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  1. FLÃ VIA FERREIRA ALVES

    Sim, não ensina nada mesmo. Os pais não se preocupam com seu filhos, as escolas desistiram de ensinar e ficam o ano todo elaborando "projetos" para os alunos avançarem nas séries completamente analfabetos e vida que segue.

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  2. Marcos Benassi

    Dona Hermínia, muito me tranquiliza não trabalhar mais com educação, sabe? É ilusório, porque todo o entorno, próximo e remoto, é afetado pela coisa; qualquer angústia que eu tenha, ou venha a ter, com a situação dos meus concidadãos, está relacionada à educação que recebem. É dolorosamente lastimável e interconectado. Todavia, não ter essa responsa nas mãos é um alívio. Ainda bem que gente como o Weintrolha saiu de campo: com Bípedes no poder, aumenta a chance de algum sucesso. Boa sorte a el@s

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  3. GERONIMO APARECIDO DALPERIO

    Lamentável. É a realidade do sistema educacional brasileiro. Tirando as excessões, enalteço o trabalho dos professores são uns heróis. Sem querer ser pessimista não vejo a curto e médio prazo salto de qualidade do ensino público. Tomara que eu esteja errado.

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  4. Dorgival Pedroso

    Já que a escola não ensina nada, a colunista deve tirar os netos da escola e ficar com eles o dia inteiro. Rapidinho vai mudar de ideia.

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    1. Marcos Benassi

      Noooofa, hein? Briliante.

  5. Antonio José da Costa Lima Costa Lima

    É muito fácil falar dos problemas apontando somente os efeitos danosos. O dinheiro que poderia ser aplicado na educação para atrair pessoas bem qualificadas é desviado para pagar juros para uma meia dúzia que não tem nenhum compromisso com o futuro do País.

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  6. Marcelo Levy dos Santos Braga

    Artigo desrespeitoso com os professores. Dizer que não se ensina nada nas escolas públicas. Que alienação. A liberal colunista deveria sempre ao acordar repetir em voz alta que apenas 10% da população brasileira ganha acima de R$ 5000,00 e apenas 1% acima de R$ 29.000,00 e ainda que 24% das crianças de 0 a 14 anos são extremamente pobres e outras 26,1% pobres. Ficam citando dados do PISA, os EUA e Inglaterra universalizaram a educação fundamental há mais de cem anos o Brasil só no final dos 90.

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    1. Marcos Benassi

      Uai, Marcelo, prezado: com tantos dados na ponta da língua, não conhece a colunista, seu trabalho, suas posições? Eu, hein?

  7. Maria Gonçalves

    Lamentável é esse artigo, que desrespeita o trabalho árduo de inúmeros professores nas escolas do país. Sou diretora de uma creche e é evidente que os bebês que frequentam a escola têm desenvolvimento bem superior aos que ficaram em casa durante a pandemia. Outra fator que não é preciso prensar muito para se perceber, apontado por vários estudiosos do assunto, é que os prejuízos causados pela pandemia não serão resolvidos rapidamente, pois tudo o que se faz nessa área tem resposta mais demorada.

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  8. Gilberto Rosa

    Alunos bons sâo resultado de investimento em bons professores e boas escolas. Enquanto tivermos juros que roubam mais de 2 trilhões do Brasil por ano, faltará dinheiro necessário para educaçâo, com todas as suas consequências, como a violência. Temos que parar com a hipocrisia de reclamar do resultado, sem atacar a origem. O Brasil é roubado pelos bancos em mais de dois trilhões, todos anos, como em nenhum lugar do mundo, com apoio da grande imprensa e dois terços do congresso de capangas.

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    1. Gilberto Rosa

      Jesse é maravilhoso, acompanho ele no ICL notícias, junto com a Cristina Serra, Kfouri, Chico Sá, Eduardo Moreia, mais uma galera de peso, lá eu realmente me informo, aqui fico sabendo o que nossa elite do atraso pensa e tá tramando e como os bolsonaristas e ex bolsonaristas estão reagindo a lavagem cerebral.

    2. Marcos Benassi

      Mais uma vez, uma ótima referência, caro Gilberto. O seu Ladislau é uma potência. E, dia desses, um nosso colega trouxe à baila o Jessé de Souza, ex-Ipea, de quem sempre me lembro quando você mete o pé na porta dos juros - o assalto institucionalizado aos recursos públicos.

