Cotidiano > Brasil tem mais estabelecimentos religiosos do que de educação e saúde somados, aponta Censo Voltar

Comente este texto

Leia Mais

Anteriores 1 2 3 Próximas

  1. João Perles

    Alguém tem dúvidas sobre a eficácia dessas igrejas como ramos de negócio lucrativo? Infelizmente para aqueles que são dotados de bom senso Nietzsche está errado: deus não está morto!

    Responda
  2. Rubens Ventura

    Só tem uma solução: deixem de votar em religiosos sérios ou não se citou deus Fora!. Não vote em carolas, que usam fé e a religião para ludibriar.

    Responda
  3. Eduardo Giuliani

    Nossa plutocracia tem 3 grupos que detonam o país: financeiro (juro), agronegócio e sacerdócio (não pagam impostos). Precisamos de um governo bem remunerado independente destas corporações. Do jeito que controlam o Congresso não está funcionando.

    Responda
    1. Eduardo Giuliani

      Modelo correto está em Singapura e China. Veja ted talk do Eric Li sobre o modelo político chinês. Fora de série. Temos que caminhar nesta direção. Democracia de fato ao invés de de circo.

    2. Leonilda Pereira Simoes

      Não haverá governo bem remunerado que consiga resistir a um Lira insaciável pelo poder e pelo dinheiro. Quem controla a Câmara pode, como ele quer agora, controlar o governo, votações, enfim, quer governar o país no lugar de quem foi eleito. Isso ocorreu claramente com o inelegível, com Temer, Dilma, todos os prs do país.

    3. Leonilda Pereira Simoes

      Não haverá governo bem remunerado que consiga resistir a um Lira insaciável pelo poder e pelo dinheiro. Quem controla a Câmara pode, como ele quer agora, controlar o governo, votações, enfim, quer governar o país no lugar de quem foi eleito. Isso ocorreu claramente com o inelegível, com Temer, Dilma, todos os prs do país.

    4. Eduardo Giuliani

      Agronegócio criou a lei kandir e não paga tributos nas exportações de commodities, gerando efeito de doença holandesa que desindustrializa o país. No geral pessoal inepto que não faz a conta direito de quanto ganhariam com moeda desvalorizada. Melhor pagar 30% de imposto com dólar a R$10 do que 0% com dólar a R$5.

    5. MARCOS MOURA

      Se acabar o agronegócio o preço dos alimentos fica mto caro....em todo país o agronegócio é subsidiado....ou vc pensa que o MST vai produzir alimentos suficientes para toda a população? essa é uma visão míope de canhoto....

  4. Tadêu Santos

    Para conhecimento da galera de assinantes da Folha informo que para evitar que o IA mande meus comentários pra caixa da moderação, estou "desenhando as palavras" de acordo com a "moral e civica" do algoritmico, mesmo assim estão adotando uma linha dura, terrivelmente repressiva!!! ISTO PORQUE OS EDITORIAIS DA FOLHA FORAM OS MENOS AGRESSIVOS À ESPERANÇA DEMOCRÃTICA

    Responda
  5. Anderson Siqueira

    Povo alienado!

    Responda
  6. andre pedrosa

    Fé demais, fede!

    Responda
  7. Conceição Gomes

    Isso se percebe andando pelas cidades ,em vez de escolas ,teatros,,museus e Unidades de Saúde, só se vê templos, em vez de conhecimento e cultura ,predomina a ignorância alimentada por pastores mal intencionados .

    Responda
  8. andre pedrosa

    Tudo culpa da JBS, que encheu o país de "currais" pra criar boi...rsssss

    Responda
  9. joao ferreira barbosa

    Melhor igreja do que boca de fumo olha o nivel de jornal preocapado com salâo religioso quando eu falo que o Brasil è.um país sem soluçâo claro o nivel destes politicos vai preocupar com educação melhor pra eles è o povo sem educaçâo para votar em ladrâo.

    Responda
    1. Nicola Bartolomeu

      Melhor do que igreja é escola, para aprender a usar acentuação, por exemplo.

