Mercado > Economia está devagar, quase parando, avaliam consultorias Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 3 4 Próximas

  1. MARIA F LUPORINI

    Os mesmos analistas que erraram TODAS as previsões em 2024.

    Responda
  2. Edson José Neves Júnior

    Consultorias desse tipo que diziam estar tudo bem com o mercado financeiro dias antes da crise de 2008. Não dá pra confiar ...

    Responda
  3. jose pessoa da silva

    É mesmo eu vou embora pra venezuela bando de urubus .

    Responda
  4. Edson José Neves Júnior

    Me lembro que de 2022 para 2023 as mesmas entidades do mercado previram um ano com crises econômicas e desaceleração - os fatos mostraram, mais uma vez, que os tais analistas do mercado estavam redondamente errados. Se tem algo que já sei há tempos é: a FSP foi capturada por gente do tal "mercado", que tem a menor ideia do que diz e do que prevê.

    Responda
  5. GERONIMO APARECIDO DALPERIO

    Ultimamente esses economistas não acertaram uma previsão. Ainda bem. Preveem sempre o pior. Interessa a quem? A grupos de investidores no mercado financeiro? Não sei. Entendo que se o BC os consideracem estaria acelerando o corte dos juros básicos. Se não está é porque tem outra visão mais otimista da economia, o que requer cautela nesses cortes.

    Responda
  6. William Rachid

    Não da para prever o futuro apenas olhando os dados do passado. Muitas consultorias afirmaram que 2023 alguns indicadores seriam piores e não foram. O máximo que podem dizer é que se continuar da maneira como está, a tendência, é que o resultado de 2024 será metade frente a 2023. No ano passado, alguns economistas - chefes de grandes bancos e consultorias, ajustaram a previsão do crescimento do PIB várias vezes. Em suma não da para prever.

    Responda
  7. Rodrigo Romani Nicolau

    Não são avaliações das consultorias, são “wishful thinking”!

    Responda
  8. João Leite Leite

    Não dá para esperar resultado diferente. O governo só cria gastos. Nenhuma fonte de rendas foi criada nos últimos 40 anos. O que interessa ao aos políticos é aumentar o curral eleitoral através do empobrecimento do povo é do país.

    Responda
  9. Jair Pereira

    No Governo anterior as críticas eram por causa da taxa de juros exorbitantes e de fato era, porque o câmbio não favorecia e de fato era, porque os recursos do BNDES eram insuficientes e de fato era, e agora? No governo do amor dólar em baixa, Selic caindo, BNDES jorrando dinheiro, por qual motivo o PIB será ínfimo? Preciso concluir a frase ou já copiaram?

    Responda
    1. PEDRO VITOR DA SILVA

      O resultado é o seguinte. A dívida que o Estado têm com bancos de ideologias neoliberais são um absurdo. E o jornalista escreveu coisas que nem ele entendeu.

  10. Luis Fernando Armidoro Rafael

    Se o mercado afirma isso, estou tranquilo: a Mãe Dinah tem mais confiabilidade do que o "mercado" (os faria limers) e seu jogral de economistas

    Responda
  11. Roberto Jorge Chaves Araujo

    Está mais para adivinhação do que prognóstico. E mais: não confio nas "analises" de quem faz certos recortes nos dados sobre a realidades. Exemplo disso é nota técnica da FGV sobre desiguadade que não incluiu as pessoas que não declaram IR.

    Responda
  12. João Larizzatti

    São os mesmos que acertaram tudo em 2003 e 2023?

    Responda
  13. Antônio Augusto Soares

    Palore, palore, palore: em economia primeiro o fato, depois a explicação. Sempre foi assim. Esse artigo vale a pena guardar para conferir em 1 ano.

    Responda
  14. Carlos Moura

    Como reclamar dos preços no supermercado sem ser confundido com um gado vacum?

