Cotidiano > Brasil tem mais estabelecimentos religiosos do que de educação e saúde somados, aponta Censo Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 3 Próximas

  1. Dora de Oliveira e Silva

    No Brasil para ser pastor ou fundar uma igreja não é exigida nenhuma qualificação ou preparação prévia, no entanto, é necessário estudar para ser professor ou profissional de saúde. Daí que a "lei do menor esforço" torna a escolha óbvia.

    Responda
  2. neli faria

    No Brasil três excelentes profissões: dono de igreja, dono de partido e político. Quem tem uma dessas profissões, ganhou na Mega-Sena acumulada mil vezes.O Brasil existe apenas para sustentar políticos e poderosos. Na hora de se beneficiar não existe esquerda, direita, situação, oposição: todos se unem e dão as mãos como se fossem irmãos para jamais construir uma Nação. Sob aplauso do Gado! Exemplo? Fundão de cinco bilhões!

    Responda
  3. Raymundo de Lima Lima

    Está explicado pq Rio de Janeiro é o Estado virou um enorme curral eleitoral da extrema-direita bolsofrênica, mais igrejas q misturam fé e politica ruim. Se temos muitas igrejas evangélicas, com pastores ignorantes mas doutrinadores dos fiéis, sabem usar fragmentos seletivos da biblia; sua palavra tem mais valor do que professores ensinando conhecimento sistemáticos. Rio de Janeiro exporta pastores, milicianos, narcomilicianos, políticos de direita ignorantes e obscurantistas. Exemplo de futuro?

    Responda
  4. Vitoria Machado

    Termos a volta do alfaiates e lojas de gravatas. Todo crente cascudo é obrigado usar terno e gravata para entrar no culto sob pena de ser barrado.

    Responda
    1. Vitoria Machado

      Teremos

  5. Osmário Mendonça

    Taí um dos motivos do enorme déficit nas contas públicas. O governo tem que cuidar de toda essa população que são isentos de impostos. Quanto mais igrejas, mais pessoas para serem assistidas e exigência de mais serviços públicos e menos arrecadação de impostos.

    Responda
  6. Marcos Benassi

    Jesus, como tem Goiabeira no Rio, hein? Rapá...

    Responda
  7. Bob Pereira

    Esse é o retrato do atraso e da ignorância. A fé sendo vendida pelos agiotas pregadores e falsos profetas. Quanto maior a pobreza, maior é o comércio da fé. Vivemos de ilusão e mentiras inventadas a séculos.

    Responda
  8. Eliane Morosini

    Que desgrassaaa viva a ignora ncya

    Responda
  9. Thiago Gonsalves

    Povo bu*rro que acredita em pastor saf*ado e coloca tudo "nas mãos de Deus".

    Responda
  10. ana marques

    É por isso que estão faltando: escolas, postos de saúde, hospitais, casas para todos. A riqueza produzida está muito mal direcionada.

    Responda
  11. Alex Sgobin

    Um país que tem muito mais igrejas que escolas nunca poderá dar certo.

    Responda
  12. Mauri Deschamps

    Pobre povo brasileiro .

    Responda
  13. Cleomar Ribeiro

    ... agora tem-se também obreiros crentes especializados em porta da de UPA ( UNIDADE DE PRONTO ATENTIMENTO) que em nuvens panfletam e coletam assinaturas para orações... Chegam os pacientes e em vez de irem Diretoria para triagem, os crentes capturam a stenção do doente primeiro! O doente ganha um 'Deus te proteja e um amém!!!...mas e de a pressão arterial estiver lá em cima Seria mais apropriado um catplopril 100mg!!!...

    Responda
  14. Mauricio Coelho goiato Goiato

    No atual cenário do Brasil , rezar foi o q restou ..por enquanto .

    Responda
  15. Cleomar Ribeiro

    ...os obreiros-crentes a mandobde anhangueras-crentes tentam laçar novas-víctimas assim como o fazem garçons de restaurants de cidades turísticas em altas temporadas!... Tão desagradáveis!!!...

    Responda
  16. João Melo

    Religião é um bom negócio. A prova foi um ministro da educação do desgoverno passado intermediar repasse da verba do FNDE entre pastores evangélicos e prefeituras. Teve de Bíblias a barras de ouro.

