Hélio Schwartsman > Os fantasmas de Toffoli Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Esta coluba emite um monte de opiniões, quase sempre fundo moral, ou impressões. Em momento algum analisa os argumentos juridicos da decisão que obrigam o ministro a tomar a única decisão possÃvel de acordo com a Constituição e o ordenamento juridico vigente. A final as leis do paÃs e do devido processo devem ser aplicadas ou relativisadas a depender do caso?
E vai continuar lá depois desses disparates? Tá certo que é muito difÃcil um impeachment de ministro do STF. Mas ele está dando mostras de desequilÃbrio.
Sem palavras! Dá a impressão que o PaÃs não evolui para a civilidade! Concurso público ontem para JuÃzes do STF.
Tava tudo combinado, o fachim torna o corrupto elegÃvel novamente, o advogado do partido anula as confissões provadas e os amigos recebem de volta a grana que roubaram com juros e correção e os que elegeram esse governo medÃocre aplaudem, e assim, tudo fica como antes na terra de Abrantes, como disse o temer.
Excelente comentário. O paÃs vive um pesadelo com essas decisões absurdas de Dias Toffoli. Até quando?
Não sou nem um pouco fã do Ministro. Mas a culpa da nulidade do processo não é dele. Uma informação vital de uma investigação, se arrancada por tortura, invalida tudo que se conseguir, ainda que verdadeiro. JuÃz, procurador e os veÃculos de imprensa deveriam atentar para o fato antes de embarcar nessa aventura patética
Essas decisões monocráticas desse pseudo ministro Tó fool li são vergonhosas e suspeitas, a ponto de deixar no ar quem são os verdadeiros beficiados e servem para colocar em dúvida a existência de um STF com essa formação de ministros sérios e éticos e outros pouco confiáveis, como esse em discussão.
O pt já teve gente quem ruinzinha no poder (quem não? - basta olhar Kassio conka e o terrivelmente evangélico) mas Toffoli entra sério em qq competição do pior. Decisões monocráticas desse vulto são a coisa mais anti-republicana já vista. Essa, suscita os mais suspeitosos pensamentos. Pelamordetupã.
Lamentavelmente os fantasmas que Toffoli anda criando são intergeracionais, assim como os efeitos perversos de uma corrupção que não foi inventada.
Toffoli foi o mistério, errata: ministro que mete no Superman, desculpem Supremo, um milico, como seu assessor. Essa é mais uma das inconsequência desse mistério, desculpem, ministro. Deu no que deu: em bilhões perdoados.
Todo mundo sabe que com matéria prima ruim não se fabrica um bom produto. Toffoli é um ótimo exemplo disso. Com toda empolação e toda empulhação, o cara só emite pareceres horrorosos, onde até réus confessos são perdoados.
Tofoli tem em seu curÃculo não ter sido aprovado em concurso para ser juiz no Amapá. Com todo respeito à terra Equatorial, imagino alguém dizendo para ele no |STF: "Você não passou para Juiz no Amapá", repetindo isso o tempo todo.
Pô, Vanderlei, mas isso pega mal, compadre. Bota lá alguém sussurrando "memento mori", que tem um fundo crássico e tá em latim. AÃ, sim. Hahahahah!
Ótimo artigo.Os fantasmas de Toffoli são aqueles de nos lembram que não existe Estado Democrático de Direito no Brasil, exceto para os "amigos dos amigos do meu pai"(à esquerda e à direita de qualquer polÃtico), os quais são a versão mais pura do patrimonialismo (Faoro)e do extrativismo(Acemoglu) presentes na esfera pública, em benefÃcio de uma elite privada e familiar (ele e os seus) de apetite insaciável.Achei Shakespeare muito sofisticado para a comparação, estamos mais para Narcos (Netflix).
Toffoli uma decepção sempre. Suas atitudes como legislador depende do governo. Agora para quem viu a entrevista do procurador da CGM a multa continua válida.
Credo, meu caro, credo! E ficará por isso mesmo, monocraticamente, fim de papo? Eu não acompanhei esta notÃcia, e fico surpreso. Essa é, em sentido inverso, a coragem tÃpica que se espera d um ministro do Supremo: a capacidade de usar a estabilidade da Alta Sinecura em prol de decisões que contrariem opiniões e poderes pra garantir *justiça*. Bem, não é exatamente o caso, o vetor de força está na direção contrária. O peçoau da pgr foi a um convescote do Esfera, né? Não começam bem...
Ôôô, Antônio, tá difÃcil. Dessas quatro virtudes, se tiver duas ou três, já tá bão pacaramba...
Realmente, Marcos. Beira o inacreditável que decisão de tamanha envergadura e impacto possa ser monocrática. Outra coisa: o ideal que se espera de um membro de um tribunal que se tem por supremo seria a conjugação de inteligência, preparo e nobreza, além da coragem referida por vc. Temos?
Sérgio Cabral solto e Toffoli no STF!!Socorro!!!
Não está sozinho. Continua a obra do Levado.
Lula eh presidente! o que vcs querem?
"O amigo trai na primeira esquina, ao passo que o inimigo não trai nunca". (Nelson Rodrigues)
Falando em amigo... Toffoli não era "o amigo do amigo do meu pai" naquela famosa planilha de propinas da Odebrecht?
Do pessimismo rodrigueano saem umas bem certeiras...
