Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Felipe Vasconcelos

    É por essas e outras que o identitarismo é uma imensa imbecilidade! Qual o nome da pessoa que escreveu essa matéria!?

    Responda
  2. Paulo Roberto

    Ele devia cantar aquela musica! Vem Kafka comigo vem!!!!kkkk

    Responda
  3. Maria Antonia Di Felippo

    Um gigante da literatura mundial. Por quê a vida sexual de um gênio importa? Deixem de ser ridículos. Leiam a obra original e incomparável dele.

    Responda
  4. Sidney Costa

    Jornalismo chinfrim esse da folha hein !!

    Responda
  5. Marcelo Barbosa

    Até Kafka dessa vez? Quem será a próxima cancelada, Fernanda Montenegro? Só faltava essa mas não ficaria impressionado...

    Responda
  6. Miguel Gossn

    Que miséria intelectual, hein, dona Folha?! Como disse um sensato leitor por aqui, esse jornalismo está ficando cada vez mais "clickbait".

    Responda
  7. silvia dermendjian

    Vixe! Kafka vai sofrer outro "Processo"...

    Responda
  8. jose prado

    Kkkkkkkkkkkkkkk ele merece!

    Responda
  9. ANDERSON FABIANO FREITAS

    Que artigo ordinário esse…

    Responda
  10. Marcelo Bondioli

    Sério?

    Responda
  11. Fabiana Menezes

    Hummm ditas feministas que apontam o dedo para prostitutas? Será que Kafka não escreveria, magistralmente se não fosse torturado? O índice da lacraçao foi superado dessa vez.

    Responda
  12. marcelo toledo

    Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Responda
  13. marcelo toledo

    Ahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahah

    Responda
  14. Eduardo Nogueira

    Chega a ser irônico o autor de "o processo" ser julgado publicamente por seus escritos mais de 50 anos após sua morte... A gente vive uma época muito complicada, muita gente sem ter o que fazer ou falar sendo alçada ao status de voz da autoridade...

    Responda
  15. Marcelo Innecco

    É verdade! Têm umas Kaftas congeladas que são vendidas por aí que não prestam! Aqui é o Chiclete com Banana, não é?

    Responda
  16. Antonio Neto

    A estupidez é tamanha, que merece somente um alerta. Quem cancela Kafka rejeita o intelecto ao cancelar uma porção importante da história da literatura e do pensamento.

    Responda
  17. José Fernando Marques

    Vale como breve crônica da idiotice contemporânea (de alguns). Escritores são seres humanos. Tão simples como saber que papai e mamãe fazem aquilo.

    Responda
  18. Vitor Gomes de Almeida

    Que preguiça esse artigo

    Responda
  19. Alberto Melis Bianconi

    O assunto até poderia ser interessante, mas o artigo nem se preocupa em dizer qual foi sua relevância no X. Foi cancelado por um par de usuários?

    Responda
  20. Antonio Thadeu Wojciechowski

    Mais uma bobagem. A Falha é gritante.

    Responda
  21. Luiz Gustavo Assad Rupp

    Kafka nos legou uma obra fantástica, mesmo vivendo em um ambiente extremamente sufocante e opressor. Só para ter uma ideia, o escritor perdeu dois irmãos na infância e suas três irmãs morreram no Holocausto, treze anos após a morte de Kafka. Vamos ler e debater sua obra e não perder tempo com essas bobagens que proliferam nas redes sociais.

    Responda
  22. Renato Vieira

    Falta de assunto. Os loucos das redes sociais vão à loucura. Conseguiram cooptar a imprensa. Principalmente a Folha.

    Responda
  23. Humberto Giovine

    Mais uma vez, a es tu pi dez, personalizada nas "redes sociais" atua com seu radicalismo primitivo e sectário, para anular um dos maiores escritores da literatura mundial. Quem busca cultura, através de livros, algo impossível nestas redes, não dá a mínima atenção à elas.

    Responda
  24. Jose Walter Da Mota Matos

    As pessoas terem preguiça de ler, estudar, se instruir, desejar permanecer na escuridão é um problema delas. Desprezar a leitura, a literatura, a poesia, a sutileza no vernáculo, tudo isso a gente até entende, sem stress. Agora, essa história absurda de cancelamento em rede social e a FSP perder tempo, publicando uma estupidez dessa, soa tão medíocre, tão ridículo, tão descabido, que a gente fica seriamente preocupado com a linha editorial que esse diário está tomando. Luz Amarela, hein! Atenção

    Responda
    1. Maria Desirée Diniz Miranda

      É preocupante. Afinal, cada tempo tem a sua cultura, seus valores, suas dificuldades…. e se hoje há pessoas com problemas mal resolvidos , imagine antigamente, com tantos tabus…Que atire a primeira pedra…Em passado recente, Chico Buarque disse que não cantaria mais a belíssima “com açúcar e com afeto”, que se refere à realidade feminina de uma época, graças a Deus muito diferente hoje, para atender as feministas de plantão. Fico triste. Estamos “emburrecrendo”.