    Responda
  17. NEY HAMILTON MICHAUD

    Ter um congresso com uma bancada evangélica diz muito sobre o poder econômico que a religião representa. Não existe relação com fé. Simplesmente com poder e dinheiro.

    Responda
  18. Waldir Roque Maffei

    Este ...um país terrivelmente religioso? Onde os templos não pagam impostos e nem seus recolhedores de dízimos. A população em geral sim. E os que acham as escolas sucateadas.... As bancadas do agro e evangélica querendo dar palpite no ensino. E unidades de saúde? Vixi!

    Responda
  19. Waldir Roque Maffei

    Este ...um país terrivelmente religioso? Onde os templos não pagam impostos e nem seus recolhedores de dízimos. A população em geral sim. E os que acham as escolas sucateadas.... As bancadas do agro e evangélica querendo dar palpite no ensino. E unidades de saúde? Vixi!

    Responda
  20. Jose Roberto X de Oliveira

    E estava piorando. Templos religiosos mais escolas civico militar. Não vai sair do agronegócio com trabalho analogo a escravo e devastação do meio ambiente.

    Responda
  21. William Rodrigues Teixeira

    Os derrotados do neoliberalismo, sem perspectiva de futuro e vulnerável aos mercadores da fé.

    Responda
  22. MATEUS VAZ DE S Sá

    E por esta razão, o inferno é aqui mesmo na terra.

    Responda
  23. Antonio Pimentel Pereira

    É sabido que a capilaridade desses templos católicos e evangélicos é grande, ao menos tem um em cada bairro e localidade rural desse país imenso, daí parte do dízimo vai pra roma e pra edir, imagina o poder do império romano que não ruiu, pelo contrário se expandiu sem imperadores, a exemplo de júlio cesar, mas cm os papas. Maior q essa rede é a da ambev, sabe aquela barraquinha numa praia escondida, ela entrega lá, mas infelizmente tbm as orcrins estão em todo lugar e as elites deixaram. Triste

    Responda
  24. Mara Passos

    Retrato do atraso intelectual, social, educacional, econômico.

    Responda
  25. Nicola Bartolomeu

    Eu vou repetir o óbvio de todo mundo, isso explica muita coisa. Nordeste com mais escolas, São Paulo com mais hospitais, e na média, mais templos do que escolas. Assim os jornais até deixam de parecer absurdos.

    Responda
  26. marco josé cornacchia landucci

    Algumas "igrejas" se tornaram verdadeiras fontes de poder econômico e político, vide bancada evangélica na câmara e senado, e tem como base um povo que via de regra é sem instrução e informação suficientes, carente de políticas públicas verdadeiras onde muito as procuram em busca da prosperidade, onde se vê uma farsesca manipulação da bíblia onde são literalmente vendidos todos os tipos de "milagres".

    Responda
  27. Claudio Rodriguez

    Isso explica muita coisa... muita religião e pouca educação. a crendice tomando conta em detrimento da razão e do saber. Por isso os países mais desenvolvidos tem um grande numero de ateus/agnósticos.

    Responda
  28. H LIO CAZELLI

    Pouco investimento : caixa de som , microfone , uns banquinhos ,paletó, gravata , bíblia . Pronto , já está aberto seu negócio. Sem impostos , burocracia e formação profissional... como mercadoria , Jesus . Aí é só ameaçar: se não me repassares 10 % dos seus rendimentos vai para o infern...

    Responda
  29. Joice Vieira

    Imagine um bairro hipotético em que há católicos, evangélicos e espíritas. Eles podem frequentar a mesma escola e o mesmo hospital? Sim, pode ser até positivo a convivência na mesma escola e hospital: 2 equipamentos. O católico, o espírita e o evangélico vão ao mesmo tempo religioso? Provavelmente, não. Agora imagine que entre os evangélicos há várias subdivisões internas, por ex., cada uma com seu próprio tempo. Pode ser só diversidade religiosa. Alguém é contra diversidade de crença?

