Opinião > Prêmio à corrupção custa R$ 14 bi ao erário Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 3 Próximas
E a PEC para proibir decisões monocráticas do STF? Já deveria ter saÃdo, no ano passado. É uma verdadeira excrescência as decisões desse juÃz.
Não consultei os processos, coisa que a Folha - espero - deve ter feito, mas a suspensão das multas por decisão monocráticas, pelo pouco que aprendi atuando na área jurÃdica, tem caráter provisório, de medida liminar, e justamente por isso ainda deve ser revista pelo colegiado. Depois disso, aà sim, a decisão poderá ganhar caráter definitivo. Por enquanto, todavia, a crÃtica parece exagerada se analisada tecnicamente, sob a ótica jurÃdica. Liminares têm por objetivo só evitar prejuÃzos maiores.
O que se passa com o Toffoli?! Como pode suspender multas de réus confessos?!! Mesmo com os desmandos da turma de Curitiba, a Odebrecht confessou seus crimes, a imprensa mostrou as planilhas de corrupção e agora é brindada por um ministro que não precisa pagar nada??!!! Que absurdo é esse num paÃs onde um pobre rouba um pacote de biscoito e é condenada a anos de cadeia. Qual é afinal a do ministro Toffoli?!!! O colegiado do STF precisa urgentemente rever essa decisão monocrática estapafúrdia.
Já não sei mais se o palavreado do editor eh que imita o discurso do gado ou se o inverso. Eles se amalgamaram de uma forma que se tornaram uma liga homogênea. O que eh muito claro, eh o objetivo dos dois.
Então, se entendo bem que escreveu, as mulheres executadas na idade média por serem bruxas, que confessaram os “crimes” delas (sob tortura e confissões obtidas sob pressão) também mereceram as punições, não obstante os excessos do processos. Esse seu artigo só mostra que ainda tem que aprender muito sobre a imparcialidade da justiça e a presunção de inocência. A lava jato foi um tribunal de cangurú e todo o processo foi manchado pela parcialidade e falta de conhecimento jurÃdico.
ExcelentÃssimo sr. Ministro do STF Dias Toffoli, ex-advogado do PT, marido de advogada do grupo J&F. Eu confessei que fiz parte de uma grande turba que roubou milhões e milhões de grana pública e paguei propina para polÃticos e seus indicados. Mas parece que houve um blá-blá-blá entre o juiz e procuradores. Então deleta tudo, talvez?
Que vergonha, sr Ministro. Que vergonha!
É a aplicação do PrincÃpio existente na na Constituição Nacional: o Brasil existe apenas para proteger polÃticos e poderosos.Essa gente não quer construir um PaÃs, quer destruir o PaÃs. Vocês, polÃticos ,poderosos e Judiciário, destruÃram o Brasil. E o pseudo intelectual, por não pensar, aplaude !
Senhor Francisco: corrijo-me, consta o princÃpio implÃcito na Constituição Nacional: o Brasil existe apenas para sustentar polÃtico e poderosos. E isso não é do Brasil Colônia, mas do atual.
Não eh isso que está na constituição. Eh a forma de lidar com o poder. E não destruiu o BR , pois assim ele foi construÃdo desde que Portugal enviou os primeiros donatários. Tudo sendo incrivelmente mantido (tem que manter isso viu,temer 17) após a independência.
O combate à corrupção na interessa a politicos e ou empresarios fornecedores dos governos. Por isso a Lava Jato foi implodida. Tinha ido longe demais. Jucá advertiu: alguem tem que parar isso ai! Temer aconselhou: continue assim! O elemento X deu a receita: atraiam Moro para a polÃtica, e depois puxem o tapete. Vaidoso e até ingenuo, o entao juis mordeu a isca. Bolsonaro executou. Tudo com o aval do STF. Todos os malfeitos foram " perdoados", inclusive as rachadinhas do Flavio.
Os sinistros são esses, não há dúvida. Mas as causas que vc descreve estão erradas, até nisso os verdadeiros mentores permanecem invisÃveis .
Causa estranheza o silencio e conivencia do principal beneficiado com as multas aplicadas, o governo federal? E quem é o governo federal hoje? Que piada!!
