Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

    "O Biden de 2024 não conta hoje com o mesmo endosso maciço do eleitorado negro, porém, e sua política externa, desde o começo da guerra em Gaza, desperta indignação, especialmente entre jovens." Que votem no Trump e oficializem que não são uma democracia há tempos. Em inglês eles têm uma frase: "The more you f*&# around, the more you find out". Eles que percebam o pouco de democracia que perderam depois da eleição deste ano.

    Responda
  2. Alexandre Pereira

    Está latindo para a árvore errada.

    Responda
  3. Aderval Rossetto

    EUA nunca tiveram democracia mas acordos políticos sustentando seu colonialismo por todo planeta; e que agora vem mostrando com a sua crise econômica em redução sustentada pelas dívidas em emissão de papel moeda e títulos sem lastros.

    Responda
  4. Berenice Gaspar de Gouveia

    A singular "democracia bipartidária" estadonidense está senil faz tempo. Com a opção Trump/Biden faliu, foi ao fundo do poço. Não estão escolhendo um presidente, mas sim um não presidente, quem o eleitor não quer de jeito nenhum

    Responda
  5. ASTROGILDO Ferreira de Mello Junior

    Se fosse apenas a democracia americana sob ataque já seria grave, o problema essa situação se espalha por diversas outras democracias antes muito mais estáveis, é uma doença que vai matar o mundo que nós conhecemos e que vai acabar criando um novo mundo, o problema é que nessa transição muita gente vai sofrer pelas loucuras de lideres paranoicos e absurdos. Tudo isso enquanto o planeta passa por transformações que o homem mesmo criou.

    Responda
  6. roberto silva

    A colunista não entende o que é federalismo não vou perder tempo explicando. Ela deve ficar perguntando como lá um estado tem leis diferente do outro ,, um libera a maconha outro tem pena de morte etc, é o federalismo pequena gafanhota

    Responda
    1. sergio ribeiro

      Entender ela entende. O que ela demonstra é que muitas situações mostram como o sistema eleitoral de lá cheio de falhas e distorções.

  7. Laudgilson Fernandes

    A democracia americana é uma balela. Ali reza a cartilha de dois partidos que defnedem a mesma ideia da elite capitalista. São dois partidos apenas que povilhados por tendências se apresentam perante ao eleitor. Ou se vota neste capitalista ou se vota neste outro capitalista. Nada diferente das chanadas ditaduras socialistas.

    Responda
    1. José Cardoso

      Sergio, e daí? Assim como se diz em futebol, que na hora que o juiz apita é 11 contra 11, na hora do voto o eleitor vota em quem quiser. Se ele se deixa influenciar pela publicidade milionária o problema é dele. As eleições não deixam de ser livres e democráticas por isso.

    2. sergio ribeiro

      Existem vários candidatos nanicos, mas vejo que o grande problema é que as duas candidaturas preferenciais recebem verdadeiras fortunas de financiamento privado de campanha. Aliás, a política como um todo nos EUA é comandada por poderosos (e muito ricos) lobbies.

    3. José Cardoso

      Há muitos partidos. E há vários candidatos presidenciais nanicos como acontece aqui.

    4. Hernandez Piras

      Tolice! Nas ditaduras "socialistas", toda dissidência acabava em campos de trabalho ou "reeducação". A democracia americanas, como rodas as outras, é imperfeita, mas ela oferece a todos o gozo das liberdades fundamentais. Ninguém cogitava fechar as fronteiras soviéticas para impedir que os imigrantes entrassem. O problema era evitar que saíssem!

  8. José Cardoso

    As primárias na Argentina são diferentes. O voto abrange a massa dos eleitores, convocados para selecionar os candidatos. E selecionaram o Milei... Se houvesse algo desse tipo nos EUA, a colunista acha que o Trump seria descartado? As pesquisas não sugerem isso.

    Responda
    1. Hernandez Piras

      A Argentina vivia uma catástrofe econômica. A situação dos EUA é um "pouquinho" melhor!

  9. Fernando Santos

    Todos chegam no poder pelo mesmo caminho. Obama, Trump e Biden... Apenas pq o candidato que não gosto provavelmente tem mais chance começa se falar que o modelo não é bom. Foi exatamente o que o Bolsonaro fez com as nossas urnas e o que o Trump fez na última eleição. Se é o mesmo método que se ganha e perde, logo, tem que assumir que também se perde no mesmo método que ganhou. Se Biden perder, não adianta reclamar do método se ele chegou no poder com o mesmo jeito.

    Responda
    1. roberto silva

      Exatamente.

  10. Paulo César de Oliveira

    Melhor fazer primárias abertas a todos do que escolher os candidatos em conchavos políticos.

    Responda
  11. Dario Lima

    Estados Unidos tem eleição indireta, com os "grandes eleitores", grande parte da população muitas vezes não sabe que está tendo eleição, o voto das minorias é dificultado, a famosa democracia relativa.

    Responda
  12. Maria Lopes

    Ótima coluna, como sempre. O cenário é preocupante para todos. O poder americano nas mãos de um mau caráter narcisista patológico demente dá arrepios.

    Responda
    1. roberto silva

      A democracia é boa só quando meu candidato ganha!

  13. PAULO CURY

    Ruim é em cuba

    Responda
    1. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Em Cuba, medicina e odontologia são políticas de Estado. Todo cubano pode ir a um médico ou dentista gratuitamente, quando precisa. Por outro lado, vá ficar doente nos esteites...

  14. Henry Galbiatti

    Achei ruim. E penso diferente., muito diferente.

    Responda
    1. Maria Lopes

      E oculta seu saber dos leitores por excesso de modéstia?

  15. Clécio camatrgo

    Texto sem eira nem beira.

    Responda
    1. Dario Lima

      Ansiosos pela sua opinião.