Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Mariana Souza

    Ótimo! Ri muito aqui! A gente ri pra não chorar!

    Responda
  2. Evandro Botteon

    Dei boas risadas. Obrigado Tati !

    Responda
  3. Pedro Luis S C Rodrigues

    De fato é um absurdo, mas quem qualifica o sexo da pessoa com "hétero" e "cis" não pode reclamar. A genese é a mesma, a fantasia identitarista de que sexo é cobstrução social

    Responda
  4. sergio lima oliveira

    Engravidamos! dito pelo marido, exemplo de hipérbole. A hipérbole é comumente usada para criar impacto, humor ou ênfase. Qual teria sido a intensão do dito cujo?! Tati sempre ótima! Estava sentindo das tuas colunas.

    Responda
    1. sergio lima oliveira

      Estava sentindo falta das tuas colunas.

  5. PAULA FARIA

    Gente, a FSP não deixa criticar os textos de seus colunistas! Puxa vida, estou me sentindo como meus pais logo após ser baixado o AI-5! A propósito, Tati, seu texto cheio de palavrões é um l i xo!

    Responda
  6. Rodrigo Ribeiro

    Quando alguém usa a expressão "hétero cis" não consigo escutar o resto. Sei que não é uma pessoa séria analisando a vida. É apenas uma das pessoas odiadas pelo Bolsonaro em seu único lampejo de lucidez.

    Responda
  7. Francisco Barbosa

    Se o tal amigo estivesse em um espaço público ou em um texto de jornal defendendo a sua condição de grávido, entenderia a crítica e faria coro à colunista. Mas em um ambiente íntimo entre amigos, politização ao extremo e precisão conceitual é chatice e falta de tato, a expressão grávidos pode indicar só o período em que o casal esperava a criança, e se o cara some e é um pai ausente também será crucificado. A condição de gestante não é menosprezada com uma palavra, correção em torno do vazio.

    Responda
    1. DANIELA Krause

      Chatice sem fim é um homem se dizendo gravido..

  8. Diego Rodrigues

    Ok, não acredito que isso eh um relato fidedigno aposto que foi simpática e bolou essa reação exagerada depois. De qualquer forma os pontos são justos, tenho numa filha, achei uma bosta lidar com a gestante que me sobrecarregava com insegurança mas nunca cogitei dizer que eu estava grávido junto. O processo biólogico sempre foi dela, cabe a nós lidarmos com a ansiedade do que está por vir e lidar com a bomba emocional que eh a mulher nesta fase. O mérito da gestação deixa todo pra ela.

    Responda
    1. DANIELA Krause

      Nao tem mérito nenhum em gestar. É só a condiçao de se ter filho biológico. Se foi chatto acompanhar a grávida, imagine ser a própria. Sem romantizaçao e blablablas sobre gerar uma nova vida, é uma chatice de 9 meses. Mas como tudo sempre pode piorar, depois vem o puerpério...

  9. Iza T Gonçalves Quelhas

    Foi tão longo o processo para que se compreendesse que uma gravidez é do casal, que precisa ser compartilhada, não necessariamente a barriga, muito menos os hormônios. Mas foi tão difícil. A reação à fala do homem, talvez seja um convencido de seu poder (ou não) de macho, foi exagerada, rude também com a mulher. Tudo pelo humor, mas o identitarismo excessivo é um equívoco.

    Responda
  10. Nelson Oliveira

    Ótimo! Melhor assim. Menino é menino, menina é menina. Vamos nos curvar à biologia e ao nosso destino. A confusão de gêneros está nos enlouquecendo sem trazer nenhum resultado positivo para os direitos das mulheres, a pauta oculta por trás da folia.

    Responda
  11. vinicius pizzi

    Chamar isso de cronica não, aí já demais.

    Responda
  12. Marcelo Innecco

    Um cavalo marinho encontra o outro. Ambos a ponto de ter 300 filhotes ao mesmo tempo. Na conversa um pergunta para o outro: "E aí? Gostou da vida de grávido?" E o outro respondeu: "Muito, achei que tive mais vontade de comer algas-azuis." "Algas-azuis?" - perguntou o outro. E onde você achou? Ela trouxe para mim. Um amor.