  10. Austin Assis Andrade

    Isso é triste e diz muita coisa. Não é a toa termos epidemias de dengue em pleno século XXI, não é a toa termos mortes por febre amarela. Não é a toa a extrema direita com discurso fascista na concepção literal da palavra ter espaço e milhões de defensores. A República Fundamentalista do Brasil existe, oprime e mata com as bênçãos de Deus.

    Responda
  11. Alexandre A

    Quanto menos educação, mais ignorância, mais medo, mais insegurança.

    Responda
  12. fausto almeida

    uai, mas educação e saúde não recebem "aquela contribuição mensal obrigatória" de dez por cento, que a partir do próximo ano será majorada para vinte por cento.

    Responda
  13. VITOR LUIZ MENEZES GOMES

    O dado é inquietante e a verificação jornalística dessa proporção se justifica plenamente. Senti falta apenas de duas informações: se existe uma série histórica dessa comparação entre igrejas e escolas/estabelecimentos de saúde (o crescimento recente das primeiras poderia ficar mais evidenciado); e uma comparação dessa proporção em outros países (cita-se apenas, de passagem e sem dados, a "Europa Ocidental").

    Responda
    1. Francisco Blazquez

      Roberto, até que enfim alguém que enxerga além da superfície.

    2. Roberto Pimenta

      A comparação é descabida. O óbvio é que é bem mais fácil abrir uma "igreja" (qualquer salão serve) do que uma escola ou hospital. Hospitais e escolas exigem investimento muito maior em infraestrutura e pessoal. A comparação parece ter sido escolhida a dedo pra provocar polêmica. É fácil atiçar polêmicas assim. Exemplo: quantos bares tem o Brasil? Bem mais que livrarias e bibliotecas. E o que isso prova? Nada!

  14. João Neves

    Este é o retrato claro do nosso atraso. Enquanto a religião for mais importante do que a educação e a saúde, estaremos fadados ao fracasso.

    Responda
  15. Carlos Mello

    República Fundamentalista do Brasil.

    Responda
  16. Francisco Blazquez

    Talvez porque hospitais e escolas são os governos que as constroem e são caríssimos e igrejas é o povo que constrói, além de serem muito mais baratas de construir e manter. Não significa nada além disso.

    Responda
    1. João Melo

      Não são "os governos" que constroem, mas o dinheiro dos impostos pagos pelos cidadãos. No governo passado um ministro da educação repassou dinheiro da educação em barras de ouro.

    2. Francisco Blazquez

      Pois, é esta é uma pergunta que a esquerda ululante no poder ainda não respondeu direito.

    3. Francisco Blazquez

      O governo já tira dinheiro demais do povo com os impostos, que construa mais hospitais então. O que sobra para o povo, o povo que gaste como quiser, construindo igrejas, comprando eletrodomésticos, doando para caridade, jogando em apostas na internet ou até jogando fora se quiser, ninguém tem nada com a forma que um cidadão gasta seu dinheiro de forma lícita. Aliás, o que o governo faz que não cobra impostos destas igrejas?

    4. Leonilda Pereira Simoes

      Mais baratas de construir? E os dízimos cobrados a cada reunião? Os muito pobres e desinformados são os que constroem com seu pouco dinheiro a riqueza de pastores e outros "religiosos" que não têm pudor de exigir contribuição. Se não houvessem tantos centros religiosos sobraria dinheiro para a comida dos que passam fome.

    5. haroldo guimaraes

      O problema não são as igrejas. O problema é o excesso delas. E o que gera este excesso é o oportunismo de uns e a fragilidade emocional de outros. Este é o problema. É isso que significa.

  17. Paulo Henrique S Monteiro

    E a intolerância dessa gente, não ser religioso por aqui pode custar o seu posto de trabalho. Tempos horríveis e muito dessa caretice por conveniência

    Responda
  18. Ricardo Lobo

    Este é o principal atestado do atraso.

