Comentários para:

Educação a sério

VER COMENTÁRIOS EM Opinião

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Sidmar Garcia

    Sem comentários, editorial piada de mal gosto.

    Responda
  2. Felipe Araújo Braga

    Ah sim, o gasto do PIB per capita de um país europeu desenvolvido com pouca população jovem equivale ao nosso né? Um país (ainda) com muitos jovens, pouca distribuição de renda e muita desigualdade. Além de tudo, a Reforma do Ensino Médio tirou foco no conteúdo para criar um currículo horrendo: para que História da Humanidade, Leis da Física ou Funcionamento Biológico dos seres e se podemos ter 2 anos de aula sobre como produzir vídeos no TikTok e discussão sobre redes sociais? Folha é atraso.

    Responda
  3. paulo werner

    O investimento per capita é o que se deve considerar, nesse caso, e eu sei que vcs sabem q eu sei q vcs fingem não saber. Falar de metas não alcançadas sem mencionar o desinvestimento dos últimos anos?

    Responda
  4. Idevaldo da Silva Bodião

    i) O articulista mostra desconhecer a diferença entre as entidades que compõem o FNE e aquelas que participaram da CONAE2024. ii) Se é verdade que os investimentos do Brasil em educação, em termos de % do PIB, são semelhantes aos dos países desenvolvidos, por outro lado, os valores dos investimentos per capita nos colocam em posição constrangedora. iii) Há realismo entre as metas propostas e seus custos; o que precisamos é que sejam levadas a sério, o que não aconteceu nos planos anteriores.

    Responda
  5. RILER BARBOSA SCARPATI

    A folha mandou repórter pra cobrir os 3 doas conferência? Parece que não. Falar que o PNE não foi cumprido é simples, o que vcs não dizem é que os governos temer e Bolsonaro nada fizeram pra cumpri-lo. O que houve nesses dois desgovernos foi a entrega da educação pública pras fundações privadas, que nada entendem de educação e ficam entupindo as escolas com papo furado de empreendedorismo.

    Responda
  6. josé cláudio do nascimento

    O ensino médio deveria deixar de ser obrigatório. E, para se ingressar em ensino médio público, deveria haver concurso.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Sendo obrigatório boa parte do país já não faz… Você quer um país cheio de escravos ignorantes com uma elite exploradora né?

  7. Marcelo Magalhães

    Esperava-se bem mais de quem resolve opinar sobre educação. Muito já foi atingido para que qualquer pessoa que resolva analisar a educação possa dissertar de maneira bem mais profunda e com argumentos bem robustos. Acontece que a folha faz lobby ao neoliberalismo e apoia a captura do setor por instituições privadas pertencentes aos megainvestidores. E no caso da educação, trata-se de Jorge Paulo Lemann, que está envolvido na maior fraude do setor privado da história do Brasil e no exterior.

    Responda
  8. João carlos Gonçalves de souza

    Folha ente 2014 e 2024 tivemos um golpe contra Dilma , Temer e Bolsonaro na presidência , onde tudo foi retirado do povo brasileiro

    Responda
  9. Cássio Silva

    Que opinião mais rasa e nefasta do grupo Folha. Poderiam ao menos se informar melhor antes de publicar o editorial. A reforma do ensino médio é um desastre completo e tem sido apontada, pela quase totalidade dos grupos de pesquisa sobre o tema no Brasil, como insustentável do ponto de vista político e pedagógico. E sobre os gastos do Brasil com educação, o correto é o valor proporcional por aluno, que ainda é bem menor do que o praticado nos países da OCDE e mesmo de vizinhos latino-americanos.

    Responda
  10. antonio brito

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Jove Bernardes

      Esse ridículo "acorda Jan Já" só não é pior na forçação de barra do que o "descondenado" para qualificar o Lula. Vamos ver se, mudado o "estado civil" do quadrúpede, o gado passará a considerá-lo "desinocentado", adjetivo do mesmo nível - mas igualmente falso, porque no caso é condenado, mesmo.

  11. Marina Ferreira Pacini

    Ainda bem que a folha nao apita nada. Porque só defende o lado dos mercadores da educação.

    Responda
    1. Adriano Ferreira

      Não apita em nada mas, infelizmente, ajuda a propagar distorções e opiniões rasas como essa do editorial. E isso acaba influenciando as pessoas incautos.