-
neli faria
Românticos de Cuba: lá na antiguidade de minha vida, queria conhecer Cuba por causa do conjunto. Conheci no início dos anos dois mil...! Não voltaria nem se fosse obrigada. Lá descobri que toda ditadura é igual. E, talvez não tenha gostado, também, porque antevi o futuro naquele passado recente: os Românticos de Cuba não eram cubanos.
-
Orasil coelho pina
Parabéns Ruy, a verdade é que se Românticos de Cuba, fossem mesmo de Cuba, com certeza não existiriam!
-
Dilmar Oliveira
Não entendi nada: a música cubana sempre esteve repleta de romantismo. Se está querendo fazer uma provocação política, continua a não fazer sentido: havia romantismo antes e continuou a haver depois da mudança de regime. Até porque a música, a arte enfim, transcende seitas religiosas, políticas, ideológicas, etcetera - felizmente!
-
-
RAULAND BORBA BATISTA
Elementos como melodia, harmonia, ritmo e timbre Rita dominava como nunca. Por isso política não dar samba. Não existe harmonia entre poderes, o ritmo é lento e atravessa e timbre é dos extremo, que dar a cor do som.
-
Marcos Benassi
Hahahahah, ótema! Muito descritivo.
-
-
Hélio Barbosa de MT
Não ouso contestar o mestre Ruy. Pelo contrário, só para trazer à tona a impressão de alguém que sabe bem pouco - eu - digo que a única das canções que julgava fosse bolero é "são dois pra lá, dois pra cá ". Essa sim, me parece um bolerão autêntico.
-
Marcos Benassi
[Viva nossa música, viva Eumir e Ivan! Agora, pra lidar com a sençura, viva o cataflan (e o ópio): justa que latiu, que saco, achou o que na mensagem abaixo - que, sei, será liberada e estará aqui embaixo em algumas horas. Mas faz sentido, Jesus? Joga uma goiaba podre na fuça dos inzecuitivo da phôia, faz favor.]
-
Marcos Benassi
Eita, Ruy, que lista, putz! É mêmo, "começar de novo" me pegou no contrapé. É interessante porque , engraçado, eu vejo o Ivan Lins como um músico de jazz, brazuquíssimo, mas de jazz - e compositor e tocador de *canções*, coisa que nosso jazz, muito do instrumental, não tem muito. Um peixe fora d'água. E, boa, o seu Eumir, maravilha, botando baião göela abaixo de gringo, delícia. Nossa música é mêmo um espanto, um colosso. Viva sorvete bem tomado!
-
João Vergílio Gallerani Cuter
Hora dessas, explique pra gente o Bim-Bom. É baião? Cadê o baião? Às vezes, eu acho que é só o tic tictac tictac tictic... tic tictac tictac tictic... tic tictac tictac tictic do fundo. Um baião mais que inacabado: incomeçado, que desandou numa confissão de fracasso em ritmo de bossa dizendo que ficou tudo por isso mesmo e que está tudo certo, tudo bem. Será? Nunca bato o martelo... Essa música é um mistério.
-
Teresa Cardoso
Ainda assim, o tema de 2001 soa futurístico.
-
VITOR SANTOS
Rita Lee se rendeu ao ritmo "se vende e dá lucro a gente compõe e grava".
-
Flavio Camilo
Meu caro Vitor vc me denunciou pq sugeri que vc estava precisando transar? Isso não é um ótimo conselho? O trem não é bom meu caro ?
-
Marcos Benassi
Vitor, prezado, eu acho que ela se rendeu ao amor pelo Roberto de Carvalho. Menos roqueiro, instrumentista (e de ouvido) mais versátil, tenho a impressão de que muita coisa recebeu a influência dele e desse amor - porque, p ex, "Mania de você" é um hino lânguido e apaixonado d um tamanho... Muito diferente de uma musiqueta de amor expelida por "um qualquer" pelaí, e que toca pacaramba numas "rádios" quaisquer. Tia Rita e seu Roberto não são, decididamente, "quaisquer"...
-
VITOR SANTOS
Flávio Camilo e Sérgio Souza: nota zero em educação e cultura.
-
Flavio Camilo
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
-
Sérgio Souza Lima
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
-
-
Joaquim Rocha
O bolero está presente na música mas as vezes não percebemos. Várias músicas dos Beatles podem ser classificadas como bolero. And I Love ver é um exemplo. Till there was you outro. E por aí vai.
-
raul neto
Rita era transcendental.
-
Maria do rocio Barszcz
Mais uma excelente coluna, que enquanto nos entretém, nos ensina muuuito!
-
Dora de Oliveira e Silva
Boas músicas transcendem o ritmo e até a época. Esta coluna me fez entender porque gosto da música chamada caipira e não de sertanejo e sofrência
-
JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO
Que Mania de Voce, Caso Serio e Baila Comigo não são rock qualquer sambista sabe. Aliás, rainha do rock é mera invenção da mídia e marqueteiros, assim como rei do ie ie ie, que virou só rei.
