Mônica Bergamo > Uerj estuda revogar título de doutor honoris causa dado a Médici na ditadura Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Faz muito bem a comissão, afinal a Ditatura e esse senhor são responsáveis pela morte muitos alunos professores dessa Universidade e de outras , além da destruição do sistema educacional reflexivo e crÃtico.
Eu sugiro que a ufsc defenda a mudança do nome de Florianópolis para seu nome original , que era Vila da Glória de Nossa Senhora do Desterro - Florianópolis homenageia outro grande ditador- Floriano Peixoto
De acordo com a primeira parte: cancelar o atual nome (nem vou escrever!). Depois, o mais democrático seria um plebiscito para ser escolhido entre dois ou três nomes, ou até prestigiando o nome do Estado : "Ilha de Santa Catarina". O importante é tirar esse nome, enfiado goela abaixo para paparicar um ditador.
Eu defendo q
Essa turma não tem mais nada que fazer ? O cidadão morreu faz tempo . O que dizer das milhares de ruas e praças, Brasil afora, com o nome do ditador Getúlio Vargas ? E do ditador Floriano Peixoto - existem até cidades com seu nome - Floripa é uma delas .
O que deve ser feito é tirar o nome desses crápulas em ruas, parques e municÃpios de todo mostrando o Brasil ou colocar abaixo deles uma inscrição explicando todo o tipo de mal que fizeram ao paÃs e ao povo brasileiro.
Pelo jeito que as coisas vão, vem aà o impedimento de Pilatos porque matou Cristo. Essa turma deveria olhar pro frente, e ter o passado como referência para não repetir os erros. Isso é falta do que fazer.
Nossa , q notÃcia importante ..
EmÃlio Garrastazu Médici foi o ditador milico que mais acumulou tÃtulos de tirano draconiano da história do Brasil. Um dos tÃtulos não fará falta em sua biografia que pinga sangue.
Com toda a antipatia que eu tenho pela ditadura militar, eu não revogaria o Dr. HC, pois esse tÃtulo é a prova do contexto social da época. A Universidade deve deixar à vista de todos o que ela, e a sociedade em geral, eram nessa época. Se não erro, a Universidade de Lausanne, SuÃça, teve questionamento similar a propósito do Dr. HC concedido a Mussolini e decidiram não retirar - a memória histórica é isso também: não retirar todos os traços da ignomÃnia.
Claro que não interessa a retirada de tal tÃtulo quem se beneficiou da golpe da ditadura de 1964. Aos que fazem mea-culpa por serem coniventes com a barbárie são insolentes ao ponto de ter um certo carinho pelo opressor e tirano EmÃlio Médici.
Na ditadura tudo é possÃvel. Durante o Império Romano CalÃgula agraciou seu cavalo Incitatus com vários tÃtulos nobres.
O tempo revela sempre... foi assim com Joaquim Silvério, agora com EmÃlio! Amanhã será com outros tantos, vampiros que nos assombram hoje, e serão inscritos também no rol de traidores da pátria!
Vale lembrar que os professores da Universidade Estadual de Maringá decidiram pela não concessão do tÃtulo a, na época Juiz, Sergio Moro. Eram grandes conhecedores do caráter do indicado, pela convivência por alguns anos como seus professores e/ou colegas de docência.
Uma diferença essencial: eles não estavam sob uma ditadura.
Democracia é inegociável. Não tem preço. Mas espero que essa Comissão da Verdade não tenha viés polÃtico-partidário. Caso o tenha, nunca enxergará os crimes cometidos por aqueles da corrente que simpatizam.
TÃtulo que os aspones do Médici mandaram a UERJ dar para o próprio Médici. Cancelar é questão de honra.
É um contrassenso um tÃtulo acadêmico de honraria a um ditador que violou o princÃpio da autonomia universitária, que perseguiu professores e estudantes, que torturou e matou quem pensava e expressava opiniões incômodas ao regime. Pluralidade de ideias e liberdade de pesquisar e ensinar são princÃpios da forma universitária. Já deveria ter revogado e é ofensiva a manutenção de tal homenagem.
Nada disso. O atual presidente também já tentou, cooptou o Estado, por um tempo, mas não é vÃtima. Antes, o bolsonarismo é consequência, e não causa de nossa crise politiqueira.
Sejamos francos. Alguém dá bola para um tÃtulo Honoris Causa concedido por uma universidade com menos de 200 anos de existência? Alguém dá bola para um tÃtulo Honoris Causa concedido por uma universidade pública na América Latina?
Pior é que procede. TÃtulo como do Palmeiras na década de cinquenta, fake, bem como o tÃtulo "mundial" do Curica.
Sim, quando a universidade é do seu paÃs e e ele é dado a um ditador sanguinário
Sou a favor disso e também de tirar nomes destes milicos traidores da pátria de rodovias, cidades, ruas, avenidas... Extirpar de vez essa parte criminosa da história do paÃs.
Poizé
Exatamente rsrs
Gilberto Passos Gil Moreira e esse tal de Médici, pelo que me lembro, não se bicavam. Então se ....
Vamos eliminar o nome desses milicos ditadores sanguinários do Brasil.
Que tal começar com Getúlio Vargas, cuja ditadura foi mais sangrenta do que a dos militares?
Já deveria ser retirado assim como todas as homenagens aos ditadores , o paÃs deveria aprender com os irmãos Argentinos como se trata militares traidores assassinos , anistia foi o maior recuo da nossa democracia .
Topas retirar todas as homenagens ao ditador Getúlio Vargas, cuja ditadura matou mais do que a dos militares?
Ainda estão estudando ? Honoris causa de q ?
Esse povo não tem o que fazer não?
Pro gado, que ovula na presença de homens fardados e violentos, essa medida deve ser até ofensiva.
É muito serviço
Antonio, eles não têm mesmo o que fazer.
Eles estão fazendo o que deveriam ter feito a muito tempo, banir esses ditadores assassinos e sanguinários.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mônica Bergamo > Uerj estuda revogar título de doutor honoris causa dado a Médici na ditadura Voltar
Comente este texto