    Responda
  30. Roberto Pimenta

    A arte de inventar uma comparação esdrúxula pra criar polemica... O óbvio é que é bem mais fácil abrir uma "igreja" (qualquer salão serve) do que uma escola ou hospital. Hospitais e escolas exigem investimento muito maior em infraestrutura e pessoal. A comparação é descabida e parece ter sido escolhida a dedo pra provocar polêmica. É fácil atiçar polêmicas assim. Exemplo: quantos bares tem o Brasil? Bem mais que livrarias e bibliotecas. E o que isso prova? Nada!

    Responda
    1. Roberto Pimenta

      Ney, como eu disse, a comparação é descabida. E tirar conclusões com base numa falsa premissa conduz a resultados irreais. Se o objetivo é medir o poder de certas igrejas, não é essa comparação espúria que vai ser capaz de aferir isso.

    2. Francisco Blazquez

      Até que enfim alguém que enxerga além da superfície e tira conclusões que fogem da banalidade dos lugares comuns e faz perguntas fora do óbvio.

    3. NEY HAMILTON MICHAUD

      Mas não se trata de apenas abrir uma igreja num salão. Uma das maiores delas tem a 2a maior rede de tv do país. Tem o jornal com maior tiragem ( sim, impresso e gratuito) do Brasil. Existem centenas de rádios religiosas. Existe a compra de grandes faixas de horários em redes de TV por igrejas. E uma poderosa bancada parlamentar evangélica, capaz de destinar os rumos do país. Isso prova muita coisa.

    4. henrique gonzalez

      Concordo e acrescento que hospitais e escolas tem em media muito mais gente frequentando diariamente que igrejas.

  31. David José Ferreira Júnior

    Excelente matéria. Aquilo que pode ser identificado e quantificado nos dandos uma exatidão mais realista é importante para um plano de ação baseado em dados e fatos. O que era sentimento agora é um dado, compete as autoridades trabalharem para que no próximo sendo haja mais escolas e hospitais que templos religiosos. Aliás, onde não há educação e saúde, só resta ao pobre Rezar!

    Responda
    1. Roberto Pimenta

      A comparação é descabida. Escolas e hospitais exigem um investimento muito maior em infra-estrutura e pessoal. Certamente no Brasil (e na maioria dos países) existem mais bares que livrarias. E o que isso prova? Nada!

  32. Vinicius Chaves

    Se somarem os Bares o valor será ainda maior. O que mais temos no Brasil são Bares e Igrejas. Isso é bem sintomático

    Responda
    1. Bruno Macho

      Os bares podem ser um espaço de coesão social, para passar tempo, debater e socializar etc. No Japão há vários templos botecos bares cafés mas lá há muitas biblioteca também e eles são fortemente escolarizados. A quantidade de pessoas que lê é tão grande que até espantou o escritor Humberto Eco(O nome da Rosa) enquanto no Brasil, sempre eternamente subdesenvolvido...

  33. Elizabeth Nunes

    Melhores empreendimentos no Brasil, Partido Politico , Igreja e Escola de Samba recebem dinheiro publico sem fazer esforço.

    Responda
  34. Geraldo Couto

    Nossa que descoberta incrível né? Quando eu ia poder imaginar que existem mais igrejas que escolas e hospitais. Talvez seja porque pessoas de todas as idades vão aos templos todas as semanas, mas nem todas as idades estudam e nem todo mundo fica doente toda semana. São com informações inúteis e sensacionalistas como essas que mídias de esquerda como a Folha geram valor agregado zero.

    Responda
    1. Jose Roberto de Souza

      Só essa nossa extrema direita ignorante e sem noção para chamar a Folha de mídia de esquerda.

    2. manuel rodrigues

      Folha de esquerda ? leia + kara. leia mais.

  35. Sergio Moraes

    Uma escola com 300 alunos pode ter mais gente que a soma de 40 templos religiosos: igrejas de garagem, terreiros de umbanda e outros. Manchetear isso desse modo impressionante a quem não conhece o Brasil. Ou seja, desinforma...

    Responda
  36. marcio mira

    Taí o nosso atraso.

    Responda
  37. Elizabeth Nunes

    Deus é bom porque da LUCRO.

    Responda
  38. Antonio Neto

    Fora o agronegócio, e sem juízo moral, presumo que os segmentos econômicos mais lucrativos nos últimos dez anos foram: Financeiro, Fármacos, Estética, Ciber Crime (Pirataria, Fraude etc.) e Templos Religiosos; sendo que os dois últimos segmentos não pagam impostos.