-
Gilberto P Santos
Tratando-se de bolero, até a turma do Fab Four resolveu aderir. Gravaram (álbum Anthology 1) a composição de Consuelo Velázquez, Besame Mucho, com pitadas de rock. ¨ Cha-cha boom!¨
-
Adauto Lima
Na minha época se costumava atribuir a diferença entre o bolero e o tchá tchá tchá pelo andamento. Dois prá lá, Dois pra cá, mais lento, bolero. Mania de você, mais acelerado, tchá tchá tchá.
-
Fernando Cesar Alonso de Oliveira
Lulu Santos também bebeu muito nessa fonte: De repente Califórnia, Como uma onda, Sereia... todas boleros.
-
Marcos Benassi
Boa lembrança. O Lulu é ótemo de canções "emboleradas"...
-
-
Emerson Alves
Also Sprach Zarathustra c Deodato, bião? Ele viajou..., ou se apropriou p lacrar. É um groove funkeado, normal. Uma certa latinidade por conta das congas e só. Nadica de baião kkk
-
Emerson Alves
mano do céu, o cara gasta tempo p me responder aqui sem pesquisar, so no impulso da lacração e controvérsia. chatobragaray. eu falei q "ele", o deodato, viajou, prestenção. E a grosseria em dizer q só eu ouvi falar de groove funkeado em 73 mostra a ignorância de quem nunca leu sobre as brigas do james brown com sua banda sobre groove. o pai do funk. tempos difíceis em q qquer um acha q é dono da verdade sem base.
-
Cristiano Grimaldi
Emerson, quem falou que botou baião no Also Sprach Zarathustra foi, segundo li, o próprio Eumir Deodato. O negócio então é falar com ele. E, em 1973, ninguém tinha ouvido falar em groove funkiado, só você.
-
-
NACIB HETTI
Valeu Ruy. Especial para nosso fim de semana.
-
paul constantinides
peça um picolé tutti frutti (todas as frutas) enfim viva a fusão e a mistura dos estilos. esta coisa de associar rock a rebeldia e bossa nova ao intelectualismo. num sei não. q foi legal o Fred Mercury sugerir colocar uma ópera no rock dele colou.
-
Mário Sérgio Mesquita Monsores
Essa do Severino é de tirar tudo ! O chapéu é pouco . Grande Ruy
-
Carla C Oliveira
Muito bom!
-
LEO NASCIMENTO
Seu Aguiar vc não leu ou não entendeu,falta de assunto este artigo do Ruy não é .Ruy e o livro sobre Tom?
-
Raymundo de Lima Lima
As novas gerações sabem o que é bolero, baião, e outros ritmos? Claro, as novas gerações adoram mesmo ir frequentar inúmeras igrejas evangélicas, ver pastor blábláblá. Mas odeiam ir a escola (poucas, se comparadas as igrejas, ver Censo) e ouvir professor/a ensinar conteúdos difíceis, escrever no quadro, aplicar exercícios, provas, pedir silêncio. Eis o futuro do brasileiros, fanatismo religioso e gosto musical duvidoso.
-
Marcos Benassi
Jesus da Goiabeira, *não ôva* a pitonizada do Raymundo, PelamordeTupã (como sempre escreve uma colega leitora): meu caro Raymundo, esse augúrio é de Soder, hein? O pior é que não encontro argumentos contra. Mas Zeus há de cuidar. E salvar-nos!
-
Luiz Candido Borges
É isso aí, Raymundo! O futuro do Brasil seria muito melhor se nas escolas os professores apresentassem conteúdos fáceis, não passassem exercícios e deixassem a garotada fazer a bagunça que quisessem. Aí, a escola seria "divertida" o Santo Graal da corrente predominante na pedagogia brasileira.
-
LUIZ GONZAGA SILVA
É exatamente isso! Deus nos livre, mas a coisa indica pra isso!
-
-
Fernando Sergio Magalhães de Aguiar
Que falta de assunto!
-
Sérgio Souza Lima
Esse seu mau humor deve ser problema de cueca apertada...
-
Luiz Candido Borges
Fernando, você não tem nada para fazer e vem trollar por aqui?
-
Raymundo de Lima Lima
Este texto é crônica, de um cronista famoso. O senhor sabe o que é crônica? Então, pesquise aqui na internet, pra não comentar bobagem, e se passar por ridículo ignorante.
-
-
Fernando Sergio Magalhães de Aguiar
Que falta de assunto... embromação total... é o Ruy sendo Ruy...
-
João Orlando Santos
Nestes tempos bicudos onde a ignorância, a intolerância e o radicalismo prosperam. Ler Rui Castro é um espetáculo, o homem é a soma da Barsa+Delta.
-
Peter Janos Wechsler
Gostaria de ler algo do Ruy sobre funk e sertanojo.
-
Felicio Almiro Lima Rodrigues
Acho (acho!) que ele repetiria a frase da Nana Caymi: "Meu ouvido não é pinico". Eu, quando escuto essas coisas aí que tu citou, sempre lembro dela.
-
-
José Cardoso
Essas aulas musicais do Ruy são ótimas. Aguardo uma lista de composições estrangeiras, em outras línguas, usando ritmos nossos como o samba ou baião. Somos apenas importadores ou também exportamos ritmos?
-
AVELINO IGNACIO BUDU GARCIA
Ruy Castro sendo Imortal. Ai, que delícia!
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.