    Responda
  19. César de Oliveira lima

    "Tudo que se faz na terra, se coloca Deus no meio/ Deus já deve estar de saco cheio".

    Responda
  20. Tadêu Santos

    QUE PENA QUE SEJA ASSIM, por isso que somos considerados um país atrasado no contexto mundial, em função destes negativos dados estatísticos, apontando a existência de mais "igrejas e similares" que "escolas de ensino" e "casas de saúde". Como consideramos a EDUCAÇÃO uma condição de relevância básica para o desenvolvimento de um povo, digo em todos aspectos e sentidos, ficamos cada vez mais frustrados com os baixos níveis de conhecimento da nossa gente! "EDUCAÇÃO TÊM QUE SER PLANO DE ESTADO"

    Responda
    1. Tadêu Santos

      Para conhecimento da galera de assinantes da Folha informo que para evitar que o IA mande meus comentários pra caixa da moderação, estou "desenhando as palavras" de acordo com a "moral e civica" algoritmica, mesmo assim estão adotando uma linha dura, terrivelmente repressiva, não apenas comigo, mas com outros assinantes!!! ISTO PORQUE OS EDITORIAIS DA FOLHA FORAM considerados OS MENOS AGRESSIVOS À ESPERANÇA DEMOCRÃTICA!

    2. Roberto Pimenta

      A comparação é descabida. O óbvio é que é bem mais fácil abrir uma "igreja" (qualquer salão serve) do que uma escola ou hospital. Hospitais e escolas exigem investimento muito maior em infraestrutura e pessoal. A comparação parece ter sido escolhida a dedo pra provocar polêmica. É fácil atiçar polêmicas assim. Exemplo: quantos bares tem o Brasil? Bem mais que livrarias e bibliotecas. E o que isso prova? Nada!

  21. Carlos Alberto Jordão Martins

    Tai o atraso que esses evangélicos dessas igrejas/arapucas que abrem diariamente em cada esquina de bairros pobres., para promover a venda da fé e de um espaço no céu (ressalvo os evangelicos verdadeiramente religiosos).

    Responda
  22. raul neto

    Daqui a pouco nos transformaremos em uma teocracia. E seremos governados por Malafeia, Emir Macedo etc. Pobre Brasil atrasado.

    Responda
  23. Luiz Ferretti

    Fé demais, fato. A igreja católica nunca teve capilaridade, assim outras ordens se estabeceram; generalizar, e colocar apelidos é coisa de quem nunca viu a realidade. O simplismo ideológico agora em pauta, ajudando, né?

    Responda
  24. Bruno Macho

    O fato de ter mais estabelecimentos religiosos é um sinal de atraso mental da população. Deveriam construir mais escolas e bibliotecas. Planejamento social não precisa de censo. Cada prefeitura sabe em que região a população cresce. Basta ter um olho para o social e decidir o que fazer.

    Responda
    1. Bruno Macho

      Repito, um município não precisa esperar 2 ou 4 anos pelo IBGE fazer uma pesquisa para dizer que a população cresceu porque eles tem esses dados. Se eles pensam no social, eles agirão antecipadamente. Não tem verbas? Isso é outra questão. E quanto a "escolas deve atender ao critério de necessidade da população", Você descobriu a roda? Leia atentivamente o texto antes de querer das lições, e senão entendeu, não responda.

    2. Paulo Jr

      Deixa eu te explicar: 1) A qtd. de templos é função de quanto cada um consegue arrecadar enquanto a qtd de escolas deve atender ao critério de necessidade da população. Não creio que faltem escolas, apesar de a qualidade delas ser sofrível. 2) Planejamento social precisa e muito de censo. 3) Políticas municipais não cobrem a necessidade educacional de uma população, e a legislação brasileira deixa isto claro. Um olho para o social sem informações fidedignas é quase inútil.

  25. edilson borges

    de fato, número de estabelecimentos contra população não diz muita coisa. pode ter escolas com muitas vagas, igrejas com poucos assentos. no segmento igreja caçaníquel é comum haver espaços imensos prá otimizar a exploração da freguesia...