Editorial contundente!
Cade os bolsonaristas pra chamar manifestação , eu apoiaria.
Os bolsonaristas devem estar mais preocupados com a futura prisão do seu lÃder máximo, o tal de Jair.
Confessados sob quais condições, né?! Tudo deve ser investigado, né?! Ninguém está acima da lei, né?!
Como conseguiram as provas, entre aspas, também foi mostrado, Marcelo, mas tem gente que não quer saber, né?!
As provas foram mostradas, ou você acha que foi tudo forjado por todas instâncias?
Confessaram p se livrarem da kana . Simples!
Baita editorial! Só espero aquelas 11 pessoas de BrasÃlia leiam e tomem uma atitude Â…
Editorial brilhante!!!! Essas decisões se traduzem em um processo de deslegitimação do STF.
Vivi para ler que abusos comentidos por um tribunal não devem ser motivo para anular suas decisões. Porém, vindo de quem perdoa ditabrandas, não me espanta.
Gosto de decisões monocráticas no STF? Não! Mas, provas obtidas ilegalmente por procuradores e juÃz quadrilheiros (qual destino dois, cinco bi?), que destruÃram a indústria pesada brasileira, desemprego três milhões trabalho...juiz virou ministro e queria ser presidente..será cassado. O castelo de areia...ruindo. Corruptos na prisão, legalmente, CNPJ e empregos preservados. Deveria ser assim. E a Folha Pan participou ativamente disso. Folha do Pato amarelo e da cloroquina mediante $.
Hum...ripo as "provas" da "Vaza Jato" ?
O quadro probatório estava perfeito. O Brasil é esse eterno subdesenvolvimento porque vige o princÃpio : existe apenas para sustentar polÃticos e poderosos. E do Nada ,nada surge.
O ministro petista do STF virou ministro de Lula. Algo vai ser anulado? Lula voltará p a kdeia?
Uma dúvida: as empreiteiras foram ou não beneficiadas? As milhares de provas eram falsas?
Espero, Alexandre, que você nunca seja julgado por um juiz parcial e nem acusado põe maus policiais. Fique bem!
Não encontrou uma desculpa mais esfarrapada?
Toffoli é amiguinho do Zanin cuja esposa é advogada da anulação da multa. Zanin é amiguinho do descondenado corrupto que o indicou apesar de ser seu advogado pessoal. Luis é amiguinho do Toffoli. Como vai ser a repartição do bilhões em honorários? Alguém tem alguma dúvida do que vai acontecer com a volta à cena do crime sendo concretizada?
É a tal democracia, que foi transmutada em licença para pacificar o roubo. Considerando quem era a advogada da contraparte, dá para ter uma boa idéia do que o paÃs se tornou. Não a toa nosso lÃder quer censurar as vozes contrárias, na melhor tradição stalinista. Já a Stasi, essa já está instituÃda.
PS: o prêmio ingenuidade vai para o edital, por achar que o plenário adotaria uma prosopopéia dissonante. Só acrescentaria a tortura de ouvir o interminável justificar do assalto aos bens públicos. A presidência? Essa fez parte do butim, por que reclamaria?
República das bananas é também a da impunidade do andar de cima. PolÃticos bem assessorados e empresas envolvidas em escândalos gigantes nunca pagam o devido neste paÃs. E haja estÃmulo para novas golpeadas no erário público. Isso tem um nome: vergonha!
Moro e Deltan foram parciais? Sim. Houve abuso do direito nas condenações da LJ? Sim. Houve corrupção das empreiteiras? Sim. Ninguém inventou os fatos, eles aconteceram, o dinheiro público foi engordar as contas dos bacanas. Essa decisão do Toffoli me dá nojo, me decepciona, me envergonha.
Cadê o coletivo dos membros do STF para a votação dessa anomalia perpetrada por esse cidadão que não sabe se comportar como membro do STF, ex advoginho de porta de cadeia do PT!
Não faria a menor diferença, só a desfaçatez seria mais pungente.