  25. Jose Walter Da Mota Matos

    As pessoas terem preguiça de ler, estudar, se instruir, desejar permanecer na escuridão é um problema delas. Desprezar a leitura, a literatura, a poesia, a sutileza no vernáculo, tudo isso a gente até entende, sem stress. Agora, essa história absurda de cancelamento em rede social e a FSP perder tempo, publicando uma estupidez dessa, soa tão medíocre, tão ridículo, tão descabido, que a gente fica seriamente preocupado com a linha editorial que esse diário está tomando. Luz Amarela, hein! Atenção

    Responda
  26. Jose Roberto de Souza

    Não tem como não concordar com Einstein, a estupidez humana é infinita!

    Responda
    1. Celia Moura

      Ao contrário do universo...

  27. MARIA CECILIA C SILVA

    Imprensa marrom.

    Responda
  28. Paulo Garcia

    "Devo convencê-los ou devo deixar que me convençam?" ("O Processo" - Franz Kafka)

    Responda
  29. joão moreira

    Imprensa reverberando rede social para cria noticia. É para isto que servem os jornais e seus jornalistas? Sem esse papel, os lamentáveis cancelamentos não existiriam.

    Responda
  30. neli faria

    Caraca! Li, na idade média de minha vida, as obras de Kafka! Metamorfose, Processo … muito me ensinou.Um grande escritor! Só não releio hoje, porque me falta tempo…! Quem deve ser cancelado é quem quer cancelar!

    Responda
  31. Anselmo José Bertoncini Simoes

    Senhoras e senhores...quem deve ser cancelado é o planeta Terra. Socorro...estou farto de tantas idiotices e além...como no filme: 'soltem' seus cintos e vamos todos descer. Vamos cancelar os amigos de Platão por terem escravos ou viverem naqueles tempos tbm? Tá estranho tudo isso. Parei.

    Responda
  32. João Melo

    A Folha trilha o perigoso caminho do "clickbait" entre seus assinantes. Preocupante. E aí, ombudsman?

    Responda
    1. Luís Santana

      Concordo. E uma palavra como "cabuloso" denuncia a infantilidade do texto. Quanto à insignificante que cancelou Kafka, quem é ela na fila do pão? Deve ser daquela turma do "não li e não gostei".

  33. Cesar Trindade de Oliveira

    Normalmente, não comento notícias, pois elas trazem informações suficientes por si só, fazendo com que as lacunas sejam preenchidas no próprio texto. Porém, esta é nada informativa, se assemelhando a uma notícia de rede social: sem fatos, dados, fofocando. Uma das notícias, senão a melhor colocada, mais descabidas que li neste jornal, do qual sou assinante há anos. E, vale dizer, cancelar uma vida de produtos artísticos pela biografia do autor, pela sua vida pessoal, é desentender arte.

    Responda
  34. Carina Siqueira

    Jornalismo é trazer pautas do twitter gringo que foram transformadas em polêmicas na TL dos brasileiros. Então é só criar um assunto em cima daquilo e faz "quase um texto" sem informações. Nem para defender o grande escritor Kafka? Nem para citar uns trechos das suas principais obras? Nem para fazer uma certa ironia ou comentário jocoso sobre os tempos sombrios de moralistas perseguindo gênios da literatura universal. Folha, por favor, me contrata.

    Responda
    1. Celso Augusto Coccaro Filho

      Sim, a Folha está precisando renovar os seus medíocres quadros ao menos para para manter leitores como eu, e acho que você já é uma ótima sugestão. Grato pelo seu comentário.

  35. Samuel Firmo

    Notícia totalmente idiota. Kafka, como Shakespeare, Dostoyevisk, Lima Barreto, Darcy Ribeiro, Jorge Luis Borges, na ignorância instalada por Redes Sociais, e a perda por completo do prazer de ler, já "cancelou" a inteligência há muito tempo.

    Responda
  36. GABRIEL CORREA SOARES

    Quem que escreveu esta porcaria de matéria? Que jornalismo ridículo é esse?

    Responda
  37. Paulo Garcia

    Finalmente descobrimos do que Joseph K. era acusado no romance "O Processo", escrito por Kafka.

    Responda
  38. Renato Alves dos Santos

    Só pode ser piada...hehehehe....quem é que está se lixando se um dos gênios da literatura universal foi cancelado...vão arrumar o que fazer!!!

    Responda
  39. Anna Rodrigues

    Até parece que a geracão tik tok tem ideia de quem seja Kafka.

    Responda
  40. Maurício BARBOSA

    As tais "redes são território vasto e acolhedor para que qualquer idiota se sinta empoderado e diga o que quiser. Cancelar Kafka (por que ele gostava de pornografia) é o mesmo que cancelar Tom Jobim, por que ele gostava de fumar charutos! As redes que se danem. O mundo está aqui fora!

    Responda
    1. misael pacheco

      Seu comentário acerca das redes me lembrou agora uma reflexão de Umberto Eco, M

  41. Amador Lima

    Kafkiano.

    Responda
  42. Mario Luiz Frungillo

    Uma das besteiras mais infantis que alguém interessado em qualquer arte pode cultivar é associar o gênio do artista à perfeição do caráter (seja isso o que for). Artistas são gente de carne e osso, com todas as consequências decorrentes disso. Se a moda pega, não vai sobrar muitos deles sem cancelamento (que já é, no fim das contas, uma pura perda de tempo).

    Responda
  43. João Carlos Faria

    Que bobagem esta matéria. Cancelar um dos gênios da literatura. Tem hora que perdemos nosso tempo. Joka Faria

    Responda