    Responda
  15. Felipe Mossry Sperb

    Em seis meses vamos virar uma Argentina e em um ano vamos virar uma Venezuela

    Responda
  16. CHEDES PACHECO DA SILVA

    O gado Chuta , morde e lamenta .

    Responda
  17. Wilton Costada

    Estamos parados, com o freio de mão puxado. O que mantém o freio puxado é a gigantesca dívida interna impossível de ser tratada. Quem diria que após passar por um período tão próspero em um passado recente, voltaríamos a repetir a mesma deplorável situação de épocas passadas.

    Responda
  18. wilson kfouri

    Em 2023 apesar de algumas aves agourentas , o Brasil cresceu 3%( a previsão era de 1%, bateu recorde de exportações e na balança comercial, aumentou as reservas internacionais que tinham dimuido no governo anterior, juros, inflação, dólar e desemprego cairam, Bolsa e notas de crédito do país subiram , o país subir da 12a para 9 a posição na economia mundial .Este ano empresas internacionais devem aumentar investimentos no Brasil( vide montadoras), a Petrobrás bateu recorde de produção

    Responda
  19. wilson kfouri

    Quando os cavaleiros do apocalipse têm frustadas suas catastróficas análises e econômicas não possuem a mínima decência de se desculparem. Previram o PIB de menos de 1% em 2023 e o PIB foi de 3% ,e no ano passado não comemoraram a subida do 12a para 9 a posição na economia mundial a melhoria das posições do Brasil nas agências internacionais, o recorde de saldo na balança de comercial, asa quedas do dólar,juros,inflação,taxa desemprego,subida da Bolsa etc Ai

    Responda
  20. Bruno Sebastião Dantas Neto Sebastião

    Os mensageiros do mal (Bolsonarista)estão atuando de novo, não caíam nessa, essas pessoas só querem o mal da nossa Brasil!

    Responda
  21. Jose Walter Da Mota Matos

    Na semana em que GM, Volkswagen, BYD, anunciam investimentos milionários no País, a Petrobras obtém o maior valor nominal da história, o desemprego cai, a FSP vem com uma chamada dessa , encomendada pela elite da direita. Ridículo , pra um jornal que já foi sério.

    Responda
    1. Artur Neto

      Fernando, o problema não é a ciências econômicas e sim alguns operadores. Exemplo; as agência de clacificação na crise de 2008.

  22. Fernando Alves

    Economia é uma ciência, negacionistas de esquerda!

    Responda
    1. Fernando Alves

      João, historicamente a esquerda tem muita dificuldade em entender economia. Não é novidade.

    2. Flávio Fernandes Marinho

      O governo anterior deixou um rombo histórico que significou 40% do déficit do ano passado com as despesas que teve para tentar se manter no poder em 2022.

    3. Joao Cellos

      Ciência? Hahaha. Pede pra um adulto lhe explicar o que é ciência.

    4. Fernando Alves

      O crescimento do primeiro ano foi carona do governo anterior.

    5. Fernando Alves

      O crescimento do primeiro ano foi carona do governo anterior.

    6. José Bueno

      Que insistência em falar bobagem. Nem os autores principais da escola de economia clássica de Chicago sustentam mais tudo o que que defenderam até recentemente.

    7. Dagmar Zibas

      Por que não acertaram as previsões do ano passado? Esses "cientistas" previram inflação mais alta e PIB menor. Deu exatamente o contrário. Vão errar outra vez.

    8. Dagmar Zibas

      Alguns pretendem que seja. Erram todas. Pq não previram a crise de 2008.da sub-prime nos EUA? No começo do ano passado, disseram que a inflação subiria e que o PIB seria de menos de 1%. Inflação baixou e crescemos quase 3%. Vão errar de novo.

  23. Jorge Luis Monzani

    As estradas estão cheias , mais de 1 milhão e meio de empregos criados em 2023 com carteira assinada , mais de 100 milhões de brasileiros empregados , US$ 355 bilhões de dólares em reservas internacionais , hoje fiquei 1 hora para passar no caixa do supermercado lotado. Ainda estamos em janeiro e é muito cedo para prever como será o crescimento do PIB em 2024. Na atual situação geopolítica mundial não dá para prever nem se o mundo ainda existirá no fim de 2024. Chega de pajelança barata!!