MMOûOûOû
É imperativo a reforma do judiciário para que voltemos a colocar o Brasil nos trilhos de um Estado Democrático e de Direito, onde a isonomia e transparência sejam clausulas pétrias e os que forem flagrados desrespeitando a legislação tenham o impedimento dos seus cargos de forma quase que automática. Chega de cargo vitalÃcio no STF, várias decisões devem ser colegiadas, entre outras medidas e reformas, como o impedimento de julgar casos de amigos e parentes, vetado reunião com empresários...
Era contra. A Partir dessas decisões sou a favor. InadmissÃvel decisão monocrática.
Imperativo mesmo é a reforma polÃtica para tirar os censurado do congresso. Lá podem fazer tudo!
É imperativo termos um judiciário. Estamos longe disso.
É imperativo a reforma do judiciário para que voltemos a um colocar o Brasil nos trilhos de um Estado Democrático e de Direito, onde a isonomia, transparência sejam causulas pátrias e os que forem flagrados desrespeitando a legislação tenham o impedimento dos seus cargos de forma quase que automática. Chega de cargo vitalÃcio no STF, várias decisões devem ser colegiadas entre outras medidas e reformas, como o impedimento de julgar casos de amigos e parentes, vetado reunião com empresários etc
A indignação do editorialista parece correta e contempla o leitor que não questiona a fundo. Sim Toffoli tem tomado medidas que deixam pulga atrás da orelha. Entretanto, não há no texto condiderações jurÃdicas referentes à decisão do ministro, mas somente suspeita e raiva. Será que não foram lidos os pareceres da decisão? De qq modo seria interessante ter um parecer colegiado o mais breve possÃvel.
Não fará a menor diferença.
Sabe quem é o culpado dessa aberração? Senhor Moro. Se tivesse seguido normalmente sua brilhante carreira de Juiz , nada disso estaria acontecendo. Mas aà o cara resolve pular o muro e mostrar uma camiseta de PolÃtico por debaixo da blusa, todo o grande trabalho que fez na LJ virou pó. E o destino implacavel agora relegando-o ao ocaso , rejeitado por ambos os lados
Se houvesse um pouco de indignação e civilidade orgânica nesse PaÃs, no dia que o adevogado dos PeTralhas foi nomeado pelo Descondenado, o povo deveria ir para a rua. Como isso não ocorreu o STF virou o grupo do amigos. Triste e impressionante.
Como magistrado ele faz o que lhe dá na telha. O estranho é que muitas dessas revisões da sentença pelo plenário estão dormindo na gaveta, um flagrante gesto antidemocrático.
Ele geram o no ve dedos, agora aguentem. A qua drilha esta no poder.
Se foi provado que o juiz era parcial e não natural como a Folha quer que as sentenças arquitetadas para o golpe sejam válidas? Infelizmente se vale para chico vale pra francisco. É bem mais eficiente taxar pesadamente as grandes fortunas que esses 14 bi voltam rápido.
Ok, melhor taxar quem ganho dinheiro legalmente. Gostei do seu raciocÃnio.
A auto denominada "Operação lava jato " cometeu apenas uns abusos ? Só isso ? Umas bobagens . Pequenos excessos ? Um bate-papo informal do juÃzo com os fiscais da lei . Nada de ameaças ? Nada combinado ? Nada de reserva para fundos Nada republicanos ? Nenhuma diária a valores insignificantes para quem mora e fez buscas na repliqueta Curitiba curitibana ? Nenhuma chantagem para quem foi numa festa de cuecas ? Ora seu editor.Por favor. Por isso mesmo estou nos meus últimos dias como assinante
Fique só no boletim da CUT
Tchau!!
Estranho as alega ções da FSP, reclama, opina, etc. Mas em momento algum se debruça sobre os argumentos juridicos que obrigaram o Ministro Toffolli a tomar a única decisão cabÃvel de acordo com a Constituição e o ordenamento jurÃdico do paÃs..A lei é para ser cumprida e não subvertida.
Esse é o amigo do amigo do meu pai , foi denunciado por Cabral e por Leo Pinheiro , quando na AGU indicava escritórios de amigos para defender criminosos ,é essa justiça que você defende ? Só falta dizer que a LavaJato é historinha de Gibi .
