Mundo > El Salvador vai às urnas para chancelar experimento autoritário de Bukele Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Rafael Adolfo Percovich Cisneros

    Sr. José, com certeza o senhor tem maiores informações pra fazer essas afirmações.......assim, terei que acreditar na sua avaliação.

    Responda
  2. Rafael Adolfo Percovich Cisneros

    Parabéns

    Responda
  3. Rafael Adolfo Percovich Cisneros

    Alturada

    Responda
  4. Rafael Adolfo Percovich Cisneros

    Respeito sua opinião, mas, não a comparto. O tema é complexo, mas a discussão alterada salutar

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Mas o barato do diálogo é justamente este. Quem foi que disse que a gente tem de estar de acordo em todos os pontos. Minha companheira é kardecista, eu, na prática, sou ateu (não acredito em planos divinos nem prá mim nem pro universo), e convivemos há trinta anos.

  5. Rafael Adolfo Percovich Cisneros

    Respeto sua opinião, mas, não a comparto. O excesso de direitos e diminuição de deveres tem que ser solucionado. Os presos têm que trabalhar pra se sustentar.......produzir. o tema é complexo, mas, a discussão alturada é salutar

    Responda
  6. Evando de Abreu

    Aqui o stf viola a constituição quase que diariamente, mantendo presos políticos sem direito à defesa, liberando traficantes, corruptos e perdoando bilhões de multas para os amigos.

    Responda
  7. Rafael Adolfo Percovich Cisneros

    Sr, Vanderlei, é só não visitar o País. A globalização não pode interferir nas decisões democráticas dos países e muito menos sua soberania. Sinceramente não entendi seu comentário.....tem algumas expressões que tem erros de digitação que fazem perder o sentido, mas, acontece, é o corretor ortográfico que atrapalha.

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Prezado Rafael. Estava ironizando porque o ex-presidente, que morou na Flórida, sempre defendeu punições extralegais para criminosos. Lembro dele dizendo que a melhor coisa do Maranhão era o presídio de Pedrinhas, onde presos eram torturados por outros presos ou por agentes estatais. Então digo que ele poderia emigrar para El Salvador e ser feliz. Quando a visitar ou não o país, a questão não é essa. A soberania dos países não pode justificar violações.

  8. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

    O ex-presidente, que morou na Flórida, pode emigrar para El Salvador e suceder Buquele no poder, caso O ditador local aceite. Senão já que não gosta mesmo de governar, porque isso dá trabalho, pode ganhar um cargo de aspone go governo nacional e trabalhar na edificação de seu sonho.

    Responda
    1. Rafael Adolfo Percovich Cisneros

      ???????,

  9. Sergio Saraiva

    Já que sua eleição viola a Constituição do país, aguardarmos a Folha passar a chamá-lo de ditador.

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Não. Ditador para a Folha só se for de esquerda. Nem Putin, que invade os vizinhos merece esta homenagem.

  10. Rafael Adolfo Percovich Cisneros

    Na realidade quem tem que aprovar a gestão do Presidente é a população do País, nós unicamente comentamos e muitas vezes sem conhecer o País nem sua realidade e problemas. Se a população se sente mais segura e a economia melhora, acho que o Presidente esta fazendo um trabalho aceitável. Quem não concordar é só não visitar o País.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Na Coreia do Norte a população se sente absolutamente segura, sequer há registro de um único crime. Quanto à economia, o que você diz não é o que os dados da matéria expõem. Claramente o ditador de ultradireita, que tem a sua simpatia, se aproveita do fato de ter tirado o bode da sala mediante atos brutais que encarceram e torturam centenas de milhares de pessoas inocentes que foram privadas do mais elementar direito de defesa. Fazer isso com poderes ditatoriais é fácil.

    2. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Corrigindo Rafael: em tempos globalizados não é bem assim. Dudubananinha, o intelectual da família, já defendeu que aqui se adotassem as restrições ao judiciário de El Salvador.

