Vinícius Torres Freire > A carga tributária baixou em 2023 e isso é mais problema do que solução Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Vanderlei Nogueira

    A produção 2023 de petróleo e gás natural foi 4,344 milhões de barris dia. Estudo da Noruega: país se tornou rico com a descoberta de petróleo no mar do norte, IDH é de 0,957....e a descoberta de petróleo no Brasil? Em 2006, descoberta do pré-sal, o país tinha um IDH de 0,807, após a descoberta de petróleo caiu para 0,758...Todas as vantagens competitivas do país foram anuladas por economistas e políticos...Quanto mais riquezas descobre, mais pobre fica.

    Responda
  2. WAGNER MARQUES

    O STF retirou o ICMS da base de cálculo de Pis e Cofins. Isso afetou muito a arrecadação, também.

    Responda
  3. Milton Cohen

    E ainda temos que ouvir os 'jênios' do governo dizendo que 300bn de captação para uma entidade 100% controlada pela União não afeta endividamento. hahah somente na terra plana lulopetista!

    Responda
  4. José Cardoso

    Preocupante. Se as despesas aumentam (como proporção do PIB) e as receitas não acompanham, estamos como aquele cara que pulou do décimo andar, e passando pelo quarto diz: 'até aqui tudo bem'.

    Responda
  5. Marcos Benassi

    É, Vêtêfê, além de orar pela boa sorte, a qual não se pode dispensar, vou botar bom-senso e senso de noção nas minhas preces de longo prazo. Nas de médio, uns apelos pela manutenção de Bípedes no trono. Nas de curto, menos ambiciosas, pedirei por tolerância e que as previsões "especializadas" não norteiem o Luloverno: o que vai ter de reclamório... Boletim Fora de Focus será fichinha.

    Responda
  6. paulo werner

    Se não vamos esperar a divulgação dos números, pelo menos não se deve desconsiderar o crescimento do PIB muito em função do crescimento de um setor subtributado e das seguintes medidas revertidas (com efeito pra 24) : anomalias do carf, rebote de isenções do ICMS sobre arrecadação federal, isenção sobre juros de capital próprio e rendimentos no exterior (absurdo de temer) e, no caso do atual governo, isenções de IR ampliadas.

    Responda
  7. Antonio Thadeu Wojciechowski

    Matéria sem fundos, direcionada. A Falha é manipuladora sempre.

    Responda
  8. Roberto Pimenta

    O colunista tem uma nítida preferência em ver o copo meio vazio, mesmo que esteja com mais da metade cheio... Pra ele, a queda da carga tributária é um problema. Mesmo que um dos fatores para a queda tenha sido a alta do PIB. Alta do PIB é problema? Se a queda da carga tributária não é solução, o que seria? Imagina o escarcéu se a carga tributária tivesse crescido 0,01%... Soariam as trombetas do apocalipse.

    Responda
  9. SOLANGE DE OLIVEIRA

    Jornalista VTF não consegues enxergar uma virtude do Governo Lula? Isso é muito feio para alguém (jornalista) que quer fazer análise econômica. Para o leitor dá a impressão que tens muita inveja do Presidente Lula.

    Responda
    1. Milton Cohen

      Onde já se viu jornalista fazer trabalho isento, não é mesmo?!

    2. Hernandez Piras

      Ele não disse isto. Disse apenas que dificilmente medidas adotadas no primeiro ano de governo teriam impacto exatamente neste primeiro ano. É algo que qualquer pessoa que tenha o mínimo conhecimento de economia sabe muito bem. Mas é claro que, na mente de alguns, quem não bajula está contra.

  10. Alberto A Neto

    O Plano Real ocultou o maior confisco e a maior traulitada fiscal da nossa história desde 1534 quando foi cobrado o primeiro tributo no Brasil: Dízimo da Ordem de Cristo. Só para citar as 4 medidas de FHC mais escorchantes: Aumento de 90% da CPMF de 0,2% para 0,38%. Aumento de 50% na COFINS de 2% para 3%. Aumento na CSLL de 50% de 8% para 12%. Congelamento da tabela do IRPF de 1996 até 2002. Não para fazer frente a "gastos sociais", mas para pagar "juros" da dívida pública que foi octuplicada!!

    Responda
  11. Antonio Pimentel Pereira

    Carga tributária total, trinta e cinco por cento do pib, gasto público se eleva acima da inflação, empresas q devem ao governo pagam selic, treze por cento, cm inflação de tres, noventa por cento dos royalties arrecadados do petróleo fucam no sudeste e sessenta por cento dos quinhentos bi do icms, o gasto do judiciário fica em um e seis por cento do pib. Números de país subdesenvolvido, triste, mt triste

    Responda
  12. Luiz Carlos D Oliveira

    Engraçado VTF, qdo dá Mer da a culpa sempre é do Lula, qdo é coisa "meio boa" não o é ??

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.