    Responda
  24. Paulo Lustig

    Militância paga agindo forte nos comentários

    Responda
  25. Luciano Fernandes

    Fico tranquilo quando leio essas "previsões", essa turma não acerta uma.

    Responda
    1. Fernando Alves

      Pensamentos assim que acabam com os países. Eles são engolidos pela inércia e pelo deboche. Não é hora de brincar com a economia. Não pague para ver!

  26. joão moreira

    Desde quando economistas de consultorias preveem o q vai acontecer com acerto?

    Responda
    1. Artur Neto

      O problema não é a ciência e sim o operador.

    2. Fernando Alves

      Desde sempre. Economia é uma ciência, negacionista!

  27. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    Multinationais, como VW e BYD, anunciaram investimentos de mais de 20 bilhões. Seus analistas devem ser de outro mercado. A própria matéria aponta dados contraditórios, ou seja, alguns que indicariam expansão e outros contração, mas aqueles mesmos mercadistas que apontavam estagnação em 2023 agora apontam crescimento baixo em 2024. Para que serve esse tipo de exercício? Masoquismo?

    Responda
    1. Fernando Alves

      2023 foi uma carona. Nada mais. Além disso, economia é uma ciência, negacionista!

  28. victor lag

    Lula Haddad et caterva vão quebrar o país. Planos em marcha acelerada .

    Responda
    1. Anderson Santos

      Esperando as igrejas fecharem e o dolar a 8 como previsto em 2022!

    2. Marcelo Magalhães

      Bla!

  29. Flávio Fernandes Marinho

    Cadê a Tchuca do crescimento em V?

    Responda
  30. Hipolito Lima do Carmo

    Falou Do sistema moderação censura

    Responda
  31. Cláudio Dias de Almeida

    São as mesmas consultorias que disseram que o mundo ia acabar em 2023?

    Responda
    1. WALTER TRAVASSOS

      Esses consultores econômicos são aqueles que, conjuntamente com os outros cientistas bolsonarentos, acham que a Terra é plana, e ainda estamos vivendo os tempos medievais. É a cambada que pertence à espécie Homo Scrotus Scrotensis, que emergiu das profundezas da Terra.

    2. Regina da Silva Mariano

      Hahahahaha

    3. Fernando Alves

      2023 foi uma carona. Economia é uma ciência, negacionista!

  32. Antonio Pimentel Pereira

    É mt fácil entender isto, crescimento econômico não é parametro pra qualidade de vida, exemplo, todo esforço pra combater orcrims, gera pib, mas piora nossa qualidade de vida. Dois, cm o aumeto da carga tributária de um quarto do pib pra um terço, nossa vida e das empresas pioraram em mt, daí não existe espaço pra investimento público ou privado. O que fazer, reduzir a despesa do governo, cm? a elite não deixa, esse povo escravista é um problema, eles não sabem o que fazem

    Responda
  33. EMANOEL TAVARES COSTA

    Como o próprio articulista reconhece, a taxa básica de juro real no Brasil ainda é extremamente alta (cerca de pouco mais de 7% aa), provocando forte sangria no setor produtivo da economia e beneficiando os rentistas de sempre e inibindo os investimentos. Lula, como sempre, estava certo desde o início.

    Responda
    1. Flávio Fernandes Marinho

      Interessante,nesse início de ano muitas empresas multinacionais anunciaram investimentos de longo prazo no país isso significa confiança na política do atual governo.

  34. MARIO RAMIRO

    Um ex-articulista da Folha já disse que a única oposição ao governo vem da imprensa. A malta bozonarista está mais ocupada com pautas de costumes, armas de fogo e censura de livros. É tolerável.

    Responda
    1. Fernando Alves

      Economia é uma ciência, negacionistas!