    Responda
  26. Rodrigo à vora

    É necessário rever os benefícios fiscais e imunidades tributárias de templos religiosos. Muitos se proliferam e se transformam em verdadeiras holdings patrimoniais para blindar bens dos controladores de igrejas, além de servirem de local de capitação de dinheiro dos fiéis, isenta de imposto de renda, de abuso financeiro e da fé alheia.

    Responda
  27. Tadeu Roberto Corbi

    Onde na matéria é especificado qie os estabelecimentos religiosos pertencem a católicos, evangélicos, espiritas, matriz afro ou outros? A praxe destes neos "evangélicos" é se fazerem de vítimas e rejeitarem qualquer alusão que a eles possam parecer desairosa. Até um levantamento estatístico é usado para dizer que estão sendo atacados, conforme vários comentários abaixo.

    Responda
  28. jose silva

    qual a razão das igrejas não entrar na área da cirurgia plástica, ortopedia e odontologia.? eu já vi morto revivendo, tirar caroços, pelotas , tumores. No entanto nunca vi nascer dente novo, nascer osso e gente feia ficar bonita.

    Responda
    1. Rubens gonçalves

      Morto esperto vivo .

  29. Eduardo Rocha

    Aqui perto, a única escola é confessional. Isso numa rua onde há três igrejas. E por causa da fachada, achei até que uma delas fosse uma agência bancária; aliás, o que faz todo sentido...

    Responda
  30. Rubens gonçalves

    O pobre vai na igreja para ficar rico. Mas se esqueça que o pastor é quem fica com o dinheiro. E ainda não pagam IPTU iss água luz tefone

    Responda
  31. Valdo Neto

    Caberia uma pequena correção no título da matéria, Brasil tem mais estabelecimentos de negócios religiosos do que de educação e saúde somados. A falta de acesso à educação leva o povo às garras insaciáveis dos negócios neopentecostais e seus pastores.

    Responda
  32. Luís Cláudio Marchesi

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  33. Luiz Gomes

    Eh o retrato do nosso atraso.

    Responda
  34. Eládio Gomes

    Estão cientificamente explicadas as razões de nosso atraso. Sem mais...

    Responda
    1. Roberto Pimenta

      Nada disso. A comparação é descabida. O óbvio é que é bem mais fácil abrir uma "igreja" (qualquer salão serve) do que uma escola ou hospital. Hospitais e escolas exigem investimento muito maior em infraestrutura e pessoal. A comparação parece ter sido escolhida a dedo pra provocar polêmica. É fácil atiçar polêmicas assim. Exemplo: quantos bares tem o Brasil? Bem mais que livrarias e bibliotecas. E o que isso prova? Nada!

  35. Thiago Luiz da Silva

    PEGN = Pequenas Igrejas, Grandes Negócios. Se até a Ludmilla tem uma Igreja, vc pode ter também.

    Responda
    1. João Melo

      Caro José Padilha, o Thiago referir-se à notícia da cantora ter adquirido uma igreja evangélica e dado de presente a uma amiga. Foi um investimento no mercado futuro. Podia ter comprado uma instituição de ensino, mas não seria um bom negócio.

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Poderia explicar por que o exemplo foi a Ludmila? Poderia ser a Damares, aquela pastora pil an tra que tinha fugido para Miami e os milhares de pastores evangélicos espalhadas pelo país, grande parte da ultra direita nazih, quase todos homens.

  36. Paulo Afonso Pacheco

    Br=sifuquistão

    Responda
  37. Alison Sales

    Isso explica a dimensão do nosso atraso civilizatório e abismo moral. Um país com mais igrejas do que escolas está fadado ao fracasso. Esse dado lamentável é prova incontestável de nossa ignorância.

    Responda
    1. Alison Sales

      A máfia da fé superou a máfia do jogo do bicho.

  38. Eduardo Freitas

    A grande maioria são templo$ de cura financeira e política. Coisa típica de país subdesenvolvido.