    Responda
  13. Camila Falcão Almeida

    delícia os ómi cis puto aqui

    Responda
    1. Camila Falcão Almeida

      ahahah chora mais, Mário

    2. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Como vc não gosta tá tudo certo

  14. Licia Aihara

    Familia Margarina é antiga e parece que engordurou cerebros - paulistanos.

    Responda
  15. Raul Felipe Schmidt Machado

    ótimo, e engraçado. pelo jeito mexeu com as pessoas.

    Responda
    1. Chiara Gonçalves

      Que doido, né? A pessoa diz ao publico o óbvio ululante e isso causa tanta polêmica!

  16. Gustavo Michelin

    Pois é. Alguns homens estão totalmente perdidos sobre o papel masculino. Aí acontecem essas aberrações.

    Responda
  17. Marcos Ferreira

    Ele tem todo o direito de sentir-se assim. Cabe a tal Rafaela tecer comentários de aprovação ou não. Uma mulher trans não menstruar não a torna menos mulher, um homem hetero cis sentir-se grávido não é da conta de ninguém, além do próprio casal. Creio que não há razão para tanto destempero.

    Responda
  18. Claudio Gomes

    Texto equivocado como quase sempre. Nem engraçado é. O importante é que o homem participe e invista. Ou não? Ou eh para a mulher fazer tudo sozinha e assim poder reclamar que o homem não faz nada? A divisão identitária só tem um propósito: o poder.

    Responda
  19. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

    Texto profundamente intolerante. Fala-se tanto em diversidade, mas quando a danada brota na nossa frente, tomamos o pão da boca da Rafaela e pomos o tal de desconstruído prá fora de casa. identitarismo fundamentalista. Sim, sou branco, cis hétero e tenho direito de defender o amiguinho branco, cis hétero e, difernte de mim, provavelmente rico.

    Responda
  20. Enrico Colosimo

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  21. Gleisson Scheidegger Lopes

    Também não concordo com o termo "estamos grávidos". Fisiologicamente, só o corpo feminino pode engravidar. Mas o desprezo pelo sentimento masculino parece fazer parte da pauta de um determinado grupo. Estranho que o termo "pais de pets" só gera sorrisos por parte dessa mesma turma. Engravidaram dos pets? Não! Pois é.

    Responda
    1. Francisco Barbosa

      Exato seu comentário, o casal pariu um gato ou um cachorro Boxer? não, e ninguém faz a crítica, e muito menos é diminuir a gestação humana da mulher.. Usos coloquiais do idioma

  22. Ricardo Schiavon

    Dez, dez, nota dez. Sempre detestei esse papo de grávido. Benvinda de volta. Tava com saudade!

    Responda
  23. Nilo Sérgio de Menezes Ramos Rodrigues

    Talvez o marido da moça cuide do filho daqui a pouco. Talvez ela nem se interesse pelo bebê. Talvez ele seja um bab aca, ou não. Talvez a Tati esteja precisando de terapia, ou não.

    Responda
    1. DANIELA Krause

      Terapia sempre, muitos furibundo por aqui tb precisam.

  24. Galdino Formiga

    Tatu é entrevistadora nota dez. Não gosto dos textos nota zero.

    Responda
    1. Galdino Formiga

      Tati

  25. Galdino Formiga

    Tatu voltou ao normal.

    Responda
    1. Galdino Formiga

      Tati

  26. PAULA FARIA

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Chiara Gonçalves

      Que bom que chamar o texto de alguém de li xo não é também uma ofensa, né.

  27. Manoel Marcilio Sanches

    Lembro-me de ter ouvido esta expressão algumas vezes. Não me lembro se algum dia a usei. Depois desse texto, vou pedir desculpas mesmo sem lembrar.

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      No centro espírita Leon Denis, aqui no Rio, frequentado por Nena, minha companheira, falava-se no casal grávido, justamente prá chamar a atenção do homem prá responsabilidade que tem na gravidez. Afinal o homem também participa da geração. Ou preferem que o homem não se responsabilize, como aliás é a tradição.