    2. Marcus Machado

      Os bolaonaristas são lunáricos e nem seguem a tal pauta de costumes que tanto falam. Livros, nem leem. Só querem armas, para disfarçar sua inutilidade.

  35. PAULO PETRASKI

    Bozo inelegível e futuramente preso. Dallagnol inelegível. Moro cassado e futuramente preso. Perdeu Folha, você perdeu.

    Responda
    1. Flávio Fernandes Marinho

      Jose Fereira. Perdeu Mane. Lula não é frouxo, provou que o Marreco iniciou o golpe.

    2. Jose Ferreira

      Acho que a gambiarra que fizeram pra soltar o detento vai furar e ele vai voltar merecidamente pro xilindró .

  36. NIEMEYER FRANCO

    FSP apostando na queda de lula Vai perder.

    Responda
    1. WALTER TRAVASSOS

      Quem vai pro xilindro com mala, cuia e pasta de dente é o teu minto. Oh bolsonaroides e terraplanistas, quando será que vós tomareis um chá de semancol?!

    2. Jose Ferreira

      Eu aposto no retorno dele pro xilindró .

  37. Anderson Santos

    No ano que se passou: 1. Quantos milhões de dólares da reserva foram utilizados para manter a taxa de câmbio? 2. Qual era o crescimento estimado? 3. Quanto o governo gastou para baixar os preços dos combustíveis artificialmente? 4. Qual a taxa de "desemprego" gerada? 5. Houve descontrole inflacionário? O Brasil não vive um mar de rosas politico economico, mas está muito claro que, basta um mínimo de coerência que as coisas melhoram minimamente. No governo anterior era pura incompetência!

    Responda
    1. Edson Muniz de Araujo

      Kkkkk tô doido ou acordei na Argentina?

    2. Flávio Fernandes Marinho

      Olavo se o inelegível tivesse sido eleito teríamos o quadro que vc narrou.

    3. Olavo Cardoso Jr

      Competência é gastar cem bi com refinarias q não existem. Competência é deixar desemprego em quatorze por cento e três anos de recessão. Isso é comptência.

  38. José Bueno

    É mais uma tentativa da FSP de boicotar o programa técnico e responsável do governo, manipulando as expectativas dos brasileiros com previsões negativas muito discutíveis.

    Responda
  39. Luis Gomes

    FSP aderiu as fake news. Uma pena.

    Responda
    1. Fernando Alves

      Economia é uma ciência.

  40. Marina Ferreira Pacini

    Ninguém acredita mais nos "especialistas" da folha.

    Responda
  41. Paulo Raimundo

    Para fazer esta análise tomaram coisa pesada desta vez kkkkkk

    Responda
  42. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    Como esses Institutos e Especialistas costumam errar ou se surpreender com resultados econômicos (erraram em 2022 e 2023 e, espero, vão errar em 20224), não estou tão preocupado. Vamos esperar para ver esses aí surpreenderem-se novamente. (Ora, os numerais são apenas referências a anos passados e ao atual).

    Responda
  43. valdonir estivalet teixeira

    E quando voltam as agência de risco? Algo desaparecido em 4 anos do coiso. Quando vão para de alardear terror para quem deve pouco mais 80% do PIB , como o Brasil, e Japão 220% e reino Unido e usa devem em torno de 150% do PIB . É para valorizar o custo do dinheiro e, o rentismo ganhar mais ao dizer que emprestar ao Brasil é risco..???

    Responda
  44. Edvanio Ceccon

    A própria matéria diz que em 2022 e 2023 as previsões dos economistas erraram feio. Então, não levo muita fé nessas previsões. Há muito mais coisas que estão fora de controle. Aguardemos

    Responda
  45. Maria Antonia Di Felippo

    Caro Presidente Lula, os preços dos alimentos estão altíssimos, combustível mais caro, energia elétrica subiu, remédios com valores exorbitantes, senhor precisa tomar pé da situação. O Haddad está deslumbrado com o cargo, todos estamos empobrecendo.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Essa escória é incorrigível, fake News o tempo todo e descaradamente. Aponta para nós os dados em que se baseou e as respectivas fontes, plis.