    Responda
  39. Patrick Andreas De Assis Pereira

    Fanatismo, falta de cultura e educação, insegurança, pobreza. Logo seremos um Taliban.

    Responda
  40. Paulo Augusto

    "Não se faz copa do mundo com hospitais." Silva, Luis I.

    Responda
    1. Paulo Augusto

      Exatamente isto, Dario. Quando recentemente sediamos a copa do mundo de futebol, priorizou-se a construção de estádios padrão fifa em detrimento de hospitais. Hoje temos o legado da copa, confirmado pelo IBGE e publicado na fsp.

    2. Dario Lima

      Onde vc viu jogos de futebol em hospitais?, vai estudar o capitalismo, os ricos não param de gastar porque existe pobreza, eles gostam dos pobres para que eles fiquem mais ricos.... Futebol é o capital que não está preocupado com saúde.

  41. João Batista de Junior

    Isto faz entender um pouco o por que tivemos um Bolsonaro. Tem que fechar a porta para abertura de novos templos. Não deriamos ter pastor como deputado, senador, prefeito, vereador.

    Responda
    1. Geraldo Couto

      Que isso companheiro, copa do mundo não se faz com hospitais. Isso aí também tem a ver com Bolsonaro?

  42. Marcelo Martins

    e estabelecimentos butecos? quantos será que temos somados?

    Responda
  43. Homero Feijó

    uma grande quantidade de gente sem instrução (nem falo de cultura), pobre e socialmente vulnerável é um prato cheio pros predadores da "fé". Nossa gente simples e muitos setores de classe média estão entregues a essas matilhas...

    Responda
    1. João Batista de Junior

      Concordo

  44. Osmar Silva

    O número de templos religiosos no Brasil me parece um sintoma de uma questão socioeconômica, e não a causa. Existem muitas pessoas com formação acadêmica deficitária e com dificuldade para conseguir emprego digno. Por outro lado, a política econômica sempre deu várias isenções fiscais para atividades religiosas. Logo, para alguém que se comunica bem, mas não encontra um bom emprego, vale mais à pena abrir uma pequena igreja e receber doações do que estudar ou investir num pequeno negócio.

    Responda
    1. Roberto Pimenta

      A comparação é descabida. O óbvio é que é bem mais fácil abrir uma "igreja" (qualquer salão serve) do que uma escola ou hospital. Hospitais e escolas exigem investimento muito maior em infraestrutura e pessoal. A comparação parece ter sido escolhida a dedo pra provocar polêmica. É fácil atiçar polêmicas assim. Exemplo: quantos bares tem o Brasil? Bem mais que livrarias e bibliotecas. E o que isso prova? Nada!

  45. Gustavo da Silva Sabino

    Pequenas igrejas, grandes negócios!

    Responda
  46. Florentino Fernandes Junior

    Amem amem amem. Um povo q louva o Senhor Deus, o mesmo, nas varias religioes

    Responda
    1. IVAN MATHIAS FILHO

      Aqui está um bom exemplo de falta de educação formal: passa o dia inteiro louvando deus, mas ainda não aprendeu que amém deve ser escrito com acento agudo na letra e.

  47. Darci de Oliveira

    A população brasileira, no geral pobre e ignorante, sofre demais no dia a dia. Em compensação o pastor, padre, monge, guru, etc. garantem uma cadeirinha no céu para os que pagam o dízimo, lógico ...

    Responda
  48. Paolo Valerio Caporuscio

    brasil cada vez mais Medieval e no atraso.

    Responda
  49. jose carlos toledo junior

    Prova cabal de nossa completa incompetência como nação.

    Responda
    1. Dalmo de Souza Amorim Junior

      E de povo que acredita em qualquer coisa, inclusive em religião. Confortável não se questionar de nada, atribuir tudo à sorte divina do iluminado que paga dízimo.

  50. Mauro Tadeu Almeida Moraes

    Dinheiro fácil e de difícil rastreabilidade. Igual a como orçamentos de deputados.

    Responda
    1. Dalmo de Souza Amorim Junior

      Basta o Congresso exigir contabilidade do dinheiro que entrar e sai, nem precisa recolher impostos

1 2 3 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.