    Responda
  39. Rubens Ventura

    Como é muito simples e fácil fundar uma crença religiosa, é uma célula politica de politicos pastores, bispos e as isenções de impostos facilitam o enriquecimento, isso tem espaço de sobra para crescer. Precisa ter um basta, mas de onde?

    Responda
    1. Rubens gonçalves

      O Brasil tem a bancada evangélica na Câmara e senado. Fazer o que. ? Ganham até do pcc.

  40. Beto Ruschel

    É o "evangelistão" em plena formação!

    Responda
  41. RICARDO ROMANELLI FILHO

    Isso explica a disseminação da ignorância e o obscurantismo.

    Responda
  42. NACIB HETTI

    Jesus Cristo!!!!

    Responda
    1. Eládio Gomes

      Duvido que os mercadores da fé, em seus cultos histriônicos, mencionem aquela passagem em que o Cara expulsa os vendilhões do templo...

    2. Rubens Ventura

      Ele ainda vai cobrar royaties e aluguel das franquias.

  43. Pedro Albuquerque Neto

    Interessante examinar a correlação entre religião e política. Hipótese a ser examinada: RJ, onde a proporção entre igrejas e e estabelecimentos de educação e saúde é maior em favor das igrejas, especialmente as evangélicas, os eleitores escolheram nos últimos anos como governadores: Antony Garotinho, Rosinha Garotinho, Sérgio Cabral, Pezão, Wilson Witzel, Claudio Castro. Já em SP, onde há + escolas e postos de saúde q igrejas, as escolhas foram qualitativamente superiores!

    Responda
  44. Marcos A T Garcia

    Em nooooomeee de Jesus, essas igrejas precisam pagar 30% de imposto e identificar os CPFs e CNPJs doadores de dízimos. Eeeemm noooooomeeee de Jesus.

    Responda
  45. Marcos A T Garcia

    É por isto que o Brasil dá certo. Haja igreja para curar o corpo, expulsar os demônios, lavar dinheiro da milícia e de tráfico.

    Responda
  46. Antonio Thadeu Wojciechowski

    Essa é a marca da vergonha nacional. Impostos para todas.

    Responda
  47. Pierre Laville

    Ótima noticia para o Brasil. Com mais estabelecimentos religiosos, o rumo para o desenvolvimento, a ciência, o direito das mulheres, a liberdade de pensamento e tolerância, a saúde publica, a educação de qualidade estão garantidos..

    Responda
    1. Eládio Gomes

      Caesar ensinou: pão e circo. Brasileiros aprenderam: fé e circo.

    2. FERNANDO ANTONIO BASTOS E SILVA

      Gostei da ironia.

    3. Rubens Ventura

      Ironia pura.

  48. MARCO ANTONIO POLISELI

    Deve ter mais posto de gasolina que tudo isso aí junto tbm né

    Responda
    1. MARCO ANTONIO POLISELI

      Farmácia tbm. Tem um monte

    2. Paulo Augusto

      Posto de gasolina tem utilidade...

  49. Rafael Lopes Azize

    Escolas, e estabelecimentos de ensino em geral, devem ser lugares onde crianças e jovens aprendem a ampliar o seu olhar para fora do clã familiar e comunitário mais próximo. Devem também aprender a lidar com dados empíricos para além de preconceitos e expectativas. Religião é coisa privada, paroquial. À cidadania se acede por vias cosmopolitas. A escola deve prover isso. Os dados da reportagem acendem um sinal de alerta ao país.

    Responda
    1. José Antonio Moscardi Moscardi

      Excelente comentário! Cirúrgico. Sem mais perguntas, excelência.

  50. José Ricardo da Silva Souza

    Templo é dinheiro. Por isso estamos nessa draga. Rumos ao Afeganistão. Brasil, como sempre, andando para trás.

    Responda
    1. raimundo campos

      É um dos poucos negócios que conseguem crescer no Brasil.

Anteriores 1 2 3 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.