    2. frankklim alencar figueiredo

      Maria vive na Terra Plana que os bolsonaristas vivem. Fora da realidade.

    3. Davi Ferraz

      ?

    4. Flávio Fernandes Marinho

      Os preços estão mais baixos do que na época do inelegível a um ano atrás seu espanto é porque a extrema direita terrorista tinha picanha de graça ,cachaça e cerveja em frente aos quarteis.

    5. Marcelo Galvao de Oliveira

      FAZUÉLI !

    6. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Vai conseguir um lugar de colunista na Folha.

  46. Miro Costa

    Economia? Mercado? Os comunistas brasileiros não são capazes nem mesmo de imitar a ditadura chinesa. Preferem em vez disso a democracia venezuelana.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Kkkkk quem buscava implantar o modelo Maduro de democracia era justamente o seu genocida golpista corrupto e inelegível. Perdeu, mané! Bozo nunca mais! Pode Jair se conformando. kkkk

    2. José Antônio

      ´´...o lucro que o Brasil teve no comércio com a Venezuela, apenas em 2012, quando o superávit com aquele país foi de 6 bilhões de dólares - ou quase 20 bilhões de reais, com tudo o que isso representa em termos de empregos - líquidos - em nosso país para possibilitar a exportação de bens nesse valor (O TCU e os ''prejuízos'' do Brasil na Venezuela e em Cuba. No blog de Mauro Santayana, um prêmio à inteligência).

    3. Julio Louzada

      Miro, mas não enxergo coerência no seu comentário!

    4. Flávio Fernandes Marinho

      Felizmente a esquerda brasileira é responsável e respeita a democracia e está recontruindo o país mais uma vez depois da destruição promovida pela extrema direita terrorista. .

    5. Flávio Fernandes Marinho

      Ironia do destino a extrema direita terrorista se assemelha a forma de gestão de Nicolas Maduro felizmente não tiveram um segundo mandato por aqui.

  47. Celso Caramori

    Qual a margem de acertos das previsões destes economistas? Pelo que me lembro erraram quase todas

    Responda
  48. Henrique Monteiro

    Se previram estagnação vou investir, pregam o inverso e faturam bilhões.

    Responda
  49. Roberto Carneiro

    PIBs como o do brasil estagnados ou decrescendo são sempre boa notícia para o meio ambiente e para o mundo. Chega de crescimento com base em atividades predatórias (agro que desmata, extrativismo mineral que destrói, consumismo exagerado que polui). A economia e a visão de desenvolvimento do século XXI, baseados no decrescimento, na economia “verde”, na economia criativa e na tecnologia “do bem”, ainda andam longe daqui.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Excelentes questões! Essa busca desenfreada pelo crescimento econômico é inerente ao capitalismo. O Brasil, apesar de ser um país de renda média, só não proporciona a todos uma boa qualidade de vida em razão da brutal desigualdade social. Se países pobres, como Cuba, tivesse uma renda como a nossa seu povo teria um padrão de vida invejável. Se todos os países pobres tivessem uma taxa elevada de crescimento econômico para atingir as altas rendas dos já desenvolvidos o planeta já teria sucumbido.

    2. Roberto Carneiro

      Turma, estudar é bom e abre a cabeça! Eu recomendo.

    3. Olavo Cardoso Jr

      Pau mandado, com se resolve o problema da pobreza sem crescimento?

    4. Marcelo Galvao de Oliveira

      Lulaplanista deslumbrado.

    5. Miro Costa

      Tu com certeza és estocador de vento. Vai viver só de brisa. É lindo. Nem pum vai fazer mais. Aproveita o momento.

  50. Marcos carneiro

    Essas consultorias não acertaram nada até agora, deveriam ser todos demitidos

    Responda

1 2 3 4 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.