Mercado > Usina solar flutuante em SP colocará o Brasil entre gigantes do setor Voltar
Comente este texto
Leia Mais
A ideia é excelente, poderia ser aplicada nos açudes do nordeste com alta taxa de evaporação. Tem muita gente que vive criando problemas artificiais para o meio ambiente em benefÃcio próprio falando pela sociedade
E quando a Billings entrar naqueles perÃodos de seca que passamos recentemente o que vai ser desses painéis? E a segurança pros mano não roubarem os painéis como roubam fios
Situação infeliz do Brasil. Se o projeto parte do lado de algum bolsonarista, a turminha do Lula põe defeito. Se o projeto parte do lado lulista, a turminha do Bolsonaro põe defeito.
Os fins, por mais nobres que sejam, não justificam os meios, especialmente num Estado Democrático de Direito. Por que atropelar os trâmites normais? Se estes são demasiado rÃgidos, complexos ou lentos, é só questão de mudá-los. Aliás, não é nada difÃcil para os Governadores do Estado ver aprovadas leis do seu interesse. DifÃcil é aceitar a truculência como método de administração. Dá até para desconfiar da nobreza dos propósitos. Afinal, a opacidade não serve aos honestos!
Tenho dúvidas: Isso não vai prejudicar a fauna e flora aquática aumentando a temperatura da água e diminuindo a incidência de luz solar e aumentando o nÃvel de certos tipos de algas? A evaporação significa menos chuva na região. A folha poderia consultar especialistas ambientais pra falar mais profundo sobre isso. Vejo problemas ambientais médio longo prazo.
Interessante esse debate. Pela imagem a usina ocupa uma área pequena (ex. menor que 5 ha) que representa menos do que 0,1 % da área da Billings (106 km2). Assim, difÃcilmente vai afetar de forma significativa evaporação ou temperatura da água, mas você tem razão, estudos devem ser feitos pensando em projetos maiores
Kk Do Narcisio? É grifo meu mesmo !! Elle acha feio o que não é bonito ( cravado).
Mais uma situação em que o bexiguento com seu espÃrito autoritário atropela tudo. Para que discutir com a sociedade? Eles que se incomodem no futuro, quando as coisas derem errado. O que importa é mostrar serviço hoje. É o modelo Maluf de administrar. Assim como o corrupto ex-prefeito, o bexiguento é um filhote da ditadura.
O impacto de cobrir uma imensa área em represas é fácil de prever. Como essas represas tem muita matéria orgânica proveniente de esgoto, tem muita alga verde. Na área sob a usina vai ocorrer a morte dessas algas, aumentando a sedimentação de lodo rico em matéria orgânica e fósforo. Haverá diminuição de oxigênio da água, e num primeiro momento pode haver mortandade de peixes. Num segundo momento a água será menos verde, mais transparente, menos fedida e terá novo equilÃbrio, até mais saudável
Procurem por "Bolas de plástico evitam evaporação da água em reservatório de Los Angeles" no Google, para entender os efeitos. É uma situação análoga, exceto que os paÃses serão colocados apenas em parte da represa.
Falando dos peixes, morrem as espécies mais sensÃveis. Não morre tudo, pq a cursos de água. Vale notar que o ecossistema dos reservatorios de sp já não é um sistema "puro", pq sequer havia uma represa ali, 100 anos atrás. Sob a plataforma se formarão colônias de bactérias anaeróbicas que ajudam a melhorar a qualidade de água (mas o cheiro pode piorar).
Carlos, dia. Fiquei curioso. No 1° momento, tudo morre. No 2° momento, a água estará esterilizada, ou ainda terá vida? Não é uma crÃtica a seu comentario! So quero entender o 2° momento!
Não falta mais nada! Agora irão encher de painéis solares em tudo que é represa. nem é preciso ser muito inteligente para saber onde isso vai parar. Logo os paulistecas tomarão agua colorida por conta da proliferação de algas. Esta é a administração "Narcisio" O que acha feio o que não é bonito.
Cobrir a água diminui a proliferação das algas. Alga precisa de luz solar.
…o que não é espelho.
Fico com medo de contaminação da água com metais e outras substâncias que essas placas (chinesas?) vão soltar nas águas. Não estudaram isso.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Sem dúvida, a instalação de painéis fotovoltaica em cima de represas é o espaço que temos na cidade. Mas esse processo deve ser levado em consideração à prova, condições climáticas no futuro, pois secas como a que acontecem na Espanha hoje, e outros fatores sazonais pode comprometer a geração de energia.
Essa turma de gestão de recursos hÃdricos deveria aplaudir de pé! Estão procurando pêlo em ovo. São amadores, e não sabem como abordar o assunto, vão logo batendo de frente, e sem argumentação lógica.
Eles não estão "procurando pelo em ovo", "nem batendo de frente". Estão apenas reclamando que o projeto não seguiu os trâmites legais, o que é grave em qualquer republiqueta das bananas. Qual argumentação do sujeito? Nenhuma! Ele apenas reclama que o Governador não cumpriu a lei. É banal? Os trâmites legais não existem para enfeitar, nem atrapalhar de propósito: eles foram introduzidos para defender o interesse público. Elegemos um governador, não um monarca absoluto!
São amadores? Então o Antônio é o especialista! Deve ter acesso ao RIMA: conte pra gente como se desenvolveu esse projeto.
A primeira coisa que me ocorreu é o impacto no ecossistema da represa, mas tenho a impressão de que esta saÃda oferece muito mais benefÃcios que prejuÃzos.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mercado > Usina solar flutuante em SP colocará o Brasil entre gigantes do setor Voltar
Comente este texto