Não acho que Barroso, presidente do Supremo, se omitiria, se tivesse o que dizer. Barroso foi entusiasta da Lava Jato, manifestou publicamente. André Mendonça, Kassio? Acho que Marco Aurélio falou alguma coisa... Vale? Toffoli pode ter uma boa teoria, que anda convencendo seus pares. Da devolução do dinheiro temos apenas a versão da Lava Jato. É a versão dos vencedores, que historicamente omite nódoas dos Heróis. J&F (os irmãos) já tinha tentado algo parecido com o Temer. Será evolução disto?
A devolução do dinheiro sempre foi um argumento difÃcil de responder, mas por muitas vezes pensei "Foi tudo que poderia ser ?" Este detalhamento não houve e é importante à Justiça dizer quanto foi 'justamente' que afanaram, sempre é um reforço aos argumentos. Na Lava Jato optou-se pela divulgação das cifras superlativas, pois populares. O problema é que este recurso é muito utilizado para encobrir 'tenebrosas transações'...
Precisa ficar claro, para os crÃticos de qualquer ação da operação lava-jato, é que o acordo de leniência da J&F não tem relação com a tal operação. O Tofolizinho pisou na bola, ops, nas duas...
Ele salvou a democracia ne?
Humm!
Fala sério! Nosso Brasilzão tem condições de sair deste LAMAÇAL VERGONHOSO? Todos os brasileiros de bem, trabalhadores, honestos, honrados, de berço, etc, TEM CERTEZA que o MENSALÃO existiu, o PETROLÃO existiu, centenas de RÉUS CONFESSOS devolveram BILHÕES dos cofres públicos, "advogadas", advogados e um MONTE de "gente" ficaram milionários com essa FARRA. E para PIORAR, ainda tivemos por quatro anos uma "figura inominável" TOTALMENTE IMPRESTÃVEL como "gestor" do PaÃs. Eca!
Toffoli é o ministro q eh mais militante q juiz
Toffoli é um claro enigma, Hélio. Chega a ser paradoxal: a gente não entende, mas acredita. Quanto à Odebrecht, eu muitas vezes me pego perguntando o que eu, João VergÃlio, teria feito no lugar do Marcelo. Será que eu chutaria o balde e denunciaria todo o esquema numa carta pública? Não sei se teria provas contra alguém além de mim mesmo. Mesmo assim, creio que seria meu dever denunciar, certo? Eu faria isso? Eu, veja bem. Este aqui, de carne e osso. Faria? Sei, não...
Quem acredita em Toffoli Â…??
Uma decisão imoral e talvez ilegal. A esposa de Toffoli é advogada da parte beneficiada. Ou deveria dizer: dinheiro e cama nessa assombrosa anistia bilionária?
A esposa de Toffoli é advogada do reú beneficiado pela anistia das multas. Dinheiro e cama: uma união vergonhosa no caso de Dias Toffoli! Mais uma decisão IMORAL desse Supremo a serviço dos poderosos!
Já que ao nobre ministro do STF faltou senso ético suficiente para declarar-se impedido no caso da decisão que livrou a J&F da multa de R$10,3 bi, espero que o Ministério Publico Federal recorra dessa decisão, alegando esse devido impedimento legal - será que é pedir demais?!
O articulista está mal informado. A decisão do ministro teve natureza cautelar e SUSPENDEU apenas a exigibilidade da multa acordada, ao tempo em que facultou aos advogados da empresa acesso ao inteiro teor da operação Spoofing. Vale dizer: até então não tinham acesso e, pois, tendo-o, certamente ponderarão se há ou não elementos suficientes para anular o acordo.
O espectro de Banquo ou o "perfume" do banco? Conhecendo o sujeito (para quem, lembrem-se, em 1964 não houve golpe, mas um "movimento"), sou capaz de apostar que o fantasma não merece a menor bola...
Brilhante, contundente Helio!!
Entrevista hj sobre. Quão qual antecedência os textos são enviados para publicação ?
Dr Hélio não lê o jornal no qual ele pública suas idéias.
Pelo contrário, é você que lê e não entende. A decisão ao que colunista se refere foi de fato proferida por Toffoli, mas a CGU não se considera vinculada por ela. Por conseguinte, o raciocÃnio do colunista permanece válido.
Ainda me lembro de tudo que se passou na ditadura, a elite mandava e pisava, indicava até prefeitos de capitais, governadores, cassava mandatos e o dimheiro era farto via bancos estaduais e federais emprestando a tres por cento cm inflação anual de trinta, escândalos cm o da mandioca, côroa brastel restaram na minha mente, chegaram os governos civis e a elite continua mandando ver, enquanto os excluÃdos vivem de sub empregos nas periferias das cidades, pois o centrinho e o centrão é deles, real
E os bolsonaristas e o PT amam esses dois grupos. O PT sente ciúmes e tem prazer em falar do centrão. Criticam o centrão quando estão com outros polÃticos, e os beijam e adulam quando estão com ele. E os militantes (bobos, iludidos e ignorantes - mesmo os doutores) amam a esquerda...... Vergonha para nosso paÃs
Texto certeiro. Porem, quem vigia o vigilante? O senado está se omitindo na sua função de atuar como contrapeso do STF. Nós não votamos neste senhor e também não queremos vê-lo tomando decisões monocráticas que favorecem a sua esposa e os seus aliados. O que fazer?
Só faltava a massa ignara votar em ministro do STF! Va de retro!
Fantasmas? Interesse próprio puro e simples. Por que não roubar se não há punição? Tem que levar vantagem, certo?
Sim, no ponto, quanto ao texto preciso e claro do articulista.
Sim. No ponto.
O que anima o ministro toffoli é o tamanho das comissoes que caem na conta da sua mulher.
O texto está primoroso .
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Os fantasmas de Toffoli Voltar
Comente este texto