Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Dora de Oliveira e Silva

    Maravilha de reflexão... Touché! A Folha de S. Paulo se deu bem aí publicar sua reflexão objetiva e abalizada. Parabéns Débora.

    Responda
  2. ELIANA Imai

    Sorte de quem possui plano de saúde com outros hospitais para escolher. O problema é que algumas operadoras oferecem poucas opções além do hospital São Camilo

    Responda
  3. Jorge Ribeiro

    Esse juiz não entende nada, o cristianismo não proíbe o prazer sexual!

    Responda
  4. Florentino Fernandes Junior

    Bingo dona debora! Entao alguem pode chegar no hospital e escolher ser tratado com cloroquina

    Responda
  5. Marcio de Mattos

    Cód de ética, cap 5, Art. 32. 'É vedado ao médico' Deixar de usar todos os meios disponíveis de promoção de saúde e de prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças, cientificamente reconhecidos e a seu alcance, em favor do paciente.

    Responda
  6. PAULO TAUFI MALUF JR

    Cod de Ética, cap 2, art IX. É direito do médico recusar-se a realizar atos médicos que, embora permitidos por lei, sejam contrários aos ditames de sua consciência.

    Responda
    1. Marcio de Mattos

      Não ter controle sobre o próprio corpo, mediante um cerceamento machista e patriarcal, é, sem dúvidas, adjuvante com o adoecimento mental...

    2. PAULO TAUFI MALUF JUNIOR

      Gravidez virou doença

    3. Marcio de Mattos

      Cód. de Ética, cap 5, Art. 32. (É vedado ao médico) Deixar de usar todos os meios disponíveis de promoção de saúde e de prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças, cientificamente reconhecidos e a seu alcance, em favor do paciente.

    4. Marcos Benassi

      *Ao médico*, note-se. E é uma questão ética, não criminal: se ele deixar de atender alguém por "ditames de consciência" e este morrer, continua médico - em cana.

  7. Fatima Marinho

    Excelente texto. A prática ilegal do Hospital São Camilo mostra que a luta pela direito reprodutivo das mulheres ainda vai ser longa nesse país. Planejamento familiar não pode São Camilo? Mude de negócio, hospital deve ter prática baseada no conhecimento e na ciência e não em dogmas.

    Responda
  8. Marcos Benassi

    Bingo, dona Débora, falou e disse, com clareza e economia de verbo.

    Responda