    3. Gilberto Rosa

      Para quem tem interesse em entender o assalto dos bancos, sugiro ler o artigo do professor Dowbor, A farsa do déficit, escrito no jornal Le Monde Diplomatic. Não fossem parasitados dois trilhões, todos anos, por décadas, o Brasil seria outro completamente outro.

  9. ADONAY ANTHONY EVANS

    A Solução passa pelo Sistema de Qualidade Estatística do Processo, desenvolvido pelos professores Juran, Deming e Ishikawa. Aprendizado de alta qualidade e resultados garantidos. Como o sistema é uma "sopa de pedra" que agrega tudo de positivo que encontra, uma desses agregados é a Instrução Programada, onde temas tão complexos como Micro e Macro Economia, são aprendidos em poucas horas e cem por cento de aproveitamento.

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  10. Claudio Luiz da Cunha

    Essa colunista já pode ir jovem KLAN

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  11. Luciano Saraiva

    A realidade....

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  12. FREDERICO FLOSCULO PINHEIRO BARRETO

    Não há "PROCON" no campo da educação. Deveria haver uma instância de reclamação, protesto, indignação contra a precariedade das escolas, dos dirigentes, dos secretários de saúde - e dos professores. Fazemos testes para os ESTUDANTES e não fazemos para os PROFESSORES. Sobretudo no ensino "superior". Qual o critério dessas grandes bolhas universitárias? A camaradagem, as amizades, as redes sociais comuns. Desse jeito...

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  13. Dalton Matzenbacher Chicon

    Lembro, de há duas décadas, épocas antecedentes a lula1, que as grandes promessa e esperança, as quais inclusive alavancaram o massivo ingresso do pt na administração pública, era resolver o problema da educação deficiente que visivelmente prejudicava o país. A educação mudou de lá para cå. Era deficiente e tornou-se deplorável.

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  14. Cida Sepulveda

    Sem pesquisa nenhuma, eu tinha certeza disso. Falo como professora: a escola pública básica é um rolo compressor que destrói o saber e a sensibilidade.

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    1. Marcos Benassi

      Cida, Prezadíssima, *saber e sensibilidade*. Nem estamos falando de instrução, de aquisição de informação, níveis "operacionais" do processo educativo. Por óbvio, no espaço diminuto que temos, inviável discutir estes dois termos. Mas agradeço demais por tê-los trazido à baila: educar vai muito além de instruir, e nem neste último chegamos com mínima adequação. Há um imenso - conquanto possível - trabalho adiante...

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Tenho profundo respeito pela sua profissão e pelo verdadeiro altruísmo que representa o exercício do magistério no Brasil, notadamente na rede pública. Devo, lamentavelmente, dar-lhe pêsames por isso.

    3. Marcelo Godoy

      Cida, também sou professor e também sempre disse isso. Só o povo que é pago pra pensar em educação é que não via.

  15. Beatriz Judith Lima Scoz

    O professor é vítima e não o responsável pelo fracasso escolar. Vítima da maneira como as escolas se estruturam e se organizam, vítimas dos baixos salários, vítimas da ausência de uma formação efetiva e continuada! Finalizando: a "culpa" não é do professor....

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    1. Cida Sepulveda

      Sou professora aposentada. O professor é responsável sim. Ele se escora na vitimização para trabalhar mal.

  16. Beatriz Judith Lima Scoz

    O professor é vítima e não o responsável pelo fracasso escolar. Vítima da maneira como as escolas se estruturam e se organizam, vítimas dos baixos salários, vítimas da ausência de uma formação efetiva e continuada! Finalizando: a "culpa" não é do professor....

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  17. PEDRO PETINI

    Concordo com a autora. Infelizmente a estrutura do ensino público não prioriza o conhecimento. Digo isso como professor. As escolas normalizaram fazer o papel das instituições de assistência social. Fornecer alimento para os alunos é necessário - ninguém estuda de barriga vazia. Entretanto, a transmissão do saber é deixada de lado. A escola, ao que parece, perdeu sua função em uma sociedade que, por sua vez, não dá valor à educação.

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    1. Paulo Bruno Corrêa

      Pedro?! "transmissão do saber" ?

  18. Emilio Bazzani

    O problema 'são' os professores!

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    1. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Você quer dizer que o problema é o salário de fome e a ausência de apoio pedagógico para os professores. Senão, é ironia.

  19. Paulo Bruno Corrêa

    Um desserviço esta matéria para as escolas, que diante de tantos desafios, ainda ensinam. E bem! Vamos continuar a comparar com outros países do velho mundo? E os demais critérios para comparação?

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    1. Marcelo Godoy

      Rapaizzzz... Que escola será essa hein...