    3. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Em tempos golobalizados não é bem assim. Dudubananinha, o intelectual da faiglia já defendeu que as restrições ao judiciário salvadorenho fossem adotadas em terras tupiniquins.

  11. Arno Costa

    Conheci esse ano . O país é feio, mas me senti mais seguro que no Brasil.

    Responda
  12. VITOR LUIS AIDAR SANTOS

    Um retrato do que teríamos no Brasil se o mandatário anterior tivesse sido reeleito.

    Responda
  13. Felipe Vasconcelos

    A reportagem trouxe dados detalhados sobre os índices econômicos, mas não citou os dados que atestam a queda das taxas de homicídios.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      A extinta URSS era o país mais pacífico e seguro do mundo. Sabe como isso foi possível? Com o terror, o mesmo expediente usado pelo ditador de El Salvador, uma minúscula república bananaeira que agora é modelo para a arcaica ultra direita bozoloide golpista brasileira.

    2. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Pacífico? Quando o Estado comete violações não estamos falando de país pacífico. Apenas estamos dizendo que houve uma estatização e ocultamento da violência, mas não pacificação.

    3. Felipe Vasconcelos

      Pois bem, a queda na taxa de homicídios despencou substancialmente. De um país extramamemte violento para um país seguro e pacífico.

    4. Felipe Vasconcelos

      E ainda censura meus comentários quando eu tento trazer os dados.

  14. jose batista

    Taí um bom exemplo!!

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Do que?

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Dá para explicar do e?

  15. Florentino Fernandes Junior

    Mas fica um alerta aí nessa noticia, qq lider na am latina q atacar a criminalidade fica no poder pra sempre

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Será que estamos falando em ataque à criminalidade ou falamos de acordos com alguns setores criminosos em detrimento de outros. Será que não falamos de uma parceria público-privada criminosa?

  16. Florentino Fernandes Junior

    Aos q acham q sou facista e bolsonarista, detesto reeleiçso e autoritarismo.

    Responda
  17. jose batista

    É o cara!

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Ditador, para você, se for de direita é herói.

  18. paulo da silva

    Autorismo. Leis ma medida. Perpetuação no poder, até eu ficaria. Os deputados, senadores que ficam como galinhas e a raposa as matando ou as espionando para fazer a festa

    Responda
  19. Marcelo Bondioli

    Democracia não funciona em países pobres. Só um governante forte e com viés autoritário é que consegue fazer algo. Depois que a casa estiver em ordem, aí pode-se pensar em democracia.

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Então defenda-se o regime cubano, que sempre ensino em sala de aula é a mais longa ditadura das Américas. Epa: aí não pode porque é de esquerda. Tem que ser uma ditadura do bem.

  20. MARCO Augusto

    A esquerda pira hahahahah

    Responda
    1. Eduardo Vasconcellos Oliveira

      E a direita com o seu mito à frente, morde o cotovelo de raiva. Muda pra lá.

    2. Julio Shiogi Honjo

      Diferença nenhuma com a Venezuela, Rússia, Nicarágua...

  21. jose batista

    Democracia mesmo é no Brasil onde foi abolido o devido processo legal, acabou-se com o ministério público e a criminalidade domina. O estado policial se faz e o processo intimidatório é tudo!

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Em El Salvador não há audiência de custódia, como aqui, em 24 horas. Lá passam-se semanas até os presos são levados a uma audiência com até 9OO pessoas por vez e com poucos minutos de duração. Uma farsa, resumindo. Direito de defesa zero, tanto que os observadores estimam em cerca de 50% o número de inocentes presos sem qualquer culpa. Gostaria que fosse assim aqui?

    2. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Pelo que está na reportagem, tudo o que não existe em El Salvador é o devido processo legal. Bem, mas aí tudo bem, porque quem vai preso e morre na cadeia é uma indiada pobre, que não merece consideração. Aliás o ditador citado na reprotagem, Maximiliano Martínez dizia: "Matar um homem é menos grave que matar uma formiga. O homem reencarna a formiga não.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.