Apoio a uma reforma do judiciário conduzida pelo legislativo para que essa situação e muitas outras decisões da justiça não acabe de vez com a pouca confiança que temos nas leis do nosso paÃs.
A FSP apoiou a destruição da Lava Jato e, tão inocente, pura como a neve e branca como o gelo, não viu que abriu os portais do Hades para a classe polÃtica predatória passar. Queria salvar talvez Lula, mas salvou apenas a nossa trajetória patrimonialista, a causa primária do nosso atraso.
É o paÃs da ideologia de que o crime compensa, enquanto isso a maioria das pessoas simples, pobres e boa parte miseráveis que votaram no pai dos pobres e que passam por necessidades, ainda assim aplaudem.
Esse cara não teve competência para ser juiz, reprovou em 1994 e 1995.
Não adianta apelar para a agressividade, chamar Toffoli de estagiário,STF disso ou daquilo. Todo o processo ficou corrompido com a suspeição do Sérgio Malandro Moro em conluio com Dlagnoll. Mesmo que tenha havido confissão, ela pode ser desfeita com a argumentação de que houve coação, como de fato ocorreu através do abuso de autoridade e das delações premiadas requeridas sob ameaça e de forma direcionada. Sob tortura psicológica o Bozo confessaria que é petista desde criança.
Só agora depois de quase 10 anos que foram se achar coagidos ? Fizeram uma delação para diminuir a pena . Essas hienas sabem a hora de atacar , antes cercam se posicionam e partem para o bote . As vezes penso que estamos evoluindo intelectualmente , ledo engano …
14 bilhões é só a ponta do iceberg. Só no Brasil é que um cara que reprova duas vezes, 1994 e 1995, em um concurso para juiz é nomeado ministro de uma suprema corte, ele está na dele errado é quem o colocou lá.
Por um STF técnico . Com provas . Idade mÃnima . CurrÃculo destacado . Trabalhos em várias cortes e no final avaliação acadêmica ( de várias universidades federias ) dos melhores . Método da cumbuca
Esse é.aquele advogado do.PT reprovado em concurso pra juiz?! Esse Sr des mora liza o judiciário Brasileiro.
1.4 O STF é uma instância polÃtica togada altamente patrimonialista (Faoro): à esquerda e à direita. Não é representativa, não é contramajoritária, muito menos iluminista. São pouquÃssimos casos (públicos) nos últimos anos que poderiam ser exemplificados nas três categorias. Temos, simultaneamente, o garantismo de impunidade e o punitivismo de ocasião
2.4 O Tribunal vem se blindando da sociedade com ativismos diversos e locupleta-se de formas absurdamente despudoradas de relações não republicana; ora com escritórios de advocacia das próprias esposas, filhas (os) e parentes, ora com polÃticos das correntes majoritárias das eleições, ora intimidando escritores, jornalistas, cidadãos comuns, etc.
3.4. Na minha modesta opinião é o maior sÃmbolo do que Daron Acemoglu chama de instituições extrativas da sociedade: o garantismo da impunidade é certo ao sabor do poder/prestÃgio econômico/polÃtico/social do julgado. Temos vários casos escabrosos, desde anulação de provas de réus confessos à soltura de criminosos de alta periculosidade.
4.4. O apetite dessa elite, de saber jurÃdico bastante questionável pelos pares, é insaciável quando é em benefÃcio de privada e/ou familiar (a dela dos seus). O pêndulo temporal da deusa Têmis por ali se move para qualquer lado, ao sabor dos ventos que lhe são mais favoráveis, sob o nome de República ou Democracia. Temos farto material para uma série à lá Narcos (Netflix) em uma versão brasileira.
Uma vergonha isto , dinheiro subtraÃdo do povo e que para o povo não vai em forma de saúde e educação. Será que o excelentÃssimo ministro não vive nesta dimensão terrena?
Você não tem vergonha, FSP. Fez de tudo para instalar a junta que dia após dia avacalha o pouco que restou de correto neste paÃs. Reclamam agora de quê? Faz o L, afinal é garantia de democracia.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > Prêmio à corrupção custa R$ 14 bi ao erário Voltar
Comente este texto