manter a imagem ruim...
" ..durante muitos anos os polÃticos e partidos da esquerda combateram a corrupção da direita.." Como assim???
A transparência finge que a vaza jato não existiu até hoje. Se considerar a atuação polÃtica da lava jato, o Ãndice piora, havia corrupção ali. Seja a de uso polÃtico do judiciário, seja a de tentativa de uso de dinheiro público para candidatos alinhados aos juÃzes e procuradores. Alô transparência, para de fingir.
Como diz um comentarista de polÃtica: no Brasil não existe mais o combate a corrupção. Ninguém será condenado ou preso por esse crime. Não tem como faze-lo considerando quem é o presidente do PaÃs.
Arrã, tá. Ou pára com o Ãcido Lisérgico ou aumenta o Haldol. Ah, não somos "nós" que temos que encontrar nádegas: é a polÃcia federal; a qual, aliás, anda encontrando *bastante* coisa. "Wishful thinking" é um treco com o qual se tomar cuidado.
O problema para vcs é que não encontram nada do anterior, e ficam passando vergonha.
Mudando uma letrinha, o comentário pára sobre dois pés. Eu ajudo: troca "é" por "foi". Economiza em sapato, vai por mim.
O anterior desmontou as estruturas de controle. Mas a culpa é do atual?
Este Ãndice não pega a corrupção corporativa do ocidente que captura o governo e a mÃdia em nossa plutocracia. Percepção não é a realidade. O desafio é ter um sistema de governo, como a China, que é mais independente das corporações e evolui todos os anos.
Vocês estão c a visão ideológica contra a China, construÃda pelas mentiras da mÃdia ocidental. Recomento o ted talk do Eric Li p entenderem as diferenças.
Há uma imensa bondade em dizer que o gov chinês é "mais independente" das corporações, prezado Eduardo, porque a direção das forças, lá, é contrária à de cá: corporação que pisa na bola, recebe degola. Sem choro, talvez com vela - desde que paga pela empresa.
O esquema Evergrande que o diga!!!
No licro 'A elite do atraso', Jessé Souza chama a atenção para o que seria uma corrupção-mor, que passaria ao largo de "percepções", da imprensa, de ONGs. Seria equivalente a cerca de 30 vezes a corrupção que se alardeia, que alege os hipócritas, de que tratam as TVs, os grandes jornais. A tal corrupção-mor adviria da apropriação do poder econômico dos recursos públicos, na forma, por exemplo, de financiamentos mais que generosos; de cascatas de refinanciamentos e perdões de dÃvidas.
Não somente, né, xará? Esse roubo está instalado na coluna vertebral capitalista, nesta visão: sujeito pode dobrar um Estado, impedi-lo de cuidar dos cidadãos, por via dos juros - perfeitamente "justos e legais" - que cobra do governo, consumindo os recursos advindos de importosnque a escumalha paga (com mais rigor do que os barões, diga-se de passagem). É o câncer metastático por definição.
TRANSPARÊNCIA INTERNACIONAL É IRMÃ SIAMESA DA LAVAJATO. Essa ong queria gerenciar uma bagatela de 2 bilhões de reais com a lavajato. O dinheiro seria bem muito empregado em cursos, palestras, etc.
Nós brasileiros, temos contribuições nacionais ÚNICAS para o Progresso da Corrupção Nessas Grandes Nações AgrÃcolas: O ORÇAMENTO SECRETO. Orgulho nacional.
O Consórcio Nacional de Imprensa vai dar ênfase a essa Taça conquistada? Vamos buscar a honraria di último lugar pois aqui A Corrupção é a Paz do Brasil.
Quais os tamanhos dos "grãos de sal" do Mensalão, do Petrolão, dos Fundos de Pensão, Sr Hélio ?
Bonitinho, dois erros não fazem um acerto....
Qual o tamanho da pedra do orcamento secreto, das joias, da Abin, do ouro na biblia, na compra de vacina e aà vai. Heim sr. Arthur.
EEUU em vigésimo quarto. Faz-me rir.
..injustiça com o Brasil né meu caro??
Singapura. De pura só o nome
Uai, troca o S por P: pelo menos, se houver delÃrio, tá explicado.
A ONG Tranparência Internacional é corrupta, aliada da Lava-jato e a interesses da direita corrupta.
Concordo. Quem fiscaliza o fiscal?
Da Costa, vc é um deficiente cÃvico, agasalhador de arbÃtrio.
Kkkkkk. Escandinavos também ligados a direita. Turquia e Hungria esquerda???
No fundo, no fundo, a diatribe contra a ONG tem uma só razão: não elogiaram o Nosso Guia e até criticaram o pagamento dos serviços de advocacia com um cargo no STF.
Sim, a direita corrupta tem o maior interesse em exaltar as nações escandinavas, a social-democracia e a democracia em si mesma. Assim como tem o maior interesse em reconhecer que foi durante o governo Bolsonaro que ocorreu o ápice do desmonte das instituições de combate à corrupção.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > O segredo sujo da corrupção Voltar
Comente este texto