Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Cardoso

    (ax+by) elevado ao quadrado é diferente da soma de (ax) ao quadrado com (by) ao quadrado, todos sabem. O Dirac resolveu 'torturar' a expressão para conseguir uma igualdade. Conseguiu notando que isso pode acontecer se a e b forem matrizes quadradas em vez de números. E x e y serem matrizes colunas em vez de apenas números. Que esse 'golpe de astúcia' tenha consequências reais na física é de cair o queixo...

    Responda
  2. Marcos Benassi

    Eita, sêo Marcelo, vossa mercê e essa técnica pouco elegante de deixar a gente na mão e curioso por uma semana! Hahahahaha! Du vi de o dó que qualquer um de seus colegas matematas fizesse tal safanagem num artigo. Mais tá bão, nóis é bobo e nóis vorta! Grato, tenha uma ótima semana aí no Rio, faça chuva ou sol.

    Responda
  3. Vito Algirdas Sukys

    Dirac é um gênio quando escreve física, simplifica tudo ao extremo. Percebe que as tabelas de Heisenberg são variáveis que não comutam, e lembra dos Parênteses de Poisson. Na versão de Dirac da mecânica quântica não há necesidade de matrizes, ele usa q-números, variáveis que não comutam, uma álgebra não comutativa. O livro de Dirac Principles of Quantum Mechanics é o melhor livro para entender a mecânica quântica, de mil novecentos e trinta.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Óia que coisa linda, caro Vito, um livro sobreviver com relevância por *noventa* anos? Isso é que é um fruto glorioso d um pensamento poderoso. Negócio admirável, né não? Ótimo dia, caríssimo!

  4. Eduardo Rossi Neto

    Extraordinário a capacidade de formular teorias através da matemática.. Pitágoras deve estar muito feliz com os avanços dos seus admiradores....

    Responda
  5. Cleomar Ribeiro

    ... o que estaria por vir, hein, Fessor Viana?... O que, hein!?!?... Fala aí, Fessô!!!...

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Hahahahah, mó safanagem, né? Eu adoro a prosa do Professor Marcelo. Num boteco, quanto causo matemático, hein?

  6. Joaquim Rosa

    Não temos mais gente praticando a ciência pela ciência. Uma pena.

    Responda