  28. Marcelo Godoy

    Éhhh Tati... Concordo plenamente com tudo que você escreveu. Concorda que isso tudo pode ser expandido a ponto dessa Folha censurar comentários que o façam?

    Responda
  29. Wania Bittencourt

    Quando a pessoa tem o poder da palavra... Gênia!

    Responda
  30. Maria Cristina Bahia Vidigal

    Escrita afiada de volta, viva!!!

    Responda
  31. Ronnie Elder da Cunha

    Dei boas risadas com essa matéria...kkkk A gravidez é uma coisa fantástica, e possivelmente o poder mais fantástico das mulheres. Gerar um serumaninho é demais. Mas nesse caso, acredito que o cara só extrapolou na empolgação com a chegada do filhote. Aquele invejoso...kkkk

    Responda
  32. LORENA PARDELHAS

    Acho maravilhoso que, atualmente, alguns homens participem da gravidez. Mulher não engravida sozinha, então qual é o problema da Tati? Não sinta inveja, minha cara, algumas sortudas engravidam com o macho pai. Que época boa, parabéns a tua amiga que tem marido assim.

    Responda
    1. Elvis Pfutzenreuter

      Pois é. Se participa é ruim, se não participa é ruim... Pessoalmente acredito que o genitor que acompanha de perto a gravidez acaba afetado também, no mínimo um update de firmware a gente recebe. Tive sonhos e pesadelos antes inimagináveis, estava claro que o cérebro estava preparando o terreno para algo novo.

  33. LORENA PARDELHAS

    Acho maravilhoso que, atualmente, alguns homens participem da gravidez. Mulher não engravida sozinha, então qual é o problema da Tati? Não sinta inveja, minha cara, algumas sortudas engravidam com o macho pai. Que época boa, parabéns a tua amiga que tem marido assim.

    Responda
  34. filipe moura lima

    Mas o bozó está grávido...

    Responda
  35. filipe moura lima

    Homens não se engravidam, mas engravidam, sim.

    Responda
  36. PAULA FARIA

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. joão moreira

      L i xo pelo menos é possível reciclar.

    2. joão moreira

      Lixo pelo menos é possivel reciclar.

  37. joão moreira

    Se o cara ficasse calado, ele seria criticado; se falasse "boa noite", seria criticado; se nao fosse ao convescote para não ser criticado, seria criticado. Fazer o que com essa pova?????

    Responda
    1. SONIA GUTIERREZ

      Tadinho, tão bonzinho!

  38. Kauã Barreto

    Que bom que você voltou, Tati!!!

    Responda
  39. Chiara Gonçalves

    Rsrs, saudades da furiosa! Já pensou trombar um casal que ficou grávido e se tornou pais de pet?

    Responda
  40. Eduardo Rocha

    Acho que o Arnold Schwarzenegger já engravidou uma vez.

    Responda
    1. Ricardo Batista

      Verdade, e quem é que garante que o Bolsonaro também não esteja, kkk?

  41. Grecco Lira

    Verdade, quem fica grávida é mulher, e só.

    Responda
  42. Lima Lee

    Quer apostar quanto que do checklist materno de ver se as 4 papinhas diárias estão muito quentes e o horário certo de dar a papinha, ou até mesmo, se tem legumes para cozinhá-las, horário do banho, se a roupinha da creche está apertada, se a vacinação está em dia, visitas ao pediatra, festinhas de aniversário, unhas cortadas, roupinhas novas, planejamento das férias, árvore de Natal e uma infinidade de atividades infantis, 99% serão responsabilidade da Rafaela que ainda não se deu conta?

    Responda
    1. Nilo Sérgio de Menezes Ramos Rodrigues

      Talvez o marido da moça cuide do filho daqui a pouco. Talvez ela nem se interesse pelo bebê. Talvez ele seja um bab aca, ou não. Talvez a Tati esteja precisando de terapia, ou não.

  43. sergio boccia

    Concordo totalmente.

    Responda